terça-feira, 1 de março de 2011
Associação de Moradores do Tijupá Queimado luta pelo Asfaltamento do Bairro

Por Fernando Atallaia
Da Agência Baluarte
atallaia.baluarte@hotmail.com


    A prefeitura municipal deu inicio as obras de 3(três) das 21 ruas que constituem a extensão territorial do bairro do Tijupá Queimado numa demonstração de resposta aos protestos ocorridos em 2009 em prol do asfaltamento do povoado.
    Em novembro do ano passado, os moradores da comunidade decidiram protestar contra o descaso porque passa o Tijupá, anunciando realizar uma manifestação que resultaria na interdição da estrada que liga São Luis e demais municípios à cidade balneária.O presidente da Associação de Moradores resolveu então convocar a todos os moradores do bairro para participarem da manifestação, mas na mesma semana onde se decidiu unanimemente pela obstrução da via de acesso ao município, a Prefeitura decidiu também pelo asfaltamento, através de verba federal, de apenas algumas ruas existentes naquela comunidade.
    Atualmente os moradores indignados com a morosidade e demora na execução da obra já se mostram insatisfeitos com o executivo municipal que prometeu a segunda e terceira fases para finalização do asfaltamento e pavimentação do restante das ruas. O prazo estipulado para a conclusão das obras em andamento já está vencido e as 3 [três] ruas em questão continuam incompletas e inacabadas.
Valores Exorbitantes
   O que chamou a atenção de alguns moradores do Tijupá Queimado foi o fato de o valor destinado a pavimentação das ruas ultrapassar a marca de 700 mil reais, ou seja, mais de meio milhão de reais,e no entanto a camada de asfalto posta na aplicação do perímetro escolhido para ser asfaltado tem espessura rasa e superficial.
    Segundo Ribamar Cardoso, Presidente da Associação de Moradores do Tijupá Queimado, a reivindicação por medidas de infra-estrutura no bairro continua pertinente haja vista o descaso do poder público com o povoado, que, segundo ele, é um dos bairros mais antigos da cidade. “O Prefeito Luis Fernando Silva quando veio anunciar o asfaltamento das 3(três) ruas nem mesmo sabia quanto tempo de fundação tinha o Tijupá, infelizmente temos uma gestão que desconhece nossa existência em todos os sentidos,gostaríamos de saber quanto a prefeitura com a receita de nossos impostos fará pelo bairro,porque ate agora quem esta fazendo é o Presidente Lula, o investimento destinado a pavimentação vem do governo federal, agora se promover as custas do Ministério das Cidades é bem mais conveniente pra quem não quer fazer nada no município,embora todos saibam na cidade que o prefeito de Ribamar é Lula”, analisou Cardoso.
    Para o Comerciante Ivan Morais, um dos moradores do Tijupá, a Prefeitura de Ribamar mostrou não conhecer a comunidade ao ignorar as ruas mais antigas do bairro. Morais salienta que a Rua Principal, uma via que dá acesso a bairros como Cidade Operaria, Vila São Luis, e Vila Sarney Filho sequer foi lembrada no planejamento da Secretaria de Obras do Município. “É visível o desinteresse pelo bairro, o Tijupá está definitivamente fora dos planos dessa gestão, é uma pena esse total desconhecimento, na prestação de contas de 2009 o prefeito nem citou o nome do bairro, na verdade eles fazem questão de ignorar, é uma pena”, lamentou.
    Já para Frank Sena, Diretor da Associação de Moradores do Tijupá, o desinteresse é tanto que o cronograma de obras da Prefeitura não faz referencia ao nome do Povoado no planejamento feito para 2010, com exceção dos trabalhos iniciados em 2009. “Todos nós da comunidade sabemos que o prefeito só deu a ordem de serviço porque fomos à luta literalmente, tornamos pública nossa indignação com todo esse descaso e esquecimento dos quais somos vitimas aqui”, disse.
    A comunidade do Tijupá Queimado tem mais de 70 anos de existência e não conta com um posto de saúde nem tampouco com uma escola de ensino fundamental, tem iluminação pública precária, mais de 3 mil habitantes que trafegam diariamente por ruas esburacadas, programas sociais inexistentes e mais 19 ruas por fazer. Basta agora saber se com estas características São José de Ribamar é realmente este cartão-postal que se mostra na mídia.

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB