quarta-feira, 18 de maio de 2011


Os buracos de João Castelo
  
De como o prefeito de São Luis, João Castelo, ‘aplica’ na sua gestão o que aprendeu no seriado ‘Os Tartarugas Ninja’, sucesso de público no Brasil na década de 90

Por Fernando Atallaia
Da Agência Baluarte
        
Contrariando alguns colegas jornalistas e em especial articulistas em atividade no Estado, tentamos identificar a regra para além da exceção. Para aqueles que defendem que a gestão pública de cidades caminha para o fortalecimento da infra-estrutura e planejamento organizacional do espaço geográfico e ainda prevenção de  possíveis problemas no contexto  do  inchaço populacional dos grandes centros urbanos - daí resultando nos fatídicos pormenores como  avenidas entupidas, mal planejadas e esfaceladas, buscamos algumas perguntas e respostas pertinentes, tendo como exemplo a cidade de São Luis.
      
 Vejamos. O prefeito João Castelo, anda meio arreliado (o líder do executivo é o esculhambador-mor da imprensa da capital) com as inúmeras cobranças feitas a ele em relação ao trânsito caótico da cidade e a diversidade de buracos espalhados em todos os bairros da cidade patrimônio: grandes, médios, pequenos, esbeltos, esguios. Há buraco de toda sorte de tamanho, natureza e espessura. Alguns até são sinônimo de diversão. Outro dia um transeunte desavisado sucumbiu a um buraco de estrutura pequena, descontraído, disse na lata: ’’Esses buracos pequenininhos do Castelo são fogo”. Fogo ou não ( e eu penso que os tais buracos têm muito de  água contaminada, lama fétida e dejetos em vez de fogo), o prefeito João Castelo parece não se importar. Mas por que? Ora, Castelo era, de acordo com um ex- eleitor seu,  que reside em um dos buracos do Cohatrac, um telespectador assíduo do seriado ‘Os Tartarugas Ninja’, aquele que numa visão surrealista mostrava os animaizinhos super-heróis adentrando ao subsolo quando pressentiam o perigo. E assim  o faziam através de um buraco exposto. Castelo não pressente nem tampouco percebe o perigo. Já se vê reeleito e gosta mesmo dos buracos à amostra. É uma satisfação pessoal. Uma alusão ao voto conquistado. A cada buraco, mais um voto, corrobora.
        
É isto. Enquanto a população de São Luis se esmera no debate em torno do calçamento de ruas e avenidas da capital, e alguns outros até confeccionam adesivos, promovem campanhas, os ‘buracos’ de Castelo aumentam vigorosamente. O prefeito está vivendo a primeira e terceira infância num boom de alegria e felicidade extremada. É o ápice da realização intrínseca. Uma nova cratera representa mais uma saída, assim como o era, no seriado exibido pela TV Globo na segunda metade da década de 90, e a essa saída, banquetes e fanfarras, em tom de alta comemoração, são organizados. Uma fonte segura da prefeitura informou a este repórter, que o secretariado do executivo reproduz na íntegra, nas festas promovidas pelo cerimonial do prefeito, as vestimentas de ‘ Os Tartarugas Ninja’, com direito a lutas coreografadas e ataques bem orquestrados, embora gratuitos. Os inimigos na batalha contra o mal? A população ludovicense, que para aqueles que amam uma boa diversão nos esconderijos subterrâneos do desvio e lavagem do dinheiro público, o bom funcionamento de uma cidade como São Luis, se configura um enorme obstáculo.



Vereador Negão reivindica melhorias para Panaquatira

Por Fernando Atallaia
Da Agência Baluarte
         
O vereador Neílson Coelho Negão (PMDB), têm nos últimos meses reivindicado mais melhorias e projetos para o bairro do Panaquatira. Duplicação da via de acesso do complexo turístico e calçamento e reparo na infra-estrutura de ruas e avenidas do bairro, são algumas das indicações do parlamentar que visam melhorar a qualidade de vida daquela comunidade.
      
 Neílson Negão, também solicitou a implantação de um mercado público, que contemple as demandas de compra e venda dos moradores do local, com possíveis programas de geração de renda voltados para a população residente no complexo.” O bairro do Panaquatira é uma atração turística e um grande farol de boas-vindas para os visitantes de nossa cidade, os ribamarenses que moram ali tem de ser mais valorizados com projetos do executivo e programas de apoio aos moradores, como vereador levanto essa bandeira do Panaquatira com maior prazer, senso de responsabilidade e dever cumprido’’, assinalou.

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB