domingo, 31 de julho de 2011

Grupo de Dança de Rua de São José de Ribamar participa de festival na Paraíba sem apoio institucional

Os sublimes, um dos principais grupos de Dança de Rua do município de São José de Ribamar representa o Estado do Maranhão  em festival nacional; dançarinos são independentes e reclamam mais apoio e espaço para suas apresentações

Por Fernando Atallaia
Da Agência Baluarte

Centenas de grupos de dança de todo País se reúnem todos os anos para festejar a arte do movimento e a cultura urbana no Fenerde-Festival Norte-Nordeste de Dança de Rua, que este ano acontecerá entre os dias 12 e 14 de agosto na cidade de Cajazeiras na Paráiba. Tradicional e em sua 12 edição, o festival congrega dançarinos, estudantes e jornalistas ligados à Dança e às novas vertentes da Cultura Urbana Brasileira. O representante maranhense no festival vem de São José de Ribamar e já está de malas prontas rumo ao grande encontro coreográfico.

Os sublimes, grupo integrado por dançarinos da cidade balneária, foi selecionado pela comissão julgadora do evento para participar do concurso representando o Maranhão, fato este que ainda não ganhou o devido reconhecimento por parte da Administração Pública Municipal nem tampouco do Governo do Estado. Fundado em 2002, Os Sublimes estão inseridos na programação do encontro pela 3 edição. Este ano, o grupo leva para a pista a coreografia temática ‘Reciclagem’, baseada no conceito do aproveitamento de matéria orgânica para o fortalecimento e preservação do Meio Ambiente.
     
 Hilton Alves, um dos diretores da agremiação, conta que mesmo sem apoio institucional, o grupo vem desenvolvendo suas atividades no município. ‘’ Seria muito bom se houvesse algum apoio para a Dança aqui em Ribamar, precisamos de estrutura para trabalhar, viajar, por em prática nossos projetos’’, afirmou. O descaso com a Dança no município de São José de Ribamar, também reflete a forma com a qual a Cultura é pensada também no âmbito estadual, onde os artistas desse seguimento só se apresentam em datas festivas como São João e Carnaval. Em se tratando da Dança de Rua- que integra a Cultura Hip Hop em particular-, a situação se agrava: além da ausência de apoio, os dançarinos ainda são confrontados com a presença do preconceito e do não reconhecimento de suas habilidades e talentos nas esferas dos governos municipal e estadual.



Série Debates: Baiano
    
O empresário do ramo da construção civil Baiano é um dos grandes nomes da política recente de Paço do Lumiar. Baiano como é conhecido no município, foi candidato a deputado estadual pelo Partido da Social Democracia Brasileira-PSDB, obtendo à época a marca de mais 4 mil votos provenientes do eleitorado de Paço. Em 2012, o empresário concorrerá a uma vaga para o legislativo municipal. Políticas sociais e participação popular são as referências desse jovem empreendedor, que entre outras iniciativas, tem apoiado grupos comunitários, agremiações culturais e a juventude luminense do alto de seu altruísmo. Nessa entrevista ao portal da ANB On Line, Baiano nos revela suas inquietações quanto à realidade político-social de Paço do Lumiar e reafirma seu interesse em continuar trabalhando em prol das comunidades carentes da cidade.

Por Fernando Atallaia
Da Agência Baluarte

ANB On Line - O clima de indecisão e insegurança pelo qual passa hoje o município de Paço do Lumiar tem atrapalhado a classe política e as lideranças comunitárias da cidade, quando o assunto é a eleição de 2012?

Baiano - Em primeiro lugar bom tarde Fernando Atallaia, olha meu caro repórter, com certeza sim. O que nós queremos é uma solução definitiva para essa crise no município. Queremos ter clareza do plano que iremos traçar para as eleições do ano que vem. Com essas idas e voltas da prefeita e essa instabilidade social e administrativa não há como ter um planejamento do que faremos. Mas em todo caso eu continuo a fazer meu trabalho social, independentemente da política partidária. Temos um trabalho em Paço já reconhecido pela população luminense, por efetuarmos ações que visam contemplar nossas comunidades para além das eleições. Uma coisa é certa: continuaremos a fazer esse trabalho em prol de nossa cidade hoje e sempre.

ANB On Line- O Sr é pré-candidato a vereador nas eleições de 2012?

Baiano – Sou sim. E essa decisão nem partiu de mim Fernando, porque uma coisa é você ser candidato somente em época de eleição, você aparece e se candidata, esse comportamento é falso, não é real, verdadeiro e não é legítimo. Eu faço política em Paço todos os dias. Estou presente por necessidade de participar do processo social. Para tanto, estamos nos bairros, nas vilas e nos povoados apoiando as manifestações desportivas e culturais do município e isto faço com o coração e de forma leal e despretensiosa. Quando me candidatei a deputado estadual senti que o povo do município me viu como uma alternativa importante naquele pleito. Hoje essa certeza cresce a cada dia e fico feliz em saber que estamos nesse debate justamente pela vontade popular. Essa certeza me faz confiante e fortalece meus ideais.

ANB On Line- O Sr abdicaria da candidatura ao Legislativo para integrar e compor uma chapa nas majoritárias rumo ao Executivo Municipal?

Baiano – Penso que não seria abdicar, mas está aberto às aspirações e exigências do nosso povo, que está pedindo por renovação e propostas sérias e condizentes com a realidade de nossa cidade. Paço do Lumiar é um município grande, com proporções geográficas e estrutura imobiliária em constante crescimento. É inegável que Paço hoje detém muitos potenciais nas áreas da Cultura, Pesca e Turismo. Precisamos fortalecer o que já existe e criar novas possibilidades de trabalho e desenvolvimento para a cidade. O que falta Atallaia é mais compromisso com o Social, com as causas humanitárias. Eu faço a minha parte sem mandato político, sem está inserido na esfera dos poderes estabelecidos. Como empresário visto essa camisa do povo de Paço do Lumiar e pretendo se Deus quizer e com a ajuda dele e das comunidades do município dá prosseguimento a esta tarefa. Estamos aqui para propor o melhor para a cidade e obviamente que se for para pensar uma candidatura ao Executivo, vamos analisar com calma, mesmo minha prioridade sendo - como já revelei aqui-, pleitear uma cadeira no Legislativo em 2012, com a finalidade de melhor representar o povo luminense junto aos demais poderes.


Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB