segunda-feira, 22 de agosto de 2011

SÉRIE DEBATES: ARNALDO COLAÇO



Arnaldo Colaço, advogado e funcionário público, foi sindicalista na Polícia Civil por 10 anos e assessor da Secretaria de Segurança Cidadã na Gestão de Eurídice Vidigal. Atualmente é presidente do Partido dos Trabalhadores –PT de São José de Ribamar e assessor jurídico do Deputado Bira do Pindaré na Assembléia Legislativa do Estado do Maranhão. Nessa entrevista à ANB Online, Colaço destrincha em pormenores o contexto político do município a partir do programa de atuação do PT na cidade  e esclarece ainda  as razões pelas quais a legenda lulista faz questão de participar do processo eleitoral em 2012.


Por Fernando Atallaia
Da Agência Baluarte
atallaia.baluarte@hotmail.com

         ANB Online: De que forma o Partido dos Trabalhadores-PT, do qual o Sr é o presidente municipal, vem em 2012 concorrer às eleições majoritárias?

 Arnaldo Colaço – Estamos organizando um sistema de campanha que atenda as demandas da população. O PT entra nestas eleições para sair vitorioso e trabalhar para povo. Estamos passando por um excelente momento no partido, colhendo frutos dos governos Lula. Chegou a hora de participarmos da gestão administrativa de nossa cidade, incentivado a educação gratuita e de qualidade, serviços médicos que atendam com dignidade a população, geração de emprego, renda, incentivo a cultura, turismo, transporte, além da fomentação e apoio aos movimentos de base. Vamos apresentar candidatos a vereadores e prefeito, que tenham sensibilidade em resolver os problemas da população.
        ANB Online: Qual será a configuração político-eleitoral para o seu partido,  uma vez que o vice do Governo Roseana é do Partido dos Trabalhadores e a Governadora apoiará o atual prefeito rumo à reeleição. Haverá autonomia para o PT lançar candidatura própria no município?

Arnaldo Colaço
Colaço: esperando candidatura petista rumo às eleições majoritárias de 2012 em São José de Ribamar

Arnaldo Colaço – Nestas eleições o PT está priorizando candidatura própria, inclusive, o presidente nacional do partido, Rui Falcão, deixou claro na visita ao Maranhão que pode até haver coligação, mas com a condição que o candidato a prefeito seja do partido dos trabalhadores.
               A população de São José de Ribamar, nas próximas eleições, precisa de um candidato que atue com o modo petista de governar, caracterizado pela adoção de políticas públicas que privilegie a população. No governo Lula, tivemos ótimas políticas sociais como foi o caso do Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Farmácia popular, Luz para todos, e agora no Governo Dilma o programa Brasil sem Miséria.
                   Além do mais temos muitas criticas ao que está sendo feito em São José de Ribamar, a quantidade de recursos que cidade recebeu nos últimos anos e o que realmente foi feito pela cidade é um indicativo de que se houvesse priorização e transparência era possível ter sido feito muito mais pela cidade. Para se ter uma idéia da ausência de priorização basta lembrarmos que cerca de 90% das obras de infra-estrutura foram feitas ao longo da Estrada de Ribamar que possui menos de 30% da população da cidade. Isso significa que o objetivo principal das obras não é necessariamente resolver os problemas da população, mas atingir as pessoas que passam pela estrada.
                   Nós temos em São José de Ribamar, nos últimos anos, uma gestão que está mais interessada em criar as condições para que o ex-prefeito seja governador do que resolver os problemas da cidade, a prefeitura gasta em media 100 cem mil reais por mês com propagandas que não beneficiam, em nada, a população. Esse dinheiro que poderia ser investido no bem estar do povo. Temos a fracassada gestão da saúde da cidade, hoje os ribamarenses sofrem nas filas dos hospitais de São Luis, não se consegue uma consulta com facilidade, a maternidade está em construção há mais de 05(cinco) anos e nunca foi inaugurada, sem falar na corrupção na área da saúde que foi comprovada pela Controladoria Geral da União em relatório publicado em 2008 (www.cgu.gov.br) e a suspensão de recursos pelo ministério da Saúde para os programas Saúde da Família, Saúde Bucal e Agentes Comunitários de Saúde, em fevereiro de 2011. Não diferente, a educação vive uma verdadeira segregação investimentos apenas nos liceus, deixando as outras escolas abandonadas. Além de outros pontos que justificam ao PT apresentar aos ribamarenses a sua forma de governar que fez do Brasil um País mais justo e transformará nossa cidade num dos melhores locais para se viver.

   ANB Online- O Sr é pré- candidato a prefeito da cidade balneária no pleito que se aproxima?
         
Arnaldo Colaço  – Uma candidatura a prefeito competitiva não depende apenas da decisão de um partido, mas de uma ampla discussão com os partidos da oposição do município. Quanto ao PT existe o consenso da maioria do partido de lançar um candidato a prefeito nas próximas eleições pelos motivos que já elenquei. Já coloquei o meu nome à disposição do PT para cumprir essa missão nas próximas eleições e, no momento certo, o PT estará tomando essa decisão. Nesse primeiro momento, estamos priorizando o diálogo com os partidos da oposição e pessoalmente defendo a unidade desses partidos na disputa das eleições de 2012 para garantirmos as condições para derrotarmos a candidatura oficial que, apesar da grande estrutura que possui, sofre com a ausência de legitimidade na base do município. Quem conhece São José de Ribamar sabe que a cidade está cheia de problemas sem que a prefeitura apresente soluções plausíveis, um exemplo é o caos no sistema de transporte da cidade onde a lei da meia-passagem é descumprida e os ribamarenses estão perdendo empregos por que não conseguem chegar no horário no trabalho e tudo isso a prefeitura e a câmara municipal fingem não ver, sem falar na buraqueira que toma conta da cidade decorrente da ausência do atual prefeito e do asfalto sonrizal colocado pelo anterior. Nesse sentido, existe um amplo espaço de debate na cidade para mostrarmos que é possível proteger a população desses problemas, o que por si só já justifica uma candidatura de oposição de qualidade na cidade.



Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB