quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Oposição e problemas internos no grupo do prefeito podem dificultar projeto de reeleição


Por Robert Lobato

Há um chargão no Marketing Político que diz haver duas formas de um candidato perder uma eleição: uma é achar que já perdeu; a outra é o que já ganhou.
O prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim (PMDB), poderá incorrer na segunda forma, ou seja, perder a reeleição por achar que já ganhou.
O blog ANB On Line, editado pelo colega Fernando Atallaia, faz uma análise sobre o momento político atual em Ribamar e mostra que o atual prefeito não terá esse “refresco” todo nas eleições de 2012.
Prefeito Gil Cutrim: não terá facilidades para a reeleição
Ao contrário do que pode parecer, há oposição na cidade balneária de Ribamar. Ao menos três candidatos oposicionistas se movimentam para enfrentar Gil Cutrim. São eles: Arnaldo Colaço (PSB); Roberto Câmara (PTC) e Júlio Filho (PC do B), sem falar na possível candidatura de um nome do recém criado Partido da Pátria Livre (PPL) e ainda na possibilidade do PT também apresentar canditura para concorrer a eleição majoritária.
Entretanto, as oposições desejam criar um ambiente político que permita a unidade e consequente apresentação de uma única candidatura para enfrentar o prefeito Gil Cutrim.

CONTRADIÇÕES NO GRUPO DO PREFEITO

Não bastassem as várias candidaturas de oposição, o prefeito Gil Cutrim enfrenta ainda algumas contradições e alguns problemas que podem comprometer o seu projeto de reeleição.
Umas dessas contradições, por exemplo, é a indicação do vice na chapa do atual prefeito.
Gil Cutrim trabalha com a possibilidade de construir a candidatura de vice-prefeito com a Câmara Municipal, o que não agrada nadica de nada o grupo do ex-prefeito Luís Fernando, que tem planos diferentes e não abre mão dessa indicação.

Luis Fernando: não aceitará ser passado para trás pelo grupo Cutrim
Soma-se a isso, a atuação, ora nos bastidores, ora escancarada, do pai de Gil Cutrim, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Edmar Cutrim, que é realmente quem costura os acordos políticos em nome do prefeito, e tenta a cada dia afastar a influência do chefe da Casa Civil, Luís Fernando, da cidade e da administração de São José de Ribamar.
Como se pode vê, não é tão confortável a situação política do prefeito Gil Cutrim, pois a postura de “já ganhou” associada com os problemas internos no “grupão”, podem vir a ser exatamente a causa de uma derrota que, para muitos, é tida como improvável. Mas não é bem assim não…




PGR pedirá ao Supremo inquérito contra ministro do Esporte


Laryssa Borges
  Direto de Brasília
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, informou nesta quarta-feira que deverá encaminhar ainda esta semana ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido de abertura de inquérito contra o ministro do Esporte, Orlando Silva (PCdoB). No pedido para a instauração do processo, o chefe do Ministério Público Federal irá elencar uma série de diligências para buscar comprovar ou não o envolvimento do ministro em um suposto esquema de corrupção para a liberação de recursos públicos para organizações não governamentais (ONGs).
"Considerando a gravidade dos fatos noticiados eu deverei estar requerendo nos próximos dias a instauração de um inquérito no Supremo Tribunal Federal ainda nesta semana", disse ele, evitando, no entanto, atestar a veracidade das denúncias contra Orlando Silva. "Nós estamos ainda num momento em que não podemos afirmar a veracidade desses fatos. Agora, os fatos noticiados, se verdadeiros, são extremamente graves. O certo é que a gravidade dos fatos é tamanha que se impõe que se possa examinar os fatos esse inquérito no STF."

De acordo com o procurador-geral, é possível que ele peça que o inquérito existente contra o governador do Distrito Federal e antecessor de Orlando Silva no Esporte, Agnelo Queiroz (PT), também passe a tramitar na Suprema Corte. Agnelo responde a processo no Superior Tribunal de Justiça (STJ) por suposta propina na pasta do Esporte.
"Estamos neste momento examinando isso. Hoje passei a manhã examinando esse aspecto e é possível, sim, que a procuradoria-geral da República peça aqui o inquérito que existe relacionado ao governador e que se encontra no STJ e que o STF peça ao STJ a remessa ao Supremo desse inquérito tendo em vista aparentemente um relacionamento muito intenso entre os fatos", afirmou.

Orlando Silva: encurralado por denúncias, ele nega acusações e sugere armação
O denunciante do suposto esquema do qual Orlando Silva faria parte, o policial João Dias Ferreira, foi um dos cinco presos em 2010 pela polícia de Brasília sob acusação de participar de desvios de recursos destinado a um programa da pasta. Investigações passadas apontavam diversos membros do PCdoB como protagonistas das irregularidades, na época da Operação Shaolin, mas é a primeira vez que o nome do ministro é mencionado por um dos suspeitos. Ferreira, por meio da Associação João Dias de Kung Fu e da Federação Brasiliense de Kung Fu, firmou dois convênios, em 2005 e 2006, com o Ministério do Esporte.

Em entrevista à revista Veja, Ferreira disse que o esquema utilizava o programa Segundo Tempo para desviar recursos usando ONGs como fachada. Orlando Silva foi apontado como mentor e beneficiário desse esquema. As ONGs recebiam verbas mediante o pagamento de uma taxa que podia chegar a 20% do valor dos convênios. Conforme a acusação, o ministro teria recebido, pessoalmente, dentro da garagem do Ministério, uma caixa de papelão cheia de cédulas de R$ 50 e R$ 100 provenientes da quadrilha. Parte desse dinheiro,  acusa a revista, foi usada para pagar despesas da campanha presidencial de 2006.

    Leia na íntegra o poema ‘Vaticano’ da obra inédita Ode Triste para Amores Inacabados do poeta e jornalista maranhense Fernando Atallaia

Vaticano

Em homenagem a Frei Betto e Papa Bento XVI

O sacerdócio de saias e batinas é pedra sob os Joelhos
Arranca o cálculo a rocha a pedra e goza.

O ministério do prazer é ser parente de maré Crustáceo cortante do humano
Morde lambuza lama e sal aos pés oferta
E goza.
papa Bento XVI : religioso é instigado a sentir prazer carnal em poema erótico
Pureza porca afasta o amor da colher ao  Excremento
Natureza morta delicadeza falha entrave de Vereda
Lança o caminho sobre a trave dos olhos  Arranha o céu

O animal na transparência não se perde por Acaso
Geme ao léu sonha foge
Beija o luar inventa algum sol lambe a beleza E goza.

2009

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB