domingo, 23 de outubro de 2011
Todos os mundos de Elizeu Cardoso

Conhecido por canções de alto labor estético, artista é um dos maiores músicos de sua geração, ao lado de nomes como Nato Silva, Allysson Ribeiro, Fernando Atallaia, Beto Ehongue e Chico Nô; cantor prepara novo show em breve, após o memorável lançamento do segundo álbum 'Alma Negra'

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR DE CULTURA DA AGÊNCIA BALUARTE

atallaia.baluarte@hotmail.com

Um artista plural e multifacetado. Assim é Elizeu Cardoso, que do alto de sua pesquisa cosmopolita nas áreas do humanismo tem brindado o público maranhense com o melhor da produção musical universal, repleta de sons nativos, tambores e sofisticação sonora.

Desde o seu disco de estreia 'Todos os Cantos', de 2003, até o recente trabalho do compositor ‘’Alma Negra’’, de 2010, Elizeu vem mostrando uma vigorosa proposta conceitual no cenário  musical do Estado.

O cantor e compositor Elizeu Cardoso: música que perquire as entranhas do Ser em todas as investidas do artista. 

A biografia do intérprete fala por si mesma. Nascido no município de Pinheiro, Cardoso participou dos principais eventos de fomentação da música brasileira no Maranhão. Em 1992 foi uma das gratas revelações do FESMAP, principal festival de sua terra natal. Já em 2008, passadas quase duas décadas da premiação inicial do músico,  o compositor arrebatou o 1° lugar em um dos mais disputados festivais de São Luís, o João do Vale. Naquele ano a música premiada foi 'Redemoinhos'. 

Elizeu Cardoso é autor de mais de 200 composições e além de cantor é, também, cronista e contista. Escreve com os olhos voltados aos problemas sociais mais gritantes sem, contudo, distanciar-se da esfera íntima das relações amorosas, onde é  mestre da composição romântica. Um romantismo cru e desnudo que perquire as entranhas do Ser em músicas de densidade rítmica acentuada. Elizeu passeia por gêneros como Samba, Rumba, Reggae, Salsa e Jazz com a suavidade de quem está em casa.

As duas obras do compositor foram lançadas com grande receptividade de público e crítica. Em 2005, Elizeu Cardoso foi indicado ao Prêmio Universidade na categoria 'Destaque/Compositor' que laureia grandes letristas maranhenses lançados em disco. Para este ano, o artista promete um novo show com integrantes de sua geração(Geração 90 da MPB no Maranhão) e ainda o lançamento de grande parte de sua produção literária, que já contabiliza três livros inéditos.

 

A OBRA MUSICAL DE ELIZEU CARDOSO E A CRÍTICA

 

''Há muito tempo não via aqui na Ilha um trabalho tão bonito”.

Tutuca (cantor e compositor)

 

''Elizeu canta os hemisférios povoados de lutas e belezas em constante ebulição, canta os povos oprimidos e as almas que arrastam arestas em suas existências. A obra de Elizeu Cardoso vem se acrescentando ao cancioneiro popular brasileiro no Maranhão como uma das mais densas, fecundas e necessárias ao contexto cultural maranhense da atualidade’’.

Fernando Atallaia (jornalista, poeta e compositor) 

 

''Metáfora de sons latinos e caribenhos, a música de Elizeu Cardoso revolve com sutileza o húmus sob o qual sobrevivem entrelaçadas as raízes africanas universais”.

César Teixeira  (cantor, compositor e jornalista)

 

''Fiquei maravilhado! Me remeti as sonoridades africanas. Voz belíssima e muito bom gosto nos arranjos”.

Gérson da Conceição (produtor e baixista)


PARA SABER MAIS SOBRE A PRODUÇÃO MUSICAL E LITERÁRIA DE ELIZEU CARDOSO, ACESSE O LINK ABAIXO:

https://elizeucardoso.com.br/        

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB