quarta-feira, 30 de novembro de 2011
          
           A Farinha Política do mesmo Saco


Município sofre com a ausência de debates sociais consistentes no âmbito dos grupos políticos; Oposição na cidade é inexistente e Governo pode vir a se dar bem em 2012


Por Fernando Atallaia
Da Agência Baluarte


A prefeitura de São José de Ribamar capitaneada pelo peemedebista Gil Cutrim continua trabalhando em prol da reeleição do prefeito em 2012. Opera com o merchandising conhecido e característico da antiga gestão Luis Fernando Silva e apresenta suas armas: abusando da autopromoção e do poder da Mídia em acontecimentos pífios que realiza na cidade, ainda assim pode levar a melhor diante da inexistente cena oposicionista do município.
Luis Fernando Silva: contas aprovadas com ressalvas pelo pai do prefeito e apoio forçado à reeleição de Cutrim
 

O eleitor e habitante da cidade balneária, genuinamente ribamarense, já percebeu que a suposta Oposição não tem projetos nem programas sociais voltados para a melhoria das condições de vida da população e visa tão somente o quinhão eleitoreiro nas próximas eleições. Atira contra a prefeitura, mas não repensa as estruturas sociais de São José de Ribamar. Nomes como Julinho (PDT), Roberto Câmara (PTC), Arnaldo Colaço (PSB), são alguns dos postulantes ao Executivo que compartilham do mesmo discurso, ou seja, criticam o Governo, mas agem com as mesmas práticas e ferramentas dos criticados.


O ex-prefeito de São José de Ribamar, Júlio Matos: ele quer voltar à prefeitura através do filho

Vivenciando um caos nunca antes visto nas esferas do Social (saúde precária e sucateada, carência de escolas públicas, funcionalismo público com baixíssimos salários, supervalorização empregatícia de pessoas de outros municípios em detrimento da mão de obra local) São José de Ribamar, sobrevive à míngua, na ausência de projetos e programas sociais consistentes e estruturais, ao passo que superabunda no marketing da figura do Executivo e do seu continuísmo originário da imagem do chefe da Casa Civil do Governo Roseana.


O jovem Gil Cutrim: no rastro de Luis Fernando Silva para tentar se reeleger em 2012

Inaugurações e obras com orçamentos duvidosos (valores altos e exorbitantes)com perceptível objetivo de promover e emplacar uma administração que ainda não conseguiu mostrar a que veio, fazem a festa dos meios de comunicação pagos pela prefeitura do município, da mesma forma que os interesses pessoais e particulares da catastrófica Oposição se fazem presentes no debate que leva à tomada do Poder rumo aos corredores da prefeitura da terceira maior cidade do estado, aquela que tem um dos maiores Fundos de Participação Municipal (milhões aos baldes todos os meses nos cofres do Executivo) do Maranhão. A população está desacreditada. Mas a vantagem do equilíbrio e da imparcialidade é que dessa vez (nas eleições de 2012) dificilmente se acreditará nos grupos que aí estão.



POESIA SEMPRE!
   Leia na íntegra o poema ‘O último Gemido de Dercy’, da obra inédita Ode Triste para Amores Inacabados do poeta e jornalista maranhense Fernando Atallaia

                    O Último Gemido de Dercy

 Para Sílvio Santos, Tom Cavalcante, Sandy e Xuxa Meneguel
                       
                 Linguística desapontada
Porque fugiste da pausa e do gemido de Derçy?
Fôlego artéria e rigidez à santa de pau no oco de suas saias
Dercy a quantos Gonçalves entregaste tua única cratera de pele e sonho?

Semântica
Teu terreno é farto e não coube o pranto de Uma língua em convulsão?
Pátria e ruelas à dama dos esquecidos à Santa das putas escondidas em vestidos semi-Abertos
Dercy Gonçalves: escracho que perfurou a tradição moralista da televisão brasileira na década de 70 
Vem mulher!
Vem surgindo dos crepúsculos e sangra as fibras desse
Mundo
Vem e xinga o encanto aos quatro ventos
Rasga o véu das virgens acorrentadas
Sílvio a quantos santos Dercy te devolveu sem te remover a imagem?

Sintaxe pobre sintaxe
A miséria de teu signo desconhece o gemido de uma frase
Dercy na terra Subi ao céu impávido
Dercy ao tempo e suas asas me falaram
Se daqui o existir em mim eu não sabia
Dercy Gonçalves que o saiba
2006

Participe deste espaço: envie seu texto (poema, conto, crônica, ensaio, crítica literária, novela, resenha, outros) e concisa biografia (nome completo, idade, naturalidade e histórico de trabalhos realizados) para agencia.baluarte@hotmail.com ou entre em contato com nosso editor pelo telefone (98)8767-7101.Os textos enviados serão publicados na íntegra após apreciação da Equipe de Literatura de ANB Online.


Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB