quinta-feira, 22 de dezembro de 2011
Secretário de Orçamento e Gestão de Paço do Lumiar faz balanço do ano de 2011 e aponta perspectivas para 2012
Por Fernando Atallaia
Da Agência Baluarte
Em entrevista concedida hoje(23) ao programa Ponto Final da rádio Mirante AM, o Secretário Chefe de Gabinete, Orçamento e Gestão da prefeitura de Paço do Lumiar, Tiago Arôso, afirmou que o município terá as condições necessárias para dar continuidade às ações e ao trabalho iniciado pela gestão Bia Venâncio no município. ’’Paço do Lumiar tem todas as condições necessárias para continuar no caminho do desenvolvimento e do progresso; as secretarias de nossa administração neste ano trabalharam a todo vapor, diferentemente do que dizem alguns, os que não querem ver o crescimento de nossa cidade’’, disse Tiago.
As vésperas do lançamento das obras de pavimentação asfáltica e calçamento dos bairros Sítio Grande e Maiobão, onde serão contempladas as avenidas 7 e 8, a prefeitura de Paço do Lumiar já definiu o cronograma de ações para 2012, que prevê, além de investimentos em setores como Infraestrutura e demais áreas sociais, iniciativas no campo da Igualdade Social e Cultura.” Vamos cumprir nosso itinerário de forma séria e responsável como estamos fazendo e claro que em 2012 os trabalhos terão continuidade, visando sempre melhorias palpáveis ao nosso povo’’, afirmou o secretário.
Quanto aos imbróglios que envolvem a questão política em Paço, Tiago fez questão de frisar que a Gestão Bia Venâncio foi eleita pela população do município de forma legítima, não estando atrelada a este contexto. ‘’Não podemos nos interessar por uma visão menor e hipócrita que algumas pessoas têm de nossa cidade, usando-a para discussões infrutíferas, irreais e sensacionalistas; fomos eleitos dentro da legitimidade e de  acordo com a vontade popular para trabalhar em prol do município e é com esta finalidade que alimentamos nossas esperanças e força de vontade para trabalhar ainda mais pelo povo que nos elegeu, a este sim devemos satisfações; de forma que a Gestão Bia Venâncio estar no debate das realizações sociais e não no da politicalha sugerida por aqueles que não amam o nosso município ’’, vaticinou.


Em busca da liderança perdida
Cresce a busca por ‘Lideranças’ políticas em São José de Ribamar; Governo goza de mais prestígio junto às comunidades e a Oposição, fragmentada, vê gradativamente seus supostos líderes alimentarem a base da Situação rumo à reeleição em 2012
Por Fernando Atallaia
Da Agência Baluarte
Eles juraram fidelidade eterna aos seus prefeitáveis e durante anos defenderam um discurso vazio, reticente e burlesco contra os governos que se instalaram em São José de Ribamar desde 2005. Tornando-se sombras de nomes como Júlio Matos e J. Câmara partiram dos fóruns pessoais, íntimos e beiraram o ridículo ao propalar( mesmo que entre quatros paredes) um reclame sem proposta e fundamentação sociopolítica na cidade balneária. Hoje bem comportados e alojados em outro plano, mostraram o que queriam e o que quer a grande maioria: a mesquinhez da venda de apoio em troca de barganhas financeiras e ‘’cargos’’ públicos na prefeitura do município.
Nomes como Bit Carneiro e Júlia Zaidan, ex-vereadores professantes de uma fé incomensurável no ex-prefeito cassado Júlio Matos, representam o advento de uma velha e sempre atual realidade que comprova o discurso falacioso do Governo e da anêmica Oposição da cidade: a realidade do escambo eleitoreiro, onde o que vale é a oferta de benesses e dinheiro público em detrimento das falas oposicionistas, que mesmo falsas, tentam persuadir a população rumo aos inverossímeis ideais de mudança e progresso.
Pura Balela. O povo de São José de Ribamar continua sem perspectiva e sabe disso. De um lado, o Governo trabalhando na morosidade e na péssima prestação de serviços, principalmente nas áreas da Saúde, Infraestrutura, Geração de Emprego e Renda, Cultura e Turismo (estas duas últimas nunca apresentaram um plano de ação para o município, sobrevivendo como pastas invisíveis). Do outro, o ribamarense sequer conhece ou reconhece a presença de um grupo de Oposição na cidade. Há um hiato crescente e visível em Ribamar por conta dessa dupla falta de representatividade. Mas com a ‘máquina’ do Governo em mãos e dando cabo às políticas anestesiantes do paliativo, a prefeitura segue adiante e o povo, mesmo descontente, tende a baixar a guarda. Onde não há nada, as migalhas, o risível e o parco são senhores e ainda governam.
A prefeitura hoje se estabeleceu como uma mãe àquelas lideranças reclamantes da dignidade achincalhada pelos líderes da suposta oposição ribamarense. Muitas delas estão a caminho da Sede da cidade em busca de espaço nas fileiras das eleições de 2012. Uma eleição de natureza controversa. Mesmo havendo a certeza da não ameaça de um candidato forte ao Executivo, a instituição pública parece prevenir-se do confronto inexistente. Dos candidatos auto anunciados até aqui, para concorrer às majoritárias com o atual  prefeito, nenhum tem consistência e capilaridade política que demande ou deflagre uma polarização nas próximas eleições. Da mesma forma, que o prefeito da cidade ainda é um ilustre desconhecido para as mais de 200 comunidades ribamarenses, constituídas de bairros, vilas, vielas, conjuntos habitacionais, lugarejos e condomínios.
As lideranças políticas são as chaves mestras para a reeleição dos vereadores e do prefeito municipal ano que vem. As vagas na Câmara aumentaram. Mas também aumentou ou pelo menos se intensificou, em ritmo acelerado, o desgaste de inúmeras lideranças ribamarenses, que de fato nem lideranças são, mas sim agentes barganhadores de votos para políticos locais. O fato é que a população da cidade, como se vê, carece de novos líderes comunitários que não estejam vivenciando o nicho do favoritismo deste ou daquele candidato pasteurizado. Se a estrutura de base de uma eleição vitoriosa é a tão ovacionada e procurada liderança política, há de se perguntar qual a natureza dela e quais os seus valores étnicos em sua comunidade de origem. Liderar a partir de interesses pessoais (ascensão social e financeira) arrebanhando números para as urnas não salvará o município da decrepitude social na qual estar agonizando.
Leva vantagem o Governo, que na esfera intrínseca das eleições é citado pela suposta Oposição da cidade como ‘tendo a máquina’ nas mãos e que por esta razão pode vir a ter êxito no ano que se aproxima. Mas o engraçado, é que nas entrelinhas esta mesma Oposição parece sentir-se seduzida pela tal máquina, uma vez que não apresenta um debate consistente e um programa de crítica e/ou mesmo análise para repensar a cidade, citando a recorrente ‘máquina’ como possível razão de sua derrota no pleito de 2012. Fica claro, portanto que os discursos continuam iguais e co-irmãos. O que mais interessa a ambos (Governo e Oposição) são as eleições ou o desenvolvimento do município? Certamente, o leitor mais simples já tem a resposta e o ribamarense que vem sofrendo as agruras dessa politicalha escrachada agora enxerga somente uma opção: votando em 2012 tanto no candidato do Governo quanto no da Oposição dará no mesmo: uma moeda de mesma cara em busca da mesma coroa.

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB