quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Prefeitura de São José de Ribamar despreza artistas locais



Sem receber pagamentos há mais de quatro meses, artistas ribamarenses são desprezados pelo Executivo Municipal enquanto a Prefeitura paga altos cachês para músicos e bandas de estados como Pará e Bahia; representantes do seguimento cultural em São José de Ribamar estão agonizando.


Por Fernando Atallaia
Da Agência Baluarte
atallaia.baluarte@ hotmail.com


As brincadeiras, músicos e agremiações culturais que participaram dos festejos juninos promovidos pela Prefeitura Municipal este ano e que vem participando frequentemente das datadas e raras programações da Secretaria de Cultura do município estão a ver navios. É o que informa um músico que preferiu não ser identificado.


De acordo com o artista, os pagamentos (cachês) estão atrasados há mais de quatro meses e sem nenhuma previsão de serem efetuados. ‘’Ninguém informa nada na Prefeitura e nem na Secretaria, e quando telefonamos para ter alguma informação ainda somos tratados mal’’.


Dirigentes de brincadeiras juninas também estão sendo prejudicados pelo atraso proposital dos cachês. ‘’ Eles dizem que vão pagar por parcelas, mas quando contratam as bandas de fora pagam na hora e em dinheiro vivo, é o que a gente sabe, nós que fazemos a cultura de São José de Ribamar estamos sendo desprezados por este governo do Gil Cutrim, essa é a verdade’’, denunciou uma presidente de grupo folclórico.


Prefeito Gil Cutrim: humilhando artistas e agremiações culturais em São José de Ribamar


Com medo de serem excluídos das próximas programações festivas, muitos artistas locais preferem não se identificar ao denunciar os abusos e descasos da atual administração com a Cultura. ‘’ Não posso me identificar, bem que eu queria, mas sei que eles podem me deixar de fora como represália ’’, explica um cantador de Bumba-meu-boi.


Reclamações e denúncias- A equipe de reportagem da Agência de Noticias Baluarte recebeu nas últimas semanas cerca de onze denúncias dando conta dos atrasos nos pagamentos de agremiações juninas da cidade e de pessoas que fazem a cultura do município, além de reclamações as mais diversas.


A grande maioria dos artistas ribamarenses não aceita o fato de ser diminuída no tocante ao tratamento dispensado às bandas e grupos musicais de outros estados. ‘’ O tratamento para as bandas de fora é uma maravilha, eles contratam e é tudo pago em dia e certinho e nós aqui a mercê do descaso e do abandono, do atraso, é uma miséria’’, afirmou uma brincante de Dança Portuguesa.


ANB Online tentou contatar o Secretário de Governo da Prefeitura Municipal, Fredson Froz, para obter esclarecimentos sobre as denúncias, mas nenhuma ligação a ele feita foi atendida. Em seguida, procuramos localizar o Secretário de Administração e Finanças, Rodrigo Valente, e não obtivemos êxito. A reportagem ainda tentou contato exaustivo com a Secretaria de Cultura de São José de Ribamar, mas os telefones só anunciavam ocupado ou desligado.

10 comentários:

  1. Caro Atalaia,

    Esse Gil Cutrim é maior decepção que São José de ribamar já viu, ele tirou o dinheiro dos Guardas, o povo da Limpel ja foram demitidos e ja circula que o 14º salário dos professores não vai ser pago esse ano. Os Ribamarenses vão ter um natal amargo.

    Gilson do Centro

    ResponderExcluir
  2. É simplesmente revoltante, nesse pessoal eu não voto nunca mais. Affff
    Lauriane Centro

    ResponderExcluir
  3. Nada a declarar!
    Júnior CD da J. Câmara

    ResponderExcluir
  4. Atalaia e ainda tem mais, o pessoal do tambor de crioula não recebe tem mais de um ano, uma amiga minha ate já perdeu a esperança, de tanta enrolaçaooo
    Kátia da Sousa pires

    ResponderExcluir
  5. POVO RIBAMARENSE, O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM NOSSA CIDADE? SÃO JOSÉ DE RIBAMAR ESTÁ FALIDA? PRA ONDE LEVARAM O DINHEIRO DO POVO RIBAMARENSE?

    O primeiro sinal de falência de uma gestão é quando o prefeito não consegue resolver dar respostas aos minimos problemas de uma cidade, como por exemplo, a coleta de lixo, a qualidade da educação, da saúde, as atividades culturais, os pagamento dos fornecedores, etc. Em são José de Ribamar, tudo isso está sem resposta da prefeitura. Os artistas que trabalharam nas festas juninas não receberam até agora, a internet da Secretaria de Assistência Social foi cortada, os seguranças que trabalharam festas juninas até bem pouco tempo não tinha recebido, os guardas municipais tiveram seus salários reduzidos em cerca de 900 reais, dezenas de funcionários comissionados da prefeitura foram demitidos, mais de 100 trabalhadores da limpel foram dispensados, a coleta de lixo está suspensa, o prefeito está cobrando mais de mil reais dos sorteados nos apartamentos do Programa Minha casa Minha Vida.
    Diante de tudo isso, será que nós temos um prefeito ou um devorador de município. Hoje mais de 1000 familias foram atingidas com as maldades do prefeito.
    pelo jeito só nos resta pedir a proteção de Deus.

    ARNALDO COLAÇO
    PSB RIBAMARENSE

    ResponderExcluir
  6. Pior ixiiiiii meu amigo que tem um grupo de pagode eletava tocando nesse são joão e até hoje nunca recebeu nem um tchau, essa prefeitura não é de nadaaa -- pior gente, agora tem banda lá são luis e essas da bahia de forró que eles so faltam abrir as perna pra eles renata moro no panaquatira

    ResponderExcluir
  7. Como se isso fosse NOVIDADEEEEEEEEEEE TODO PREFEITO AQUI NO MARANHÃO FAZ ISSO PARENTE
    CARDOSO VILA PALMEIRA

    ResponderExcluir
  8. Fernando Atalaia até hoje as bandas de ribamar nunca tiveram espaço merecido pra nada meu nobre e o que acontece é que tem babão puxa saco sem vergonha que ainda defende esses pilantra, cara eles ficam dando valor pras essas merda de banda de fora no aniversário da cidade é o pau que rola e a gente que toca e ensina o galera a tocar cantar fica de fora dos milhao do cachê atallaia esse prefeito só pensa é nele meu rei e a corja de vereador com secretário dessa fuleragem de prefeitura não tao nem ai pra ninguemmmmm falowwwwwwww prefeitura de merdaaaaaaaaaaaaaa
    ronaldo músico de são josé de ribamar

    ResponderExcluir
  9. Bom o povo esta errado pois se o Prefeito não presta por a maioria vendeu voto pra bota ele denovo no poder tiveram a chance de mudar o governo agora aguente mais quatro ano parente.

    ResponderExcluir
  10. FALTA DE RESPEITO COM OS EDUCADORES.OS PROFESSORES DA CIDADE JÁ ESTÃO SE MOBILIZANDO E DENTRO DE ALGUNS DIAS, DECRETARÃO GREVE POR TEMPO INDETERMINADO!!!

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB