segunda-feira, 9 de janeiro de 2012
Câmara de Ribamar e Governo Municipal na disparidade de interesses

Câmara de vereadores de São José de Ribamar não consegue fortalecer articulação em torno do vice de Cutrim; sem independência e autonomia, vereadores rezam a cartilha do Governo e se calam

Por Fernando Atallaia
Da Agência Baluarte

A câmara de vereadores de São José de Ribamar, composta pelos 11 vereadores da Casa que apoiam Gil Cutrim à reeleição, ainda não conseguiu o espaço desejado junto à atual administração. E o motivo, é claro: o governo de Cutrim não pensa na hipótese do vice vir do Legislativo. Falta de confiança nos vereadores da Câmara? Ou seria falta de credibilidade nestes? O fato é que mesmo apoiando a atual administração, os membros daquele Poder sequer são cogitados nas composições de chapas visando às majoritárias. A razão vem de outras razões.

A Câmara reza a cartilha do Governo e fere os princípios da imparcialidade entre os poderes. Ou seja, os vereadores estariam comprometidos com a prefeitura assim como o Legislativo estaria comprometido com o Executivo, numa demonstração cabal de que os interesses pessoais suplantam o interesse público, isso em se tratando de São José de Ribamar. Um envolvimento que beneficiaria a atual administração que tem à frente Cutrim e que por outro lado também estaria beneficiando os vereadores locais.

Já no âmbito das eleições, o choque de interesses vem promovendo um desfile de farpas entre Governo e Câmara, onde alguns vereadores da base aliada de Gil Cutrim, a exemplo de Negão( mesmo partido do prefeito) e Lázaro( líder do Governo na Câmara) já parecem não entender as decisões da gestão do atual prefeito, tanto na esfera administrativa quando na governista. Negão, em seus pronunciamentos, critica o Governo  de forma severa, fazendo campanha pelo vice, a ser anunciando em breve. Lázaro, por sua vez, toma o caminho inverso ao de líder do Governo, ao fazer constatações ásperas sobre a gestão Cutrim. Ao que parece a postura dos membros dos dois poderes não vem coadunando da mesma direção.
Beto das Vilas: presidente da câmara de vereadores de São José de Ribamar 
Sem oposição, a Câmara vem caminhando, mesmo engessada, rumo ao Governo Cutrim e ainda  assim não consegue emplacar credibilidade quando o assunto é uma maior participação nas próximas eleições. A subserviência dos legisladores não convence o grupo político dominante a dar créditos de confiança aos vereadores daquela Casa.

Igualmente ao município vizinho de Paço do Lumiar, a Câmara de Ribamar hoje sofre um esvaziamento de suas funções quando não apresenta um vereador que faça oposição ao atual Governo. O equilíbrio entre os poderes, escasseado pela ‘fusão’ entre os mesmos, mostra a ausência de distanciamento e 'probidade' que desfavorece ao povo do município e que por outro lado estaria contemplando de forma individual os vereadores ribamarenses.


Descontentamento, incompatibilidade e insatisfação. A casa legislativa vive este cenário e não se insurge. Segundo um funcionário da prefeitura que preferiu não ser identificado, alguns secretários de governo estariam depreciando vereadores em proporções chulas, quando o assunto gira em torno da indicação do  vice-prefeito. Burros, despreparados, incompetentes seriam os termos utilizados para afastar o coro daqueles que pretendiam ser o vice na chapa de Gil Cutrim . Consequência do silêncio dos parlamentares que legislam de acordo com as orientações da prefeitura. Agora basta saber qual a origem do cala a boca.






Prefeita Bia Venâncio da Posse aos Novos  conselheiros do CMDCA


Da ASCOM 


Foi dada posse na ultima sexta-feira (06 de janeiro) no gabinete da prefeita Bia Venâncio o novo Conselho Municipal da Criança e Adolescente de Paço do Lumiar sendo que o mandato dos conselheiros é referente ao período de janeiro de 2012 a janeiro de 2014 respeitando os critérios de reeleição, conforme Resoluções do Conanda nº 105/2005.


A eleição do conselho ocorreu em 15 de dezembro de 2011 e para a indicação dos Representantes para preencher as vagas do Poder Publico.Estiveram presentes os conselheiros da antiga gestão, o secretário Augustus Gomes da pasta de desenvolvimento social, o secretário Thiago Aroso da pasta de orçamento e gestão, a secretária de educação do município a Professora Maria Amélia dentre outras lideranças da sociedade civil organizada no município de Paço do Lumiar.


No inicio da cerimonia de posso o secretário de orçamento e gestão Thiago Aroso falou sobre a importância dos conselhos e sua atuação nas politicas publicas do município, a extrema necessidade que há na comunidade de que o poder publico e os conselhos atuem conjuntamente para participar da vida da população luminense, enalteceu o como é importante o trabalho em regime de parceria do conselho e a administração publica para concretizar as ações que venham atingir as necessidades pontuais e pensar em atos visando o interesse tão somente da Criança e do Adolescente sem nenhuma politicagem. E disse mais “A responsabilidade de cada um que exerce um cargo politico tem papel importantíssimo na vida da sociedade e de dar a devida atenção para cada criança e adolescente desse município, temos a confiança que no ano de 2012 o trabalho poderá ser feito com mais tranquilidade” falando da necessidade da harmonia dos poderes e da vida politica uma vez que os últimos anos a gestão da prefeita Bia Venâncio veio sofrendo fortes perseguições politicas.


A posse foi dada ao conselho pela prefeita Bia Venâncio  que na oportunidade falou da alegria de poder trabalhar junto com o conselho sem ter que enfrentar questões oposicionistas e que com isso que ganha é a sociedade que recebe um trabalho de assistência social de maior eficácia e qualidade. A  prefeita também pediu aos conselheiros que houvesse uma dedicação em apoiar mais ainda a luta para garantir os direitos da criança e do adolescente.


O único representante da câmara municipal foi o vereador Dr. Wilson que na ocasião foi indicado pela prefeita Bia Venâncio para que coordene o projeto de tratamento médico itinerante com objetivo de garantir a saúde e o bem-estar da juventude luminense.


Foram empossado como representante do Poder Publico:


1 - Secretária de Desenvolvimento Social – Titular: Augustus Gomes, Suplente: Ana Clara Furtado.


2 – Secretária de Educação – Titular: Maria Amelia Everton, Suplente: Neurimar Almeida.


3 – Secretária de Saúde – Telma Regina Oliveira, Suplente: Maria Zelia de Araujo.


4 – Secretaria de Orçamento e Gestão – Titular: Thiago Aroso, Suplente: José Benedito da Silva.





Empossados como conselheiros representando a Sociedade Civil:


1 – Associação Cultural e Desportiva do Red. Pirâmide – Titular: Deusimar Resende Lima, Suplente: Joelma Suzana Câmara.


2 – Centro de Apoio ao Idoso de Paço do Lumiar  - Titular: Raimundo Nonato Martins, Suplente: Maria Luiza do Nascimento Souza


3 – Associação de Mulheres de Paço do Lumiar – Titular: Rosinelia Ribeiro de Almeida, Suplente: Kátia Cristina Neves Bastos.


4 – Dança do Boiadeiro Impulso Coutry – Titular: Valdiene de Jesus de Sousa, Suplente: Dulcilene de Sousa
|



Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB