quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Prefeitura de Paço do Lumiar intensifica obras de infraestrutura

Por Lourival Oliveira 


A prefeitura de paço do lumiar no intuito de dirimir mais rápido possível os problemas de mobilidade dos moradores luminense intensificou os trabalhos de infraestrutura no que tange nas avenidas 07 e 08 do Maiobão e caminha a passos largos com a melhoria e recuperação da estrada do sitio grande.

A população que a muito tempo esperava por estes serviços hoje ver como, hoje vem essas obras sendo verdadeiramente efetivadas e já cuidam e garantem o bom estado das avenidas, impedindo até mesmo que ônibus e outros veículos pesados trafeguem por lá antes do acabamento final.
Além dessas obras que iniciaram a Prefeita Bia Venâncio já garantiu que obras de melhoria e revitalização de ruas e avenidas em todo município de paço do lumiar serão realizadas o mais breve possível.
É nesse ritmo de obras e trabalhos em todas as áreas que a gestão da prefeita Bia Venâncio vem se destacando no senário de politicas publicas estadual, mesmo com toda  perseguição politica sofrida os números são positivos.


Democratização das transmissões esportivas


Por Nielsen Furtado 


A vida nos traz novamente a sensação de renascimento e torna possível todos os sonhos que pensamos realizar neste ano que começa a florescer. Essa é a percepção de que um novo ciclo de vida se inícia com uma nova jornada de 365 dias. Partindo do princípio que é dessa forma que o futebol brasileiro se faz enxergar, então iremos nos encher de bons fluídos e torcer para que as coisas começem a mudar.

Nesse ano de 2012 os nossos artigos serão mais frequentes e mais incisivos na questão referente à democratização das transmissões esportivas realizadas pelas emissoras de TV's. É importante que venhamos a levantar essa discussão, principalmente para o bem do futebol brasileiro, que não pode ficar refém das grandes emissoras nacionais.

Para discutirmos sobre esse tema, teremos que abordar uma gama enorme de situações que vão desde acordos regionais até negociatas financeiras, que de alguma forma sustentam grandes clubes brasileiros.
A discussão que pretendemos colocar em voga, diz respeito à questão financeira como um todo. A grande mídia está cada vez mais detentora dos direitos de transmissão das atividades esportivas nacionais. Essas grandes empresas nos tendencionam a assistirmos a sua grade de programação esportiva sem ao menos nos apresentar uma outra alternativa.

O mais grave nesse contexto, é que as alternativas, ditas plausíveis, estão direcionadas a canais fechados de tv's. É corrigueiro termos dois canais de esportes nas quartas-feiras e domingos, transmitindo o mesmo evento esportivo, e isso é muito danoso para o público, pois há um despedício muito grande de informação. Isso mesmo, informação! Por que temos a convicção de que o esporte também é tratado como informação e há muito tempo deixou de ser apenas entreterimento.
A nossa sugestão nasce da necessidade de democratização das transmissões esportivas no Brasil. Ou seja, as emissoras de tv's teriam a concessão de transmissão de todas as atividades esportivas de forma igual, com o compromisso de proporcionar ao telespectador uma programação que tornasse acessível as mais diversas modalidades esportivas.

Em um grosso exemplo, podemos fazer essa simples reflexão: uma determinada rodada do Campeonato Brasileiro de 2012, na qual teriamos grandes jogos de interesse de grandes públicos, as empresas que detivessem a concessão dos direitos de transmissão teriam o compromisso de transmitirem jogos que não fossem repassados por outras emissoras. Essa poderia ser uma alternativa para que o torcedor fosse mais respeitado.

Entretanto, as medidas iriam muito além, pois as emissoras teriam um número pré-determinado de jogos de diferentes times programados para toda a temporada, o que iria permitir que um time tivesse seus jogos transmitidos por todas as emissoras de forma igual, proporcionando assim, mesmo que de forma tímida o processo de democratização nas transmissões esportivas no Brasil.

É uma questão que remete a várias discussões, por isso pretendemos buscar junto aos nossos leitores a fomentação desse novo processo de acesso à informação esportiva, vista através desse prisma democrático, evitando assim, que tenhamos o desprazer de observar dois canais de tv's aberta com a mesma programação. Em miúdos, teriamos a oportunidade de observar a evolução de outras praças esportivas, que não fossem as já batidas Rio-São Paulo.

Nielsen Furtado é jornalista e comentarista oficial de Esportes de ANB Online 

Sedagro realiza em Grajaú Seminário do Programa Geração Futura para jovens agricultores indígenas

O QUÊ: V Seminário Geração Futura da Agricultura Familiar em Grajaú para jovens agricultores indígenas das etnias Guajajara, Krikati e Gavião
QUANDO: 02, 03 e 04 de fevereiro às 15h
ONDE: Hotel Gramado – BR 135 - Grajaú - MA
CONTATO: Coordenação de Ação Social: Carmen Luce (98) 91277013; Jamilda Ribeiro (98) 91345819

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:

O V Seminário do Programa Geração Futura da Agricultura Familiar, promovido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (Sedagro) tem o objetivo de apresentar aos jovens agricultores indígenas da Região Guajajara e alunos da Escola Família Agrícola (EFA/Grajaú) o Programa Geração Futura da Agricultura Familiar, bem como conhecer a realidade em que estão inseridos, buscando delinear ações de capacitação para a elaboração de projetos agrícolas e não-agrícolas, legitimando as demandas dos jovens, para o exercício da sua cidadania.

Participam do seminário jovens agricultores indígenas de seis aldeias, localizadas em cinco municípios, além de alunos da EFA/Grajaú, que vão receber Projetos de Avicultura e Piscicultura, além do Projeto de Artesanato em Fio Cru que já está sendo implantado.
Municípios /Aldeias / Projetos:
Amarante: aldeia Juçaral, da etnia Guajajara – Projeto de Artesanato em Fio Cru; aldeia Rubiácea, da etnia Gavião – Projeto de Avicultura;
Montes Altos: aldeias São José, da etnia Krikati – Projeto de Piscicultura;
Grajaú: Escola Família Agrícola (EFA) - alunos da etnia Guajajara – Projeto de Piscicultura;
Barra do Corda: aldeia Sardinha, da etnia Guajajara – Projeto de Piscicultura;
Jenipapo dos Vieiras: aldeia São Pedro, da etnia Guajajara – Projeto de Piscicultura; aldeia Santa Maria, da etnia Guajajara – Projeto de Piscicultura.

Além da Sedagro, participam do evento as Prefeituras Municipais, a Fundação Nacional do Índio (Funai), Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Maranhão (Fetaema), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Secretaria Extraordinária de Igualdade Racial (Seir), o Instituto Terra e a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp).

Programação:
02.02.2012 – Quinta-feira
15:00h        Abertura Oficial do Evento com o secretário adjunto de Articulação Institucional da Sedagro, Jadson Lago;
15:30h        Apresentação do “Programa Geração Futura da  Agricultura Familiar” – Carmen Luce Aguiar Pereira –Coordenadora de Articulação Social da Sedagro;
16:00h        Palestra "Transição da Agricultura Familiar nas Áreas Indígenas - Sabina Corrêa Barros
18:00h        Encerramento do dia  com a apresentação Cultural do Grupo ZAPUY - Jovens da Aldeia Jussaral.

03.02.2012 – Sexta-feira
08:00h        Apresentação das Etnias (apresentação de vídeo sobre as culturas indígenas/ agricultura familiar);
09:00h        Oficina Temática “Como Somos?”  – Instituto Terra/Sedagro
13:30h        Oficina Temática  “Como queremos ser?”  – Instituto Terra/Sedagro
15:15h        Apresentação do vídeo (Avanços da Agricultura Familiar).
17:00h        Apresentação do grupo de capoeira da aldeia de Amarante

Dia 04/02/2012 - Sábado
8:30h Consolidação das Oficinas – Instituto Terra
9:30h Socialização em Plenária dos Resultados das Oficinas: Resultados da Oficina pelos Jovens.

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB