sábado, 10 de março de 2012

Secretaria de Assistência Social da prefeitura de São José de Ribamar desvia recursos do FMDCA, aponta relatório.

Por Fernando Atallaia

Da Agência Baluarte


O Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de São José de Ribamar- gerido pelo CMDCA, vem sofrendo um grande desfalque em seus investimentos, é o que afirma o relatório do FORUMDCA (UMOVIK), datado do dia 11 de dezembro de 2011 e endereçado ao presidente do Tribunal de Contas do Estado, requerendo processo investigatório, apuração da aplicabilidade de recursos entre os anos de 2007 a 2011 e ainda devolução dos investimentos desviados.

De acordo com o levantamento realizado pelo Fórum, o Fundo não estar sendo utilizado adequadamente como manda a lei municipal 423 de 2001 e o decreto número 37 de 2003, que em conformidade com a resolução 139 do ano de 2011, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente-CONANDA, regem e determinam a forma com a qual os recursos devem ser aplicados.

O relatório chama atenção para despesas realizadas aleatoriamente pela Secretaria de Assistência Social do município-SEMAS e não autorizadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-CMDCA e também responsabiliza a prefeitura pela não fiscalização das irregularidades em órgão de sua competência. As despesas totalizam o valor de R$ 32. 014,36. Segundo a denúncia, somente em 2010, 65 mil reais dos R$ 250.930,30 autorizados pelo gestor municipal, foram gastos com despesas não autorizadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-CMDCA. O relatório confirma os dados.
Ribamar Dourado: secretário de Assistência Social, Trabalho e Renda da prefeitura de São José de Ribamar
A denúncia formulada pelo Fórum é assinada pelas principais associações ligadas a entidade, a exemplo da Associação dos Moradores do Andirobas dos Gouveias; Associação de Pais e Amigos Reviver; União dos Moradores da Vila Kiola Costa-UMOVIK e Comunidade Nossa Senhora Aparecida. Todas prejudicadas pelos desvios.

O relatório em vários momentos questiona também a constitucionalidade das práticas executadas pela Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Renda- SEMAS e move representação contra o titular da pasta, Ribamar Dourado e o prefeito do município, Gil Cutrim, além de exigir que seja apurada a responsabilidade administrativa dos gestores municipais ora denunciados.
Gil Cutrim: prefeito de São José de Ribamar
O descumprimento da Lei Municipal 423 de 2001 por parte da Prefeitura e da  SEMAS ganha legitimidade e respaldo factual nos extratos emitidos pelo Banco do Brasil, que mostram a conta bancária do Fundo sendo movimentada sem a devida autorização dos conselheiros, conforme aponta o relatório encaminhado ao TCE.

A reportagem tentou contatar o titular da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Renda do município, Ribamar Dourado, para obter esclarecimentos sobre as denúncias, mas até o fechamento dessa matéria nenhuma ligação havia sido atendida. Em seguida, a equipe de reportagem de ANB Online tentou contatar o chefe do Executivo Municipal, mas as mensagens anunciavam telefone fora de área ou desligado.



Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB