domingo, 18 de março de 2012



COLUNA DO FERNANDO ATALLAIA


Por Fernando Atallaia


Da Agência Baluarte





Renovação na Câmara Municipal de Ribamar tende a superar expectativas


 As corroborações em torno do desgaste do atual quadro de vereadores de São José de Ribamar tende a superar todas as expectativas já existentes até aqui.  Lançados sobre os novos nomes que concorrerão às vagas do Legislativo em outubro próximo, os holofotes da população ribamarense vem se voltando,  nos últimos meses, para os postulantes vindos de base e estrutura social comunitária como é o caso do ativista social Flávio das Vilas, da região da Vila Cafeteira e localidades circunvizinhas. Uma grande aposta do eleitorado do município para este ano.


Já no âmbito das legendas e partidos políticos, o Partido Trabalhista Cristão-PTC, sob o comando do líder ribamarense Irmão Domingos, vem articulando forte rumo ao preenchimento das vagas acrescentadas e da alternância das já ocupadas com pré-candidaturas de grande aceitação popular, como é o caso da de Riba Salgueiro, artista e líder comunitário de reconhecida competência no município.



Pastor Gessé Pinho poderá ser a grande surpresa na Sede do município

O pastor e radialista Gessé Pinho, um dos pioneiros da comunicação local, poderá ser a grande surpresa das eleições ribamarenses de 2012. Ainda às vésperas de confirmar candidatura ao Legislativo, Gessé como é conhecido, desenvolve um trabalho voltado para a popularização do Rádio em São José de Ribamar há quase uma década.
Pastor Gessé Pinho: trabalho na cidade e cotação alta para vereador
O locutor é âncora do seguimento gospel nas rádios Tropical FM  e Verdes Mares FM, onde apresenta os programas Conexão Máxima e Mistura Gospel, respectivamente, de segunda a sexta e também aos finais de semana. Pinho, já estar sendo cotado como um dos representantes legítimos da comunidade evangélica na Câmara. Perguntado sobre sua candidatura, afirma ‘’ ainda não sei se serei candidato’’. Mas para grande parte da juventude da cidade e para a grande maioria dos evangélicos do município, o pastor seria o nome certo para ocupar uma cadeira na Câmara. Agora é só esperar!

Eudes Sampaio ou Rodrigo Valente? Prefeito Cutrim descarta decisão

Os rumores em torno da escolha do vice-prefeito para a chapa majoritária de Gil Cutrim a ser formada na próxima convenção partidária esfriaram nas últimas semanas. Fugindo pela tangente, o chefe do Executivo Ribamarense, em declarações à imprensa, afirmou não ser sua prioridade, no momento atual, a análise que norteia a questão. Mas o fato é que muitos interesses estão envolvidos. Cutrim só terá mais 4 anos à frente da prefeitura do município se  eleito e,  o vice premiado hoje, será indiscutivelmente o próximo prefeito da cidade, estabelecendo assim  a permanência do Grupo em São José de Ribamar.
Eudes Sampaio e vendedora de coco ribamarense: com a popularidade em baixa, secretário da Receita é um dos nomes ventilados para vice de Cutrim
De um lado, Eudes Sampaio tem as bênçãos do Chefe da Casa Civil Luís Fernando Silva (ex-prefeito da Cidade do Santo) e do outro, Rodrigo Valente aparece ao lado de Gil Cutrim como sendo co-partícipe (do seu contemporâneo)do mesmo momento histórico e político no município. Mesmo sendo ‘pertencentes’ ao mesmo grupo político, Eudes Sampaio acenaria para Silva na continuidade do modelo administrativo de Luís Fernando ao passo que Gil Cutrim com Rodrigo Valente teria a oportunidade de imprimir sua própria dicção administrativa e ainda emplacar sua geração de forma definitiva no comando do Governo Municipal, se o secretário de administração da prefeitura fosse o escolhido para vice. A decisão não caberá ao grupo. Caberá ao prefeito. Ao ribamarense só resta  aguardar!

Agência de Notícias Baluarte é referencia para jornalismo político do Estado

A Agência de Notícias Baluarte e o blog oficial do escritório ANB Online são referencias para os demais veículos de comunicação (TV, Rádio, Web, Revistas) do Estado do Maranhão. Quando o assunto é a Cidade Balneária, as matérias e reportagens de ANB Online são reproduzidas e comentadas em nível estadual em diferentes municípios maranhenses como Bacabal, Lago Verde, Paço do Lumiar, Imperatriz, Pedreiras, Caxias e principalmente na capital, São Luís. A política ribamarense é o foco dos observadores, em sua maioria jornalistas, radialistas e blogueiros, que fazem a cobertura do cenário político maranhense utilizando-se de ANB Online como base e referência jornalística do município. Hoje com especial atenção para a terceira maior cidade do estado, a imprensa lança luz sobre os acontecimentos políticos, sociais e culturais da cidade e São José de Ribamar já ganhou um lugar merecido no noticiário maranhense, graças ao árduo e competente trabalho   realizado pela Agência. Prestes a completar um ano de existência, ANB Online pretende reunir em breve  leitores, colaboradores, colegas e amigos para uma grande programação cultural a ser realizada em homenagem à agência de notícias genuinamente ribamarense. É festa chegando!

Movimento Cultural em Ribamar será uma constante ainda este ano

O Editor de ANB Online e também poeta, cantor e compositor Fernando Atallaia, recebeu a visita, na tarde de ontem, dos artistas e músicos ribamarenses Ronald, Júnior Fá, Rodrigo Santos, Léia Carneiro e Dorival Jr., que pediram oficialmente o apoio do artista no sentido de reunir a nova geração de músicos, artesãos e poetas da cidade. Fá, que é autor de uma leva de poemas inéditos sugeriu uma articulação conjunta em torno dos trabalhos artísticos da nova geração de poetas ribamarenses e se disse honrado e emocionado por conhecer pessoalmente o repórter e articulista da Agência Baluarte. O encontro amistoso foi regado a muitos votos de força e ânimo, admiração mútua e versos recitados. Por hoje é só. Uma ótima semana e que Deus nos abençoe a todos!







Leia na íntegra o poema ‘As Orquídeas’ da obra inédita Ode Triste para Amores Inacabados do poeta e jornalista ribamarense Fernando Atallaia



    

As Orquídeas





Para Sandra Bullock, Lenine, Ana Cristina César e Silvia Plath





Assim como as flores perfumam o verão

                                           

As Orquídeas tumultuam o jardim dos calendários

         

           Qual vinho qual pão desenhadas num diário



Em cores de outono e famintas primaveras  



                       



As rosas que exalam vestígios se margaridas aparecem

São pútridas rosas



               

E as Orquídeas?

Nos cantos se escondem da aparição e podem ser mais belas



            

      

Assim como os cravos se revelam tensos infelizes

A felicidade dos capins estar em pisar e ser pisados

                                 E pouco se fala das Orquídeas que

Se arrastam







Assim como os espinhos e as mãos combinam

                             Além dos pares além do chão  





As Orquídeas pronunciam a beleza ao ser somente Orquídeas

E as rosas?

Sim. As rosas as invejarão

Sandra Bullock: atriz tem a intensidade e a leveza das Orquídeas

                

                 Talvez o inverno se anuncie nos gramados dos amores impossíveis


E a brisa sobre os campos cale a ventania dos amores combalidos

E as Orquídeas vivam mais



                   
                        Como as rosas que acompanhadas amam desde o princípio

                       

E se casam com os vasos sempre vazios e são cuidadas





                 

As Orquídeas podem lapidar o medo de galhos insípidos

                E florescer sozinhas

                       

            Mas a realeza cabe a quem o fruto germina

               

                           

                                      E as Orquídeas podem ser mais eternas que a terra que as

                         Explica

                                          





Assim como a água e os sais no óleo se afastam e minguam





Qual a natureza dos opostos quando se aproximam?

Lenine:compositor brasileiro coleciona e cultiva Orquídeas nos jardins de sua casa; talento do músico mostra orquidário de engenhosidade nas canções


                     
                       As rosas sempre lindas serão somente rosas que só brilham

           

Mas as Orquídeas no cio podem produzir o mel que os beija-flores imploram

                                               

                                                  



Assim

              

Se as rosas choram a nevoada que as Orquídeas adoram

               

E se entregam de corpo e alma sem estarem possuídas de espinhos

                      

As Orquídeas se lançam aos campos de suas raízes



E se erguem no tempo



Irmãs do vento beijando as tempestades

                     

 

 Sussurrando dos galhos às raízes   

 Os amores que nascem do silêncio





Sussurrando dos galhos às raízes

Os amores que trazem do silêncio









2003

    


Prefeito contrata quase mil servidores sem concurso público


O prefeito de Primeira Cruz, Sérgio Allbuquerque Bogéa, contratou 920 servidores com dispensa do processo de concurso publico para vários cargos. Ele fez a Câmara Municipal de sua cidade aprovar a lei 046 de janeiro de 2012 que dispõe sobre a contratação de pessoal por tempo determinado.

Bogéa alega a necessidade excepcional de interesse público para efetuar a contratação em caráter emergencial. O prazo é de 12 meses, exatamente no ano eleitoral.
Sérgio Albuquerque, prefeito de Primeira Cruz: ele contrata a granel e faz o que quer na cidade

Como os contratados são escolhidos a dedo, demonstra claro que foram chamadas pessoas de seu gtupo de amizades, podendo atuar ainda na condição de cabo eleitoral. Veja abaixo a relação de cargos e o número de contratados publicados no Diário Oficial do Estado, edição do dia 12 deste mês:

FUNÇÃO QUANTIDADE CARGA HORÁRIA

Professor 393 40

Vigia 63 40

Diretor 21 40

Pedagogo 09 40

Coordenador 18 40

Supervisor Pedagogo 6 40

Agente Epidemiológico 22 40

Motorista 10 40

Medico 12 40

Enfermeira 12 40

Fisioterapeuta 02 40

Psicólogo 03 40

Serviços Gerais 87 40

Assessor 10 40

Oficeneiro 04 40

Agente Administrativo 43 40

                           
Agente Administrativo 43 40


Auxiliar Operacional 60 40


Agente de Segurança 20 40


Agente Bibliotecário 10 40


Auxiliar de Enfermagem 20 40


Atendente hospitalar 09 40


Auxiliar de Farmácia 05 40


Técnico em Enfermagem 37 40


Digitador 10 40


Lavadeira 06 40


Eletricista 04 40


Sub Secretário 18 40


Contador 01 40


Auxiliar de Contabilidade 02 40




Assistente Social 03 40


Total 920



Gabinete do Prefeito Municipal de Primeira Cruz (MA), 31 de

janeiro de 2012. SÉRGIO RICARDO DE ALBUQUERQUE

BOGÉA – Prefeito Municipal.

Governadora e vice-governador adoram pepino, abacaxi e banana

Do blog do Luis Cardoso

Os gastos das residencias oficiais do Governo do Estado do Maranhão com pepino, banana e abacaxi chamam a atenção de qualquer consumidor pobre mortal.

É muita fruta para descascar.

Só com banana prata natural graúda o custo é de R$ 1.512,00. São 420 quilos, sendo R$ 5,60 por quilo. Com banana maça os palácios torrarão R$ 781,20, sendo 140 quilos, cada um ao preço de R$ 5,58.

Com pepino natural, o gasto é de R$ 475,00 para um total de 150 quilos e com pepino japonês natural R$ 1.180,50, sendo também 150 quilos.

Já com abacaxi natural de Turiaçu o gasto é elevado. São 800 quilos, sendo R$ 5,58 cada, totalizando R$ 4.480,00.
Os dados foram colhidos do pregão presencial de número 071/2011 da Comissão Central de Licitação Permanente do Estado do Maranhão.

As residenciais bancadas pelos contribuintes maranhenses são: o Palácio dos Leões, a casa da Vice-governadoria e a Residência de Veraneio do Governo do Estado.

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB