terça-feira, 20 de março de 2012


A Word Music do Maranhão rumo ao cenário nacional

Com um som de altíssima qualidade, Beto Ehongue e Canelas Preta se destaca no cenário musical maranhense de forma original e peculiar; premiada por diversas vezes, a banda já se apresentou além-São Luís por diferentes cidades e estados brasileiros

Da Produção

A música de Beto Ehongue & Canelas Preta é multicultural ampla, misturando reggae, funk, ska, samba e elementos da cultura popular do Maranhão eles encontraram sons e muito mais.

Nesse mais recente trabalho de Beto Ehongue junto com o grupo Canelas Preta, formado pelos músicos João Simas (guitarra), Neto Vieira (violão e guitarra), Baé Ribeiro (percussão), Kelson Ribeiras (bateria), Raflea (baixo) e teclados/samplers) ele consolida a inventividade do compositor para retratar não somente a crítica social, mas também o romantismo que alimenta a criação dos poetas e suas musas.

Com arranjos que mesclam samplers, beats e percussão, a base do violão acústico, cordas e teclas elétricas dar novo formato à sonoridade da música de Beto Ehongue & Canelas Preta com referências, as mais variadas possíveis. E nas apresentações ao vivo as músicas de autoria própria dão a tônica do repertório com incursões incidentais de outros artistas como Mano Chao, Lucas Santtana, Caetano Veloso, dentre outros.  O som movimenta o gosto da dança sem perder de vista os assuntos que interessam a nossa sociedade local e mundial.

Beto Ehongue: artista plural, ele é um dos grandes nomes da música brasileira produzida no Maranhão na contemporaneidade

Beto Ehongue possui uma respeitável trajetória na cena cultural de São Luis. Com a banda NEGOKAAPOR gravou CD e viajou o país na divulgação do mesmo, tocando em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Teresina, dentre outras, este mesmo CD foi vencedor nas categorias melhor CD Pop, Melhor Música e Melhor Projeto Gráfico no Prêmio Universidade FM 2006. Com o poeta Celso Borges realizado o Projeto A PALAVRA VOANDA já apresentado em alguns estados do Nordeste como Paraíba, Ceará e também o Maranhão, a artista também marcou presença.

SAMPLER B é o mais novo projeto do músico, compositor e produtor cultural Beto Ehongue que sempre tem a música do Brasil e a cultura popular nordestina como eixo, com influências do reggae, ragga, e dos sons eletrônicos produzidos na Europa e no Brasil como DJ Dolores, Groove Armada, Asian Dub Foudantion e demais sonoridades cosmopolitas.

O coco nordestino, o berimbau elétrico, os tambores do maranhão passeia sem protocolos num ritmo único onde os limites estéticos servem pra provocar e dar “panos pra manga” pro motim sonoro que se propõe o projeto, a música é eletrônica, mas o choque entre os organismos reais é que dar sabor e torna o improviso uma informação musical que enriquece ainda mais apresentações. Com a formação em constante ebulição e dependente do momento/lugar/época o SAMPLER B costuma se apresentar com baixo, guitarra, bateria e os brinquedos eletrônicos de Beto Ehongue que através dos loops, samples e beats sintetiza os caminhos.

Seja atuando na composição de trilhas para filmes, como “REVERSO” de Francisco Colombo, “ENCOSTO” de Junior Balby e “BICHO DE PÉ” também de Junior Balby (esse vencedor de melhor trilha sonora de vídeo no GUARNICÊ DE CINEMA/2008),  atualmente o compositor trabalha também na composição de trilhas sonoras para 24 documentários sobre a vida e obra dos imortais da Academia Maranhense de Letras a convite da MAVAM e da própria Academia. Dentre outros projetos, na direção/produção musical de outros artistas ou produzindo eventos de médio porte. Beto Ehongue & Canelas Preta firmam sua pulsação criativa e colocam lenha na fogueira da inquietação. Assim caminha o artista.

 As músicas do artista e banda estão disponíveis nos seguintes endereços:


Com informações de Fernando Atallaia











Chá para desinchar

Os chás que evitam a retenção de líquidos são essencias para ajudar no emagrecimento. A receita a seguir inclui ingredientes como a cavalinha, cabelo de milho e cana do brejo, confira!

Por Paula Facirole

Beber chá diariamente é um grande passo para o emagrecimento e para ter um dia a dia mais saudável. Os chás que evitam a retenção de líquidos são essencias para ajudar no emagrecimento e na perda da temida "barriguinha". Com o auxílio de uma nutricionista montamos um delicioso chá para desinchar! A bebida inclui ingredientes como a cavalinha, cabelo de milho e cana do brejo.

O chá para desinchar inclui ingredientes como a cavalinha, cabelo de milho e cana do brejo.

O chá para desinchar inclui ingredientes como a cavalinha, cabelo de milho e cana do brejo

Segundo a nutricionista Cíntia Ferreira os pacientes que ingerem esse tipo de chá diariamente relatam que sentem aumento considerável da diurese. "Eles se sentem mais leves durante o dia pois percebem as extremidades como (pés e mãos) menos inchados, as roupas servem melhores, a região das coxas e da barriguinha fica mais enxuta e com aspecto da pele mais lisa, com menos ondulações, consequentemente emagrecem", disse.

O chá é indicado para pessoas que possuem retenção de líquidos, má circulação ou sentem que o corpo incha durante o dia. Para ficar ainda mais saboroso, pode-se incluir na receita 3 paus de canela. "O ideal é tomar aos poucos durante o dia, como por exemplo, uma garrafinha de 500 ml durante a manhã e outra a tarde", disse Cíntia

Chico Anysio permanece internado em estado grave


Por Famosidades

O humorista Chico Anysio, de 80 anos, sofreu uma piora na função renal e mantém também um problema respiratório necessitando da ajuda de aparelhos em período integral, segundo boletim médico divulgado nesta terça-feira (20).

O humorista está internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Samaritano, em Botafogo, na zona sul do Rio, desde 22 de novembro de 2011.

FAMOSIDADES

Chico Anysio: mestre do humor brasileiro, ele anda às idas e voltas com a saúde

Ainda de acordo com boletim médico, ele continua fazendo diariamente sessões de fisioterapia respiratória e motora, bem como o uso de antibióticos para controlar uma infecção pulmonar diagnosticada em fevereiro. Por enquanto, não há previsão de alta.
Prefeito de Maracaçumé sofre atentado


Prefeito foi surpreendido quando tentava entrar na sua fazenda. Cinco tiros foram disparados contra o veículo.

Zeca Soares

G1

O prefeito de Maracacumé, José Francisco Costa de Oliveira, foi vítima nesta segunda-feira (19) de uma tentativa de homicídio. Segundo a polícia, por volta de 19h30, o prefeito foi surpreendido por um homem armado quando chegava a fazenda Jatobá, localizada no município que fica a 458 Km de São Luís.

Os bandidos colocaram pedras na estrada para dificultar a passagem do veículo. Em seu depoimento à polícia, o prefeito contou que estava entrando na sua propriedade quando tudo aconteceu.



Prefeito José Francisco, de Maracaçumé: um Quase lhe salvou a vida pública e a integridade física

“Ao tentar passar por cima das pedras que haviam sido colocadas, o veículo do prefeito estancou. Ao perceber a aproximação de um homem armado, ele disse que conseguiu ligar o carro e deixar o local. O veículo dirigido pelo prefeito foi atingido com 5 disparos, disse ao G1 o delegado Francisco de Paula.O prefeito José Francisco Costa de Oliveira estava acompanhado de um funcionário que informou à polícia ter visto um outro homem próximo ao local onde a tentativa de homicídio aconteceu e uma moto.



Do blog do John Cutrim

Começa a ganhar força a tese de que devem ser lançados dois nomes do campo de oposição, entre os pré-candidatos a prefeito de São Luís do campo democrático e popular, para enfrentar o prefeito João Castelo (PSDB) nas eleições de outubro deste ano.



Foto: Felipe Klamt






Informação foi defendida, em conversa reservada com o titular do blog, por um dos pré-candidatos que estiveram no jantar de comemoração do aniversário do deputado Rubens Júnior, ocorrido na última sexta-feira no restaurante Cabana do Sol (Litorânea). Estiverem presentes o ex-prefeito Tadeu Palácio (PP), a deputada Eliziane Gama (PPS), o deputado estadual Bira do Pindaré (PT), o ex-deputado federal Roberto Rocha (PSB), e Edivaldo Holanda (representando o deputado federal Edivaldo Holanda Jr.).

Segundo relatou ao blog um dos pré-candidatos a prefeito, que pediu sigilo na divulgação do seu nome, não existe, na atual circunstância, mais a possibilidade de construção de uma candidatura única para disputar as eleições municipais, devido ao fato do ex-prefeito Tadeu Palácio não abrir mão de forma alguma de disputar o pleito.
Prefeito João Castelo: dormindo no ponto, se ele não acordar a tempo, já era

“O Tadeu não vai abrir nem pro trem. Ele já foi prefeito e tem uma fatia do eleitorado da capital como também, por outro lado, uma rejeição muito alta. Num embate com o Castelo será feito um modelo comparativo de gestão, e não de geração. O Castelo teve avanços em algumas áreas em relação ao Tadeu e vice-versa. Neste caso, por estar no poder e com as obras que vem realizando, o Castelo, na dianteira, por enquanto, das pesquisas teria o horário eleitoral para mostrar muita coisa e poderia vencer até no primeiro turno”, sustentou.

De acordo com o pré-candidato, a melhor alternativa seria lançar Tadeu e mais um nome da oposição, fazendo uma divisão dos partidos entre os dois candidatos a fim de que pudessem ter tempo de televisão no horário eleitoral levando, assim, a eleição para o segundo turno onde todos do campo democrático e popular se uniriam para enfrentar o prefeito João Castelo.

“Precisamos de um nome que represente o novo, novas práticas, uma pessoa jovem que seja uma alternativa ao que está aí e agregue a outra parte do eleitorado anti-Castelo, algo que o Tadeu não representa e muito conseguiria fazer. Então, é pouco provável caminharmos apenas com uma opção de candidatura, dada a resistência do Tadeu”, concluiu. Pelo visto, a cena que se repetiu em 2010, com dois nomes da oposição, poderá se repetir também na eleição de 2012.
MPF/MA denuncia atual e ex-prefeito de Santa Luzia
por atos de improbidade administrativa


Do blog do Kenard

O Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA) propôs ação criminal e de improbidade administrativa contra o ex-prefeito de Santa Luzia (MA), Ilzemar Oliveira Dutra, e mais uma ação de improbidade contra o atual prefeito, Márcio Leandro Antezana Rodrigues. Segundo o procurador da República, Israel Gonçalves Santos Silva, autor das ações, juntos, eles teriam se omitido em prestar contas de quase 70 mil reais em verbas públicas.

O atual prefeito, Márcio Leandro, deveria ter prestado contas de um montante de R$ 27 mil, repassado ao município pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que deveria ser aplicado pelo Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE). Ele não se manifestou até o prazo final para prestação de contas, em 28 de fevereiro de 2010 e, por isso, deve responder pelo convênio firmado pelo prefeito antecessor.

Já o ex-prefeito, Ilzemar Dutra, teve até o dia 31 de março de 2010 para prestar contas de cerca de R$ 40 mil em verbas públicas, recurso também repassado pelo FNDE. O dinheiro deveria ser aplicado no Programa Brasil Alfabetizado (BRALF/PBA), mas, até o momento, não existem comprovações de que o investimento tenha sido realizado. Diante da situação, o MPF pediu à Justiça que o ex-prefeito responda pelo crime de omissão de prestação de contas e por improbidade administrativa.

Para o procurador da República, Israel Gonçalves Santos Silva, não restam dúvidas de que Ilzemar Oliveira Dutra deixou de prestar contas da verba repassada pelo FNDE. Para ele, o fato do gestor público se omitir em prestar contas configura ilícito grave, uma vez que é obrigação do mesmo fazê-lo. “Trata-se de uma falta de respeito e de compromisso de qualquer gestor que lida com verba pública se omitir em prestar contas a sociedade”, finalizou.

 

Bruce Springsteen desbanca Adele da lista da Bilboard


Do Famosidades

SÃO PAULO – Depois de ficar 23 semanas não consecutivas no topo da Billboard 200, Adele foi desbancada! Bruce Springsteen foi o responsável por superar a diva britânica com seu mais novo álbum, “Wrecking Ball”, que chegou às lojas no último dia 5 de março.

Este é o décimo sétimo trabalho do roqueiro e já vendeu cerca de 196 mil cópias nos Estados Unidos, de acordo com o site da lista.

FAMOSIDADES

Bruce Springsteen: de volta às paradas, o roqueiro não perdeu a vitalidade nem tampouco a inspiração 

Adele estava comandando as paradas desde fevereiro do ano passado, com o lançamento de “21”. Agora, além de tomar o lugar da moça, Springsteen ainda alcançou a primeira posição na Espanha, Inglaterra e Alemanha.

Seu álbum tem participação de Tom Morello, guitarrista do Rage Against the Machine, e de Matt Chamberlain, ex-baterista do Pearl Jam.



Com informações de ANB Online.

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB