domingo, 8 de abril de 2012




Um breve caminhar sobre o futebol maranhense





Por Nielsen Furtado





Carinhar a pena sobre o papel em branco da saudade e da dor, faz com que eu relembre momentos que outrora foram mágicos e moviam milhares de pessoas em um só objetivo: torcer pelo time do coração no Maranhão. Refaço meus passos nesse artigo, remexendo nos alfarrábios da minha memória, onde permito-me até parafrasear Casemiro de Abreu, e deleito-me com esses belos versos: Oh! que saudades que tenho / Da aurora da minha vida, / Da minha infância querida /Que os anos não trazem mais! /Que amor, que sonhos, que flores, / Naquelas tardes fagueiras / (...).


O futebol maranhense já teve seus tempos áureos. Os torcedores já foram mais apaixonados e exibiam com orgulho as cores do seu time de coração. Por aqui já desfilaram mágicos dos dribles que faziam parecer fácil jogar futebol. Os campos ludivicenses e Maranhão afora, já testemunharam verdadeiras obras de arte que se perderam com o tempo poético que ficou na lembrança nostálgica de quem teve o prazer de contemplar a mais pura literatura futebolística ao vivo.

Alberto Ferreira: processos e escândalos à frente da Federação Maranhense de Futebol

       É penoso saber que esses momentos foram vividos no século passado. Ainda no final do Século XX, o futebol maranhense tentou ressurgir das cinzas, mas esbarrou na incompetência e ambição de seus gestores. É factual que o maranhense sabe jogar futebol, e quiçá, é apaixonado pelo esporte. Então onde está a problemática do nosso mais querido esporte? A celeuma encontra-se emperrada nas desastrosas gestões que capitanearam o Maranhão a esse estado acéfalo que atualmente se encontra.


Voltemos a tempos vindouros. Na década de 1990, o futebol maranhense esboçou uma “ressurreição” e os dois maiores clubes do estado foram protagonistas do futebol brasileiro. O Moto Club, em 1996, alcançou a 6ª colocação no Campeonato Brasileiro da 2ª Divisão. Foi uma campanha empolgante, onde o Castelão foi palco de partidas memoráveis e o público se deleitava com embates épicos que fizeram daquele ano um marco no futebol maranhense. Assim descreve esse mero cidadão que vos escreve. José Raimundo Rodrigues, esse era o causador do renascimento da Fênix, ele foi o responsável por montar uma bela equipe e apresentar Kléber Pereira para o público local e nacional, e fez do Moto Clube um dos grandes times daquele ano.

Aqui neste ensaio, queremos nos ater apenas às melhores campanhas dos nossos dois maiores times. Nesse contexto, o Sampaio Corrêa teve o seu grande momento em 1997, quando foi Campeão Brasileiro da 3ª Divisão. Outro mágico time. Outros bons épicos momentos que ficaram marcados na lembrança dos maranhenses. O Sampaio Corrêa foi gigante e levou uma legião de “bolivianos” e “não bolivianos” ao Castelão. Aliás, o Castelão era o grande “Coliseu” de todos esses “duelos”. O Maranhão cobriu-se de orgulho com a grande conquista daqueles grandes jogadores que conquistaram o Brasil.


Realidade: retalhos noticiosos mostram o futebol maranhense perdendo para a corrupção político-desportiva do Estado 

      Esses momentos se perderam no tempo. Mas, não deixaram órfã a memória daqueles que puderam acompanhar esses últimos suspiros de felicidade do futebol maranhense. Para finar esse ensaio e para mostrar o quanto é nostálgico esse tempo. Em 1998, o Sampaio Corrêa participou da Copa Conmenbol, um torneio internacional que tinha em sua estirpe os melhores clubes da América Latina. Momento grandioso para o Sampaio Corrêa, não foi conquistar o terceiro lugar desse torneio, mas sim protagonizar junto ao Santos, o jogo recorde de público do futebol maranhense, mais de 90 mil pessoas deleitaram-se com uma grande vitória da “Bolívia Querida”, no Castelão.


Esse momento é para ficar registrado na história maranhense. No dia anterior o Brasil enfrentou a Iugoslávia, no mesmo Castelão, e o público foi muito menor, cerca de 70mil pessoas. Podemos bradar aos quatro cantos que o Sampaio Corrêa colocou mais gente em um estádio de futebol que a própria Seleção Brasileira.


O que aconteceu posteriormente ao futebol maranhense só os gestores que estiveram à frente da nossa maior paixão podem explicar. Ou tentar ludibriar com afirmações tão verdadeiras que só irão encontrar embasamento nas prosas eloquentes das mais fictícias obras literárias, que o homem furta-se em escrever.


Nielsen Furtado é jornalista e comentarista oficial de Futebol de ANB Online.

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB