quinta-feira, 19 de abril de 2012




AS VELHAS PRÁTICAS POLÍTICAS ATRASANDO O PAÍS



Por Carlos Augusto Furtado Moreira



Ao se aproximarem as eleições municipais, as movimentações nos bastidores diariamente divulgadas pela imprensa e pelas redes sociais, cristaliniza o reinício de uma prática deplorável e condenável na política desse país: o leilão de cargos.


As alianças costuradas em busca de um maior espaço na mídia (tempo de propaganda política eleitoral que possuem os partidos políticos), os cargos e as verbas (fundo partidário), são negociadas pelos candidatos e/ou seus emissários a peso de ouro, levando sempre em consideração um possível resultado vitorioso nas urnas.



Destarte, eis porque a grande maioria da população brasileira, não consegue entender do por que ao assumir o comando da gestão municipal, estadual e federal, os seus titulares não conseguem desenvolver suas ações, projetos e programas independentes ou contemplados por sua equipe de governo, sem interferências; em verdade, ficam atrelados aos apoios construídos em épocas pré-eleitorais.



Recentemente a presidente Dilma Roussef não conseguiu emplacar a recondução de Bernardo Figueiredo como diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, embora diversos fatores tenham contribuído para a “derrota governamental no Senado Federal”, segundo os repórteres políticos nos bastidores o que pesou foi à insatisfação no que tange a liberação de emendas parlamentares, a demora das nomeações de apadrinhados para cargos públicos e a perspectiva de uso da máquina federal para beneficiar o Partido dos Trabalhadores – PT, nas eleições municipais que se avizinham.



Neste mister, o principal ator deste complexo teatro – o eleitor – não possui o atendimento de suas necessidades nas diversas áreas sociais, pois isto passa pelos interesses dos partidos e de seus integrantes, vez que “a barganha, a negociação, a concessão e a composição, fazem parte da natureza política”, segundo o jornalista Otávio Cabral.



Assim a formação de alianças pragmáticas e sem afinidades ideológicas que sempre fez parte da política brasileira, o que para o cientista político Rubens Figueiredo “origina todos os escândalos de corrupção do país”, encontra guarida nas argumentações de seu par, Octaviano Nogueira, também cientista político da Universidade de Brasília que disse “a maior parte dos partidos políticos brasileiros não possuem ideologia e nem projetos para o país, seus principais objetivos são os benefícios que o poder pode lhe oferecer pela base de apoio aos governos”.



Essas mazelas recebem diariamente posicionamentos e posturas que poderiam neutralizá-las – a reforma política do país, mas a grande maioria dos políticos brasileiros evidentemente a vê como ameaça aos seus interesses, destarte, não há o menor esforço em reduzir o número de partidos políticos, aumentar a fiscalização sobre os políticos eleitos, diminuir o apadrinhamento, fim das coligações ou mesmo aproveitamento da base de apoio no Poder Legislativo por parte do Poder Executivo, pois se assim quisessem já teriam discutido e votado essa importante reforma que a sociedade há muito clama.



Pesquisando alguns dados observei que na atualidade o Brasil possui 23 partidos políticos com representação no Congresso Nacional e destes 18 fazem parte da base de apoio do governo Dilma Roussef, sendo que este (governo) possui 23.000 cargos de livre nomeação; comparando esses números aos de nações desenvolvidas, a disparidade nem merece comentário.



Mas como sempre argumento, sempre há uma luz no fim do túnel, com a troca de lideranças no governo federal, no legislativo, o Senador Eduardo Braga, novo líder, orientado pela presidente Dilma Roussef além de restabelecer a interlocução do palácio do planalto com os partidos da base de sustentação do governo, recebe a incumbência de colocar em prática as boas práticas políticas, tentando assim um novo conceito de governabilidade baseado em projetos, eficiência da gestão e meritocracia, o que nos faz acreditar os cuidados que os velhos caciques dos partidos acostumados ao toma lá, dá cá, da política brasileira devem ter a partir de agora.



Oxalá que essa nova postura realmente seja colocada em prática e os resultados possam servir de parâmetros para mudanças, pois são políticos afinados com essa linha de pensamento que a sociedade brasileira espera difundir-se.



Finalizando e ainda raciocinando sobre o comentário do Vice-Governador do Estado do Maranhão, Washington Luiz Oliveira, na rede social facebook Estou cada dia mais convencido da urgência de uma ampla reforma política neste país. No meu entender é necessário o financiamento publico de campanha e lista fechada para cargos proporcionais. Ou fazemos isso ou colocamos em risco a construção do amplo processo de democratização que sonhamos”.



Assim passei a entender um pouco mais desta necessidade nacional.




Carlos Augusto Furtado Moreira é tenente-coronel da PM do Maranhão e articulista.Colaborador de ANB Online, escreve sempre as sextas-feiras neste espaço.

Crianças bebiam água de gado em fazenda de Camilo Figueiredo


Da Agência Repórter Brasil


Crianças e adultos bebiam a mesma água que o gado na Fazenda Bonfim, zona rural de Codó (MA), onde foram resgatadas sete pessoas de condições análogas às de escravos após denúncia de trabalhadores que não quiseram se identificar. A libertação aconteceu no início de março e foi realizada por ação conjunta de Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Maranhão (SRTE/MA), Ministério Público do Trabalho e Polícia Federal.


Criança na fazenda dos Figueiredo:deputado nega e põe a culpa no pai, o ex-prefeito Biné Figueiredo

A propriedade em que foram flagradas condições degradantes pertence à Líder Agropecuária Ltda., empresa da família Figueiredo, que tem como sócios o deputado estadual Camilo Figueiredo (PSD/MA), além de Rogério Carneiro Figueiredo, Rodrigo De Lellis Salem Figueiredo e Camilo De Lellis Carneiro Figueiredo Filho.

À Repórter Brasil, o deputado Camilo (foto) afirmou desconhecer as denúncias e disse que a fazenda é administrada por seu pai, Benedito Francisco da Silveira Figueiredo, o Biné Figueiredo, ex-prefeito de Codó. Biné, por sua vez, nega que seja administrador e alega que não há trabalhadores na propriedade, “apenas moradores”.


Deputado Camilo Figueiredo: ele trata a todos com igualdade;dos bois às crianças

A empresa Líder Agropecuária consta na declaração de bens do deputado estadual Camilo Figueiredo. Por telefone, ele se disse surpreso ao ser informado pela reportagem sobre a libertação na Fazenda Bonfim. “Isso de trabalho escravo é novidade para mim. Até agora não tomei conhecimento desta situação, vou entrar em contato agora para saber o que houve”, disse. Ele confirmou que seu pai, Biné Figueiredo, é o responsável por administrar a propriedade.

Biné, que foi prefeito do município de Codó em duas ocasiões, de 1993 a 1996 e de 2005 a 2008, negou, por telefone, qualquer responsabilidade. Ele alega que não é administrador da propriedade, e, questionado, disse não saber nem a quem a terra pertence. “Eu não acompanhei a fiscalização e não sei se a situação foi solucionada, mas acredito que sim”, afirmou.

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB