terça-feira, 5 de junho de 2012


Coluna do Fernando Atallaia



Por Fernando Atallaia

Editor de ANB Online




Vereador Henrique Queen desiste de reeleição

O vereador Henrique Queen (PDT) desistiu de concorrer a reeleição. A informação foi dada pelo pedetista em telefonema ao editor de ANB Online na tarde de ontem(4). Queen declarou que deixará a vida parlamentar para dedicar-se a carreira empresarial, decisão tomada em comum acordo com seus familiares e coordenadores políticos.'' Estou comunicando oficialmente ao povo de São José de Ribamar que não serei candidato e prestando satisfação à minha cidade que me elegeu para cumprir este mandato; continuarei meu trabalho social dando mais atenção ao ramo empresarial, de onde venho e tenho história’’, disse.


Vereador Henrique Queen( camisa azul, sentado): candidatura à reeleição interrompida por decisão pessoal

Henrique Queen foi um dos vereadores mais bem votados da enquete ‘’Qual o vereador mais atuante de São José de Ribamar’’ proposta pela Agência de Notícias Baluarte ano passado.Com a saída do pedetista do páreo eleitoral, a representatividade do grupo Gil Cutrim em bairros como Pindaí, Quinta, Vila Sarney Filho, Rio de São João e Ubatuba tende a fragmentar-se.






Na Matinha, cresce expectativa em torno de Célia da Mata
Nos bairros Mata e Matinha a expectativa em torno da pré-candidata Célia da Mata vem crescendo nas últimas semanas. Célia polariza com o vereador Lázaro do Partido Verde, que é candidato à reeleição. Atualmente, leitores e comentaristas da Agência de Notícias Baluarte solicitam entrevista com a pré-candidata e fomentam o debate em torno de Célia e Lázaro por bairros e  ruas do município.
Riba Salgueiro do PTC teme não entrar candidato pelo partido cristão
O artista ribamarense e presidente da associação de moradores do bairro Tijupá Queimado Riba Salgueiro teme não entrar candidato para concorrer a uma das vagas à Câmara Municipal. O receio do pré-candidato diz respeito às alianças que podem ser fechadas pelo diretório municipal, do qual Irmão Domingos é presidente e também um dos concorrentes a um assento no Legislativo da cidade.

Pré-candidatura de Marco Aurélio avança na cidade balneária
A pré-candidatura do presidente do PPS ribamarense Marco Aurélio avança em São José de Ribamar. Nomes de peso do cenário social da cidade, a exemplo dos pastores Élcio Moraes( Vila Kiola) e Cláudio Froz ( Vila Sarney Filho) já aderiram as propostas do pré-candidato e declararam apoio oficial ao socialista.
Marco Aurélio, que além de político partidário, é empresário e ativista social de reconhecida competência, vem conseguindo apoios importantes para projetos sociais de sua autoria.
Bairros como Parque Jair e Sede já sentem a presença do pré-candidato em toda sua extensão. ‘’O projeto social pensado por nós para São José de Ribamar não se limita ao contexto eleitoral, ao contrário pretendemos dar ressonância a propostas sérias e de grande dimensão para o desenvolvimento da cidade e estamos felizes por perceber que grande parte da população ribamarense por onde passamos tem nos recebido com carinho e aderido às nossas ideias ’’, conta Marco Aurélio.
Coordenação de campanha de Gil Cutrim é alvo de reclamações
A coordenação de campanha do candidato à reeleição Gil Cutrim tem deixado muito a desejar. Descontentamento e reclamações circundam o território político do prefeito. As reclamações dizem respeito às ações dos coordenadores, que minadas  de posicionamentos duvidosos, tem decepcionado lideranças e presidentes de partidos da base aliada de Cutrim.
Morosidade, inexatidão e desdém são algumas das características que rechaçam a pré-campanha do peemedebista rumo às eleições desse pleito.

Prefeito Gil Cutrim:projeto de reeleição ameaçado por falhas da coordenação de campanha  


Lideranças ligadas a Gil Cutrim apontam falhas na coordenação de campanha relacionadas principalmente na precoce confiança na vitória do prefeito já dada como certa em outubro.
Há quatro meses das eleições, os coordenadores do peemedebista abusam da subestimação no trato com as legendas do bloco da reeleição e parecem se eximir dos acordos e responsabilidades intrapartidários. Ressalva necessária: sobra de tranquilidade onde deveria haver sólida articulação política pode vir a causar desconforto nas urnas!
Gil Cutrim acredita em articulação junto a vereadores; Colaço reúne com lideranças comunitárias. Júlio Filho reestrutura grupo
As conhecidas reuniões com as bases eleitorais já acontecem desde 2011 na cidade balneária. Na tomada por preferencia, o prefeito Gil Cutrim vem creditando sua articulação a grande maioria dos vereadores da cidade enquanto que Arnaldo Colaço do PSB investe nas bases com promoção de seminários e encontros temáticos. Já Júlio Filho tenta reestruturar o grupo do ex-prefeito Júlio Matos, que nos últimos anos andou meio desgarrado.
A busca por alianças gira em torno do apoio de novas lideranças da cidade, uma vez que as adesões partidárias já estão definidas e os blocos de partidos devidamente desenhados. Nessa última conjuntura Colaço interage com associações, agremiações e sindicatos. Gil Cutrim trabalha a manutenção dos enlaces políticos e Júlio Filho caminha tentando resgatar o apoio concebido a seu pai(Júlio Matos)nas últimas eleições.
Colaço cobra apoio declarado de Flávio Dino
O pré-candidato a prefeito pelo PSB Arnaldo Colaço espera ver em seu palanque o comunista Flávio Dino. O apoio honraria o acordo traçado na última eleição travada por Dino, onde o socialista foi um dos coordenadores de campanha do presidente da Embratur em São José de Ribamar.

Arnaldo Colaço: esperando por Flávio Dino
Em dois tempos: Flávio Dino caminha atualmente ao lado do PC do B de Júlio Filho na cidade e já se fez presente em algumas reuniões do grupo Julinista. Colaço, por sua vez, não abre mão do apoio declarado de Dino, o que segundo ele, honraria as premissas colocadas ao comunista quando de sua campanha lançada na cidade balneária, onde Dino teve grande visibilidade mesmo amargando derrota.

População ribamarense exige mais preparo intelectual de vereadores e pré-candidatos a vereador

Os moradores e habitantes da terceira maior cidade do estado do Maranhão estão inconformados. Boicotados nas últimas eleições pelos candidatos que elegeram e que formam hoje o quadro de vereadores do município, os moradores pedem mais preparo intelectual e menos comprometimento do Legislativo na relação com o Executivo da cidade. Dona Neide, moradora da Vila Operária, protesta. ‘’A gente elege eles pra trabalhar por nós, mas eles somem e só aparece na época da eleição pra pedir os voto, é uma vergonha’’, diz a dona de casa. Já para o mestre de obras Aílton da região da Sede no centro da cidade, a situação é ainda mais deplorável. ‘’ O povo precisa é de vereador inteligente e preparado que sabe fazer projeto e não desses que só sabe fazer o que o prefeito diz’’, observa.


Polêmica em torno do vice de Gil Cutrim ainda perdura
Mesmo diante do anúncio do ex-secretário Eudes Sampaio para compor com Gil Cutrim na chapa da reeleição, a polêmica em torno do vice ainda perdura no meio político e na grande maioria das comunidades de São José de Ribamar. Tudo por conta de uma ala do grupo Cutrim que não aceitou a indicação de Eudes, para quem o político melhor se contextualizaria integrando o corpo técnico-administrativo da gestão peemedebista.


Malheiros é o anti-herói de Eudes Sampaio.Ou seria o contrário?
Malheiros, apontado como também opção para compor com Cutrim para as eleições desse ano, segue dentro da conjuntura política do município sendo um dos líderes de maior visibilidade em bairros e comunidades ribamarenses.
A capilaridade eleitoral de Malheiros se fez sentir em eleições emblemáticas ocorridas nos últimos anos em São José de Ribamar: vitória(com folga)nas urnas da vereadora Elisabeth Malheiros e o êxito do hoje deputado estadual J. Pinto, a quem o ex-presidente da câmara municipal da cidade balneária conferiu mais de 3 mil votos somente no município à época.
Eudes Sampaio, diferentemente de Malheiros,  segue com sua indicação a vice na palidez e tendo o nome citado somente em articulações internas do grupo situacionista. A bem da verdade, num momento em que o projeto de reeleição do prefeito peemedebista caminha ainda para consolidar-se junto a bairros e comunidades do município, uma maior popularidade do companheiro de chapa não seria nada irrelevante.








Comissões aprovam plano de carreiras e cargos dos servidores do Estado



Da Agência Assembleia



As comissões de Constituição e Justiça, Orçamento e Finanças e Administração Pública da Assembleia Legislativa aprovaram nesta terça-feira (5) o projeto de lei 087/2012, encaminhado pela governadora Roseana Sarney (PMDB), dispondo sobre o Plano Geral de Carreiras e Cargos dos Servidores da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do poder Executivo Estadual (PGCE).
Depois de aprovado nas comissões técnicas, o projeto do Executivo estadual seguiu para publicação no Diário Oficial da Assembleia Legislativa. A expectativa é que o projeto seja colocado votado na sessão ordinária de amanhã (quarta-feira, 6). Na sessão de hoje (5), a proposição foi colocada em pauta por iniciativa da Mesa Diretora da Casa.

Na mensagem do PGCE, a governadora Roseana Sarney garantiu que a o plano beneficiará cerca de 88 mil servidores públicos estaduais e que algumas categorias terão aumento de até 330%. “O plano não permitirá perda salarial em qualquer hipótese, não pagará salário menor do que o mínimo vigente no país, dará aumento que vai consumir, em três anos, mais de R$ 600 milhões” disse Roseana.



EMENDAS REJEITADAS


O parecer, cujo relator foi o presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, deputado Manoel Ribeiro (PTB), rejeitou, por inconstitucionalidade, cinco emendas de autoria dos deputados Raimundo Cutrim, (PSD) e Zé Carlos (PT), dispondo sobre vantagens nos vencimentos da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil, e de outros servidores públicos estaduais.


O parecer conjunto das comissões técnicas da Assembleia deixou claro que “são de iniciativa privada do governador do Estado as leis que dispõe sobre a fixação e elaboração dos efetivos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militares, e a criação de cargos, funções ou empregos públicos na administração direta e autárquica ou aumento de sua remuneração”.

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB