segunda-feira, 18 de junho de 2012

 

 

Ministério Público investigará gestores envolvidos com agiotas

 

 

Promotores do Gaeco analisarão denúncias de improbidade administrativa.
Medida faz parte de investigações do assassinato de Décio Sá.






Do G1 MA




Os crimes de agiotagem, extorsão, entre outros, que teriam sido cometidos pela quadrilha suspeita de participar da morte do jornalista Décio Sá, serão investigados pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público Estadual (MPE). Os promotores de justiça suspeitam que muitos políticos no Estado seriam ligados aos presos, tendo cometido atos de improbidade administrativa.




As investigações foram confirmadas através de nota oficial divulgada nesta segunda-feira (18) pelo MPE. Desde 24 de abril, três promotores foram designados para acompanhar as investigações que levaram às prisões dos autores e mandantes do assassinato.




Procuradora Regina Rocha: Ministério Público no encalço de prefeitos corruptos 



No entanto, as investigações levaram a outros crimes, como o secretário de Segurança Pública,
Aluísio Mendes, afirmou durante a entrevista coletiva onde os suspeitos foram apresentados. “É importante salientar que essa investigação está apenas começando. O ponto inicial está esclarecido com a confissão do Jonathan. Em função dela foi descoberta uma verdadeira organização criminosa que é um verdadeiro câncer para a sociedade maranhense, atuando no desvio principalmente de recursos públicos, agiotagens e extorsões. Alguns destes crimes não são de nossa alçada e com certeza encaminharemos estas informações para a Polícia Federal”, disse Mendes, que informou ainda que em poder do ‘consórcio’ foram encontrados talonários, notas de empenhos de prefeituras, entre outros documentos.



Após a prisão dos supostos envolvidos no crime, o Ministério Público passou a investigar as ligações da quadrilha com gestores de todo o Estado.




A procuradora-geral, Regina Rocha, informou ao G1 que designou dois promotores para o acompanhamento do caso. "Quanto à morte do Décio, já sabemos como ocorreu. Agora, eles estão investigando as circunstâncias e o que está por trás disso tudo. Por enquanto não posso adiantar nada, mas o Ministério Público, através do Gaeco, que é o orgão especializado para isso, continua nas investigações. O Ministério Público sempre vai estar presente nestas situações", finalizou.

 

 

Os fantasmas de Dutra

 

O petista Domingos Dutra, um dos principais deputados da Comissão de Direitos Humanos, é acusado de cobrar parte do salário de funcionários que contratou, mas que liberou do trabalho



Claudio Dantas Sequeira

Da ISTOÉ



chamada.jpg

                                                                           
                                                                                     CAMARADA
                                                     

                                                    
                             Segundo a ex-chefe-de-gabinete de Dutra, o petista usava
                                            assessores parlamentares para atividades particulares




O deputado federal Domingos Dutra, do PT do Maranhão, é uma dessas vozes que costumam se erguer para apontar erros de outros políticos. Mas agora Dutra está do outro lado. Membro da Comissão de Direitos Humanos, o parlamentar é acusado de contratar funcionários fantasmas, fornecer assessores para o escritório de advocacia de sua mulher, Núbia Dutra Feitosa, de cobrar a devolução de parte dos salários desses funcionários e até doações de campanha. O caso foi primeiro denunciado à Polícia Civil maranhense pela auxiliar de escritório Regiane Abreu dos Anjos. Em boletim de ocorrência, datado de 25 de abril do ano passado, a mulher relata que trabalhou para Núbia por três meses e, após ser demitida, tomou conhecimento de que era funcionária da Câmara dos Deputados. Dutra a manteve na folha de pagamento até aquele mês.



O caso de Regiane Abreu se soma a vários outros, segundo relato de Márcia Rabelo, ex-chefe-de-gabinete de Dutra. Em entrevista à ISTOÉ, ela confirmou que a mulher do deputado usa assessores parlamentares para atividades particulares. “Eu servi de capacho dela muitas vezes e tinha funcionária do gabinete que passava três dias redigindo petição para ela”, diz Márcia, que também revela que foi obrigada por Núbia a devolver parte do salário. “Depositei na conta de uma menina que trabalhava com ela. Tenho o recibo.” Ao analisar cópias de folhas de frequência dos funcionários de Dutra, de outubro de 2009 a julho de 2011, a ex-chefe-de-gabinete identifica 16 funcionários que ela julga serem fantasmas. “Nunca ouvi falar dessas pessoas, nem em Brasília nem em São Luís.”



img.jpg

ESQUEMA

A denúncia foi registrada em Boletim de Ocorrência


Entre os nomes está o de Rondinele Francisco Santos da Silva, morador da pequena cidade de São José de Ribamar, a 32 quilômetros da capital maranhense. Questionado por ISTOÉ, Rondinele desconhece o emprego no gabinete do petista. “Não trabalhei com ele, não”, afirma. “Quem trabalhou foi outra pessoa, mas não sei o nome.” Outra fantasma de Dutra seria Simone Carvalho, que, segundo a ex-chefe-de-gabinete do petista, só vai à Câmara para bater ponto. No gabinete, uma secretária confirmou à ISTOÉ, em ligação gravada, que Simone deixou o cargo em janeiro. Minutos depois, quando a reportagem se identificou, a versão mudou. Em sua defesa, Dutra alega que está sendo vítima de “denúncias orquestradas” pelo senador José Sarney (PMDB/AP). “Em 30 anos de atividade profissional, jamais me envolvi em maracutaias.” Será?




Coluna do Fernando Atallaia



Por Fernando Atallaia
Editor de ANB Online
atallaia.baluarte@hotmail.com


Desistência de Henrique Queen repercute em toda São José de Ribamar


A desistência do vereador Henrique Queen (PDT) à reeleição, anunciada com exclusividade nesta coluna, repercutiu aos quatro ventos do município de São José de Ribamar. O blog da Agência de Notícias Baluarte recebeu inúmeras ligações  telefônicas de pessoas interessadas na informação, muitas das quais pedindo confirmação da desistência do parlamentar pedetista.


Com a saída de Queen, mais uma vaga se acrescenta às novas (seis) já devidamente adequadas à Câmara Municipal para o exercício de 2013.


Duas alas de interessados se dividem em torno da desistência do vereador do Pindaí. De um lado, postulantes ao Legislativo Municipal comemoram. Do outro, lideranças comunitárias ligadas ao parlamentar cobram sua permanência no cargo e o projeto de renovação do mandato. Ainda cabe a Queen decidir se vai ou fica.




Moradores do Tijupá Queimado agonizam na falta de Infraestrutura


 
Os moradores das ruas Nossa Senhora das Graças, Rua Nova I e II e Rua Principal no Tijupá Queimado já não sabem o que fazer. Nas últimas semanas foram abruptamente surpreendidos com enxurradas de destroços, lixo e água de esgotos provenientes de bairros vizinhos a invadir suas residências de forma atroz.
A situação das casas nessas ruas é lastimável. Sem drenagem, calçamento e serviços de pavimentação asfáltica, os ribamarenses que ali habitam sobrevivem à mercê do descaso e das águas torrenciais de latrinas vindas de bairros como Maiobão e Vila Sarney Filho.



Rua Principal do Tijupá Queimado: uma imagem 'encantadora'

 
Os mais de 2 mil moradores do Tijupá Queimado estão desassistidos pelo Poder Público Municipal há décadas. O asfalto colocado em três ruas do bairro- como paliativo-, já se esvai e vem se rompendo gradativamente rumo à deterioração total.
Crateras estão presentes em toda dimensão e estrutura física da localidade. A promessa do ex-prefeito Luís Fernando Silva em pavimentar o bairro em três fases nunca foi cumprida e os moradores vivem com a autoestima em baixa. É hora de mostrar trabalho prefeito Gil Cutrim. O Tijupá pede socorro!


Parque Jair receberá agência dos correios em breve


O Parque Jair, um dos bairros mais populosos de São José de Ribamar, vem sofrendo as agruras da ausência e má distribuição de correspondências e encomendas desde sua fundação, há mais de uma década. Para sanar a deficiência, o empresário Marco Aurélio, num esforço conjunto com a direção da empresa de telégrafos e a prefeitura municipal, acertam detalhes para a implantação de uma agência que discipline a distribuição de cartas naquela comunidade.



José Lima Brandão, diretor geral dos Correios e Marco Aurélio: esforço conjunto para criação de agência e centro de distribuição dos correios de São José de Ribamar
Num primeiro momento, Marco Aurélio alerta para a criação de uma agência local dos Correios que operacionalize os serviços de entrega, dinamizando e ordenando as ações em torno dos logradouros do bairro. Já a partir dos desdobramentos dessa primeira fase (agência em funcionamento) o empresário propõe um alcance maior da agência ampliando o projeto com a criação de um centro de distribuição (CD) de correspondências e encomendas na Região das Vilas, mas precisamente na Vila Sarney Filho.


Rodrigo Valente, secretário de administração, ao lado de Gil Cutrim: prefeitura municipal conceberá organograma para implantação de agência dos correios no Parque Jair


Na próxima sexta-feira (22) Marco Aurélio tem reunião agendada com o secretário de administração da prefeitura municipal, Rodrigo Valente. A reunião visa definir metas e organograma do projeto, assim bem, como o cronograma de atividades para o início do processo de implementação da agência no Parque Jair. Participa também do encontro o diretor dos Correios no Maranhão, José de Lima Brandão.

A previsão é que em poucos meses a agência já esteja em pleno funcionamento servindo aos moradores daquele bairro. Com esta iniciativa fundamental, ganha a população de São José de Ribamar que até o presente momento ainda não dispõe de tais serviços de utilidade pública.

 


Clássicos do Reggae vão agitar a orla marítima da cidade balnearia em julho




Os dj´s e pesquisadores musicais Thiago Dourado e Júnior Geleia prometem levar à cidade balnearia o melhor dos clássicos do Reggae a partir do mês de julho. Intitulado de Projeto Conexão, a comissão organizadora comunicou à coluna que o objetivo do evento é realizar um grande revival do ritmo jamaicano e ainda promover um passeio pela música eletrônica das décadas de 80, 90 e ano 2000, com especial atenção para as baladas que marcaram época.



 
Clássicos do Reggae vão agitar a orla marítima da cidade balnearia em julho II


O dj Thiago Dourado informou ainda que a meta do projeto é acessibilizar à população ribamarense a musicalidade que atravessa gerações e faz a ‘cabeça’ da juventude e dos demais públicos da cidade, inclusive a ‘velha guarda’. O projeto estreia dia 06 de julho às 19H no bar do Sérgio, localizado na olha marítima (praia de banho) de São José de Ribamar. Os ingressos serão vendidos a preços populares e no local. Para mais informações, a equipe de produção do evento disponibiliza o seguinte telefone: (98) 8844-8669. Essa você não pode perder!











ANB Online registra maior número de comentários enviados em um único mês


Maio foi um mês bem-aventurado para o blog da Agência de Notícias Baluarte. À redação do portal chegaram mais de 400 comentários enviados das mais diferentes localidades e bairros de São José de Ribamar, incluindo acessos de São Luís e de diversas cidades maranhenses, onde o blog tem seguidores e leitores assíduos.
Os comentários, muitos já postados, versam sobre a realidade politica do município com destaque para as eleições deste ano. Sob moderação ainda permanecem cerca de 300 opiniões (comentários) de leitores e seguidores do portal.
O blog também registrou elevado número de denúncias e sugestões de pautas na área da Infraestrutura e articulação de campanha do atual prefeito Gil Cutrim, onde o público leitor aponta algumas falhas.


Fernando Júnior é pré-candidato a vereador pelo PC do B de Malheirinhos
O empresário e administrador de empresas, com especialização em administração pública, Fernando Júnior é pré-candidato a vereador pelo PC do B de São José de Ribamar. Os rumores que alimentavam as articulações políticas em torno do comunista, como sendo uma das principais opções para compor como vice em uma das chapas dos grupos de oposição, caíram por terra, recentemente.


Fernando Júnior: pré-candidato a vereador em São José de Ribamar, comunista é um ferrenho defensor da renovação do Legislativo Municipal

O empresário informou à coluna que já trabalha o projeto de sua pré-candidatura ao Legislativo Municipal da cidade balnearia. ‘’Sou pré-candidato a vereador pelo PC do B, meu partido e atualmente estamos trabalhando nessa articulação sem, contudo deixar de pensar nas majoritárias com a visão voltada para a unidade e união dos grupos de oposição que hoje existem em São José de Ribamar’’, disse.



Provável união dos grupos de oposição pode se concretizar

 
De acordo com Fernando Júnior (PC do B) quando perguntado acerca das eleições majoritárias, o cenário político para o pleito deste ano poderá assistir à união das oposições rumo a um projeto único. ’’ Estamos articulando nesse sentido, temos de ter consciência de que tanto o grupo de Colaço quanto o de Júlio Filho tem um só adversário político, portanto é coerente que haja essa conversação em torno da união de ambos’’, esclareceu o empresário.
Júnior-que mesmo sendo correligionário de Júlio Filho-, vem apostando na pré-candidatura de Colaço(PSB) a prefeito se mostra e entusiasmado com as duas pré-candidaturas, acenando em prol da unidade dos grupos de forma lacônica. ‘’Espero que cheguemos a um consenso, seria prudente e legítimo’’, afirmou.



Coordenação de campanha de Gil Cutrim segue com Eudes Sampaio

 
O ex-secretário da receita e patrimônio da prefeitura de São José de Ribamar, Eudes Sampaio, referendado nas últimas semanas como vice de Gil Cutrim na chapa que concorre em outubro, é um dos principais coordenadores de campanha do Governo Municipal para estas eleições.



Eudes Sampaio: expêriencia do coordenador do Governo tem a missão de aparar arestas
Sampaio, de larga experiência, coordenou as campanhas de Luís Fernando Silva e Roseana Sarney em São José de Ribamar. O ex-secretário ainda conta com o apoio preciso de nomes como Malheiros (reconhecido detentor de altos coeficientes eleitorais no município) e Ribamar Dourado, ex-presidente da Câmara Municipal e figura exponencial das articulações politicas na cidade.

 

Candidatos ao cargo de vereador podem contatar ANB Online para entrevistas

O blog oficial da Agência de Notícias Baluarte, ANB Online, após a homologação das candidaturas proporcionais promoverá uma série de entrevistas com os candidatos ao cargo de vereador. Serão realizadas de duas a três entrevistas por semana dentro da serie ‘3 Perguntas’ do site.
O objetivo das sabatinas é mostrar ao eleitor ribamarense e habitante da cidade as propostas dos candidatos ao Legislativo Municipal. Os postulantes já podem agendar suas respectivas entrevistas através da Central de Atendimento do blog, onde constam os contatos da equipe de jornalismo e reportagem da agência. Não percam tempo. Por hoje é só. Tenham um ótimo início de semana e que Deus nos abençoe a todos!





Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB