quarta-feira, 27 de junho de 2012

 


’Tira meu nome dai que eu não quero conversa contigo seu 'moleque' ’’


Vereador Zé Lima do Partido Republicano Brasileiro-PRB de São José de Ribamar, em resposta ao editor de ANB  Online, quando perguntado se iria concorrer à reeleição. Na tarde de ontem(26) por telefone.   

 










Como é de conhecimento da população de São José de Ribamar e da Imprensa do Maranhão, a saber blogueiros, jornalistas, redatores, radialistas e produtores dos meios de comunicação existentes no Estado, estamos atuando desde 2005 na cidade de São José de Ribamar de forma sistêmica na propagação e difusão de informações pertinentes e necessárias aos cidadãos da cidade balnearia, dos diferentes municípios maranhenses e de estados brasileiros além-fronteiras.



Ontem, 26, como é de praxe(leia-se contatar membros do Poder Público do município diária e semanalmente e/ou quando necessário com a finalidade de produzir  matérias e reportagens) mantivemos contato com alguns vereadores para obter e checar informações a respeito das eleições deste ano, dentro de um procedimento rotineiro realizado por nossa equipe desde quando publicamos a primeira edição da ‘Coluna do Fernando Atallaia’ ainda em 2011 no jornal impresso A Tarde. A pauta: renovação dos mandatos no Legislativo Municipal de São José de Ribamar. Tentamos ligação telefônica com o presidente do Legislativo do município, Senhor Beto das Vilas,  mas não fomos atendidos. Conseguimos contato com os vereadores Lázaro e Negão, que gentilmente se dispuseram a fornecer informações sobre a pauta proposta. Mas no prosseguimento de nossas ligações telefônicas aos edis, algo inusitado ocorreu: fomos surpreendidos- num arroubo inesperado de violência-, pelo vereador Zé Lima do Partido Republicano Brasileiro-PRB de São José de Ribamar, que perguntado se iria concorrer à reeleição, assim respondeu: '' Tira o meu nome dai que eu não quero conversa contigo seu 'moleque' ''.




A frase proferida pelo vereador em tom de ameaça causou espanto e repulsa à equipe de ANB Online que procurou buscar as razões para o acinte. Primeiramente, nos remetemos às postagens já publicadas no site e à enquete ‘Qual o pior vereador de São José de Ribamar’ onde o caríssimo vereador Zé Lima da base aliada do Governo Municipal teve votação expressiva. Seriam as postagens e a enquete as razões de tamanha truculência do vereador? Um esclarecimento se faz necessário: todos os artigos, reportagens, matérias, notas e enquetes postadas neste portal, são em sua grande maioria,  sugestões dos leitores ribamarenses, que através de telefonemas, e-mails e comentários enviados sugerem tais pautas. Portanto, o habitante e morador de São José de Ribamar é quem se mostra decepcionado e insatisfeito com alguns setores da política local.

Sabemos todos que posturas como estas investem contra a democracia, tentando enfraquece-la, e ainda incitam a violência contra os profissionais de Imprensa em todo o mundo. Posturas que deveriam ser combatidas por um membro do Legislativo e não patrocinadas gratuitamente por este. Em todo caso, esperamos que esta infame amostragem de retrocesso social e ditadura acentuada não reflita o pensamento dos demais poderes constituídos em nosso município.

Desta forma, também esperamos que o Governo Municipal na pessoa do senhor prefeito Gil Cutrim não comungue de tal postura de seu vereador aliado e que o PRB, um partido que prega os ideais republicanos refute tal procedimento, assim bem, como a Câmara Municipal e seu presidente, senhor Beto das Vilas, não admita ato indigno e vergonhoso aquela Casa. De outra forma, assim não sendo, a população de São José de Ribamar e a Imprensa deste Estado ficarão perplexas diante da conivência de tais instituições e poderes constituídos com ato de natureza execrável e repudiante.

Que o Partido Republicano Brasileiro-PRB e seus diretórios municipal e estadual tenham o cuidado de analisar quais quadros estão compondo suas fileiras em nossa cidade. De outra forma, estaremos caminhando na direção das velhas e maléficas praticas do autoritarismo, da intolerância e de atitudes e gestos inconcebíveis como este do vereador em questão, gerados na dialética do  extremismo e suas cruéis consequências.

Atos como este devem ser banidos por completo do seio de uma sociedade que queremos civilizada e mais precisamente de nossa querida São José de Ribamar, uma cidade ordeira e afeita a boa convivência. Lutemos para que conduta como esta protagonizada pelo vereador republicano não mude esta paisagem. Do contrário estaremos trilhando a passos largos rumo a uma anti-república a se instalar em nosso município.

Fomos orientados por nossos leitores e por alguns vereadores da Câmara Municipal a prestar queixa por danos morais, mais refletimos em profundo: nenhum dano moral nos causaria mais repúdio que um dano contra a Civilidade e a Democracia, bandeiras que levantamos e alimentamos neste blog. Sendo portando desnecessário levar o acontecido para fórum pessoal, particular, uma vez que a gravidade da questão encerra em si mesma alta teor de abuso e sentido de retaliação contra as práticas democráticas como um todo, onde a Imprensa se insere e está contextualizada de forma soberana.

Somos cônscios de nosso ofício e a população ribamarense- a quem orgulhosamente e de fato prestamos serviços-, sabe que quando um membro do Legislativo se nega a prestar informação agindo de forma indiferente e alheia a visibilidade de suas ações não atinge o veículo de comunicação que o procura, mas sim o povo que o elegeu. A Imprensa é único mediador entre Poder Público e População. É a voz  responsável pela manutenção e fortalecimento das sociedades democráticas em Estado de Direito. Não foi este editor que recebeu a ofensa- a qual nem sentiu-, a população ribamarense sim, esta foi ofertada com a ofensa da obscuridade e o sigilo de seu representante no tocante ao seu interesse, o interesse público. Mas o sigilo que beneficia alguns detentores de cargos públicos não interessa aos moradores de São José de Ribamar, temos esta certeza. A clareza sim, esta interessa. Particularizar um cargo que foi dado pelo povo, não prestando contas a ele, através da mediação midiática não deixará de representar um ultraje aos ribamarenses, que por sinal são sérios, trabalhadores, honestos e jamais 'moleques'.


Sabemos que posturas como estas partem do bojo existencial de indivíduos afetados, invejosos e incompetentes, ao que prontamente respondemos solicitando aqui a prevenção e o acompanhamento deste ato pelas autoridades de fato competentes(Polícias Civil, Militar, Federal e Ministério Público) justamente por não saber ao certo do que indivíduos de natureza duvidosa são capazes de fazer em sinistro com profissionais da Imprensa. Recentemente tivemos um colega de profissão vitimado por posturas antidemocráticas e truculentas, o companheiro Décio Sá. Devemos extinguir e banir tal ato de intolerância sob pena de que se não o fizermos estaremos sendo cúmplices de bárbaries que iniciam-se a partir do desrespeito.

Curioso é saber que o caríssimo vereador é da base aliada de um governo que prega a democracia e a liberdade de expressão no município. Será que este Governo concordaria e  compactuaria  com tal ato de cerceamento, ultraje e violência a profissionais da comunicação que trabalham em São José de Ribamar?

E a Câmara Municipal, onde o vereador tem assento, apoiaria e embasaria este ato reprovável? A legenda republicana, PRB, a qual o vereador integra, abonaria essa conduta  desonhosa com a Imprensa da cidade?

A equipe de ANB Online na pessoa do seu editor repudia o ato do vereador Zé Lima(PRB) em São José de Ribamar e deixa aqui exposto que continuará a lutar por dias melhores no município, atentando para os valores substanciais da Democracia, da Liberdade de Expressão e, sobretudo para as reivindicações do povo ribamarense em suas reais perspectivas, diferentemente do vereador republicano.








Fernando Atallaia
Editor responsável –ANB Online. Ex-colunista e repórter dos jornais impressos A Tarde, Portal do Maranhão, Tribuna do Nordeste, A Tribuna, JP Turismo(Jornal Pequeno) Extra, Tribuna Luminense  e Revista Caminhos do Maranhão. Articulista e colaborador de diversos jornais, sites e blogs na região da Grande São Luís e Estado do Maranhão.







Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB