quarta-feira, 11 de julho de 2012


Campanha na cidade já movimenta eleitorado ribamarense


A candidatuta do peemedebista Gil Cutrim ao lado da de Júlio filho do PC  do B tendem a polarizar; Arnaldo Colaço vislumbra condição de marco decisório



Por Fernando Atallaia

Da Agência Baluarte




As candidaturas de Gil Cutrim(PMDB) Júlio Filho(PC do B) e Arnaldo Colaço(PSB) tendem a caminhar juntas e acirradamente com a visível vantagem do peemedebista em relação a seus adversários políticos. O fato é que Cutrim é detentor do apoio da grande maioria dos partidos políticos existentes na cidade ao passo que Colaço e Filho têm minoria nesse particular.


Gil Cutrim, do PMDB: tranquilidade e 'campanha limpa'



Já avançando, o comunista Júlio Filho obteve o apoio declarado de Flávio Dino no município, o que pode vir a fortalecer sua campanha nos próximos meses. Colaço vem de trabalho de base em comunidades ribamarenses onde também já detém apoio de lideranças afeitas ao seu discurso esquerdista. Desta forma, as campanhas dos três postulantes ao Executivo devem ganhar mais capilaridade já nas próximas semanas dentro do se propõem.

Júlio Filho: Flávio Dino vestirá a 'camisa' do comunista em São José de Ribamar



Propagandas eleitorais de Gil Cutrim começaram a circular nas redes sociais da Internet nesta semana. Veiculadas por simpatizantes à sua reeleição, os banners representam o fortalecimento da imagem do prefeito além-município, um marketing estratégico que pode favorecê-lo ( prefeito) de fora para dentro da cidade. Gil Cutrim mostra tranquilidade para enfrentar o pleito de outubro e aposta numa campanha limpa, afirmam fontes ligadas a ele.  


À espera de um milagre: Colaço do PSB quer polarizar com Gil Cutrim



Júlio Filho, por sua vez, articula de forma descentralizada rumo aos rincões de São José de Ribamar e vem ganhando gradativamente a adesão de alas da juventude local e de famílias ribamarenses ligadas umbilicalmente ao seu pai, o ex-prefeito Júlio Matos. Já Arnaldo Colaço aposta numa maior visibilidade do seu programa de governo nos bairros e povoados da cidade. O socialista acredita que terá condições de polarizar com o atual prefeito na reta final da campanha, mas por enquanto quem ainda lança as cartas e dita as regras no jogo político destas eleições são o peemedebista Gil Cutrim  e o comunista Júlio Filho do PC do B.






Para vencer o prêmio da vergonha, a Vale superou as empresas Tepco, Barclays, Syngenta e Freeport, empresa que atua na Papua e é acusada de torturar e matar os que levantam suas vozes contra seus abusos.
Do blog Ecos das Lutas


A transnacional brasileira Vale conquistou o primeiro lugar no ‘Nobel’ da vergonha corporativa no Public Eye Awards, que elege por voto popular a pior empresa do mundo em questões ambientais, sociais e trabalhistas. O prêmio foi criado pelo Greenpeace Suíça e Declaração de Berna e o vencedor é sempre revelado durante o Fórum Econômico Mundial, aberto nesta semana em Davos, na Suíça.
vale pior empresa
A Vale foi entregue à iniciativa privada pelo governo FHC, num processo muito pouco explicado até hoje






A Vale disputou o primeiro lugar com a japonesa Tepco, envolvida no desastre nuclear de Fukushima, mas superou a usina com um total de 25.041 votos. Para as entidades que indicaram a Vale ao prêmio – a Articulação Internacional dos Atingidos pela Vale, representada no Brasil pela Rede Justiça nos Trilhos, e as ONGs Amazon Watch e Xingu Vivo para Sempre -, o fato de a Vale ser uma multinacional presente em 38 países e com impactos espalhados pelo mundo, ampliou o número de votantes.



Para os organizadora do Public Eye, um fator determinante para a entrada da Vale na disputa entre as piores foi a adesão em 2010 no Consórcio Norte Energia, que constrói a usina de Belo Monte, no Rio Xingu.




''Para as milhares de pessoas, no Brasil e no mundo, que sofrem com os desmandos desta multinacional, que foram desalojadas, perderam casas e terras, que tiveram amigos e parentes mortos nos trilhos da ferrovia Carajás, que sofreram perseguição política, que foram ameaçadas por capangas e pistoleiros, que ficaram doentes, tiveram filhos e filhas explorados, foram demitidas, sofrem com péssimas condições de trabalho e remuneração e tantos outros impactos, conceder à Vale o título de pior corporação do mundo é muito mais que vencer um prêmio. É a chance de expor aos olhos do planeta seus sofrimentos e trazer centenas de novos atores e forças para a luta pelos seus direitos e contra os desmandos cometidos pela empresa”, afirmaram representantes das entidades que encabeçaram a campanha contra a mineradora.
As demais vencedoras foram a Tepco (24.245 votos), Samsung (19.014 votos), Barclays (11.107), Syngenta (6.052) e Freeport (3.308), empresa que atua na Papua e é acusada de torturar e matar os que levantam suas vozes contra seus abusos.
Demóstenes Torres tem seu mandato cassado no Senado






Do Jornal do Brasil





O senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) teve seu mandato cassado em votação secreta no plenário do Senado, nesta quarta-feira, por 56 votos a favor, 19 contra e cinco abstenções. Demóstenes é acusado de quebra de decoro parlamentar por suposto envolvimento com contraventor Carlinhos Cachoeira, a quem teria favorecido usando sua influência como parlamentar.




Ex-senador Demóstenes Torres: porque vocês cassaram meu mandato, porque ?


Com a perda do mandato, Demóstenes fica inelegível por oito anos contados a partir do fim do mandato para o qual havia sido eleito. Ou seja, só poderá concorrer a um cargo político em 2028, visto que seu mandato se encerraria em fevereiro de 2019 e não há eleições previstas para outubro de 2027, seguindo-se o calendário atual. Ele também perde o foro privilegiado.
Projeto da deputada Valéria  Macedo  é aprovado na Assembleia 
 
 
 
Do blog do Marco Aurélio Gonzaga  
 
 
 
 
O Projeto de Lei 159/2011 de autoria da Deputada Valéria Macedo (PDT) que objetivava na sua redação original fixar piso para as categorias da enfermagem em todo o território maranhense, bem assim como a jornada de trabalho de 30 horas semanais foi aprovado em parte pela assembléia Legislativa do Maranhão.





Com o propósito de facilitar a apreciação das matérias na Casa, foi apresentada pela própria autora uma Emenda substitutiva, nos termos do § 4.º art. 164 do Regimento Interno, separando a matéria do piso da questão da jornada de trabalho em razão desta última já ter condições de apreciação e não implicar de nenhum modo em problemas técnico-jurídicos que possam implicar em mais demora no enfrentamento da questão.





Delegação maranhense da Enfermagem, com Valéria Macedo em mobilização
em Brasilia na luta pelas 30 horas que agora está sendo aprovada no MA



O substitutivo recebeu parecer favorável de todas as comissões e foi aprovado na sessão de hoje por unanimidade dos deputados presente e agora vai para a sanção da Governadora Roseana Sarney.







“A presente proposição não fere a ordem jurídica vigente e está em conformidade com as regras das Constituição do Estado do Maranhão e da Constituição Federal e atende às normas para elaboração de leis, previstas na Lei Complementar n.º 95, de 26 de fevereiro de 1998, especialmente o presente Substitutivo”, disse Valéria Macedo.








A deputada acrescentou que “a jornada de trabalho de 30 horas não é privilégio e não se trata de uma reivindicação de cunho meramente corporativo, diz respeito a uma necessidade – a de prover um padrão desejável de condições para a prática da Enfermagem no estado do Maranhão”.



De fato, a Enfermagem é uma das profissões estruturantes e operantes da atenção à saúde e constitui a maior força da saúde e 30 horas semanais é a jornada de trabalho mais adequada e segura para que os profissionais de Enfermagem possam promover um melhor resultado assistencial, com redução do desgaste físico e emocional.

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB