sexta-feira, 20 de julho de 2012



Candidato a vereador é preso em flagrante pela Polícia Federal em Palmeira dos Índios (AL)




Acássia Deliê




Em uma operação conjunta, as Polícias Militar (PM) e Federal (PF) prenderam, nesta sexta-feira (20), o candidato a vereador pelo município de Palmeira dos Índios, Luiz Costa de Araújo Ferro (PSDB), o “Luiz da Oficina”, de 45 anos. Ele é acusado de corrupção eleitoral por prometer a eleitores casas do programa Minha Casa, Minha Vida em troca de votos.





Ferro foi preso em flagrante em casa, onde policiais cumpriram mandado de busca e apreensão expedido pelo juiz Eleitoral da 10ª Zona Eleitoral, Sandro Augusto dos Santos. No local, segundo as assessorias de comunicação das corporações, foram encontrados cadastros com nomes de eleitores, documentos timbrados da Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios e fichas de cadastros de inscrição do programa habitacional.




Material apreendido pela polícia na casa de Luiz Ferro, em Palmeira dos Índios




Também foram extraídos arquivos de mídia de um computador encontrado na residência, nos quais constam a relação de famílias cadastradas nos conjuntos residenciais Josmário Silva e João XXIII e uma relação de nomes acompanhados da nota “compareceram a reunião”. Foram recolhidos ainda materiais de campanha do candidato e cartões de apresentação de Luiz Costa de Araújo Ferro, como “Secretário Executivo Especial de Gabinete de Governo Municipal de Palmeira dos Índios”.






As investigações são coordenadas pelo delegado Polybio Brandão Rocha e apontam que o candidato se aproveitava da condição de ex-coordenador do Minha Casa, Minha Vida no município para obter vantagens nas eleições deste ano. Ele estaria orientando eleitores a comparecer à sua residência com os respectivos títulos eleitorais para trocar os votos pelas casas.







O candidato e o material apreendido foram encaminhados à sede da PF, no bairro de Jaraguá, em Maceió. Luiz Ferro vai responder por compra de votos, segundo o artigo 299 do Código Eleitoral brasileiro, cuja pena pode chegar a quatro anos de reclusão, mas é passível de fiança.








Perímetros irrigados transformam vida de pequenos produtores






A produção de 2,3 milhões de toneladas de alimentos – sendo 740 mil toneladas oriundas de agricultores familiares -, os 88 mil empregos diretos gerados e os mais de 84 mil hectares cultivados atestam o sucesso dos 25 perímetros irrigados sob a responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), que em 2011 constatou um aumento de 29% no valor bruto da produção agrícola em relação ao ano anterior: R$ 1,28 bilhão. A conta não incluiu os dez perímetros irrigados que integram o Sistema Itaparica, administrado pela Codevasf por meio de convênio com a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf).
            




Uma das explicações para tal êxito de produtividade é a disponibilização de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), por meio de contratação de entidades especializadas. De acordo com o diretor da Área de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação da Codevasf, Solon Braga, esse trabalho é uma prioridade da empresa e deve ser fortalecido. “A Codevasf sempre esteve próxima aos pequenos produtores. Eles sabem trabalhar com a terra, mas nós temos de repassar orientações sobre como melhorar a produtividade, a comercialização e o uso da água e equipamentos de irrigação. Temos buscado reforçar esse trabalho de assistência técnica, com a meta de atender a todos os nossos perímetros”, afirma o diretor.
           



 


 Os técnicos de Ater atuam na capacitação dos pequenos produtores e suas organizações para o planejamento da produção e gerenciamento do lote, indicando técnicas sobre pré e pós-colheita, comercialização, industrialização e transferindo tecnologias que permitam o aumento da produção, produtividade, renda e melhoria da competitividade. Atualmente, 10.261 famílias de pequenos produtores de perímetros irrigados da Codevasf são atendidas por esse serviço; se considerado o Sistema Itaparica, esse número cresce para 14.132.


 




É o caso, por exemplo, dos produtores do perímetro Itiúba, situado em Porto Real do Colégio, no Baixo São Francisco alagoano. Com 227 lotes familiares distribuídos em 894 hectares de área irrigável, o perímetro tem como principais culturas o arroz e a cana-de-açúcar, além da atividade de piscicultura. Segundo Alexsandro dos Santos, técnico da empresa de ATER contratada pela Codevasf para atuar naquela região, neste ano, teve início um trabalho de diagnóstico e, através desse levantamento, a empresa terá uma direção de como atuar para proporcionar melhorias ao pequeno produtor do Itiúba. “Os produtores estão em fase de preparo de solo para o plantio de arroz. Nós vamos fazer a análise desse solo e recomendar a adubação com base nos resultados. Além disso, vamos acompanhar o manejo do arroz irrigado, com controle de ervas daninhas”, completa.
            





Além da função de fazer o acompanhamento da produção propriamente dita, a equipe de ATER também capacita os produtores para uso racional da água e do solo e manejo seguro de agrotóxicos, visando à redução dos impactos ambientais e à preservação da saúde desses trabalhadores e dos consumidores finais.
            




A gerente de Apoio à Produção da Codevasf, Nair Emi Iwakiri, reforça que a oferta desses serviços pela Codevasf faz parte da estratégia de promover e manter a sustentabilidade dos perímetros públicos de irrigação, uma vez que a agricultura irrigada requer um uso mais intensivo de tecnologias e maiores investimentos para obter níveis elevados de produtividade e rentabilidade. “A Ater é uma demanda contínua, pois, independentemente do avanço educativo e econômico que esses produtores alcancem, as mudanças mercadológicas e conjunturais estarão a exigir deles novas ações técnicas, comerciais e organizacionais”, explica.







De acordo com o levantamento que considerou o ano de 2011, a área total cultivada nos 25 perímetros irrigados geridos pela Codevasf – empresa pública vinculada ao Ministério da Integração Nacional (MI) – foi de 84.018 hectares, com uma produção contabilizada em cerca de 2,3 milhões de toneladas em alimentos e outros produtos como cana-de-açúcar, sementes e forrageiras. No que diz respeito aos lotes familiares, de pequenos produtores, foram cultivados no ano passado quase 50 mil hectares, o que corresponde a 59% da área cultivada total. A produção familiar gerou cerca de 740 mil toneladas de alimentos e outros produtos. Esses dados refletem diretamente no número de postos de trabalho: nesses perímetros da Codevasf, a estimativa foi de 88 mil empregos diretos e 132 mil indiretos gerados no ano passado.














Matéria enviada por assessoria de comunicação da Codevasf-Governo Federal.







Mais lideranças abraçam a candidatura de Kléber Gomes à vereador






Por Mônica Alves
Especial para ANB Online




O que não tem faltado na agenda do candidato à vereador de São Luís,  Kléber Gomes (PT), são atividades com lideranças e reuniões com a comunidade que apóiam a sua candidatura.
Depois de se reunir com a coordenação de campanha na manhã de quarta-feira (18), a tarde acompanhou o também petista e candidato ao cargo de chefe do Executivo Municipal, Washington Oliveira, em caminhada realizada por várias ruas do Bairro de Fátima.



Kléber Gomes: mais adesões à candidatura



Candidatos a vereador, militâncias de partidos, lideranças políticas, além de moradores do bairro faziam questão de se juntar ao arrastão do 13, animar e declarar apoio à campanha por onde passavam.“Vendo a receptividade das pessoas nas ruas, nos dá a certeza que precisamos melhorar a Câmara de Vereadores, renovando a história da nossa cidade, com pessoas comprometidas e independentes”, acredita o petista.




Coroadinho




No bairro do Coroadinho não foi diferente. Kléber Gomes foi prontamente recepcionado pelas lideranças do bairro que já o aguardavam reunidos com grande entusiasmo.
O candidato do PT em sua conversa fez questão de dizer que hoje vive um novo processo, com maturidade e confiança. Ressaltou também que a sociedade precisa ter oportunidades de participar ativamente do processo político, caso contrário, alguém toma as decisões sozinho, como tem acontecido atualmente, alertou.
“São Luís não pode perder essa chance de ter um prefeito que conta com o total apoio estadual e federal, por isso quero pedir o voto de vocês, para que nos ajudem nessa nova caminhada”




Em resposta imediata, a moradora do bairro, dona Nazaré Gusmão ratificou o que já disse ao candidato em conversas anteriores, “a gente conhece o teu caráter e a tua índole, por isso, sabemos que votando no 13 777, no Kléber Gomes, não vamos estar jogando a nossa credibilidade fora. Pode contar com a gente. Só peço que você olhe pelo nosso Coroadinho”, pediu.




Do Coroadinho, Kleber seguiu ao bairro do João de Deus, onde já tinha mais uma reunião marcada.




Júlio Filho reúne com cúpula do PC do B estadual



Candidato a prefeito participou de reunião a convite da direção estadual; fortalecimento da campanha foi um dos assuntos tratados




ANB Online




O candidato a prefeito de São José de Ribamar pelo PC do B, Júlio filho participou hoje (20) de reunião a convite da executiva estadual do partido para tratar de assuntos referentes ao fortalecimento da sua campanha no município.



Júlio Filho: apoio irrestrito do partido para fortalecimento da campanha



Segundo Filho, a legenda está engajada no projeto da sua eleição e mantem apoio irrestrito a sua campanha em São José de Ribamar. ''O PC do B está me dando total apoio no sentido de fortalecer minha campanha na corrida eleitoral, além de Flávio Dino, um dos nossos maiores apoiadores políticos no estado, o partido se dispões a colaborar em todas as articulações, conjuntamente'', afirmou.




Júlio Filho enfrenta atualmente uma maratona de visitas e encontros pelos bairros ribamarenses aonde vem mostrando o seu programa de governo e as principais propostas da candidatura ao Executivo Municipal. ''Estamos com a agenda lotada devido os muitos convites e solicitações da população ribamarense para visitas, mas com certeza cumpriremos todos os compromissos até a vitória nas urnas'', disse.


Confirmadas duas mortes por raiva humana em São Luís


A primeira morte foi confirmada pelo laudo do Instituto Pasteur, de São Paulo, e a segunda foi confirmada pela Uema. Casos foram registrados em SL.
Imirante





SÃO LUÍS - O secretário-adjunto de Vigilância em Saúde do Maranhão, Alberto Carneiro, confirmou ao Imirante o registro de duas mortes por raiva humana em São Luís. A primeira foi confirmada pelo laudo do Instituto Pasteur, de São Paulo, e a segunda foi confirmada pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema). As pessoas que faleceram eram do bairro do Tibirizinho e da Vila Palmeira.





Pra que toda essa raiva ? um sorriso nunca fez mal a ninguem rsrs




A Secretaria de Saúde está organizando uma coletiva para às 14h, sexta-feira (20), para explicar os casos registrados. Estarão presentes na coletiva o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Maranhão (CRMV-MA), Osvaldo Serra, entre outros.





A raiva








A raiva é uma zoonose (doença transmitida de animais para o homem) causada por um vírus. É uma das doenças mais graves de que se tem conhecimento. Sua mortalidade é de quase 100%. Nenhuma outra doença infecciosa tem taxa de mortalidade tão elevada. Apesar da vacina, ainda morrem anualmente aproximadamente 70.000 pessoas em todo mundo.




O vírus da raiva é transmitido por mordidas e arranhaduras de mamíferos contaminados. Na maioria dos casos a transmissão ocorre através de cães e gatos. Porém, vários outros mamíferos podem transmitir a doença, entre eles: furão (ferrets), raposas, coiotes, guaxinins, gambás e morcegos.



Gil Cutrim recebe apoio de moradores das Vilas e Zona Rural





Em reunião realizada na noite da última quarta-feira (19), o prefeito
e candidato a reeleição, Gil Cutrim (PMDB), recebeu o apoio de
centenas de moradores e lideranças comunitárias de bairros da zona
rural e da chamada região das Vilas do município de São José de
Ribamar.




Acompanhado do ex-prefeito e atual secretário-chefe da Casa Civil,
Luis Fernando Silva, e do seu candidato a vice-prefeito, Eudes Sampaio
(PT do B), Gil Cutrim recebeu as manifestações de apoio e carinho no
seu comitê de campanha, localizado na sede do município. Estiveram
presentes moradores do Bom Jardim, Jussatuba, Guarapiranga, Santana,
São Paulo, Jardim Tropical, Vila Cafeteira, Vila Kiola, Vila Flamengo,
Vila Operária, Vila Santa Terezinha, Recanto da Paz, dentre várias
outras localidades.




Gil Cutrim e Luís Fernando Silva: indissociáveis



“Se, hoje, a região das Vilas, a mais populoso de São José de Ribamar,
tem saúde, educação e asfalto de qualidade foi graças ao trabalho do
ex-prefeito Luis Fernando e do prefeito Gil. Os moradores das Vilas
não querem voltar ao atraso. Os moradores das Vilas apoiam o
progresso, apoiam Gil Cutrim”, afirmou o funcionário público Ismael
Sousa, morador da Vila Operária.





Avaliações semelhantes fizeram o líder comunitário Paletó, da Vila
Flamengo, e o agricultor José de Ribamar Pereira, morador do pólo
agrícola de Bom Jardim. “Além de ter levar as políticas públicas
necessárias para as Vilas e demais bairros, o prefeito Gil investe na
agricultura familiar. O Bom Jardim, por exemplo, além de ruas
asfaltadas, possui um excelente Centro Municipal de Aprendizagem
Rural, que está contribuindo na capacitação de nossos jovens”,
avaliaram.





Luis Fernando ratificou, mais uma vez, a sua total confiança na
administração Gil Cutrim. De acordo com ele, o prefeito e candidato a
reeleição já provou que é a melhor opção para fazer com que São José
de Ribamar continue crescendo e se desenvolvendo.





Gil Cutrim garantiu que São José de Ribamar, com o apoio incondicional
que recebe do Governo do Estado, continuará trilhando o caminho certo
do desenvolvimento. “Em menos de dois anos, com o apoio da governadora
Roseana e de Luis Fernando, trouxemos para o município um Centro
Tecnológico [está sendo construído]; uma unidade do IFMA [será
implantada na Piçarreira]; o Distrito Industrial [será implantado na
região da sede e gerará milhares de novos empregos]; além de recursos
para obras de asfaltamento, só para citar alguns exemplos. O município
sozinho pode muito. Mas com o apoio do Governo, pode muito mais. São
José de Ribamar conta com o apoio da administração estadual e, por
isso, temos certeza que conseguiremos novos investimentos para o
município nestes próximos anos”, afirmou.

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB