sexta-feira, 3 de agosto de 2012







Leia na íntegra o poema em prosa Crônica para dias encerrados, noites e prelúdios da obra inédita Poesia sem Azia ou o Poeta-Cão no reino da Monotonia de autoria do escritor e jornalista ribamarense Fernando Atallaia




Crônica para dias encerrados, noites e prelúdios




O poeta enfrenta os mares revoltos e as revoltosas
E ainda há os pingos invejosos de plantão
O poeta é o cão na noite escura vigiada a rondar os caninos da ausência
Há aqueles que morrem de dormência ao vê-lo passar
Outros mais reticentes o buscam nas mendicâncias da incompetência
Um poeta não é para todos! 
Alguns somente apreendem sua existência e buscam o habitar do seu lugar
Em vão. Inutilmente!






Poesia é mais destino que palavra 
É mais lavra de pensar que pergaminhos
E ainda há muitos caminhos
Mas somente à poesia cabe namorar as trilhas inatingíveis
O inefável!
O inefável está guardado nos pratos sujos limpos das auroras
Nas feiras de hoje de ontem de outrora
Há poesia em todo signo recolhido 





Poeta e dor enamorados em silêncio assim sem as convenções infelizes dos ruídos
Beijam a quimera dos atalhos as esperas dos aflitos  
Barulho!
 Um barulho entremeado em dias pardos poderá servir de matéria prima aos laboratórios dos instintos
Mas poesia mesmo é um sondar da inteligência na ardência íntima dos vocábulos
Uma semântica arraigada pela consciência de um mundo além-mundos






Assim um poeta segue como um leopardo perseguindo os olhos de uma águia
Olhar do alto embrenhar-se baixo povoar na claridade as cavernas do indizível é só mais um exercício para vidas ainda não  paridas
Todo despertar trás em si substância e lamento
Assim como um passo nessa estrada abre novas setas nas frestas do pensamento.










Região das Vilas receberá novas ações na saúde, educação e infraestrutura


Propostas do prefeito e candidato a reeleição, Gil Cutrim, foram aprovadas pelos moradores durante comício realizado no bairro Vila J.Lima.


Da Ascom de Campanha


As Vilas de São José de Ribamar, região que reúne vários bairros e que, hoje, figura como a mais populosa do município, receberá, nestes próximos quatro anos, novos investimentos em diversas áreas da administração pública, como saúde, educação e infraestrutura.
A afirmação foi feita pelo prefeito e candidato a reeleição, Gil Cutrim (PMDB), durante um grande comício realizado na Vila J.Lima na noite da última quinta-feira (02). O evento político da coligação majoritária Força Popular Ribamarense, encabeçada por Cutrim e Eudes Sampaio (PT do B) -- este último candidato ao cargo de vice-prefeito -- reuniu centenas de pessoas que, ao ouvirem as propostas de governo, fizeram questão de dizer SIM para Gil 15.

Gil Cutrim: promessas e propostas para Região das Vilas
De acordo com o prefeito e candidato a reeleição, as Vilas, hoje, possuem infraestrutura, saúde e educação de qualidade. No entanto, devido a inoperância administrativa instalada em São José de Ribamar até 2004, muito ainda preciso ser feito. “Em quase oito anos, o ex-prefeito Luis Fernando e eu executamos várias obras nesta região que contribuíram para melhorar a qualidade de vida dos moradores. Hoje, todo o trajeto do transporte coletivo que serve os bairros das Vilas está pavimentado. Construímos escolas e unidades de saúde de qualidade. Porém, é necessário fazer mais. E iremos fazer implantando, por exemplo, um curso pré-vestibular gratuito e um curso gratuito preparatório para o ENEM. Construiremos nesta região um Centro de Especialidades e Diagnósticos, um Centro de Especialidades Odontológicas e mais um Escola Municipal em tempo integral [Liceu Ribamarense III]. Além disso, continuaremos a melhorar a malha viária através da execução de novas obras de asfaltamento”, explicou Gil Cutrim ao relatar ao público algumas de suas propostas de governo para o mandato 2013/16.


Além de reconhecer o trabalho desenvolvido pelas administrações Gil Cutrim e do ex-prefeito Luis Fernando Silva, os moradores aprovaram as propostas do prefeito e candidato a reeleição.




“O povo das Vilas vota em Gil porque ele não faz promessas. Ele assume compromissos e os cumpre”, disse a dona-de-casa Valdélia Peixoto.


O universitário Mário Frazão fez questão de ressaltar que, até 2004, os bairros das Vilas não sabiam, sequer, o nome do prefeito do município. “As políticas públicas começaram a chegar aqui com o ex-prefeito Luis Fernando. E o Gil Cutrim, que já provou sua competência administrativa, está dando continuidade a este trabalho e, por isso, merece a confiança dos moradores”.







Ricardo Cabeça Branca lança propostas para São José de Ribamar



Candidatou elaborou carta-proposta contendo dez itens que ressaltam a importância de um trabalho social sério e consistente para a cidade



Paor Fernando Atallaia

Da Agência Baluarte




O candidato a vereador Ricardo Cabeça Branca (PC do B) elaborou carta-proposta contendo dez itens que fundamentam sua campanha rumo à  Câmara Municipal. A carta que está sendo entregue às famílias ribamarenses vem atraindo atenção da população do município.''Achei muito importante a ideia dele de mostrar o que pretende fazer na Câmara, adorei de verdade e concordo com todos os trechos da carta'', afirmou a comerciante Sandra, do bairro Panaquatira.   



O candidato Ricardo Cabeça Branca: campanha fundamentada no Social



Com texto de apresentação contundente, a carta-proposta contempla todas as áreas de atuação de governo a partir de uma abordagem do Social. Ricardo falou à ANB Online sobre a iniciativa. '' Eu acho que quando você se lança candidato a um cargo público, você tem a obrigação de esclarecer e mostrar ao povo o que pretende fazer. É isso. A minha intenção foi de dá satisfação do que estamos nos propondo, a esse procedimento dá-se o nome de responsabilidade com o eleitor que é também o habitante da nossa cidade'', disse.



O blog teve acesso com exclusividade ao texto original da carta e aqui reproduz na íntegra os intens relacionados pelo candidato.






10 propostas de Ricardo Cabeça Branca para São José de Ribamar







1.     Criação do Centro Municipal de Prevenção, Combate e Recuperação de dependentes químicos de São José de Ribamar.

2.     Valorização da mão de obra local (fortalecimento do setor comercial com a chegada de Indústrias, onde o ribamarense possa obter trabalho sem que tenha de trabalhar em outra cidade que não seja a sua).

3.     Prestação de serviços dinamizada (oferta de serviços públicos para o ribamarense em sua comunidade de origem, descentralizando da Sede do município para os bairros e localidades longínquos e para Região das Vilas como um todo.


4.     Valorização da Cultura Ribamarense (com apresentações semanais de artistas locais, oficinas e cursos gratuitos, mostras e feiras de artesanato em exposição constante e contínua pelos bairros e comunidades ribamarenses) objetivando sempre a Geração de Emprego e Renda e a estabilidade financeira dos nossos ribamarenses.


5.     Fortalecimento de ações na área do Emprego e Renda com apoio à criação de cooperativas e microempresas que possam trabalhar as matérias primas regionais e locais utilizando-se da mão de obra ribamarense.


6.     Valorização e proteção do público da Terceira Idade com medidas concretas voltadas para o Lazer, Saúde, Recreação e demais atividades sociais.


7.     Fortalecimento da Juventude Ribamarense através de projetos que contemplem suas aspirações profissionais, psicossociais e educacionais.

8.   Elaboração de projetos para as áreas da Agricultura, Cultura e Arte-Educação a serem implementados nos bairros e localidades ribamarenses visando à inserção das classes e comunidades menos favorecidas da nossa cidade.



9.      Concepção de projeto para construção do Jardim Zoológico Municipal como forma de acessibilizar ao público Infanto-Juvenil, Adulto, Universitários, Docentes e Terceira Idade o contato com animais e espécies diversificadas para fins de entretenimento e pesquisa escolar-educacional nas áreas das Ciências Naturais, Biológicas e Antropologia.

10.    Total apoio à Pesca e ao Turismo Local com elaboração de projetos voltados para o pescador e para o pequeno agricultor em suas comunidades de origem, assim bem como a valorização da Agricultura Familiar e fomentação do intercâmbio comercial com medidas de otimização da economia.







Veja e acompanhe a agenda dos candidatos a prefeito de São José de Ribamar para esta sexta-feira(3).








 Gil Cutrim







Manhã: reunião com coordenação de campanha.

Tarde: a partir das 15h, caminhada no bairro J. Câmara II.

 Noite: a partir das 19h, comício no bairro Olho D´Água. 



Júlio Filho
Manhã: caminhada no Bairro São Judas Tadeu.
Tarde: reunião com coordenação de campanha.
Noite: sem programação



Arnaldo Colaço

Manhã: sem programação.
Tarde: reunião com lideranças locais na Vila Flamengo.
Noite: reunião com candidatos a vereador da coligação no bairro Sede (centro da cidade).





Júlio Filho visita bairros ribamarenses e ouve reivindicações



O candidato visitou bairros como Bom Jardim, Boa Viagem, Matinha e Sede; população expôs reivindicações e desejo de mudança.



Por Fernando Atallaia

Da Agência Baluarte






O candidato a prefeito de São José de Ribamar, Júlio Filho (PC do B) visitou nas últimas semanas diversos bairros da cidade como Bom Jardim, Boa Viagem, Sede e Matinha dando prosseguimento à agenda de reuniões estabelecida pela coordenação da campanha ao Executivo Municipal.



Júlio Filho: visitas e atenção às reivindicações da população ribamarense



Filho expôs, durante as reuniões, o plano de governo da sua candidatura e ouviu os moradores das comunidades em suas reivindicações. ’’ A cada dia que passa a gente vê claramente o desejo do povo de Ribamar para mudança e busca de soluções, nossa candidatura reflete esse desejo da nossa população’’, afirmou o candidato.



Na companhia dos candidatos a vereador do seu grupo político, Júlio Filho apresentou propostas e firmou compromissos sociais com as comunidades visitadas, recebendo a aprovação dos ribamarenses presentes aos encontros. ‘’ A gente espera que ele faça um bom governo porque a gente não aguenta mais sofrer com a falta de atenção e assistência dessa prefeitura, espero que ele seja eleito para mudar a história da nossa cidade para melhor’’, disse a dona de casa Matilde Rodrigues do bairro Bom Jardim.  

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB