domingo, 5 de agosto de 2012






PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR





NOTA DE ESCLARECIMENTO



Com o objetivo de estabelecer a verdade dos fatos, a Prefeitura Municipal de São José de Ribamar vem, através deste, fazer os devidos esclarecimentos acerca de uma denúncia, formulada pelo senhor Cleomar Ferreira Mendes e divulgada no programa “Bastidores da Capital”, da Rádio Capital AM, com reprodução por este blog:



É inverídica qualquer informação ou colocação sugerindo que existem funcionários fantasmas no quadro de servidores da Prefeitura Municipal de São José de Ribamar, referente ao período compreendido entre 1º de janeiro de 2005 até a presente data, quando o município já estava sob as administrações dos prefeitos Luis Fernando Silva (1º de janeiro de 2005 até 30 de dezembro de 2010) e Gil Cutrim (30 de dezembro de 2010 até o momento).



A Prefeitura Municipal de São José de Ribamar afirma que não consta nenhuma informação funcional sobre o senhor Cleomar Ferreira Mendes, cujo Número de Identificação Social (NIS) é 128.41682.37.6, no que diz respeito a existência de vínculos empregatícios entre o mesmo e a Prefeitura referente ao período compreendido entre 1º de janeiro de 2005 até a presente data.



Portanto, garantimos que o senhor Cleomar Ferreira Mendes, no período compreendido entre 1º de janeiro de 2005 até a presente data, nunca fez parte do quadro de servidores do município, seja ele efetivo ou comissionado. Ou seja, não é, e nunca foi, é importante ressaltar mais uma vez, funcionário do município no período já citado.



Em que pese haver no extrato apresentado pelo senhor Cleomar Ferreira Mendes sua admissão em 1º de junho de 2002, não foi encontrada nenhuma informação do mesmo nos arquivos de dossiês funcionais dos servidores, o que nos leva a crer que o mesmo possa até ter tido algum vinculo empregatício com esta Prefeitura e ter sido afastado ant


E o fato de não dispormos de informações sobre alguns ex-funcionários anteriores ao ano de 2005 se dá em função da desordem verificada, até 2004, na Coordenação de Setor de Pessoal da Prefeitura.


A partir de 2005, esta situação mudou. O sistema de folha de pagamento foi informatizado e foram criadas pastas e dossiês funcionais dos servidores, o que nos permite ter todas as informações necessárias sobre os funcionários que fazem parte do quadro desta Prefeitura, sejam eles efetivos e comissionados.  


No que tange à denúncia do senhor Cleomar Ferreira Mendes de que existem outras pessoas na mesma situação, a Prefeitura já adotou as medidas administrativas para apurar tais fatos, os quais elucidados e, caso confirmados, serão de pronto encaminhados ao Ministério Público Estadual para responsabilização criminal dos envolvidos, sem o prejuízo das medidas cíveis e administrativas que serão tomadas pelo Governo Municipal.


A Prefeitura se coloca a inteira disposição do senhor Cleomar Ferreira Mendes para prestar qualquer tipo de esclarecimento e auxiliá-lo no que for possível.


Para finalizar, ratificamos o compromisso desta administração de trabalhar de forma sempre séria e transparente, abominando atos e condutas que desabonem os princípios da legalidade e moralidade.

São José de Ribamar, 04 de agosto de 2012.









Rodrigo Valente
Secretário Municipal de Planejamento, Administração e Finanças de São José de Ribamar.







Coluna do Fernando Atallaia




Por Fernando Atallaia

Editor de ANB Online

atallaia.baluarte@hotmail.com





Queen poderá se reeleger com folga na cidade


Um dos poucos vereadores com condições reais de alcançar vitória na reeleição, Henrique Queen vem nos últimos meses visitando os bairros da Região das Vilas e Centro da cidade. O pedetista fortalece o grupo que o elegeu nas últimas eleições e mostra coesão na estratégia eleitoral deste ano. ‘’O grupo é o mesmo, estamos concorrendo em nome das lideranças que nos apoiaram pela primeira vez’’, afirmou o parlamentar e candidato.




Queen:projeto de  reeleição consolidado  




Queen já passou pelos bairros Miritiua, Parque Vitória, Araçagi, Vila Sarney Filho, Parque das Palmeiras, Quinta e Parque Jair. A partir do dia 8 próximo a campanha do vereador se intensificará na zona rural e áreas urbanas do município. ’Por onde já passamos a população é unânime em aprovar nossa candidatura, temos trabalhos desenvolvidos por toda cidade’’, diz o candidato.




Campanha de Elane frazão cresce em São José  de Ribamar

A candidata Elane Frazão (PRTB) faz jus ao conceito de renovação apregoado pelo seu partido. Ao lado de Júlio Filho (candidato a prefeito) a jovem líder política tem participado de reuniões por bairros e localidades ribamarenses como Andiroba, Juçatuba e Bom Jardim. Sempre com boa aceitação do eleitorado local.


A jovem candidata Elane Frazão: renovação para câmara de vereadores

Elane que é vice-presidente do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro no município caiu na preferencia da população ribamarense que espera nestas eleições renovar o atual quadro de vereadores da Câmara Municipal. ’’ Fico feliz de obter esse reconhecimento por parte do povo da minha cidade, pretendo honrar a confiança depositada com projetos sociais de alta envergadura se eleita’’, declarou a candidata.




PTC de Irmão Domingos rifou grandes nomes da recente história política do município


O Partido Trabalhista Cristão-PTC presidido pelo candidato a vereador Irmão Domingos deixou algumas marcas no município. E das piores. A legenda rifou nomes representativos de bairros como Vila Flamengo e Tijupá Queimado. Na Flamengo, o ‘contemplado’ foi Flávio das Vilas, principal aposta daquele bairro para estas eleições. Já no Tijupá, o ‘selecionado’ foi o artista popular e presidente da associação de moradores daquela localidade, Ribamar Salgueiro que teve seu nome excluído da lista privilegiada de Irmão Domingos mesmo antes das convenções. Correligionários e lideranças ribamarenses ligadas ao PTC acusam o presidente do partido de ‘negociata’ em prol de apoio político à sua candidatura. Uma postura que em tese nada teria de cristã!


ANB Online registra desejo de renovação da população ribamarense





O blog da Agência de Notícias Baluarte está servindo de termômetro às eleições deste ano. Centenas de comentários enviados diariamente da Sede da cidade e da Região das Vilas apontam acentuado desejo de renovação do quadro de vereadores da Câmara Municipal. Os comentários na sua maioria de moradores de bairros da cidade balnearia pedem alternância no Legislativo. Na disputa majoritária, os leitores se expõem em torno dos candidatos que apoiam elevando a audiência do blog a números nunca antes computados. É a ANB nas eleições 2012!

 Cutrim desafia candidatos de São Luís e faz campanha pela Sede


O ex-secretário de obras da prefeitura municipal, ex-vereador e atual candidato ao legislativo Cutrim vem desafiando os candidatos ‘imigrantes’ oriundos de São Luís que se candidataram em São José de Ribamar. Dono do slogan ‘ Cutrim esse sim é ribamarense’, o ex-vereador não cessa as provocações e afirma que ‘o povo da cidade não pode votar em quem não conhece a nossa história, é de fora e não tem compromisso com o município’’. Cutrim só não poderia dirigir a máxima a este colunista se porventura o mesmo fosse candidato, porque além de ribamarense o editor de ANB Online não veio para cá de outra cidade: nasceu na comunidade do Tijupá Queimado há 33 anos.
Teté promove campanha esfuziante e aposta em vitória

O conhecido candidato a vereador Teté (PV) inaugurou recentemente o comitê central da campanha verde em Ribamar. Com êxito e grande repercussão no município, a base política do candidato localizada próxima à escola de música, conta com a presença da equipe de coordenação de Teté. Ali os moradores dos bairros ribamarenses podem ter acesso às propostas do candidato ao Legislativo.


Gil Cutrim ergue a mão de Teté: prefeito o quer vereador

Teté que nas últimas eleições teve votação pouco expressiva, desta vez vem apostando na vitória em outubro e já chama atenção de alguns candidatos do seu grupo político e de oposicionistas pela transparência que vem dando a sua campanha por toda cidade. De acordo com populares, o candidato verde seria uma das predileções do prefeito Gil Cutrim na corrida eleitoral à câmara de vereadores.
Ricardo Cabeça Branca mostra força em encontro realizado no bairro Pindaí 
Aconteceu na tarde de ontem (4) o primeiro encontro político do candidato Ricardo Cabeça Branca (PC do B) visando reunir lideranças e apoiadores da sua candidatura à Câmara Municipal. Presentes ao encontro, os coordenadores de área do candidato reuniram-se  no sítio da líder Luzanira(bairro Pindaí) onde de forma descontraída traçaram os itinerários da campanha de Ricardo. Nomes como Suane(Bairro Boa Viagem), Rocheli(Alto do Itapiracó), Rosa(bairro J. Câmara) e as irmãs Madeira(Panaquatira) compõem a coordenação de Cabeça Branca, dentre outras lideranças de destaque da cidade balnearia.

Ricardo Cabeça Branca entre lideranças evangélicas: candidatura aprovada pela população ribamarense  


O candidato a prefeito pelo PC do B, Júlio Filho também prestigiou Ricardo Cabeça Branca e juntamente com a família participou da reunião levando propostas do programa de governo do PC do B aos presentes.’’Eu gostei muito dele(Júlio Filho)  ter vindo com a esposa e com o filho e ouvir a gente, é um rapaz calmo e sério e será um grande prefeito, o Ricardo a gente já conhece antes dele ser candidato, é um homem bom, amigo de todos e que ajuda as pessoas como um irmão, como um pai’’, afirmou a dona de casa Sílvia do Pindaí.

Vereadores de mandato estão perdendo espaço para novos candidatos
Os onze vereadores da Câmara Municipal candidatos à reeleição estão perdendo espaço para os novos nomes da politica ribamarense. Enfrentando altos índices de rejeição por parte da população da cidade, os até então vereadores amargam impopularidade e certo ostracismo, enquanto grande parte dos novos candidatos ao Legislativo cai na preferencia do eleitorado. Ocorre que a decepção das lideranças comunitárias com os vereadores é gritante. Consequência de promessas não cumpridas nas últimas eleições.

Marco Aurélio e Gil Cutrim visitam Parque das Palmeiras

O presidente do Partido Popular Socialista-PPS e candidato a vereador Marco Aurélio juntamente com o prefeito e candidato a reeleição Gil Cutrim visitaram recentemente o Parque das Palmeiras, bairro aonde o socialista vem desenvolvendo ações sociais sólidas e emergenciais.

Marco Aurélio(imagem frontal): trabalho social na cidade e perigrinações com o prefeito


Acompanhados de Eudes Sampaio (vice de Cutrim nas majoritárias) e demais lideranças comunitárias daquela localidade, os candidatos travaram intensa peregrinação pelas ruas do bairro e expuseram suas propostas aos ribamarenses que ali residem. Marco Aurélio aposta na renovação do quadro de vereadores da Câmara Municipal diante do desgaste que aquele Poder vem atualmente amargando.  

Programa de governo de Gil Cutrim contempla a cultura com propostas originais

A realização do festival de música popular da cidade; a construção de um teatro municipal e ainda a promoção de apresentações culturais de forma continuada e rotativa por bairros do município, são algumas das propostas para área da Cultura presentes no programa de governo do candidato peemedebista Gil Cutrim.
A turma que faz o Skate na cidade também, de acordo com o programa, ganhará uma quadra para a prática esportiva e ainda apoio logístico para suas apresentações. Resta saber, se caso seja reeleito, o prefeito cumprirá as propostas do Programa, uma vez que até aqui os únicos de fato contemplados com reconhecimento e altíssimos cachês pelo Governo Municipal são os artistas da Bahia, Ceará, Pará e outras plagas. 

Cobertura democrática é foco da Agência de Notícias Baluarte

Um espaço que serve à pluralidade de ideias e pensamento, a liberdade de opiniões além de promover a manutenção da democracia. Assim foi definido o blog ANB Online pelo professor Cláudio Feitosa do bairro Jardim Tropical. E assim vem atuando o site no decorrer das eleições deste ano em São José de Ribamar e em diferentes municípios maranhenses. Fato este que agrada a uns e incomoda a outros. Uma característica da já citada democracia.

Prof. Cristiano Pinheiro do PMN segue como alternativa à Câmara Municipal  
As muitas visitas, encontros e compromissos estabelecidos pela coordenação de campanha de Prof. Cristiano Pinheiro (PMN) vêm mudando a rotina do candidato a vereador e acirrando suas andanças pela cidade balneária. Pinheiro que apoia o prefeito Gil Cutrim à reeleição está sendo ovacionado pela população como um nome a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal.

Como resposta, o professor vem mostrando que tem propostas e preparo intelectual à altura do desafio. Nos últimos anos os ribamarenses, que vem reclamando do desempenho dos vereadores da casa legislativa, buscam a tão sonhada renovação naquele Poder. Prof. Cristiano nesse contexto  seria uma das alternativas para o acentuado descontentamento dos habitantes de São José de Ribamar. Por hoje é só. Tenham uma ótima semana e que Deus nos abençoe a todos!



 

 

Em desabafo, procurador-geral defende prisão dos envolvidos no mensalão


 

Roberto Gurgel diz ter sofrido pressões desde o ano passado e afirmou que há provas para colocar todos os réus na prisão



 

De Veja



 

Após cinco horas de acusãção contra o que classificou como “o mais atrevido escândalo” da história brasileira, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, responsável pela denúncia do esquema do mensalão, defendeu nesta sexta-feira a prisão de todos os réus em caso de condenação pelo Supremo Tribunal Federal (STF) imediatamente após a sentença. De acordo com ele, é possível que 36 envolvidos no escândalo sejam presos.



 


Na avaliação de Gurgel, como os eventuais recursos dos condenados não poderão mudar o conteúdo da sentença no Supremo, não haveria razão para que eles recorressem das prováveis condenações em liberdade.


 
Roberto Gurgel, procurador-geral da República, durante o julgamento do mensalão, em 03/08/2012


Roberto Gurgel, procurador-geral da República, durante o julgamento do mensalão




“Confiante no juízo condenatório dessa Corte Suprema e tendo em vista a inadmissibilidade de qualquer recurso com efeito modificativo da decisão plenária, que deve ter pronta e máxima efetividade, a Procuradoria-Geral da República requer, desde já, a expedição dos mandados de prisão cabíveis imediatamente após a conclusão do julgamento”, disse o chefe do Ministério Público.






“Espera-se a condenação de 36 dos réus e a expedição dos mandados de prisão cabíveis. Em princípio, é algo que se aplica a todos”, resumiu.





Leia também: entenda o escândalo do mensalão






Dos 38 réus que figuram na ação penal do mensalão, Roberto Gurgel entendeu que não há provas para a condenação somente do ex-ministro da Secretaria de Comunicação do governo Lula, Luiz Gushiken, e do ex-assessor parlamentar Antonio Lamas.




Houve uma tentativa de intimidação e constrangimento absolutamente inéditos. Temos uma quadrilha que é extremamente arrogante"

Roberto
Gurgel





“A Procuradoria-Geral da República tem plena confiança que essa Corte Suprema, com a absoluta isenção de sempre, aplicará as penas de forma justa, sancionando adequadamente os responsáveis ante a imensa gravidade de seus crimes”, disse.





Em tom de desabafo, Roberto Gurgel revelou que, desde o ano passado, quando apresentou as alegações finais do caso, tem sofrido pressões das mais diversas áreas. “Houve uma tentativa de intimidação e constrangimento absolutamente inéditos. Temos uma quadrilha que é extremamente arrogante”, afirmou.







Falta de tradição – O apelo do chefe do Ministério Público pela prisão dos mensaleiros eventualmente condenados evidencia a “falta de tradição” do Supremo Tribunal Federal em condenar políticos. Um mandato como deputado federal ou senador é garantia quase certa de os políticos não terem dor de cabeça em ações penais na Justiça. Desde a Constituição de 1988, o STF só condenou seis deputados, mas nenhum deles efetivamente foi para a cadeia.






Os motivos para a impunidade são os mais variados: desde a prescrição dos crimes até a conversão das penas para o simples pagamento de serviços à comunidade.





Com o fim dos votos dos ministros na ação penal do mensalão, etapa prevista para ser concluída no final do mês, a Suprema Corte terá de enfrentar novamente a pecha de ser incapaz de colocar um político atrás das grades. Dos 38 réus da mais famosa ação penal em tramitação no STF, 19 já fizeram carreira política ou têm fortes ligações partidárias.

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB