quarta-feira, 31 de outubro de 2012
 
 
Trabalho sobre nascente do São Francisco é apresentado
 por técnico da Codevasf na Câmara dos Deputados
 
           
 
 
O trabalho que estabeleceu as definições geográficas dos rios São Francisco e Samburá, feito pelos engenheiros agrônomos da Codevasf Geraldo Gentil e Miguel Farinassa, foi alvo de elogios dos presentes à audiência pública da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados na tarde desta terça (30). A audiência debateu o projeto de lei que cria o monumento natural do rio Samburá, que passaria a compor o mosaico de unidades de conservação da Serra da Canastra. "Vocês são os autores intelectuais desses projeto que é de extrema  importância para a preservação dos rios Samburá e São Francisco", ressaltou o prefeito municipal de Medeiros (MG), Weber Leite Cruvinel, um dos palestrantes do evento.
 
 
Além dos engenheiros e do prefeito, também participaram da audiência o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Anivaldo de Miranda Pinto, o secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Roberto Brandão Cavalcante, o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIo), Roberto Ricardo Vizentin e o autor do requerimento de audiência , deputado Antônio Roberto (PV/MG).
 
 
Em sua exposição, Miguel Farinassa explicou que as divergências que haviam sobre a extensão do São Francisco e sobre qual seria sua verdadeira nascente desencadeou o trabalho realizado pelos técnicos. Os engenheiros e outros técnicos da empresa visitaram as nascentes dos rios e realizaram a medição com técnicas de geoprocessamento. Segundo ele, aobservação de diversas fontes de informação gera um questionamento sobre a relação hidrológica entre o rio principal e o afluente entre os rios São Francisco e Samburá. Esse fato foi observado em imagens de satélite Landsat e em cartas topográficas. Nos arquivos digitais, pode-se observar que a bacia hidrográfica do rio Samburá possui maior área geográfica do que a do São Francisco, à montante da confluência de ambos. Pelo critério de área da bacia hidrográfica, o rio Samburá conteria, assim, as nascentes verdadeiras do São Francisco.
 
 
Ele explicou também que, nas imagens de satélite e cartas disponíveis, pode-se verificar que o Samburá é um rio mais extenso que o São Francisco, a partir de suas confluências. Também, observa-se que, na confluência, o Samburá tem calha mais larga e maior vazão que o São Francisco.
 
            
Finalizando sua exposição, o técnico apresentou as recomendações geradas a partir do trabalho. Uma delas é encaminhar uma petição ao IBGE/RJ solicitando a homologação do estudo da Codevasf, feito nos anos de 2002 e 2003. Além disso, eles recomendam que, além da criação do Monumento Nacional do Samburá, as prefeituras proponham a criação da APA das cabeceiras ou das cidades-mães do são Francisco, apresentada no documento Speleobrazil2001, e que acreditem na indústria do turismo ecológico como potencial gerador de riqueza na região.
 
 
 
 
 
 
Matéria enviada por Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional da Codevasf-Governo Federal.
 
 
 
 
 
Profissionais da saúde são capacitados em atendimento pré-hospitalar
 
 
 
Ao fim da capacitação, serão mais de 100 profissionais ligados à área de saúde bucal, treinados com o objetivo de melhor atender o povo ribamarense.
 
 

Profissionais da rede municipal de saúde de São José de Ribamar participaram de uma capacitação em atendimento pré-hospitalar. O evento foi mais uma ação desenvolvida pela administração do prefeito Gil Cutrim (PMDB) com o objetivo de qualificar os servidores da saúde e, desta forma, continuar oferecendo um serviço de qualidade ao povo ribamarense.

Realizado no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), a capacitação teve como público alvo os profissionais de saúde bucal – odontólogos e auxiliar de saúde bucal – que receberam instruções sobre atendimento inicial as vítimas de parada cardiorrespiratória. Esses profissionais foram instruídos em como identificar uma parada cardíaca e como iniciar o primeiro atendimento, seguindo as orientações internacionais do Suporte Básico de Vida em Cardiologia.
Sorriso aberto: profissionais de Saúde Bucal recebem treinamento em São José de Ribamar

O treinamento continua na próxima quinta-feira (01), das 8h às 14h no auditório da SEMUS, onde haverá outra turma de profissionais de saúde bucal recebendo as instruções. Juntando os dois dias, serão mais de 100 profissionais treinados e capacitados para prestar esse atendimento.

A capacitação foi promovida através do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Base Descentralizadora do Serviço de Atendimento Móvel (SAMU) de São José de Ribamar.

Contando com o apoio da Prefeitura, o NEP realiza periodicamente treinamentos internos com todos os funcionários da SAMU sobre temas em atendimento pré-hospitalar. 

Os demais profissionais de saúde do município também recebem treinamentos. Como exemplo disso, no mês de setembro, foi feito treinamento com os guarda-vidas que atendem a praia de São José de Ribamar sobre atendimento às vítimas de afogamento. O objetivo dessas ações é oferecer uma capacitação contínua para os socorristas e funcionários da área médica em geral de São José de Ribamar.
 
 
 
 
 
 
Matéria enviada por assessoria de imprensa da PSJR.



Clássicos da Literatura Universal


Leia na íntegra o poema ''O Analfabeto Político'' de autoria do saudoso poeta, encenador e dramaturgo alemão Bertolt Brecht


 
   O Analfabeto Político



O pior analfabeto
É o analfabeto político,
Ele não ouve, não fala,
nem participa dos acontecimentos políticos.

Ele não sabe que o custo de vida,
o preço do feijão, do peixe, da farinha,
do aluguer, do sapato e do remédio
dependem das decisões políticas.

O analfabeto político
é tão burro que se orgulha
e estufa o peito dizendo
que odeia a política.


Não sabe o imbecil que,
da sua ignorância política
nasce a prostituta, o menor abandonado,
e o pior de todos os bandidos,
que é o político vigarista,
pilantra, corrupto e o lacaio
das empresas nacionais e multinacionais.



 


Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB