quinta-feira, 8 de novembro de 2012


A porção política de Luis Fernando...



Do blog do Marco D'ÉÇA



Visto como um técnico de competência inquestionável até por adversários, o chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva, começa a se destacar também na seara política.


Na entrevista à rádio Mirante AM, ontem, ele exibiu todo o conhecimento das nuances de poder ao tratar, especificamente, das eleições de 2014.

Luis Fernando: centralizador, o discurso dele agora é político

O secretário vê, por exemplo, uma vitória maiúscula do seu grupo nas eleições municipais, com a eleição de 173 prefeitos da base do governo e vários outros que, mesmo eleitos por partidos de oposição, mantêm boa relação com o governo Roseana Sarney (PMDB).


- O resultado das eleições para o nosso grupo foi altamente positivo. Dos partidos que compõem a base aliada do nosso grupo, 173 foram eleitos. E há alguns prefeitos eleitos – como é o caso de Sebastião Madeira (PSDB), um parceiro importante, que não é da base aliada, mas que tem sua administração aliada ao governo – que contabilizamos como importante para o nosso grupo. Se somarmos situação como estas, teremos 181 municípios onde, a partir de janeiro, serão aliados de alguma forma ao grupo que está no comando do Estado. Isso significa que dos 217 municípios, em 181 teremos a ação do governo facilitada nessas cidades. E, a partir dessa relação, obviamente, poderemos ter alguma aliança política em 2014.


Luís Fernando também não acredita na hipótese de ruptura do grupo. Para ele, o exemplo de José Reinaldo Tavares, que se afastou depois de eleito – o que resultou na derrota em 2006 - não pode ser usado como referência para 2014.


- O caso que o Maranhão tomou conhecimento é um caso de ruptura anterior ao processo; o grupo se uniu, elegeu o governador, e depois de eleito rompeu. E aí, é claro que, na eleição seguinte, o grupo já não era o mesmo. Mas hoje não há nem um foco de dissidência dentro do grupo que possa comprometer a sua unidade em 2014. Aqueles que acham que o grupo terá mais de um candidato, podem ter a certeza que só teremos um. E, além disso, quem achar que pode ser candidato e for preterido não vai assumir postura dissidente. Pelo contrário, vai apoiar quem for escolhido. Isso sempre aconteceu e em 2014 não vai ser diferente.


O chefe da Casa Civil, e principal representante da governadora Roseana Sarney, também encerrou a polêmica em torno do suposto conselho político, que reprecutiu fortemente na semana passada. “Não existe esse conselho político”, garantiu ele. Neste aspecto, Luís Fernando acenou, inclusive, para o ministro Gastão Vieira, tido como autor da especulação em torno do conselho.


- Não ouvi do deputado Gastão nem uma afirmação e nem uma citação na imprensa de que ele tenha se referido a esse conselho político. O Gastão é um grande amigo, um grande deputado, um grande ministro, um grande técnico. Minha amizade com ele remonta a muitos anos, nunca ouvi o Gastão dizer isso. Li na imprensa essa notícia do conselho político, da definição de um nome e depois de alguns dias a própria mídia atribuindo a ele essa afirmação. Mas ele nunca me disse isso. Eu tive na semana passada uma conversa longa com ele, de tarde inteira, e este assunto nem veio à tona. Mas, objetivamente, não existe conselho político, ele nunca foi instituído.


E por fim, apontou os caminhos para a vitória nas eleições de 2014, considerando precoce qualquer discussão sobre candidatura agora – exatamente como já havia apontado este blog.


- Estamos todos voltados para que o governo do estado possa, efetivamente, ajudar os municípios a saírem da situação em que se encontram. Melhorar o Estado do Maranhão é um desafio que só se vence quando melhoramos os municípios. E a grande preocupação nossa no momento é implantar esse programa Viva Maranhão, do BNDES, articulando com os municípios, alavancando o crescimento econômico nos municípios, reduzindo a pobreza e efetivando as melhorias que eles precisam nas áreas da saúde, educação, infraestrutura. Portanto, falar em eleição 2014 agora não agrega nada no sentido de melhorarmos a performance do governo e de torná-lo ainda mais eficiente e colaborativo com os municípios. Trazendo essa pauta de 2014 para agora, estaremos prejudicando essas iniciativas.


Esta é uma pequena porção do Luís Fernando político.


Que começa a se mostrar além do técnico…






Com informações de ANB Online.

Cinco juízes são sorteados para compor quorum no TJMA


Da Assessoria de Comunicação do TJMA


Os juízes Luís Pessoa Costa (12º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo), Andréa Furtado Perlmutter Lago (juíza auxiliar), José Ribamar Goulart Heluy Júnior (4ª Vara do Tribunal do Júri), Patrícia Marques Barbosa (juíza auxiliar) e José Edilson Caridade Ribeiro (6ª Vara da Fazenda Pública) foram sorteados na sessão plenária administrativa desta quarta-feira (7) para compor quorum no Pleno, câmaras reunidas e isoladas do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).



A medida atende ao que estabelece o artigo 77 do Regimento Interno do TJMA, que prevê a convocação de juízes de direito por sorteio, no plenário, em sessão administrativa ou judicial, quando por impedimento ou suspeição de desembargador, não for possível atingir quorum para julgamento no plenário e nas câmaras.
 
Tenente Coronel Furtado Faz  palestra em Natal-RN
 
Participando do curso de Licitações e Contratos na Academia Coronel Walterler – ACW no Estado do Rio Grande do Norte, o Ten Cel PMMA Carlos Augusto Furtado Moreira, realizou esta semana palestra para os alunos dos cursos Superior de Polícia (CSP), Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO), Habilitação de Oficiais (CHO) e de outros cursos em andamento na instituição que possui a participação de policiais e bombeiros militares dos Estados do Amazonas, Maranhão e Roraíma.
Tratando de uma temática delicada e complexa: REFORMA POLICIAL BRASILEIRA, INICIANDO PELA DESMILITARIZAÇÃO, UMA QUESTÃO URGENTE E NECESSÁRIA, o oficial superior da Polícia Militar do Estado do Maranhão levou ao público assistente, informações sobre o contexto atual em que se encontram as discussões levadas a efeito no Ministério da Justiça em Brasília, onde as representações das praças das polícias e bombeiros militares do país reúnem-se mensalmente com técnicos do ministério.
Pela desmilitarização: oficial maranhense defende a bandeira de um país sem armas

A palestra é contextualizada historicamente pelo nascimento e desenvolvimento das polícias militares, aborda a 1ª. Conferência Nacional de Segurança Pública (CONSEG) e os seus resultados; adentra para a questão de uma possível reforma policial brasileira e discute sistematicamente a desmilitarização.
 
Segundo o Ten Cel Furtado, ''a questão da desmilitarização das polícias e bombeiros é uma discussão que antecede algumas décadas, reascendida com a aprovação da diretriz aprovada na CONSEG que visa realizar a transição da segurança pública para uma atividade eminentemente civil; desvinculação das forças armadas; revisão de regulamentos e procedimentos disciplinares; garantia da livre associação sindical, direito de greve e filiação político-partidária; criação de um código de ética único, respeitando a hierarquia, a disciplina e os direitos humanos e a submissão de irregularidades dos profissionais militares à justiça comum''.
 
Ainda de acordo com oficial, ''as recentes greves deflagradas por integrantes de polícias e bombeiros de várias unidades da federação, chama a atenção nacional para a continuidade e agilização das discussões sobre tão delicados temas – desmilitarização – unificação – integração – desconstitucionalização e outros que tratam de uma necessária reforma policial brasileira, todos os interessados não podem abdicar dessa participação, pois os resultados são de interesse de toda a população''.
 
 
Matéria enviada por Assessoria de Imprensa do Oficial.
LENITA ESTRELA DE SÁ LANÇA LIVRO E SITE NA AML
 
 
Hoje, dia 08 de novembro, a partir das 19h, na Academia Maranhense de Letras, a escritora Lenita Estrela de Sá, Analista Judiciário do TRE-MA, lançará a edição comemorativa dos 30 anos do texto “Ana do Maranhão”, agraciado com o Prêmio Arthur Azevedo, concedido pela UFMA, e com o Prêmio Brasília de Teatro, concedido pelo Governo do DF e Instituto Nacional do Livro.
 
A peça teatral “Ana do Maranhão” foi recentemente encenada no Teatro Arthur Azevedo pelo Gruplo Abluir de Teatro, com direção de Cássia Pires, em espetáculo patrocinado pela Secretaria de Cultura do Estado, durante as comemorações dos 400 anos de São Luís.
 
 
Durante o evento, ocorrerá também o lançamento do site www.estreladesa.com.br, que visa a divulgação e a comercialização do trabalho da escritora, contendo informações sobre sua produção literária.


 
 
 
 
Matéria enviada por Assessoria de Comunicação do Evento.
 
 
 
Prefeitura apresenta projeto de urbanização da Praia do Araçagi
 
 
Trabalho será discutido com moradores, comerciantes, SPU e MPF. Ele propõe várias obras que irão melhorar a infraestrutura do polo turístico ribamarense.
 
 
Durante reunião realizada nesta última terça-feira (06), o prefeito Gil Cutrim (PMDB) apresentou o projeto arquitetônico e de urbanização da Praia do Araçagi, um dos mais importantes e belos polos turísticos do município de São José de Ribamar e da região metropolitana de São Luís.
 
 
O encontro de trabalho aconteceu na sede da Prefeitura ribamarense e contou, ainda, com as presenças do vice-prefeito eleito, Eudes Sampaio (PT do B); do promotor de Justiça do município, Samaroni de Sousa Maia; do secretário estadual adjunto de Meio Ambiente, José Jânio de Castro Lima; além de secretários municipais, cujas pastas, estão diretamente ligadas à obra.
O vice-prefeito de São José de Ribamar, Eudes Sampaio: praia do Araçagi como polo turístico emblemático
 
A urbanização da orla marítima da Praia do Araçagi foi um compromisso assumido pela administração Gil Cutrim, ainda em 2011, e oferecerá infraestrutura de qualidade aos comerciantes, moradores e as pessoas que visitam o polo turístico, contribuindo também para movimentar a atividade turística e a economia da cidade, sem causar prejuízos ao meio ambiente do local.
 
 
“Esse é um projeto básico, um pré-projeto, uma primeira parcial do que estamos imaginando para o polo turístico do Araçagi. É importante destacar que iremos realizar reuniões com os moradores, comerciantes, representantes da Superintendência do Patrimônio da União e Ministério Público Federal para ouvirmos as suas colocações e, juntos, construirmos um projeto definitivo, cuja execução da obra contará com os apoios dos Governos do Estado e Federal que já sinalizaram positivamente no sentido de ajudar financeiramente o município de Ribamar”, explicou Gil Cutrim.
 
 
O projeto de urbanização da Praia do Araçagi foi elaborado pela empresa Urbaniza Engenharia, vencedora da licitação para execução do trabalho. Ele sugere diversas obras de infraestrutura para o polo turístico, tais como a duplicação da Avenida Atlântica (na orla marítima), em um trecho de 1,6 km e que terá quatro faixas – duas em cada um dos sentidos – retirada dos bares da faixa de areia e construção de novos estabelecimentos padronizados próximos a via duplicada e sinalizada; área de estacionamento; canteiro central; moderno sistema de iluminação pública; calçadão; ciclovia; banheiros públicos; Praça de Esportes; rampas ligando a área urbanizada a faixa de praia; estações de tratamento de esgoto doméstico; dentre outras.
 
 
É importante ressaltar, ainda, que projeto definitivo, assim que for finalizado, atenderá a todos os requisitos e normas, estabelecidos pelos órgãos competentes, que dizem respeito à preservação do meio ambiente da área.
 
 
 
“O projeto de urbanização é uma iniciativa muito boa que visa estruturar um dos mais bonitos polos turísticos de Ribamar, oferecendo aos seus usuários, principalmente aos comerciantes, melhores condições de lazer e de trabalho. E fico feliz em constatar que o governo municipal irá construí-lo de forma democrática, ouvindo todos os agentes envolvidos”, disse Samaroni Maia.
 
 
 
Para Eudes Sampaio, a urbanização do polo turístico do Araçagi figurará como mais uma importante obra da administração Gil Cutrim voltada para a viabilização do crescimento de São José de Ribamar, terceira maior cidade do Maranhão em número de habitantes, aquecimento da economia local e, consequentemente, geração de mais trabalho e renda.
 
 
 
 
 
Matéria enviada por Assessoria de Imprensa da PSJR.

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB