terça-feira, 21 de maio de 2013


Truculência à moda antiga


Blitz Urbana foi usada como milícia armada em abordagem à casa do político de São José de Ribamar. Vítima prestou queixa-crime em delegacia de polícia e irá mover processo contra a prefeitura de São Luís.  

Por Fernando Atallaia
Da Agência Baluarte
atallaia.baluarte@hotmail.com 


O político de São José de Ribamar, Roberto Câmara, do mesmo partido do prefeito de São Luís, Edvaldo Holanda Júnior (PTC) ainda não conseguiu livrar-se do trauma que vivenciou na última terça-feira (14) quando viu sua casa invadida por membros da Blitz Urbana da capital, autarquia pertencente à Secretaria de Urbanismo e Habitação da prefeitura de São Luís. 

Segundo a ocorrência policial registrada na 9ª delegacia de polícia do bairro São Francisco, cerca de três membros da Blitz adentraram a residência de Câmara sem permissão concedida, o que veio a caracterizar crime de invasão de domicilio. De acordo com testemunhas, os agentes abusaram da autoridade por saberem tratar-se da casa de um político de renome na cidade de São José de Ribamar, o que prontamente foi percebido pelas pessoas que testemunharam o fato, a exemplo do Sr. José Maria Pereira Mendes.

''Eles chegaram logo entrando na casa e empurrando o portão, perguntando é aqui que mora um político de Ribamar chamado Roberto Câmara, ah é aqui que ele mora? Eles entraram fazendo essas provocações e rindo da cara de quem estava presente'', conta Mendes. 

O político de São José de Ribamar Roberto Câmara: casa invadida  pela Blitz Urbana de São Luís e perseguição de Holandinha 


No desenrolar da ''visita''', de acordo com o Boletim de Ocorrência registrado pela vítima, o político pediu aos membros da Blitz Urbana que esclarecessem o que estava ocorrendo e justificassem a invasão de sua  residência com alguma documentação que autorizasse a  entrada dos agentes da Secretaria de Urbanismo e Habitação da prefeitura. Como resposta, de acordo com a queixa registrada, os membros da Blitz Urbana continuaram a invadir ainda mais as dependências da casa já sitiada. Conforme informações obtidas por nossa equipe, Roberto Câmara a partir daí pediu para que os mesmos se retirassem mas não foi atendido, tendo que contê-los de alguma forma. Em número maior, os agentes foram para o embate físico  com a vítima que, segundo o laudo de lesão corporal, foi ferida com instrumento de ação contundente. 


Ainda não era o bastante- Alegando uma vistoria a ser realizada na residência da vítima, a notificação encaminhada pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação-SEMURH ao domicílio invadido data do dia 7 de abril de 2013, sendo que os membros da Blitz Urbana- sem que o proprietário da casa soubesse-, efetivaram a ação no dia 14 de maio. Um erro de procedimento que levou a uma arbitrariedade ainda maior. Já no dia 17(sexta-feira passada) o político de São José de Ribamar teve a casa destroçada por retroescavadeiras sob o comando de mais de 40 homens entre agentes da Blitz Urbana e policiais militares. Na justificativa da ação truculenta, a derrubada de um muro construído por Roberto Câmara como sendo supostamente uma aquisição irregular do patrimônio público. A ação isolada curiosamente não se estendeu a outras propriedades ''invasoras''.   


O prefeito de São Luís, Edvaldo Holanda Júnior, mais conhecido como Holandinha: truculento , ele está  investindo pesado contra Roberto Câmara 

A nossa equipe de reportagem teve acesso a alguns fatos que mostram a ilegitimidade do procedimento da prefeitura de São Luís. Um novo boletim de ocorrência registrado pela vítima  no dia 17 de maio explicita de forma clara a intenção obscura  da Secretaria de Urbanismo e habitação da prefeitura de São Luís em nunca justificar a ação a partir de documentos comprobatórios. Segundo diversas fontes presentes no local  no dia da derrubada nenhuma documentação foi entregue ao proprietário do imóvel que embasasse o que de fato estaria ocorrendo. Segundo apurou ANB Online, a truculência não foi justificada até aqui documentalmente ao notificado. Com exceção de uma notificação fornecida em data retroativa e sem validade. 

Danos materiais e desdem- De acordo com a testemunha Francisco das Chagas da Silva Rego, os membros da Blitz Urbana juntamente com a Guarda Municipal, em momento algum durante o ocorrido( suposta derrubada de muro) mantiveram uma postura impessoal para dá cabo à ação autorizada pela SEMURH, assim como também não fizeram questão de esconder uma certa satisfação pessoal durante o andamento da ação truculenta. '' Eles não mostraram documento algum para o dono da casa, simplesmente começaram a derrubar tudo, muro, portão, tudo, ficavam sorrindo e tirando sarro do que estava acontecendo, parecia que eles estavam se vingando de alguma forma dele(Roberto Câmara), não tem como não pensar em armação ou  perseguição política'', notou Francisco. 

Diante da ação abrupta e danosa, a vítima por mais uma vez procurou a delegacia de polícia e denunciou a reincidente arbitrariedade, que dessa vez foi marcada por requintes  de crueldade psicológica  Além do desdem percebido, o político de São José de Ribamar teve alguns bens materiais como portões e peças publicitárias, destruídos.  


Fato comove e mobiliza população de São José de Ribamar-  O acontecimento causou repulsa e comoção generalizada  na população da cidade de São José de Ribamar e também estranheza aos menos avisados. Na região das Vilas e bairros da Sede o sentimento de solidariedade ao político do município foi geral. A dona de casa e docente Rosa Santos, moradora do Jardim Tropical, foi uma das ribamarenses a abominar o procedimento dos agentes da Blitz Urbana e da Secretaria de Urbanismo e Habitação da prefeitura de São Luís.

''Eu fiquei muito revoltada com essa injustiça que fizeram com ele( Roberto Câmara), ninguém quer ter sua casa invadida sem autorização, isso é crime, e se era para derrubar alguma coisa que mostrasse alguma prova (documento) que ordenasse eles fazerem isso, nós aqui de Ribamar estamos muito tristes com o que fizeram com nosso líder e queremos justiça, esse Holandinha está  saindo um perseguidor e dos grandes, já me disseram que ele está perseguindo ele(Roberto Câmara) porque ele pediu a presidência do partido aqui em Ribamar, porque não derrubaram também os  outros muros? indagou a professora''. 

Em pronunciamento ao repórter Édher Soares da editoria de Cidades de ANB Online, Roberto Câmara fez um desabafo.'' Tenho recebido centenas de ligações da população de Ribamar em solidariedade a esse triste acontecimento, eu e minha família só temos a agradecer ao povo de Ribamar pelo apoio e solidariedade, nunca tivemos problema algum com nenhum governo nem tampouco com órgãos da prefeitura de São Luís, eles notificaram com data errada, armação à cara dura,  eles foram arbitrários do início ao fim em tudo, então perseguição política à luz do dia, é isso? Holandinha e Flávio Dino estão de parabéns e agora eles tem meu repúdio e meu desprezo, pela primeira vez vimos nossa casa invadida de forma rude, criminosa, pela primeira vez na história da minha família uma aberração dessa acontece, é o governo de H com o apoio do comunismo fascista, estamos movendo um processo contra a prefeitura de São Luís e esse sim é legítimo, foi um abalo forte, foi,  mas tudo bem, passou, no dia da derrubada do muro, do meu portão, no dia dos danos moral e material, da zombaria que eles faziam de dois em dois segundos contra mim, um homem sozinho ali, foi o dia que eles zombaram do povo de Ribamar, no dia da minha lesão corporal, no dia de uma multidão de covardes contra um homem só, foi o dia que eles zombaram do povo de Ribamar, esse governo de Holandinha e Flávio Dino não é bem-vindo em Ribamar, um só homem sendo humilhado ali, nesse dia eu só pedi uma coisa, derrubem a casa toda, derrubem tudo  se quiserem mas por favor não derrubem o quarto dos meus filhos, era só isso que eu pedia, era no que eu pensava, porque não foi somente o muro que foi derrubado, não foi só os meus portões, tentaram nesse dia  derrubar nossa honra de cidadão maranhense, ribamarense, quando no dia 7 desse mês eles invadiram nossa casa sem nossa autorização, mexendo em tudo, derrubando tudo, mas hoje já está mais que provado é que nós é que fomos as vítimas dessa atrocidade infeliz, eu só tenho a agradecer à Polícia Civil de nosso estado, aos médicos do IML pela solidariedade e claro principalmente agradecer ao povo de Ribamar que me mostrou através de gestos de atenção, ligações telefônicas, mensagens nas redes sociais o quanto que nós somos fortes nos momentos difíceis, o pior já passou gente, meu muito obrigado de verdade'', agradeceu o político.  

A equipe de reportagem da Agência de Notícias Baluarte tentou contatar o titular da secretaria de Urbanismo e Habitação da prefeitura de São Luís, Felipe Camarão, para obter esclarecimentos sobre o fato, mas até o fechamento dessa matéria nenhuma ligação realizada por nossa equipe havia sido atendida. Em seguida tentamos contatar o coordenador da Blitz Urbana, Sr.  Artur Guimarães  para obter possíveis esclarecimentos sobre a ação empreendida na casa do político ribamarense Roberto Câmara, mas os telefones sinalizavam desligados ou fora de área. 




25 comentários:

  1. Disso ai eu nem duvidava e Flávio Dino se chegar a governador aí que a coisa vai ficar braba professor.

    Osvaldo Jardim América

    ResponderExcluir
  2. Como se fosse alguma novidade mestre Atalaia, filhinho de peixe peixinho é, seu Holandinha já brincava de milícia à época da eleição, lembram? Perseguir é uma coisa natural para quem vive na sombra de Flávio Dino, Flávio se ganhasse para governador caros amigos, não tinha quem vencesse em arrogância, o cara tem o rei na barriga e sabe pisar o povo mastigando e sem pena. Pra mim candidato é Luís Fernando. Nesse eu voto!!!!
    Câmara faz bem de não deixar entrar essa duplinha em Ribamar.
    Professor Cláudio Júnior Caratatiua

    ResponderExcluir

  3. É PROCESSAR E SEM PENA SIÔ, O POVO DE RIBAMAR MERECE RESPEITO.
    FRAN E A GALERA DA MÚSICA DO BAIRRO SÃO RAIMUNDO
    ATALLAIA TÁ TENDO MÚSICA AO VIVO AQUI EM RIBAMAR AMIGO APARECE

    ResponderExcluir
  4. Derrubou o muro e mostrou a cara dele- PQP- ATÉ TU hOLANDINHA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Mário CÃMARA

    ResponderExcluir

  5. Depois que ganha é assim deixa chegar a eleição o cara fica humilde humilde roberto camara é um cara legal ele nao merecia essa revolta desse prefeito sai desse partido dele camara rapaz procura teu lugar valew ai irmao
    Pedrinho São José de Ribamar

    ResponderExcluir
  6. Roberto Camara gelou????? heheheheheeh
    Juninho de Santa

    ResponderExcluir

  7. uma vergonha esse cara de pau com a cidade cheia de buraco maior do que o buraco dele fazendo essa molecagem com a populaçao seu holandinha procure e tapar buraco consertar o metro fazer casa pro povo e nao derrubar a casa dos outros seu crapula de marca maior um sem vergonha desse ta pior do que castelo buracao, denise lima ribeiro moro vila passos de buraco ate no pescoço

    ResponderExcluir

  8. Prefeito ESCAVADEIRA esse é o bom .... eita escavadeira pra passar por cima da casa do eleitor besta...tomaaaaaa quem votou
    VAO GANHAR NA CARA É SE VOTAR EM FLÁVIO PINO
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    João Henrique- Imperatriz-MA

    ResponderExcluir
  9. se tu te candidatar pra prefeito de ribamar te apoio sio ribamar precisa é de cabra macho força seu camara pra cima deless
    Fabiano Vila operaria sobrinho de katia

    ResponderExcluir
  10. Essa é simplesmente a ação de um pensamento pequeno dos governantes da cidade de voces amigos, que em vez de investir em estradas, infraestrutura de qualidade e serviços que valorizem a cidade, perdem tempo com procedimentos como esses, por isso São Luís do Maranhão, pobre e miserável de políticos inteligentes nunca será, nunca comparada a minha maravilhosa e organizada CURITIBA, A MERDA DESSE POVO É A CLASSE POLÍTICA DELE. AFF
    DANILO GERTZ FONSECA , CURITIBA-BRASIL

    ResponderExcluir
  11. Estranho. E outros muros nada? Te cuida Roberto Cãmara- seu Holandinha ta com raiva de ti irmãozinho rsrsrs Francisco Castro enfermeiro bairro São Raimundo

    ResponderExcluir
  12. GOSTEI DESSE CARA, TEM CORAGEM PRA ENFRENTAR OS PILANTRA.
    AUGUSTO SOU DA VILA KIOLA AMIGO DE FERNANDO ATALLAIA TEU BLOG TA SHOW MANO

    ResponderExcluir
  13. Flávio Dino lobo em pele de cordeiro? Maria da Graça Emporium de Ribamar

    ResponderExcluir
  14. CÃMARA NUNCA NEGOU A PERDA DELE NAS ELEIÇÕES ATALAIA E DO LADO DO POVO SEMPRE ESTEVE É UM NOME FORTE COM CERTEZA PRA EXPULSAR PILANTRA DE RIBAMAR FLÁVIO DINO TEM QUE SAIR FORA ATÉ PORQUE SÓ APARECE EM RIBAMAR EM ÉPOCA DE ELEIÇÃO MAS FALANDO BEM AMIGO NENHUM DELES PRESTA AFF
    RICARDO POLICIAL JARDIM AMÉRICA

    ResponderExcluir
  15. O cara mal assumiu o governo e já manda derrubar a casa do povo- isso é louco.
    Vi essa reportagem no Ceuma- faculdade de m...

    Denis Oliveira Direito-Ceuma moro no Renascença 2 derruba aqui siô

    ResponderExcluir
  16. Uma coisa dessas só acontece no Maranhão, muita molecagem infelizmente gente. corre atrás dos seus direitos se você é a vítima. beijoss
    Deusalina Sousa de Vitorino Freire Maranhão atalaia quando você vem por aqui?

    ResponderExcluir
  17. PREFEITO? NUNCAAAAA
    RITA DE HOLANDA E EU AINDA TENHO O SOBRENOME DESSE DERRUBADOR DO MURO KKKKKKKKKKKKKKKKK
    SÓ FALTAVA ISSO GENTE KKKKKK

    ResponderExcluir
  18. Com uma cidade que não existe no mapa só buraco e lama a prefeitura podia criar vergonha na cara e ajeitar as ruas em vez de derrubar casas.
    Isso aí é inacreditável! Uma Vergonha e das grandes.

    Sandra Cordeiro Bairro de Fátima

    ResponderExcluir
  19. camara tem que se candidatar é em s luis pra enfrentar seu edvaldo que que elequer em ribamar? tem cada uma mermo

    filho da c.o

    ResponderExcluir
  20. A prefeitura de São Luís agiu corretamente e o nosso querido prefeito Edvaldo Holanda Júnior não tem do que se arrepender, esta briga é de um invasor contra a lei. A prefeitura merece o direito de resposta.
    Osvaldo Linhares- Cohatrac 3

    ResponderExcluir
  21. Derrubar muro é uma atitude muito drástica, processo neles processo na corja.

    Professor Felipe escola Florêncio Lima da Vila Janaína cade esse merda pra trabalhar aqui? !!!!!!!!!!
    Me persegue Holandinha, sou concursado seu truculento de uma figa.

    ResponderExcluir
  22. Fernando Atallaia como sempre uma espetacular matéria mas no meu entendimento a prefeitura de São Luís devia empreender uma ação conjunta porque realmente isolada é perseguição política, o Maranhão todo sabe que essa região da Lagoa é simplesmente invadida pelos donos de bares e moradores de lá e pelos condomínios, apoio uma investigação profunda dessa questão.
    Neildo SINDISMUR-Estudante de Direito-São José de Ribamar.

    ResponderExcluir
  23. Amigo, cade o ministerio publico? prefeito fazendo o que quer e pra quem bem quiser, perseguiçao politica em pleno seculo 21 que porraa é essaaa? bando de ordinario canalhas que so querem se manter no poder com abuso de poder floridaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    Gessé Lima Jardim eldorado

    ResponderExcluir
  24. camara é raposa velha atalaia isso ai é media
    joão ricardo bairro são raimundo

    ResponderExcluir
  25. Um ato insano e criminoso, que bateu de frente com um princípio e garantia fundamental do cidadão, que é a inviolabilidade da casa, que só poderia ser adentrada por terceiros quando em flagrante delito, desastre, prestação de socorro, durante o dia e por determinação judicial.
    O que se viu foi uma invasão, pois a data da vistoria havia perdido a validade.
    Fica a questão no ar, será que não estamos seguros em nossa própria casa, pois a prefeitura de modo arbitrário, permite a invasão de nossa residência? e os deboches que Roberto Câmara sofreu? esse é o tratamento que os eleitores recebem de seus representantes? refiro-me a nós eleitores. Acredita-se em perseguição política, mas será que qualquer um de nós não poderá ser vítima desse abuso?
    Afirmo que quem sai perdendo somos nós com essas intrigas políticas. Isso mostra que continuamos desassistidos pelo poder público, pois a educação e a saúde estão péssimas, falta infraestrutura, saneamento básico, e segurança geral e muito mais.
    Ezequias Berredo

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB