sábado, 16 de novembro de 2013

Um consórcio nada razoável
Cidades de São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar votam Projeto de Lei que destina aproximadamente 25% do FPM para serviços de limpeza e saneamento básico. Além do percentual sugerido, habitantes dos municípios ainda devem pagar taxa de lixo, mensalmente.

Por Fernando Atallaia
Editor da Agência Baluarte

Circula nas câmaras de vereadores das cidades da Região Metropolitana um projeto de lei que visa delegar ao Poder Executivo dos municípios São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa a incumbência de gerir o sistema de saneamento básico das respectivas cidades.

Intitulado de Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico-CISAB, a criação do organismo prevê certa independência administrativa para dá cabo a ações de manutenção, abastecimento e fornecimento, assim bem como a adequada distribuição de água aos munícipes da Grande São Luís.

Uma resposta acertada ao descaso da Caema nas três cidades, o consórcio anima pelas intenções propositivas, mas cai em questionamento quanto à sua viabilidade e operacionalização. É que o Projeto de Lei, conforme apurou ANB Online, determina o repasse direto de aproximadamente 25% do total do FPM dos municípios e ainda tarifas e taxas de cobranças mensais ao contribuinte.

Foto: Regulamentação do Pagamento das Taxas de Foro é tema de projeto de Lei do Vereador Marcelo Portela de Paço do Lumiar


O vereador de Paço do Lumiar, Marcelo Portela, encaminhou à Câmara de Vereadores deste município, o Projeto de Lei Nº 053/2013, que                                                             Dispõe sobre a Regulamentação do Pagamento das Taxas de Foros por Enfiteutas, Resgate, Transferência e Incorporação ao Patrimônio Público de Terrenos Foreiros ao Patrimônio Municipal, assim como a sua Destinação Pública.

Na última sessão o vereador fez a defesa do projeto e falou da importância da aprovação mesmo para a regularização fundiária no município, que historicamente tem sofrido com as questões de desapropriação em várias comunidades já estabelecidas. 

De acordo com o vereador autor do projeto de lei, a principal motivação da proposta é que a partir da publicação da lei, a Câmara Municipal de Paço do Lumiar passe a ter competência legislativa de autorizar o Resgate, a Transferência e a Incorporação ao Patrimônio Público de Terrenos Foreiros ao Patrimônio Municipal.

“É do conhecimento de todos, que durante o tempo que os desmandos aconteceram em Paço do Lumiar, terrenos foram dados a indivíduos que não deram destinação social a estas áreas e sim deixaram lá paradas para que valorizassem e assim pudessem ser vendidas de acordo com a especulação imobiliária”, frisou Marcelo. 

Segundo Marcelo estes foreiros inclusive não cumprem com suas obrigações cartorárias, pagando as taxas devidas e ficam anos sem pagar pelo uso da terra. “Estes recursos poderiam estar sendo perfeitamente aplicados para a melhoria de vida dos nossos munícipes, mas não é essa a realidade, pois estes indivíduos passam anos sem pagar nada e vendem a preços absurdos essas terras e o município e a sua população paga a conta desse prejuízo”, afirma. 

De acordo com o texto do projeto de Lei, o prefeito de Paço do Lumiar, a partir da publicação da lei, terá um prazo de 60 dias para apresentar a Câmara Municipal a relação de todos os Terrenos Foreiros pertencentes ao Patrimônio Municipal, com a respectiva situação de cada um, o Padrão da Taxa de Foros, que está sendo cobrado, anualmente, se A, B, C ou D; a localização e área total, em metros quadrados, de cada Terreno Foreiro, bem como a existência ou não de loteamentos, ocupações ou outros usos, e quais são esses Terrenos Foreiros, caso existam.

“Nossa intenção é também de alguma forma salvaguardar aquelas pessoas que estão sofrendo ameaça do despejo forçado, como é o caso do Tendal, onde na última semana estava sobre a ameaça de serem colocados para fora de uma terra que está lá a anos sem destinação social alguma dada pelos responsáveis pela terra e agora simplesmente aquelas pessoas que estava cuidando da terra iam ser despejadas, porque a terra valorizou e ia ser vendida ao bel prazer dos foreiros, sem fiscalização”, disse Marcelo.

 O projeto de Lei seguiu para apreciação pelas comissões responsáveis na Câmara de Paço do Lumiar e deve ser colocada para votação pelos vereadores até a próxima sexta-feira, 21.

Marcelo Portela: ele saiu em defesa do contribuinte da Região Metropolitana
Aprovado recentemente pelas câmaras de Ribamar e Raposa, a criação do CISAB vem deixando intrigados os parlamentares de Paço do Lumiar, que já na próxima terça-feira (19) devem decidir em plenário se aprovam ou não a matéria. Até aqui, a câmara de vereadores de Paço foi a única casa legislativa da Grande São Luís a não aceitar as prerrogativas do Projeto.

A equipe de reportagem da Agência Baluarte conversou ontem (15) com o líder do bloco ‘’Câmara Livre’’ daquele Legislativo, vereador Marcelo Portela que informou que grande parte dos parlamentares de Paço não concorda com a implantação do CISAB.
''O consórcio na medida em que visa substituir a Caema com uma proposta de cobrir as deficiências da companhia de águas para melhor atender a população é um ganho e tanto às nossas cidades, mas quando cobra em suas prerrogativas taxas de lixo e tarifas mensais aos cidadãos,  não temos como aceitar, sem falar no montante proposto que chega a ser desproporcional à realidade de nossas cidades, 25% ou mesmo 5%  do repasse do FPM deve obedecer a um planejamento orçamentário minucioso, nós sentimos muito o fato  de nossos colegas de Raposa e Ribamar terem aprovado este projeto sem antes observarem e debaterem a matéria com o cuidado merecido, até porque a criação do consórcio e sua implementação atingirá diretamente os contribuintes e os cidadãos do municípios envolvidos’’, alertou Marcelo.

O Projeto, que foi aprovado pelos legislativos de Ribamar e Raposa sem uma acentuada rodada de discussões em torno de sua viabilidade, segue agora à câmara de vereadores de Paço do Lumiar, onde encontra resistência à sua aprovação. Portela explicou as causas dos questionamentos dos parlamentares de seu município.

''Nós, vereadores de Paço, e mais precisamente os que formam o bloco ‘’Câmara Livre’’ não estamos de acordo com a cobrança mensal de taxas e tarifas estabelecidas pelo consórcio aos nossos munícipes; entendemos que um projeto dessa envergadura deve ser aprovado visando beneficiar a população das cidades e não onerá-la ainda mais com tributos, uma vez que já será, em tese, repassada parte significativa do FPM para sua operacionalização; como defendemos os interesse da população pediremos revisão da matéria e a retirada de tópicos que desfavoreçam nossos cidadãos’’, disse o vereador.

14 comentários:


  1. Pra cima deles PORTELA não deixa siooo pede pra cair fora com um negocio desses vamo na luta que o povo ta contigo irmão.
    Hugo centro de Ribamar

    ResponderExcluir
  2. E ainda teve vereador que votou contra o povo num negócio desses

    Bruno Rodrigues, Cohatrac 3

    ResponderExcluir
  3. QUEM FORAM ESSES QUE VOTARAM?? BANDO DE CANALHA/ JOSUÉ DO PAÇO.

    ResponderExcluir
  4. VERGONHA, ESSE PREFEITO PELO VISTO ESTAR É CONTRA A POPULAÇÃO-FORA JOSEMAR!!!!!!!!!!
    BERENICE LIMA-PARANÃ 2

    ResponderExcluir
  5. Como sempre, mais uma para pesar no bolso do contribuinte.

    ResponderExcluir
  6. Pra cima deles Portela...

    ResponderExcluir
  7. Bando de prefeito irresponsável, e os vereadores de Ribamar e Raposa, isso é coisa de doido, Parabéns ao vereador Marcelo Portela e aos vereadores de Paço do Lumiar pela coragem de peitar essa sacanagem, sabemos que alguns vereadores com certeza estão mergulhados até o pescoço nessa merda, mas esperamos que s poucos que tem vergonha na cara lutem pelo povo. Valeu Portela, estamos com você nessa luta, o povo tem que ir para as ruas e protestar contra os corruptos.

    ResponderExcluir
  8. Malucos, em vez de defender o povo aprovam um projeto louco desse,
    eita o povo ta perdidooo com esses vereadoresss
    César Assunção da Maiobinha

    ResponderExcluir
  9. Desses ''DEFENSORES'' do povo só se pode esperar issooooo-que vergonha VEREADOR!!!!
    ADRIANO SÍLVIO, ESTUDANTE DE RAPOSA.

    ResponderExcluir
  10. Esses vereadores que votaram numa aberração dessas so tem um nome CARAS DE PAU que se elegeram pra ficar contra o eleitor e pegar uma boquinha dos esquemas desse tal CONSORCIO, comandita de corrupto safado, gostei de portela, parabéns vereador até que enfim um serio nesse meio ..

    Leonardo Amorim – Parque Vitória de lama

    ResponderExcluir
  11. Bota quente Portela, lava a alma do povo contra esse bando de sacana, o povo tá cansado de ser mal tratado, Josemar e Marconi Lopes bando de safado, como é que esse dois fazem uma trolagem dessa com o povo que acreditou neles, peço ao vereador Marcelo portela que não desista de sua luta para defender o povo, pois do contrario estamos lascados.

    ResponderExcluir
  12. A pressão tá é grande em Paço do Lumiar, Josemar, Marconi Lopes e o presidente da câmara Leonardo Bruno estariam ameaçando os vereadores de Paço do Lumiar, apenas Marcelo Portela e um pequeno grupo de vereadores ainda se mantem firmes, o problema do bando do prefeito é que eles necessitam minimamente de dois terços dos votos para aprovação, ou seja, basta 4 vereadores votarem contra para o golpe ir por água a baixo. Portela mantenha-se firme na luta em favor do povo, não desista e não baixe a cabeça. O povo tem que se manifestar, fora a corja de Josemar...

    ResponderExcluir
  13. Mais cobranças e taxas?????? não acreditoooooo aff
    cláudinha da avenida 14 do maiobao

    ResponderExcluir
  14. COMANDITA DAS BOAS- SO PENSANDO NO BOLSO DELES, APROVA NAO MARCELO.
    JUNIOR SILVA O TAMBAÚ MERECE RESPEITO

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB