quarta-feira, 23 de janeiro de 2013


Josemar consulta TCE sobre dívidas de Paço do Lumiar



Do blog do Daniel Matos



O prefeito de Paço do Lumiar, Josemar Sobreiro (PR) e o vice, Marconi Lopes (PSL) estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira (21), com o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA), Edmar Serra Cutrim, onde assinaram consulta acerca das diretrizes para o saneamento das dívidas da gestão anterior. Na oportunidade se fizeram presentes, o prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim (PMDB), o presidente da Famem, Júnior Marreca (PR) e as assessorias jurídicas das duas instituições.


O prefeito Josemar tratou sobre a utilização dos recursos do FPM para pagamento de despesas, tais como, a folha de pagamento do mês de dezembro de 2012, com a receita de 2013, visto que, a maioria dos municípios maranhenses, assim como Paço do Lumiar, está em débito com servidores.


O prefeito de Paço do Lumiar, Prof. Josemar: consulta ao Tribunal de Contas do Estado

A necessidade da consulta aparece diante do inicio de novas gestões públicas municipais em todo o Brasil, a crise instalada em nosso país, bem como a desoneração do IPI, afetando diretamente a arrecadação das receitas públicas, reduzindo-a de forma brusca e inesperada, em especial ao FPM, e a recente portaria conjunta do Ministério da Educação e Ministério da Fazenda nº 1.495, publicada no DOU em 31 de dezembro de 2012, que redefiniu os valores do FUNDEB, relativos ao exercício 2012, reduzindo bruscamente os valores da per capita por aluno.


O parecer jurídico contendo a problemática legal enfrentada por todos os municípios do Estado do Maranhão passará por análise do TCE-MA. “Como gestor municipal, preciso de respaldo para poder administrar todos os recursos que vêm para Paço do Lumiar. O mais breve possível quero resolver essa situação dos vencimentos atrasados do mês anterior,” ressaltou Josemar.
 
 
Agricultores participam de campanha em favor do uso de defensivos naturais
 
 
 
Iniciativa, fruto de uma parceria entre a Administração Municipal e o Governo do Estado, será realizada durante todo o ano em São José de Ribamar.

 
Agricultores familiares dos polos agrícolas de São José de Ribamar participaram da primeira etapa da campanha de conscientização sobre a importância do uso de defensivos naturais e da redução da utilização de agrotóxicos nas plantações.

A iniciativa é resultado de uma parceria da administração municipal, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (SEMAGRI), com a Agência Estadual de Desenvolvimento Agropecuário (Aged). A abertura da campanha, que se estenderá durante todo o ano, foi feita pelo engenheiro agrônomo José Luís Vidal Costa, que proferiu palestra sobre o uso racional de agrotóxicos e a aplicação de defensivos naturais no auditório da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Ribamar (SEMTUC).

O secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Pedro Oscar, explicou que o objetivo é levar aos agricultores o máximo de informações sobre os riscos da utilização de agrotóxicos para os produtos e produtores;  para o meio ambiente e para os consumidores, e ao mesmo tempo mostrar as vantagens de defensivos orgânicos nas lavouras.
 

Agricultores de São José de Ribamar: palestras oferecidas pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento

“Esta é mais uma iniciativa do governo Gil Cutrim no sentido de fortalecer a agricultura familiar no município, atividade econômica que tornou-se referência possibilitando, inclusive, premiação nacional. Os pequenos produtores rurais são auxiliados de várias formas – elaboração de projetos, encaminhamento para instituições financeiras, distribuição de sementes, assistência técnica gratuita e compra de parte da produção e agora com orientações permanentes sobre uso de defensivos”, informou.

O presidente da Associação do Desenvolvimento Comunitário do Bom Jardim (comunidade que abriga um dos mais importantes polos agrícolas de São José de Ribamar), Geovane da Silva, disse que a campanha será fundamental para que todos os trabalhadores de sua região conheçam as vantagens da utilização dos defensivos naturais e passem e evitem o uso de agrotóxicos.

O trabalhador rural e sindicalista João Capistrano, do polo agrícola do Itapari/Panaquatira, afirmou que a palestra foi importante porque deixou bem claro o nível de riscos a que estão expostos os agricultores que ainda utilizam agrotóxicos. Ele destacou, ainda, a agressão ao meio ambiente e os problemas de saúde que podem surgir nos consumidores, como outros fatores importantes para mudança. “Gostaria de parabenizar a prefeitura pela iniciativa e dizer que ações como esta mostram o compromisso da administração municipal com a agricultura familiar”, assegurou.
 
 
 
 
 
 
 
Matéria enviada por Assessoria de Imprensa da PSJR.

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB