quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

 

O esforço necessário

 
Grupos de oposição de São José de Ribamar seguem com interesses e objetivos distintos enquanto o Governo se utiliza da ideia de continuidade para consolidar grupo político no município

 
Por Fernando Atallaia
Editor de ANB Online

 
As eleições do ano passado serviram de suporte e/ou subsídio teórico para algumas reflexões no campo da  política local e mais precisamente do futuro de seus representantes. O discurso inflado percebido no pleito de 2012 arguido principalmente pelos nomes lançados ao Executivo pela oposição hoje causam algumas controvérsias.

A grande maioria dos ribamarenses reclama. ‘’ Eles só aparecem em época de eleição’’, dizem alguns. A relação entre o ‘só aparecer em época de eleição’ e a constância do discurso oposicionista numa das cidades mais importantes do Maranhão está diretamente ligada aos interesses dos grupos que almejam a titularidade da prefeitura municipal. Em tese almejam mas na prática o objetivo é manter-se em voga diante da conjuntura política estadual. E é nesta linha que grupos como o do ex-prefeito de São José de Ribamar, Júlio Matos(PDT) esforçam-se para permanecerem ‘vivos’ no município.

O ex-candidato a prefeito Júlio Filho: manutenção de grupo e espaços na esfera estadual


Lançado candidato às majoritárias pelo pai, o Dr Julinho, o ex-candidato a prefeito nas últimas eleições, Júlio Filho(PC do B) enfrentou  a árdua missão de realizar a manutenção do grupo formado por seu progenitor há mais de 10 anos, sob a responsabilidade de ‘conservar’ eleitores e catapultar novos simpatizantes ao seu projeto político. A tática serviu também para mostrar certo poder e capilaridade eleitoral para o  âmbito político estadual, o que indiscutivelmente abre espaço para cargos públicos e futuras parcerias na esfera da administração pública tanto em São Luís como no  Legislativo maranhense. 
 
O  grupo que hoje representa a ausência de pauta e  debate pós-eleição, vem sendo questionado pelos próprios  candidatos que lançou e por diversas lideranças comunitárias da cidade- que cobram uma postura oposicionista sistemática e diária- por não dialogar com as cobranças/reinvindicações dos ribamarenses diante dos problemas que ainda assolam o município. Alguns correligionários e membros de partidos de esquerda não dão muita importância ao fato e como resposta tecem duras críticas a  seus pares cidade afora. ‘’ Eles somem, já estamos acostumados, mas na época da eleição eles aparecem dizendo que são oposição, porque só o que interessa a eles é o quinhão eleitoreiro, é só isso, é a barganga’’, afirma uma fonte ligada ao diretório municipal do PDT de São José de Ribamar.


Arnaldo Colaço, do PSB: em peregrinação pela cidade, ele pretende bater o candidato do Governo nas próximas eleições para prefeito

Na contramão dessa conduta questionada pelos munícipes, o também ex-candidato a prefeito pelo Partido Socialista Brasileiro-PSB, Arnaldo Colaço, tenta dessacralizar a todo custo a imagem  eleitoral vigente já tão conhecida dos setores sociais da cidade balneária. Colaço, assim que perdeu as eleições para o peemedebista Gil Cutrim tratou de reunir seu grupo e traçar alguns intinerários de atuação com direito a formação de agenda e reuniões semanais pelos bairros e comunidades do município. O político entende que trabalhando diuturnamente pelos rincões da cidade poderá polarizar com o candidato do Governo daqui a 4(quatro) anos. Com inclusive, segundo seus adeptos,  grandes chances de alçar vitória. Nessa perspectiva,  o socialista não para e já admite ser  a principal voz da oposição de São José de Ribamar. ‘’ Oposição se faz com responsabilidade dia e noite e não somente em época de eleições, o que estamos fazendo é representando o povo sofrido da cidade e este povo sabe que somos a única oposição em todo este  município’’, comemora Colaço. O membro do PSB é outro nome da política local que não  faz questão de esconder sua real intenção na cidade : crescer eleitoralmente.  






Gil Cutrim: discurso da continuidade e consolidação de grupo político em São José de Ribamar

O Governo Municipal, por sua vez, parece seguir tranquilo mas aqui e ali  deixa transparecer seu principal objetivo que é consolidar o grupo político que elegeu o atual prefeito para mais um mandato. Lançando mão da ideia da ‘continuidade’ da boa gestão, Gil Cutrim tem a maioria dos vereadores da Câmara Municipal como base aliada e obteve votação expressiva nas eleições que se passaram. Conta também com a chancela do governo Roseana e ainda de parte do apoio de alas do  Governo Federal à sua administração. Os candidatos a Vereador eleitos pela oposição nas últimas eleições, segundo informações, já debandaram das fileiras da esquerda  para o bloco  governista e agora fortalecem o coro da maioria no Legislativo. Essas ‘vantagens’ sobre seus adversários revelam o esforço do Governo em consolidar o grupo Cutrim em São José pelos anos vindouros.  Uma prova inconstestável de que por detrás do discurso estritamente administrativo a verdade política predomina.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB