sexta-feira, 15 de março de 2013

Judiciário instala centro para acordos judiciais em Balsas

Da Ascom do TJ 
 
O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) instala na segunda-feira (18), às 9h30, na Casa do Direito (Praça Eloy Coelho, Centro, s/n), em Balsas, Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, que irá orientar a comunidade e promover audiências de conciliação e mediação. É o sexto centro instalado pelo Poder Judiciário do Maranhão. Além de Balsas, quatro unidades foram implantadas em São Luís e uma em Imperatriz.

José Luiz afirma que os centros desburocratizam a Justiça
 José Luiz afirma que os centros desburocratizam a Justiça

A instalação dos centros de conciliação integra a política de gestão do Judiciário. “As portas da Justiça estão abertas a todos, sem distinção. Os centros desburocratizam a justiça e facilitam o acesso do cidadão, pois funcionam com base na política proativa de conciliação, que deve ser incentivada por todo o Judiciário”, destaca o presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, desembargador José Luiz de Almeida.

Ele informa que a atual gestão do TJMA pretende incentivar a política de conciliação, levando o trabalho dos centros a vários municípios do Estado, como Bacabal, Caxias, Codó, Santa Inês e Timon.

CONCILIAÇÃO - O método de trabalho dos centros é simples. Se um cidadão tem problema de ordem cível e procura uma unidade para tentar conciliar, o centro convida a outra parte. No local, ambos são orientados e decidem se querem dar início à conciliação. Em caso de acordo, este será homologado pelo juiz supervisor. O ato tem força judicial.
O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Conflitos do TJMA foi criado por meio da Resolução 125/2009 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB