quinta-feira, 18 de abril de 2013


Governo Federal entrega 24 retroescavadeiras para Prefeituras maranhenses

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) realizou na manhã desta terça-feira (16), na Quadra Poliesportiva Manoel Amorim Sousa, no município de Presidente Dutra, a solenidade de entrega das 24 máquinas retroescavadeiras doadas pelo Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) para 24 Prefeituras maranhenses.

Todos os 197 municípios maranhenses com até 50.000 habitantes irão receber uma máquina retroescavadeira e uma motoniveladora. Esta é a segunda etapa realizada no Maranhão. A primeira etapa do Programa aconteceu em 2012 onde foram entregues 99 retroescavadeiras. Ao todo já foram entregues 123 retroescavadeiras no estado. A previsão é de que as 74 retroescavadeiras que ainda estão faltando e as motoniveladoras sejam entregues na terceira etapa do Programa.

 A solenidade de entrega das máquinas teve a participação da governadora do Estado, Roseana Sarney; do delegado Federal do MDA no Maranhão, Ney Jefferson Pereira Teixeira, do superintendente Regional do Incra no Maranhão, José Inácio Rodrigues; de deputados federais; deputados estaduais; secretários de Estado e entre outras autoridades.

 Em seu discurso, a governadora Roseana Sarney parabenizou o MDA pela iniciativa, enfatizando que as máquinas irão ajudar as prefeituras a economizarem custos na hora de realizarem as obras. “Agradeço a presidenta Dilma, em nome do Maranhão, por este beneficio que esta sendo trazido para nosso Estado”, ressaltou.

 O delegado Federal do MDA no Maranhão, Ney Jefferson Teixeira, destacou que nesta segunda etapa estão sendo investidos cerca de R$ 3,6 milhões em máquinas para que os municípios possam fazer a manutenção e construção de estradas vicinais, pequenos açudes e barragens para ajudar os agricultores familiares.

Na opinião do superintendente Regional do Incra no Maranhão, José Inácio Rodrigues, esta ação do Governo Federal tem impacto direto na vida dos agricultores e assentados. “Temos 58 projetos de assentamento nestes 24 municípios. É algo em torno de 7,6 mil famílias assentadas que serão beneficiadas com as melhorias das estradas vicinais, facilitando o escoamento da produção”, frisou.


Documentação

  
Durante todo o dia, no Centro Educacional Remy Soares, ao lado da quadra poliesportiva em que foi realizado o evento de entrega das máquinas, o MDA e o Incra estão realizando mais um Mutirão de Documentação, do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR).

Na ocasião podem ser emitidas gratuitamente carteiras de trabalho, CPF, Carteiras de Identidade, inscrição no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Certificado de Cadastro de Imóveis Rurais (CCIR), certidão do Sistema de Informações de Projeto de Reforma Agrária (Sipra) e Declaração de Aptidão ao Pronaf para assentados da Reforma Agrária.

Confira os municípios que receberam as retroescavadeiras: Água Doce do Maranhão; Arame;Bela Vista; Estreito; Estreito; Feira Nova; Formosa; Governador Acher; Graça Aranha; Loreto; Mirador; Monção; Nova Colinas; Passagem Franca; Pastos Bons; Pindaré Mirim; Pio XII; Presidente Dutra; Paraibano; Rosário; São Féliz de Balsas; São João dos Patos; São Pedro da Água Branca; Santa Filomena e Satubinha.





Flávia Almeida

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB