quinta-feira, 2 de maio de 2013
  
Secretaria de Estado do Meio Ambiente-SEMA

Caríssimo, 


Este ano o Brasil inteiro está sendo mobilizado a discutir um tema na área ambiental por meio das Conferências do Meio Ambiente. Existem as estapas municipais, regionais, estaduais e uma nacional.

Este ano, o tema central de todas as etapas será "Gestão de Resíduos Sólidos" tendo quatro eixos de discussões: Produção e Consumo Sustentáveis; Redução dos Impactos Ambientais; Educação Ambiental e Geração de Emprego e Renda.

No Maranhão,  a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (Sema) está mobilizando todos os municípios maranhenses para que realizem etapas municipais e participem das etapas regionais e estadual da IV Conferência Estadual do Meio Ambiente. 
 
O processo é coordenado pelo órgão ambiental estadual em conjunto com uma Comissão Organizadora Estadual (COE), composta por 16 órgãos públicos e 15 entidades da sociedade civil. 

A IV Conferência Estadual do Meio Ambiente, que será realizada, de 3 a 5 de setembro, em São Luís, terá como etapa preparatória as Conferências Regionais, que serão realizadas em 11 cidades do estado, no período de maio a julho. As sedes das Conferências Regionais serão Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Chapadinha, Caxias, Imperatriz, Itapecuru Mirim, Pinheiro, Presidente Dutra, Santa Inês e São José de Ribamar. 

As primeiras Conferências Regionais acontecerão nos municípios de Chapadinha e de Itapecuru Mirim, nos dias 8 e 10 de maio, respectivamente, a partir de 7h30. Em Chapadinha a conferência será no auditório central da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), localizado na BR-222, KM 04, s/nº, Boa Vista.  Já em Itapecuru Mirim será no espaço Henrique's Eventos, localizado na Rua Santa Cruz, nº 5 - bairro Malvinas.


São objetivos das conferências regionais, promover e articular as discussões sobre resíduos sólidos com pessoas de todo o estado e eleger os delegados que participarão da IV Conferência Estadual do Meio Ambiente, no período 3 a 5 de setembro, no Centro de Convenções Governador Pedro Neiva de Santana, em São Luís.

 
Durante a IV Conferência Estadual do Meio Ambiente haverá a sistematização das propostas eleitas nas 11 conferências regionais e a eleição dos 40 delegados. Estes, serão os representantes (poder público, sociedade civil e empresariado) que levarão as propostas do Maranhão para serem discutidas, juntamente com as propostas dos outros estados brasileiros, na Conferência Nacional do Meio Ambiente, em Brasília, no período de 24 a 27 de outubro de 2013. 

O evento oportuniza que representantes de organizações não-governamentais, movimentos sociais, entidades, empresas, instituições de ensino e pesquisa, representantes dos poderes executivos, legislativos e judiciários, entre outros, que realizem um fórum para discussão, avaliação, compartilhamento de responsabilidades e proposição de ações que aprimorem a política ambiental do país.


O tema "Resíduos Sólidos" vem sendo discutido pela Sema desde dezembro de 2011 com a realização do seminário de apresentação do Plano Estadual de Gestão de Resíduos Sólidos (PEGRS). Em agosto de 2012 a Sema consolidou o plano após consultas públicas, audiências públicas regionais e um fórum técnico. A discussão do Plano contou com a mobilização de órgãos públicos, organizações da sociedade civil organizada, instituições de ensino e pesquisa, empresas e comunidade geral. O PEGRS-MA está disponível no site da Sema (www.sema.ma.gov.br).

 
Diante do exposto,  gostaríamos de contar com o seu apoio e, o apoio desse prestigiado veículo de comunicação, na divulgação das conferências regionais de meio ambiente. Para tanto estamos lhe enviando um convite da Conferência Regional de Chapadinha, um convite da Conferência Regional de Itapecuru Mirim, um texto informativo detalhado sobre as conferências de meio ambiente, um texto informativo voltado, especificamente, para as conferências de Chapadinha e Itapecuru Mirim, um spot de rádio da Conferência Regional de Chapadinha e um spot de rádio da Conferência Regional de Itapecuru Mirim.
Prefeitura de Paço do Lumiar assina convênio de cooperação técnica com a CAIXA  

Com o objetivo de buscar recursos e garantir melhorias para Paço do Lumiar, o Prefeito Municipal, Josemar Sobreiro e Vice-prefeito, Marconi Lopes assinaram convênio de cooperação técnica com a Caixa Econômica Federal (CAIXA), na última terça-feira (30.04), no Grand São Luís Hotel, com a presença o Superintendente da Caixa, Helio Duranti, e do Gerente Geral da Caixa Agencia Maiobão, Jairo Leão.

Em sentido horário: o vice-prefeito Marcone Lopes, o superintendente da Caixa Helio Duranti, prefeito Josemar Sobreiro e o gerente geral da Caixa Agencia Maiobão, Jairo Leão: convênio para cooperação técnica no município

Na oportunidade prefeitos maranhenses participaram do Seminário de Gestão Pública promovido pela Superintendência da Caixa no Maranhão, onde foi apresentado os projetos de programas entre o Governo/Caixa, entre eles, o Programa de Modernização da Administração Tributária e Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT), que possibilita às prefeituras o empréstimo de até 10 milhões, além de disponibilizar recursos para o Programa Nacional de Habitação Rural.


 

Outro programa apresentado pela CAIXA, foi o Programa Nacional de Apoio e Gestão Administrativa e Fiscal Para os Município Brasileiros (PNAFM), com incentivo do Banco Interamericano de Desenvolvimento Social.

 

Os gestores municipais demonstraram interesse pela linha de crédito que financia a construção e reforma de Centros Administrativos, onde as prefeituras poderão concentrar todas suas secretarias. 

 

 

Matéria enviada por Coordenação de Comunicação da prefeitura de Paço do Lumiar. 


Prefeito e secretário discutem implantação do Parque Ambiental da Quinta


Objetivo da iniciativa é preservar o ecossistema da região e oferecer aos moradores de São José de Ribamar e visitantes um espaço para as práticas de lazer e entretenimento.




O prefeito Gil Cutrim e o secretário estadual Victor Mendes (Meio Ambiente) realizaram reunião de trabalho na qual foi discutida a parceria institucional para viabilizar a implantação do Parque Ambiental da Quinta, localizado no município de São José de Ribamar.

Com uma área de aproximadamente 24 hectares, a Quinta, região pouco habitada da cidade, possui um rico ecossistema, inclusive com manguezais e nascentes. A ideia é implantar no local um Parque com conceito ambiental totalmente correto munido de infraestrutura que possa oferecer aos ribamarenses e visitantes a oportunidade de ter contato direto com a natureza, além de desfrutar de um espaço para a realização de atividades de lazer e entretenimento, como caminhadas e trilhas ecológicas, por exemplo. 
Gil Cutrim com Victor Mendes: anfiteatro e parque ambiental para Ribamar


“Queremos implantar um complexo ambiental que, além de preservar a nossa rica fauna e flora, possa funcionar como um espaço no qual o visitante tenha acesso a pista para caminhada, trilhas, pista para ciclismo, quadra poliesportiva e até mesmo um local onde possamos promover atividades culturais e educativas, como um anfiteatro”, explicou Gil Cutrim.

Victor Mendes informou que no próximo dia 11 de maio técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) farão uma visita de trabalho ao local. Ele avaliou que, com base no potencial do ecossistema da região, a Quinta tem tudo para se transformar em um dos melhores e mais bem organizados Parques Ambientais da Grande Ilha de São Luís. 

Itapiracó – Durante o encontro, Victor Mendes relatou a Gil Cutrim que a SEMA deverá lançar, ainda este ano, a pedra fundamental do complexo ambiental do Itapiracó, que será instalado na reserva ambiental do Itapiracó, localizada em uma região entre os municípios de São José de Ribamar e São Luís.

O complexo, além de preservar o rico ecossistema da região, será dotado de toda a infraestrutura necessária (anfiteatro, pista de caminhada, pista de ciclismo, equipamentos laborais, quadras poliesportivas, quadra de beach soccer, campos de futebol, dentre outros) para funcionar como um importante espaço de lazer e entretenimento. 






Matéria enviada por Assessoria de Imprensa da PSJR. 


Lobão desafia Roseana e começa campanha por Imperatriz


Em troco, anúncio da duplicação da BR-010 foi completamente ignorado da primeira página do matutino da família Sarney


Do blog do Garrone 


Edison Lobão resolveu ignorar de vez os desejos de Roseana Sarney e iniciou sua pré-campanha ao governo do Estado por Imperatriz, onde ele ministro das Minas e Energia, anunciou a duplicação da BR-010, no trecho do perímetro urbano da cidade, acompanhado de vinte prefeitos da região tocantina.

Matreiro como ele só, Lobão antecipou-se ao ministro dos transportes, César Augusto Rabello Borges, que ainda vai anunciar formalmente a obra orçada em R$ 200 milhões nos próximos dias em Imperatriz; e acabou com festa que o governo iria fazer com Luís Fernando, outorgando-lhe até uma possível partenidade.

O ministro Edson Lobão: para a família Sarney, ele já é o lobo mau

O troco veio na edição do jornal O Estado do Maranhão, de propriedade da família Sarney, nesta quinta-feira, que ignorou completamente a passsagem de Lobão por Imperatriz, onde participou da criação do diretório jovem do PMDB.

E olhem que o PMDB é o mesmo partido de Roseana e Luís Fernando !

O anúncio de uma obra desse porte e importância mereceria destaque de primeira página em qualquer matutino se não fosse levado em conta os interesses políticos que por lá se escondem.

Ainda mais quando se trata de duplicação de BR!


Reservaram para Lobão a página dois do jornal, sem também destacar na manchete o anúncio da obra, mas um tal sentimento de grupo de que ele estaria disposto a acatar qualquer decisão partidária para 2014.

Mas disse isso mostrando sua força na região e anunciando uma obra importante logo em Imperatriz, onde Roseana e Luís Fernando conquistaram o prefeito Sebastião Madeira com um conjunto orquestrado de obras.
Mostrou que tem o domínio do PMDB local, deixando Luís Fernando de fora da festa peemedebista e com o dedo na boca diante dos vinte prefeitos  que com ele estavam a tiracolo.

Agora se forem dizer que a ausência do ministro Lobão na primeira página do matutino da família não foi por questões políticas, talvez passe a acreditar que a decisão de excluí-lo seja do Jornalismo.

Afinal, como destacar em primeira página de um jornal o anúncio de uma obra feita pelo mesmo ministro que anunciou a refinaria da Petrobras em Bacabeira ?


Tudo então seria uma questão de credibilidade…

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB