segunda-feira, 10 de junho de 2013
 
Márcio Jerry dá piti após divulgação de nota do Sindicato dos Funcionários Públicos de São Luis
 
Do blog do Robert Lobato
 
 
Na última sexta-feira, dia 7, o Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de São Luís – SINFUSP/SL realizou uma Assembleia Geral para deliberar sobre o reajuste salarial de 7,5% oferecido e chancelado pela Prefeitura de São Luís.
 
Após a referida Assembleia Geral, o SINFUSP/SL divulgou uma nota afirmando que o “reajuste Salarial de 7,5% não é aprovado pela categoria dos municipais” (veja abaixo).
 
 
Foi o suficiente para o secretário de Comunicação da Prefeitura de São Luis, Márcio Jerry, sair ligando para Deus e o mundo no sindicato cobrando explicações sobre a nota, num verdadeiro desrespeito à entidade que representa milhares de pais e mães de família.
 
Completamente transtornado, Jerry viu “manipulação” do conteúdo da nota do SINFUSP/SL pelo “Planalto” e pelo “Governo do Estado”, e que a nota era apenas para “estampar a capa do jornal O Estado do Maranhão no outro dia”. É mole?
 
Talvez a paranoia do secretário deva-se ao fato do vice-governador do Maranhão, Washington Luiz, ter cumprido agenda em Brasília no mesmo dia da assembleia, como se Washington não tivesse coisa muito mais importante para tratar no Planalto do que a pauta da assembleia do SINFUSP/SL, que, convenhamos, não é assunto de interesse nem do Governo do Estado e muito menos do Planalto.
 
São atitudes inconvenientes, autoritárias e desrespeitosas como esta relatada por uma fonte do Blog do Robert Lobato bem situada no SINFUSP/SL, que vêm causando transtornos ao prefeito Edivaldo Júnior.
Veja a íntegra da nota do SINFUSP/SL divulgada na sexta-feira, dia 07 de junho de 2013:
 
O Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de São Luís – SINFUSP/SL realizou na manhã desta sexta-feira (07) uma Assembleia Geral com servidores do município, onde puderam discutir o reajuste salarial de 7,5% oferecido e chancelado pela Prefeitura de São Luís. O ato aconteceu no Auditório do SINDSEP (Monte Castelo).
 
“Entendemos este reajuste como algo discriminatório. Para o grupo de Magistério (professores), o aumento foi de 9,5% e para os demais servidores, somente o 7,5%. A categoria esperava que todos fossem tratados sem diferença. A lei prevê tratamento igualitário em matéria de reajuste salarial. Nós não concordamos com esta situação”, criticou o Secretário de Finanças do Sinfusp – Cristovam Araújo.
 
Além das propostas e encaminhamentos que vão ser direcionados ao Executivo Municipal, o Sindicato vai solicitar o apoio da Câmara Municipal de São Luís, a fim de quê, com a ajuda dos vereadores, possam melhorar o valor do reajuste. O Sinfusp/SL entende que a Prefeitura vai ter condições financeiras para que a partir do 2° quadrimestre possa conceder um reajuste complementar (de acordo com a variação/aumento da Receita).
 
Alguns dos servidores presentes propuseram movimento grevista demonstrando total insatisfação com a proposta indecorosa do Governo.
Evitando qualquer descontentamento entre os funcionários municipais e a Prefeitura, o Sinfusp/SL propôs traçar estratégias de mobilizações até o mês de Setembro e afirma que apesar de aceitar o valor de 7,5%, quer um maior percentual de reajuste salarial. Entre as partes está a insatisfação devido aos percentuais não serem consensuais.
 
Desta forma, face às inúmeras contestações acerca do reajuste salarial 2013, a Entidade quer tratar também de questões cruciais que devem ser levadas em conta pelo Governo Municipal, pelos Parlamentares e também pelas Centrais Sindicais nesse debate, entre elas: a continuidade permanente da Mesa de discussão para que outras pautas possam ser tratadas – a Implementação do PCCV (Plano de Cargos, Carreiras e Salários), os 40% dos cargos comissionados, assistência médica e de formação aos servidores, além de uma valorização e incentivo ao servidor para que este possa oferecer um serviço de qualidade à população.

'Formiga louca' infesta regiões dos EUA e ataca aparelhos eletrônicos

Inseto deve ter sido levado do Brasil e da Argentina, dizem cientistas.
Formiga causou prejuízos de US$ 146,5 milhões em um ano no Texas.


Do G1, em São Paulo

Uma espécie de formiga invasora está causando prejuízos em pelo menos quatro estados americanos, apontam jornais e sites de notícias dos EUA. Elas comem de tudo e atacam aparelhos eletrônicos, como celulares, computadores e TVs, afirma o site "ABC News", da rede de televisão americana "ABC".
Pequenos animais também não estão a salvo do inseto, da espécie Nylanderia fulva. Ela é chamada popularmente de "formiga louca", de acordo com o "ABC News".
Formiga da espécie Nylanderia fulva, que está causando prejuízos nos EUA (Foto: Gotzek/Brady/Kallal/Wikicommons)
Formiga da espécie 'Nylanderia fulva', que está causando prejuízos nos EUA (Foto: Gotzek/Brady/Kallal/Wikicommons)
Só no Texas, as formigas causaram prejuízo de US$ 146,5 milhões em equipamentos eletrônicos em um ano, informa o "ABC News". Elas também foram encontradas na Flórida, no Mississippi e na Louisiana, de acordo com os veículos de imprensa.

Os insetos são minúsculos e provavelmente foram levados aos EUA de forma involuntária por pessoas vindas da Argentina e do Brasil, diz o "ABC News". O tamanho diminuto facilita que milhões de formigas se escondam dentro de um laptop, por exemplo, dizem os jornais.

O nome "formiga louca" foi dado porque a trilha que o animal deixa conforme se alimenta é confusa e errática, dizem os jornais americanos.

Primeiro registro

 O primeiro registro da Nylanderia fulva nos EUA foi na cidade de Houston em 2002, afirma o jornal britânico "Daily Mail". O pesquisador Ed LeBrun, da Universidade do Texas, disse ao periódico que as formigas onívoras atacam e matam outras espécies, além de monopolizar fontes de comida, causando problemas ao ecossistema em que estão inseridas.


Produtos químicos que matam insetos comuns não funcionam contra as "formigas loucas", diz o "Daily Mail". O jornal aconselha às pessoas que encontrarem os animais em suas casas a chamarem empresas especializadas no controle de pestes para se livrar do bicho.

'Formigas loucas' percorrem mão de americano (Foto: Reprodução/YouTube/TomRasberry)
'Formigas loucas' percorrem mão de americano (Foto: Reprodução/YouTube/TomRasberry)
Ao atacarem um equipamento eletrônico, as formigas são eletrocutadas e emitem um odor no ar que atrai outras da mesma espécie. Numa série de "ataques", em que tentam "devorar" fios e componentes, as formigas mortas vão se amontoando no aparelho e eventualmente causam um curto-circuito, diz o "ABC News".

Pesquisadores afirmam que as formigas não conseguem sobreviver em ambientes muito secos ou frios. Estes insetos não possuem picadas dolorosas, mas causam prejuízos e invadem carros, casas, aparelhos eletrônicos e outros locais com facilidade, dizem os cientistas.

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB