sexta-feira, 16 de agosto de 2013
 
Prefeitura promove Oficina de Alimentação Saudável
 
Iniciativa tem como objetivo disseminar a prática da alimentação saudável e adequada na infância como forma de promover a saúde e prevenir doenças relacionadas com a má alimentação.
 
A Prefeitura de São José de Ribamar, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), realizou nesta quarta (14) e quinta-feira (15) a Oficina de Alimentação Saudável, iniciativa destinada para gestantes, mães e cuidadores de crianças com idade variando entre 06 meses a 02 anos.

A Oficina foi desenvolvida na Cozinha Escola Municipal, situada na Sede do município, e teve como objetivo disseminar a prática da alimentação saudável e adequada na infância como forma de promover a saúde e prevenir doenças relacionadas com a má alimentação, tais como desnutrição, obesidade, hipertensão arterial, diabetes, anemia, deficiência de Vitamina A, dentre outras.

A programação foi composta de palestras educativas, que abordaram temas como a alimentação saudável complementar e normas de higiene no preparo das refeições; distribuição de material informativo; além da parte prática na qual os participantes aprenderam a preparar pratos variados.

“Gostei muito da iniciativa porque nos ofereceu a oportunidade de aprender um pouco mais sobre o que é a alimentação saudável, principalmente destinada aos nossos filhos”, disse a dona de cada Maria Raimunda Silva, moradora do bairro Vieira, e que participou da iniciativa.
 

 

Nada de novo de novo


De como Paço do Lumiar não consegue superar as velhas práticas politicalhas de sempre e o governo Josemar é só mais um governo. O que o precedeu.
 

Por Fernando Atallaia
Editor da Agência Baluarte
atallaia.baluarte@hotmail.com
 

Quem vê, acompanha ou assiste ao noticiário da cidade de Paço do Lumiar, um dos municípios mais importantes da região da Grande São Luis, não tem grandes surpresas. A conhecida instabilidade política e os muitos desgastes na atual administração são só duas características que se repetem na gestão Josemar Sobreiro e que poderiam ser vistas como herança/continuação da adiministração Bia Venância. Uma coisa pela outra.

Prefeito Josemar Sobreiro: crise na base aliada e descrédito da população

Nas últimas semanas a crise proporcionada pela insatisfação de lideranças e vereadores da base 'aliada' do prefeito explodiu na cidade aos quatro cantos. Na câmara de vereadores, a situação se tornou insustentável e hoje(16) uma sessão não se realizou por falta de quórum. Nada incomum quando já se sabe que o presidente da Casa, Leonardo Bruno, vem sendo alvo de reclamações de autoritarismo e centralização de poder por seus colegas.

Leonardo Bruno
O presidente da câmara de vereadores de Paço do Lumiar, Leonardo Bruno: em queda livre no Legislativo municipal, ele perdeu o respeito de seus colegas
O governo Josemar no Legislativo perdeu a força, assim como nas ruas de Paço vem perdendo a credibilidade. O marketing que causa a devassa na administração do 'Professor' é feito por seus próprios líderes. Aqueles que ajudaram Josemar em sua eleição e que hoje são responsáveis por levar as ''boas novas'' de sua gestão aos liderados por terem sido desrespeitados e/ou humilhados pelo prefeito. Pouco a pouco e de boca a boca a crise saiu da esfera política e se disseminou pelos corredores da prefeitura, que a bem da verdade, passa hoje por uma desorganização gritante.
 

A situaçao alerta para a necessidade de se parar uma crise que se alastrando ainda mais pelo município poderá inviabilizar o Governo. No Poder Legislativo já se fala em alternância e nomes são citados. Um dos vereadores mais atuantes em Paço, Marcelo Portela vem sendo apontado como uma resposta a dispersão acentuada dos vereadores da base de Josemar na Câmara. No Executivo, a população cobra do prefeito maior participação administrativa junto a seu vice, que segundo fontes seguras da prefeitura, é quem de fato governa e tem o poder das decisões da administração.

Foto: Regulamentação do Pagamento das Taxas de Foro é tema de projeto de Lei do Vereador Marcelo Portela de Paço do Lumiar


O vereador de Paço do Lumiar, Marcelo Portela, encaminhou à Câmara de Vereadores deste município, o Projeto de Lei Nº 053/2013, que                                                             Dispõe sobre a Regulamentação do Pagamento das Taxas de Foros por Enfiteutas, Resgate, Transferência e Incorporação ao Patrimônio Público de Terrenos Foreiros ao Patrimônio Municipal, assim como a sua Destinação Pública.

Na última sessão o vereador fez a defesa do projeto e falou da importância da aprovação mesmo para a regularização fundiária no município, que historicamente tem sofrido com as questões de desapropriação em várias comunidades já estabelecidas. 

De acordo com o vereador autor do projeto de lei, a principal motivação da proposta é que a partir da publicação da lei, a Câmara Municipal de Paço do Lumiar passe a ter competência legislativa de autorizar o Resgate, a Transferência e a Incorporação ao Patrimônio Público de Terrenos Foreiros ao Patrimônio Municipal.

“É do conhecimento de todos, que durante o tempo que os desmandos aconteceram em Paço do Lumiar, terrenos foram dados a indivíduos que não deram destinação social a estas áreas e sim deixaram lá paradas para que valorizassem e assim pudessem ser vendidas de acordo com a especulação imobiliária”, frisou Marcelo. 

Segundo Marcelo estes foreiros inclusive não cumprem com suas obrigações cartorárias, pagando as taxas devidas e ficam anos sem pagar pelo uso da terra. “Estes recursos poderiam estar sendo perfeitamente aplicados para a melhoria de vida dos nossos munícipes, mas não é essa a realidade, pois estes indivíduos passam anos sem pagar nada e vendem a preços absurdos essas terras e o município e a sua população paga a conta desse prejuízo”, afirma. 

De acordo com o texto do projeto de Lei, o prefeito de Paço do Lumiar, a partir da publicação da lei, terá um prazo de 60 dias para apresentar a Câmara Municipal a relação de todos os Terrenos Foreiros pertencentes ao Patrimônio Municipal, com a respectiva situação de cada um, o Padrão da Taxa de Foros, que está sendo cobrado, anualmente, se A, B, C ou D; a localização e área total, em metros quadrados, de cada Terreno Foreiro, bem como a existência ou não de loteamentos, ocupações ou outros usos, e quais são esses Terrenos Foreiros, caso existam.

“Nossa intenção é também de alguma forma salvaguardar aquelas pessoas que estão sofrendo ameaça do despejo forçado, como é o caso do Tendal, onde na última semana estava sobre a ameaça de serem colocados para fora de uma terra que está lá a anos sem destinação social alguma dada pelos responsáveis pela terra e agora simplesmente aquelas pessoas que estava cuidando da terra iam ser despejadas, porque a terra valorizou e ia ser vendida ao bel prazer dos foreiros, sem fiscalização”, disse Marcelo.

 O projeto de Lei seguiu para apreciação pelas comissões responsáveis na Câmara de Paço do Lumiar e deve ser colocada para votação pelos vereadores até a próxima sexta-feira, 21.
Vereador Marcelo Portela, do PHS: apontado como alternativa para a instabilidade do Legislativo de Paço do Lumiar
Josemar Sobreiro foi eleito sob as premissas de uma 'nova' forma de governar, mas pelo visto o marketing construído caiu por terra. Mesmo abusando dos muitos sorrisos em fotografias e do conhecido abraço que tenta abarcar vereadores, lideranças políticas e populares no afã de mostrar uma suposta unidade e equilíbrio na sua gestão, o prefeito não conseguiu emplacar uma administração peculiar, original e sobretudo satisfatória a população do município. Nada de novo de novo para quem apregoou que seria diferente.

 

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB