terça-feira, 20 de agosto de 2013

 

Manifestantes invadem plenário da Câmara dos Deputados

 

Policiais de vários estados já tinham ocupado o Salão Verde da Casa.
Eles cobram votação de proposta que cria piso salarial nacional.

 
Fabiano Costa em Brasília


Policiais militares, civis e bombeiros de vários estados que já tinham ocupado o Salão Verde da Câmara dos Deputados em manifestação pela votação da PEC 300, que cria um piso nacional para a categoria, invadiram o plenário da Casa no final da tarde desta terça-feira (20).

Assim que ocorreu a invasão, o deputado Simão Sessim (PP-RJ), que presidia a sessão, encerrou os trabalhos. Parte dos manifestantes se sentou nas poltronas reservadas aos parlamantares.

Em seguida, o presidente Henrique Eduardo Alves assumiu o comando da mesa e fez um apelo para que os manifestantes deixassem o plenário. Ele propôs criar um grupo de trabalho para discutir até 16 de setembro a proposta de emenda constitucional. Ao final do trabalho desse grupo, a Câmara decidiria se leva a proposta à votação em segundo turno.
Alves se irritou com as manifestações em plenário e ameaçou retirar a proposta de criação do grupo de trabalho. Mesmo assim, os policiais permaneceram no plenário.

Policiais protestam no plenário da Câmara pela votação da PEC 300 (Foto: Fabiano Costa/ G1)
Policiais protestam no plenário da Câmara pela votação da PEC 300 (Foto: Fabiano Costa/ G1)

"Esse tipo de comportamento não é respeitoso, nem democrático”, disse Alves. “Estou falando a pessoas sérias e responsáveis. Faço apelo a deputados que se dizem representantes dessa classe, porque eu não vou pautar essa matéria [...]. Faço apelo pela retirada dos senhores de forma educada e respeitosa”, disse.

Depois, deputados com vínculo com a categoria passaram a pedir aos manifestantes que deixassem o plenário.

Estudantes de medicina e de outras profissões da área de saúde que prostestavam contra e a favor dos vetos ao projeto do Ato Médico aproveitaram o tumulto para também entrar no plenário, mas se mantiveram ao fundo do recinto.

Cerca de 20 minutos depois de iniciado o tumulto, a maioria dos manifestantes já tinha deixado o plenário.



Guardas de São José de Ribamar agora terão carteira de identificação padronizada


Por Fernando Atallaia
Da Agência Baluarte
 

Mais uma conquista do Sindicato dos Guardas Municipais de São José de Ribamar-SINDIGUARDA, a carteira funcional da categoria, uma reivindicação antiga dos Guardas, será emitida em parceria com a prefeitura municipal. De acordo com o presidente do Sindicato, Mauro Sérgio Correa, o Governo acenou positivamente para a reivindicação, e ainda esta semana entregará a carteira aos sindicalizados. Uma cerimônia será também realizada para sacralizar a conquista.

''É mais uma conquista de nossos guardas que bem representados pelo SINDIGUARDA, agora terão sua carteira funcional padronizada para fins de reconhecimento, a prefeitura de Ribamar acatou a reivindicação e em parceria com o Sindicato emitirá a carteira, esse ato só prova que é possível manter o respeito entre as categorias trabalhistas e o Governo sempre que ambos decidem pelo bem dos trabalhadores e por melhores condições de trabalho'', afirmou Correa.

O SINDIGUARDA é um dos poucos sindicatos da cidade, que pleteiando conquistas aos seus representados, vem tendo uma atuação marcante e sui generis em São José de Ribamar. Somente de 2011 até aqui já foram solicitadas inúmeras pautas junto ao Executivo. Em todas as reinvindicações os guardas obtiveram êxito, acrescentando ao histórico da instituição uma série de conquistas. '' Estamos marcando nossa atuação em São José de Ribamar e fazendo a história do sindicalismo do município, mas ainda temos muito a conquistar junto ao Governo, que também tem colaborado com as pautas das reivindicações'', reconhece Mauro Sérgio.

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB