domingo, 29 de setembro de 2013

Coluna do Fernando Atallaia
 
Política, Cultura e Realidade em São José de Ribamar


Por Fernando Atallaia
Editor da Agência Baluarte
atallaia.baluarte@hotmail.com


Programação cultural da Prefeitura muda após cobranças

Foram mais de 12 matérias produzidas pela Agência Baluarte retratando a incompatibilidade na seleção de artistas para as comemorações festivas em São José de Ribamar. A Prefeitura Municipal, que ao longo dos anos, vinha contratando bandas e artistas de outros estados em maior número em detrimento dos locais, parece ter caído ''na real''.

O resultado da mudança foi visto na programação cultural do aniversário da cidade, que mesmo não sendo ainda o satisfatório, já começa a dá sinais concretos de valorização da ''prata da casa''. Nomes como Kadu Ribeiro, Lívia Amaral e Jamilson Jackson, intérpretes que fazem a noite de São Luís vibrar aos fins se semana estiveram presentes nos shows da comemoração.

Agora com o fortalecimento da cena musical ribamarense a PSJR, através da secretaria de Cultura do município, terá a obrigação de contemplar os representantes da Música Autoral da cidade balneária, onde se encaixam nomes como Fran Moreira, Delman, Riba Salgueiro, entre outros. É esperar para vê!

Movimento Cultural Baluarte se consolida em São José de Ribamar

O Movimento da Mobilização Social e Cultural Baluarte-MSCB vem tomando conta de toda São José de Ribamar. Há 15 dias, numa grande confraternização que reuniu cerca de 1 500 pessoas numa associação cultural do bairro Parque Vitória, este colunista e fundador do Movimento recebeu uma homenagem dos artistas locais e de cidades vizinhas como forma de adesão.

image
Fábio Allex, um dos artistas do MSCB: Movimento Cultural Baluarte ganha mais adesões  
Os cantores e compositores Allyson Ribeiro( que se apresenta com frequencia nas programações cidade)Célia Leite, Zeca Barbosa e Roberto Ricci em contato com o manifesto do MSCB declararam total apoio à iniciativa. Célia em conversa com os presentes se manifestou.

'' Tenho uma relaçao de amor com São José de Ribamar e adoro a cidade, o Movimento Baluarte é a porta de entrada para fazermos grandes projetos em Ribamar, grandes apresentações para formação de plateia, meu amigo querido de longas datas Fernando Atallaia tem meu total apoio e da associação da qual sou presidente para levarmos este projeto adiante'', disse a artista.


Fredson Froz segue como exemplo de atuação na grande São Luís

O ex-secretário de Governo e hoje secretário da Juventude da PSJR Fredson Froz segue como exemplo de atuação para os demais secretários da gestão Cutrim em São José de Ribamar e lideranças da Grande São Luís. 

O secretário da Juventude Fredson Froz(ao meio) com lideranças: convites e exemplo de atuação para Grande São Luís
As ações do titular da Pasta à frente da SEMJEL vem lhe rendendo convites, os mais diversos, para participar de encontros e confraternizações em toda região metroplitana. Neste domingo(29) o secretário esteve prestigiando o aniversário do bairro Sá Viana ao lado dos moradores daquela localidade.

Nas últimas semanas, Froz que empreendeu várias ações voltadas para a juventude do município, viu o resultado do seu trabalho ser reconhecido por comunidades históricas da capital maranhense. Mais que merecido!

 
Falta de água em Ribamar retrata descaso da Caema e omissão da Prefeitura
 
Conforme registrou a Agência Baluarte em matéria já publicada no Blog, a falta de água vem devassando o município nos últimos 3 meses com maior frequencia. Sofrendo por falta de poços, São José de Ribamar nao vem recebendo o tratamento adequado pela Caema, companhia responsável pelo Setor, encontrando ainda na Prefeitura Municipal a falta de um posicionamento que vise acabar com o imbróglio. Como resultante, milhares de ribamarenses sofrem com o descaso, diariamente.


Falta de água: essa imagem já chegou a São José de Ribamar
É que, segundo apurou a Coluna, os municípes esperam do prefeito Gil Cutrim, uma resposta ao problema no sentido do mesmo mediar as negociações buscando a solução definitiva para a questão. '' Esperamos que o prefeito vá até a Caema e resolva esse problema insuportável, nós não aguentamos mais a falta de água, e o prefeito não pode ficar omisso, ele tem que ser o mediador nessa questão, o problema é grave'', disse a professora Rosalina Gonçalves, residente em um dos bairros assolados pela seca, em declaração a ANB Online.

Os bairros mais atingidos pela seca em São José de Ribamar são Tijupá Queimado, Vila Kiola Costa, Vila Sarney Filho II, Jota Lima, Parque Jair, Vila Alonso Costa, Cidade Alta, Parque das Palmeiras, Jardim Tropical, Vila São Luís, Vila Tamer(região do Araçagi), Alto do Itapiracó, Parque Vitória, Villagio Cohatrac, Maiobinha, Vila Cafeteira, Mata Grande, Matinha, Itaguará(Panaquatira), dentre muitos outros.


Glaubert Cutrim candidato a Deputado Estadual para fortalecer grupo na cidade
 
 O irmão do prefeito Gil Cutrim(PMDB), Glaubert Cutrim vem sendo destaque nos bastidores e no noticiário político da Grande São Luís nos últimos meses. Glaubert deverá se lançar candidato a Deputado Estadual por São José de Ribamar. E mais: com o apoio do chefe do executivo local.

Glaubert Cutrim: simpatia dos ribamarenses da região das Vilas
O empenho à candidatura do jovem político vem do pai de Cutrim, Edmar, que pretende assim inserir mais um de sua prole na conjuntura política do Maranhão. A articulação se justifica. O presidente do TCE, ele mesmo um político histórico do estado, quer vê a continuidade de seu legado na política maranhense, iniciando, inclusive por São José de Ribamar.

A Coluna apurou que Glaubert vem conquistando a simpatia de fortes lideranças da região das Vilas e da Sede com especial atenção para líderes de bairros como Maiobinha, um dos maiores colégios eleitorais do município. ''É, se depender da gente ele terá total apoio, é jovem, uma pessoa simples, tem boas ideias para a nossa cidade e é bem educado, então com certeza poderá ser sim um grande deputado estadual'', afirmou uma liderança a este colunista.

Roberto Câmara apoiando Luís Fernando. É possível?

De acordo com Fontes seguras da Agência Baluarte é mais que possível. Espinafrado por companheiros seus da Oposição, Roberto Câmara não vê possibilidades de retornar às fileiras da esquerda em São José de Ribamar ao lado de Flávio Dino, a quem já apoiou em outras épocas.
 
 
Roberto Câmara: emblemático, ele está a um passo de Luís Fernando
A equipe de produção de ANB Online esteve com algumas lideranças ligadas à Câmara e obteve algumas declarações. '' Acho difícil e até impossível Câmara apoiar Flávio Dino, ele foi muito perseguido por Holandinha, afilhado de Flávio, que não fez nada para evitar o confronto, ele se sente profundamente magoado com isso'', disse uma delas.

Roberto Câmara, que herdou o espólio político do pai, ex-prefeito J. Câmara, é um dos nomes mais emblemáticos e controversos da política ribamarense. Declarando apoio à Luís Fernando, certamente o candidato de Roseana terá um aliado à altura na corrida eleitoral que já se iniciou. '' Luís Fernando, acredito, ele poderá apoiá-lo em reposta à Flávio, é um cenário possível sim'', afirmou um dos líderes do político.
 

Nômades vira ponto de encontro de artistas de São José de Ribamar

A pizzaria Nômades de propriedade do artista ribamarense Ronaldo Mouta, ao lado do restaurante Mar e Sol, já é uma referência de bom atendimento e qualidade conceitual na cidade balneária. 

Ronaldo Mouta
O artista e produtor ribamarense Ronaldo Mouta: espaço voltado para o público e artistas de São José de Ribamar
Cercado de apetrechos temáticos e artísticos o espaço vem reunindo toda gama de artistas de Ribamar, e ainda recebendo grandes nomes da musicalidade de São Luís. No cardápio, bom papo, alegria, arte e poesia patrocinados pelos encontros e reuniões da Casa.

A Nômades, que fica localizada no bairro Centro, oferece também música ambiente e uma infinidade de pratos. Para quem quiser prestigiar a pizzaria e toda sua originalidade, a direção informa que de segunda a sábado está em constante arividade em prol da cultura ribamarense. A Coluna e este colunista parabenizam o amigo Ronaldo Mouta por mais essa indelével iniciativa!

Editor da Agência Baluarte concede entrevista ao maior blog de notícias da região do Cohatrac

O editor e colunista Fernando Atallaia(este que vos fala) concedeu entrevista ao blog ''Ponto Continuando'', porta-voz do Movimento Cultural Sebo no Chão que promove o maior encontro da juventude, artistas maranhenses e comunidade dos Cohatracs aos domingos alí próximo à delegacia do Cohatrac. O blog detém a maior audiência da região em tempo real.

A convite do crítico musical Natan Castro, o colunista falou de sua carreira na música, literatura, seu processo criativo, perigrinações noturnas, mulheres, e ainda sobre aspectos da Cultura do Maranhão. A entrevista na íntegra pode ser lida no seguinte link:http://www.pontocontinuando.com/2013/09/entrevista-com-fernando-atallaia.html
 

Marcha Profética de São José de Ribamar revela fé absoluta dos maranhenses

São José de Ribamar é, sem dúvidas, a cidade mais religiosa do país. Essa constatação perpassa a terceira maior cidade do Maranhão há décadas. A fé concebida por nossos ribamarenses(este colunista, entre eles) serviu de exemplo ímpar na já histórica ''Marcha Profética'' ocorrida esta semana na cidade balneária.



Milhares de ribamarenses saem às ruas em profissão de fé durante a Marcha
Milhares de pessoas se reuniram para louvar as professias num grande espetáculo de fé e amor ao Cristo. O evento mobilizou fieis da região das Vilas e Sede, e ainda maranhenses e brasileiros de vários estados, que em caminhada exaltaram os valores do espírito e os laços do evangelho. A Marcha também serviu para a evocação da Paz e Comunhão entre os cristãos presentes. Nossos parabéns a todos que participaram. Por hoje é só. Tenham uma ótima semana e que Deus nos abençõe a todos!

Namorada de Dirceu ganha emprego no Senado e vai ganhar R$ 12. 800 por mês


Blog do Josias de Sousa


No último dia 8 de agosto, a recepcionista Simone Patrícia Tristão Pereira foi alçada a uma posição multiambicionada. Virou funcionária do Senado. Foi acomodada numa repartição chamada Instituto Legislativo Brasileiro. Ganhou contracheque de R$ 12.800 mensais. No papel, a contratada obteve o posto por insuspeitadas habilidades em marketing de relacionamento. Na realidade, ela deve a colocação a outro tipo de relacionamento. Simone é namorada de José Dirceu.

Em notícia veiculada por Veja, os repórteres Robson Bonin e Adriano Ceolin contam que, no primeiro dia de trabalho, Simone foi apresentada aos novos colegas por ninguém menos que o diretor-geral do Senado, Helder Rebouças, homem de confiança do presidente da Casa, Renan Calheiros, amigo do peito do namorado da contratada. Tantos relacionamentos garantiram à contratada um horário maleável e uma rotina de tarefas flexível assim como uma rotina virtual.

Zé Dirceu e a namorada: só alegria
O expediente normal começa às 8h. Mas Simone costuma chegar por volta de 11h. Ao meio-dia, sai para o almoço. Retorna habitualmente às 15h30. Deveria voltar para casa às 18h. Mas prefere sair um pouco antes, às 17h. Entre chegads e saídas, a namorada de Dirceu preenche o tempo trocando mensagens pelo celular e realizando passeios virtuais pela internet.

Perguntou-se a Simone se o namorado a indicou para o emprego. E ela: “Conheço o Zé Dirceu tem muito tempo. Procura na internet que você vai ver [quem indicou]. Já trabalhei na Câmara, no governo do Tocantins. Se estou todo esse tempo [em cargos de confiança], é tudo via ele? Imagina!”

Depois de ter sido abordada, Simone foi ao gabinete do presidente do Senado. Chamando-a pelo nome, Renan Calheiros pediu que aguardasse. Recebeu-a na sequência. O teor da conversa é desconhecido. Foi Dirceu quem a indicou?, perguntou-se a Renan. “Não sei quem foi. Mas vou procurar descobrir”, ele respondeu.

Submetido à mesma indagação, o diretor-geral Helder Rebouças, aquele que apresentara Simone aos colegas, fingiu-se de morto: “Não sei nada sobre isso. Nem sei quem é ela.” Quer dizer: a recepcionista Simone, namorada de Dirceu, amigo de Renan, superior hierárquico de Helder foi à folha do Senado sem concurso por obra do acaso.

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB