segunda-feira, 28 de julho de 2014
MISÉRIA E FALTA DE PERSPECTIVAS NA TERCEIRA MAIOR CIDADE DO MARANHÃO
São José de Ribamar no Maranhão enfrenta nos dias atuais o maior abandono de sua história. Clima de insatisfação, descontentamento e revolta dos habitantes se arrasta por toda cidade. Povoamento desordenado é também um dos sérios e graves problemas locais.

Por Fernando Atallaia
Editor-Chefe da Agência Baluarte
atallaia.baluarte@hotmail.com

Ao andar por ruas e avenidas das localidades e bairros de São José de Ribamar o visitante ou o próprio habitante da cidade se deparará com uma realidade que salta aos olhos: descaso, abandono e desprezo  pelos logradouros.

Não bastasse essa vivaz e tórrida paisagem, encontrará outra que chamará atenção por sua terrível e visível tristeza: o povo do município denuncia no olhar a falta de perspectivas de vida e de esperança no futuro. Quer seja pelo alto índice de violência que acomete, atualmente, a cidade ou pela miséria que a atordoa aos quatros cantos, da Sede a chamada Região das Vilas, São José de Ribamar vem se acabando no tempo.

Tendo todas as condições para ser uma cidade rica, desenvolvida e com uma população próspera, Ribamar é um dos muitos retratos do lamentável IDH maranhense concebido no subdesenvolvimento. Nem mesmo os milhões de reais mensais do FPM Especial destinado às políticas públicas convencem o atual gestor da aplicabilidade dos recursos para que se tenha ideia.

http://www.saojosederibamar.ma.gov.br/_files/gallery/Foto
O prefeito Gil Cutrim: Fundo de Participação Especial que não reflete em melhorias para a cidade abandonada de São José de Ribamar  
Como exemplo, a grande maioria dos mais de 200 mil ribamarenses que povoam hoje a cidade tem de conviver com a falta de oportunidades de trabalho e com o desemprego alarmante que deflagra forte vulnerabilidade social e acentuada presença de subemprego (terminologias já varridas do glossário das cidades brasileiras em processo de modernização e desenvolvimento no século 21). Na contramão dessa constatação, a política virou alternativa no município. Pelo menos para 16 vereadores locais que gozam de benesses, fartos privilégios do Executivo municipal e de grandes fortunas acumuladas, fato contrastante com a realidade do povo que os elegeu que, por sua vez, acumula desesperança, pobreza e miséria.

Mesmo com todo esforço do governo local, hoje capitaneado pelo prefeito do PMDB Gil Cutrim, em negar a crua e irrefutável realidade, as ações e obras do governo não são estruturais e nada oferecem como resposta aos problemas do município. Patinam na intenção midiática do velho jargão popular ‘’tapar o sol com a peneira’, ainda que pelas frestas da peneira ecoem os gritos de desespero dos habitantes da cidade.


Beto Das Vilas / Manoel Albertim Dias Dos Santos
O vereador Beto das Vilas, presidente da Câmara de Vereadores de Ribamar: um dos parlamentares alinhados ao prefeito, ele fez fortuna na cidade
Áreas da gestão pública como Educação, Infraestrutura, Saúde, Cultura e Assistência Social  escancaram um sistema administrativo prostituído e corroído pelas práticas de politicalha no município. Enquanto nossa equipe produzia essa reportagem apurando informações do bairro Araçagi, sabíamos de um morador que o prefeito estava a fazer campanha para Deputado Estadual para o seu irmão caçula, Glauber Cutrim. Nos arredores, as centenas de ruas esburacadas e esfaceladas protagonizam grandes banners eletrônicos que ganham as redes sociais, como num filme. Hoje cerca de 90 por cento dos ribamarenses denunciam o descaso da gestão nas Redes.

Outros milhares de ribamarenses atribuem o fracasso da gestão do prefeito Cutrim na cidade ao seu próprio secretariado. Cutrim vem sendo posto em xeque com frequência por conta de ações desastrosas de alguns secretários seus a quem a população chama de ‘fofoqueiros truculentos’ pelos bairros da cidade. Na esfera interna da administração, o vice Eudes Sampaio mostra desânimo. Rumores legitimados ou fatos, o que se vê é uma administração que despencou no descrédito. Lá fora, nas ruas, a população sofre as consequências. ‘’ Eles, além de despreparados são enrolões e mentirosos, isso (a gestão) é uma grande enrolação, uma molecagem, eu preferia quando o prefeito era o doutor Luis Fernando’’, remonta-se uma moradora do bairro histórico Moropoia na Sede, referindo-se ao ex-prefeito da cidade Luis Fernando Silva.

Atávica, a gestão de Gil (como a denominam alguns ribamarenses) não só está longe do tino da governabilidade como escorrega em ausências gritantes. Nos últimos cinco meses, várias manifestações e greves de servidores públicos municipais explodiram simultaneamente na cidade depois de larga rodada de negociações com secretários da prefeitura. Inábil e ignóbil, o corpo de gestores de Cutrim não consegue reverter imbróglios pelo poder da conversação. Ao contrário: leva quase que diariamente o prefeito à vergonha alheia. ‘’Quem manda em tudo nessa prefeitura é só um, dois secretários, ele (Gil Cutrim) largou tudo na mão deles e tá tudo afundando na irresponsabilidade’’, decreta o ribamarense Anderson, habitante da área urbana de Ribamar. Anderson faz uma alusão ao primo do prefeito e ex-secretário de Juventude Fredson Froz que por muito tempo, segundo fontes do município, deu as cartas e ainda estaria mandando e desmandando na prefeitura a centralizar as ações do governo em torno de suas decisões. ‘’Quem decide tudo lá é ele’’, acrescenta Anderson. Fredson que foi remanejado para Secretaria de Cidades do Governo do Estado assinou enquanto secretário da Prefeitura contratos considerados exorbitantes deixando acentuadas suspeitas quanto à aplicabilidade dos recursos na sua gestão.
Fredson Froz
O hoje secretário de Cidades do Governo Estadual, Fredson Froz: enquanto integrava a gestão Cutrim ele assinou contratos com valores que deixaram 'suspeitas'
Denúncias na Rede- Quem frequenta as redes sociais com certa assiduidade já se acostumou a vê extratos de contratos e convênios realizados pela Prefeitura Municipal de São José de Ribamar escaneados nos perfis dos ribamarenses. Valores discrepantes que não refletem benefícios e melhorias aos munícipes deixam dúvidas quanto aos procedimentos de suas aplicações e fazem um convite ao Ministério Público local para possíveis averiguações. Conforme investigou ANB Online, O MP em São José de Ribamar vem levantando suspeitas quanto à sua atuação. Uma espécie de fuga pela tangente. ‘’É muito desmando e o Ministério Público não faz nada aqui em Ribamar, eu particularmente acho suspeita essa acomodação dos promotores aqui na cidade’’, diz o funcionário público Osvaldo Silva. O funcionário preferiu manter o nome sob pseudônimo por medo de ameaças, represálias e perseguições. Perseguição é, inclusive, uma palavra corriqueira na ambiência da cidade. Diversas lideranças comunitárias e políticas, como conta Osvaldo, já teriam sido perseguidas e achincalhadas pelo grupo político do prefeito Cutrim em São José de Ribamar numa prática que lhe é peculiar.

‘’Muita gente tem medo de falar a verdade sobre os desmandos deles(Governo municipal e secretários da Prefeitura) a perseguição é forte demais, eles vasculham a vida da pessoa e se não encontram nada começam a inventar mentiras e fatos estranhos começam a acontecer como a pessoa perder o emprego e ser expulsa do trabalho, quem faz isso são os próprios secretários e os vereadores do Gil, tudo a mando do prefeito, quando não ameaçam de morte’’, revela Osvaldo, um conhecido militante político de Ribamar que hoje integra as hostes governistas.  

Demografia fora do eixo da administração- Uma das cidades mais populosas do Maranhão São José de Ribamar é a ‘menina dos olhos’ dos políticos do estado. Não só pelos repasses federais milionários que recebe, mas também pela fixação que alguns deles têm de formar uma tradição familiar no município, maneira mais simples de consolidar o grupo político no vasto perímetro. Nas últimas duas décadas, mais da metade dos vereadores eleitos na cidade migraram de São Luís ou de cidades como Coroatá, Humberto de Campos e Icatu para tentar a sorte política em Ribamar. Em contrapartida, os últimos anos não foram benéficos aos ribamarenses como tentam preconizar os governos do PMDB na cidade e os parlamentares contemplados aliados do prefeito.

Crescendo desordenadamente e sem qualquer planejamento demográfico, São José de Ribamar virou uma bola de neve. A falta de consistentes e arrojadas políticas públicas aliada a alienação que o Governo municipal mantém do espaço geográfico do município comprometem setores como o da Segurança Pública e ainda a cidadania dos ribamarenses. Na prática, a terceira maior cidade do Maranhão vem sendo também maior  em quesitos como criminalidade e violência. Fatores resultantes da contraproducente postura do Poder Executivo da cidade.

Multidão de ribamarenses reunida em torno do programa habitacional 'Minha Casa, Minha Vida': crescimento desordenado e falta de planejamento espacial por parte do Governo
‘’Esses abismos sociais se originaram do choque cultural entre os ribamarenses que aqui já viviam e os milhares de pessoas que pra cá vieram se instalar através de invasões e mais recentemente dos programas habitacionais que em Ribamar foram implantados sem nenhum tipo de planejamento da estrutura ou conjuntura espacial e social do município, ou como deveria ser, dentro de um organograma ou projeto do Governo municipal voltado para a prevenção do impacto desse povoamento, a cidade inchou de forma aleatória, ou como se diz no popular  ‘de qualquer jeito’ e quem sofre com esse fato é a população, a violência e a criminalidade são também frutos desse povoamento desordenado que não caminha juntamente com a qualidade e alcance das políticas públicas que aqui em Ribamar são de caráter paleativo, mesmo a cidade tendo recursos milionários do FPM Especial para aplicar de forma adequada e estrutural, o que não ocorre’’, aponta o professor Frazão, um dos muitos ribamarenses que sofre as más consequências do problema do povoamento desordenado em Ribamar.  

Formando os maiores conglomerados habitacionais da cidade bairros como Parque Jair, Jardim Tropical, Parque Vitória, Araçagi e Centro se assemelham na falta de perspectivas de trabalho e geração de emprego e renda, no alto índice de insegurança e violência e na infraestrutura deteriorada, dentre muitos outros aspectos que tem em comum, tais ainda como a ausência de ações de combate à ociosidade e estimulo à formação profissional. Em São José de Ribamar nenhum setor da administração pública está em pleno funcionamento ou otimizado em conformidade com as carências e demandas sociais das comunidades locais, como destaca o estudante universitário Claudinor Pinheiro, um dos moradores do Centro, hoje um dos bairros mais violentos de Ribamar localizado na sede do município. ‘’A juventude de Ribamar está abandonada à própria sorte e toda população idem, nosso povo está desassistido, sem emprego, sem trabalho, sem segurança, sem educação, sem saúde, sem nada, São José de Ribamar é hoje uma cidade abandonada, totalmente abandonada’’, vaticina o estudante.   

22 comentários:

  1. Grande reportagem, realmente nossa cidade estar abandonada e procura-se urgente um prefeito onde o mesmo possa cidade de nosso povo , parabéns blog
    cesar jardim tropical

    ResponderExcluir
  2. Falta tudo e vergonha na cara pra trabalhar e deixar de roubar!!!!! Denis de Panaquatira

    ResponderExcluir
  3. Só tenho uma pergunta: para onde vai tanto dinheiro que essa cidade não apresenta bons indicativos?
    Euler Diniz de Imperatriz

    ResponderExcluir
  4. Uma prefeitura que tem como secretários Rodrigo Valente, Fredson Froz, Alberto Carneiro, Pedro Oscar e principalmente um prefeito que só é prefeito por conta de acordos politico merece essa administração. O Povo disse Sim... Tai..

    ResponderExcluir
  5. O povo de Ribamar trabalha em são luis pq não tem emprego aqui na cidade e o prefeito viaja na maionese dizendo que ta tudo bem tudo certo quando a verdade a falta de emprego é muito grande acorda Ribamar lobao filho ou flavio dino na cabeça? zeca

    ResponderExcluir
  6. Tem que mandar apurar.. é muito desvio meu irmão, eu sou de dentro da cozinha de Gil e sei o que estou falando.
    Secretário x da PSJR. Parabéns reportagem.

    ResponderExcluir
  7. Beto das vila e homem hoje de 100 milhão ele ta valendo isso chico lima

    ResponderExcluir
  8. CUIDADO FERNANDO ATALAIA COM ESSE POVO NAO SE BRINCA LEMBRA DO QUE ACONTECEU COM O DÉCIO

    Y

    ResponderExcluir
  9. Falou e disse. Todas as condições tem mas com políticos corruptos como esses a coisa não vai pra frente. Obrigado pela matéria meu amigo. Ronaldo do Centro

    ResponderExcluir
  10. São José de Ribamar que serviu de refúgio da oligarquia na recente história do governo Jackson Lago , agora paga com o sacrifício dos seus filhos a ostentação dos filhotes da oligarquia no poder... Tristeza!!! Que seus filhos consigam reverter esse quadro político de desesperança e que as instituições cumpram o seu papel , principalmente o difamado MP... Prof. Costa Neto

    ResponderExcluir
  11. Oras ministério publico calado e pq??? secretario de prefeitura esbanjando vereadores tudo na fita milionários farra com dinheiro publico isso sim cade esse MINISTERIO PUBLICO QUE DE PUBLICO NAO TEM NADA CADE??????? ALGUEM PODE ME INFORMAR# FABIO GAMA DO PARQUE VITORIA

    ResponderExcluir
  12. Que triste gente, eu não sabia que acontecia isso nessa linda cidade. Vamos fazer juntos uma prece. Eu amor Ribamar e triste demais. Laiane Sodré, vi no face.

    ResponderExcluir
  13. Coisa de louco.. aff
    Rodriguinho da C.O resenha top 10 só de boa

    ResponderExcluir
  14. REVOLTANTE, ESSA CAMBADA DE CORRUPTO ASSALTANDO OS COFRES PUBLICOS NA CARA DURA. CADE A FEDERAL? CANA NELES.
    BRUNO DIAS DA SEDE

    ResponderExcluir
  15. Povo sofrido. Fiquei triste quando li, sinceramente.Ana Ruth Imperatriz-Ma

    ResponderExcluir
  16. Essa não é a única cidade que se encontra em situação de abandono total . Andando por outras cidades vi algo muito parecido com o que rolar aqui ...
    Vergonha e a palavra que encontro para definir esse estado rico em beleza e ridículo em administração
    lamentável tudo isso .

    ResponderExcluir
  17. Canalhas da pior especie, tiral do alheio e coloco no bolso , tiram leite de crian cinha pra comprar carrao bandidos de gravata manoelzinho das vilas eu assino embaixo

    ResponderExcluir
  18. Políticos de Ribamar a maioria tudo safado coligado com o prefeito

    ResponderExcluir
  19. MATERIA VERDADE
    PARABENS VALTER

    ResponderExcluir
  20. Políticos safados e safadões, vocês são como um furacão,por onde passam só deixam destruição.Pós vê está chegando o dia em que todos irão ao chão,humilhados e envergonhados jamais se levantarão.

    ResponderExcluir
  21. kkkkkkk para de fumar diamba atalaia, tu faz mil comentarios.. kkkkkk se passando por outros.. no fundo todo mundo sabe o que tu quer... os mil reais de beto que tu recebia todo mes e a bufunfa de ribamar.. kk

    ResponderExcluir
  22. Enquanto eles não estão nem ai pra nossa cidade, os trobadinhas aproveitam p fumar diamba a luz do dia e roubar os romeiros na porta da igreja. Até o turismo religioso esta em crise, os romeiros ficam com medo de vir pra assistir uma missa e esses meliantes estão baguncando a olhos vistos e esse palhaço desse gil cupim não fsz nada. Isso prejudica o comercio local, ainda mais que nao tem emprego nessa cidade. Aparecida vendedora de coco Cruzeiro.

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB