domingo, 16 de fevereiro de 2014

Aposta confirmada

O pré-candidato a Deputado Estadual Glauber Cutrim, irmão do atual prefeito de Ribamar, é o nome mais bem aceito por grande parte dos ribamarenses da Sede e Região das Vilas. Juventude local também vê nele capacidade vultosa para representá-la.


Por Fernando Atallaia
Editor de ANB Online 
atallaia.baluarte@hotmail.com


O pré-candidato a Deputado Estadual Glauber Cutrim, irmão mais novo do atual prefeito de Ribamar Gil Cutrim caiu definitivamente na predileção de grande parte do eleitorado da cidade balneária. 

Contradizendo a postura dos políticos de última hora que só aparecem e se mostram aos eleitores nos últimos três meses que antecedem a votação, Glauber demonstra preocupação em fortalecer a visibilidade junto aos munícipes da terceira maior cidade do estado. Mais que isso: tem usado as armas certas. Simpatia, simplicidade e boa audição. 

O nome do advogado goza, por exemplo, de grande aceitação em áreas onde os maiores colégios eleitorais do município estão localizados, a exemplo da Vila Sarney Filho e Maiobinha. 


Glauber Cutrim
Glauber Cutrim: pré-candidatura na predileção do eleitorado de Ribamar e boa aceitação entre os jovens da cidade
Segundo apurou ANB Online, o reconhecimento da pré-candidatura do filho caçula do presidente do TCE Edmar Cutrim vai bem além do esforço de seu grupo político em querer emplacar sua iminente candidatura. Glauber Cutrim irradia espontaneidade no trato com o povo humilde e tem afeição às suas reivindicações. Ideias e projetos para a cidade também compõem o bojo de seu planejamento que deve transcender esta campanha.


Sob a coordenação do repórter-fotográfico Ivan Morais, a equipe da Agência Baluarte esteve em diversas comunidades de Ribamar, e obteve em primeira mão declarações favoráveis à pré-candidatura de Glauber. 


Na Vila São Luís, o mestre de obras Saulo de Tarso declarou que ''teremos um grande deputado estadual para representar Ribamar na Assembleia, gente nova e sangue bom, o nome dele é Glauber Cutrim''. 
Conselheiro Edmar Cutrim
Edmar, o pai: aposta que é também da população do município
Declarações como a de Saulo seguem sendo unânimes em bairros como Moropoia, Sede e Centro, onde a corroboração em torno de um representante que venha priorizar o município como bandeira de campanha e mandato tem sido constante nestas eleições. 

O jovem estudante Claudionor Júnior, 18, residente na Sede vê em Glauber Cutrim essa possibilidade que, segundo ele, gera grandes expectativas.''Glauber poderá ser o nosso primeiro deputado estadual eleito aqui na cidade  para representar de verdade Ribamar, eu e minha família estamos apostando, com certeza é grande a expectativa'', afirma Claudionor. 

A confirmação do nome de Glauber ao Legislativo maranhense pelo visto rompeu as estruturas puramente político-partidárias, onde as escolhas são feitas por indicações de  grupos. Em São José de Ribamar, pela primeira vez, esse fenômeno se inverteu ou se equilibrou. No caso de Glauber a confirmação também veio  das alas populares. Das comunidades longínquas da cidade e, sobretudo, do desejo da população local em eleger um Deputado que de fato represente Ribamar, e tenha com o município uma relação de proximidade e atenção permanente. Glauber Cutrim surge exatamente aí.

Mateus infernal  

Supermercados Mateus localizado no bairro Tijupá Queimado em São José de Ribamar  promove poluição sonora 24H por dia. População não sabe a quem recorrer. 


Por Fernando Atallaia

Direto da Redação 

Imagine a estridência de potentes geradores de energia ligados 24H e com capacidade para conservar incólumes milhares de produtos de um supermercado de estrutura industrial. Agora, imagine estes mesmos geradores durante todo o dia e noite funcionando bem próximos de sua residência. Até aí, o cenário pode parecer normal, se não fosse o intenso barulho, que é ouvido e sentido nas casas dos moradores do bairro Tijupá Queimado, ter também invadido, literalmente, suas moradias. 

Desde quando foi implantado naquela localidade, os Supermercados Mateus tem sido o algoz da saúde dos moradores do Tijupá  que, pasmem, são os clientes mais imediatos da franquia, além dos hospedeiros naturais do estabelecimento. Mesmo carregando tanta importância, os ribamarenses do bairro são desrespeitados e atingidos pelo volume de decibéis desordenado que adentra cômodos e espaços de suas casas.

Ilson Mateus, proprietário dos Supermercados Mateus: poluição sonora, surdez e danos à saúde dos moradores do bairro Tijupá Queimado, onde o estabelecimento está localizado
As reclamações, reticentes, ganham ruas e avenidas da comunidade que já não sabe a quem recorrer, se ao Ministério Público ou à Prefeitura Municipal. Ambos, conhecedores do problema, ainda nada fizeram. ''Estamos quase surdos com o barulho forte que não para, a poluição sonora é de atordoar e estamos ficando doentes, o medo de ficar surdo tem tirado nossa tranquilidade'', desabafa Cleiton Santana, um dos moradores do bairro, já prejudicado. 

Medo, insegurança e espasmos. Dona Sara Silva conta que à noite durante o sono, além de acordar atordoada, tem agora que conviver com um zumbido constante que lhe vem tirando o sossego. ''Acordo com um zumbido no ouvido e muito agitada, minha preocupação é de perder a audição, mas também é de ficar louca com tanta zoada, tá insuportável essa situação'', sentencia a pensionista de 64 anos. 


Assim como dona Sara, centenas de pessoas residentes nas proximidades do supermercado e vizinhas do mesmo não escondem a gravidade do problema, que nas redondezas já vem sendo denominado de ''Mateus infernal''. Antonio Pinho, não contém a indignação e o desespero. ''Na minha casa virou um inferno, ninguém dorme mais; o ''Mateus infernal'' deixa todo mundo sem dormir, crianças, velhos, tá todo mundo desesperado com tanta zoada, esses Supermercados Mateus são só poluição sonora, a gente não sabe mais o que fazer’’, denuncia o morador desassistido.

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB