terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Coluna do Fernando Atallaia

Eleições 2014 em São José de Ribamar


Por Fernando Atallaia
Editor-Chefe da Agência Baluarte  
atallaia.baluarte@hotmail.com



Glauber poderá ser eleito Deputado Estadual por São José de Ribamar com apoio de grandes lideranças 

É grande e notória a expectativa em torno da futura candidatura de Glaubert Cutrim na cidade balneária. Possivelmente, um dos nomes a ser eleito com expressiva votação,  Glauber terá o apoio maciço do grupo político do atual prefeito de Ribamar à sua empreitada a Deputado Estadual. 
Advogado Glaubert Cutrim
Glauber Cutrim: apoio de grandes lideranças do município
No município, assessores do pré-candidato esforçam-se para angariar parcerias políticas junto a lideranças e ex-candidatos a Vereador. No time de Glauber já jogam nomes como Cícero da Matinha, por exemplo. Um dos mais expressivos líderes da região das Vilas, na atualidade, e detentor de uma votação histórica nas últimas proporcionais da cidade. 
Cicero da Matinha
Cícero da Matinha: campeão de votos, ele irá apoiar Glauber em São José de Ribamar
A adesão de Cícero ao projeto político do caçula de Edmar Cutrim foi um esforço pessoal do próprio prefeito Gil que, incansável e abnegado, convenceu o até agora pedetista a apoiar o irmão sob as garantias de que Cícero terá o devido reconhecimento por parte de seu Grupo nas eleições de 2016. Quem não gostou nada da ideia, certamente, foi o vereador Lázaro, do mesmo grupo do prefeito e o maior concorrente de Cícero na região na Matinha e adjacências. 

Vereador Negão poderá apoiar Fufuquinha a Federal 

Um dos vereadores mais bem votados de São José de Ribamar nas últimas duas eleições, Negão, poderá apoiar no município o atual deputado estadual Fufuquinha a Deputado Federal. 
Vereador Negão: conversando com Fufuquinha
Em conversa com este colunista, o polêmico parlamentar afirmou que tem conversado sobre a possibilidade. ‘’ Sou um homem de grupo, mas sou independente, e quero ajudar a quem ajuda a mim e ao meu grupo que são os meus eleitores, tenho conversado, sim, com Fufuca’’, disse.

Flávio das Vilas ainda não decidiu com quem vai, mas já mira 2016 

Flávio das Vilas, liderança de grande envergadura na região da Vila Cafeteira ainda não sabe com quem vai nestas eleições. O líder comunitário revelou à Coluna que o foco de sua atuação política está voltado para as eleições de 2016 quando pretende ser candidato a Vereador buscando seu objetivo maior que é bater o atual presidente da Câmara de Ribamar, Beto das Vilas, nas urnas. 

Flávio quer mostrar a Beto(foto) quem de fato é das vilas
''Penso dia e noite em mostrar a ele(referindo-se a Beto) quem realmente é das Vilas, nasci aqui, sou da Cafeteira e não moro no São Francisco, para essas eleições ainda não tenho candidatos, quero ver qual candidato teria coragem de vestir essa camisa’’, provoca Flávio. 


Júnior Marreca lança pré-candidatura a Deputado Federal e forma grupo em Ribamar

O ex-prefeito de Itapecuru, Júnior Marreca está de olho em São José de Ribamar. Pré-candidato a Deputado Federal, Marreca é amigo pessoal do prefeito do município, Gil Cutrim, e pretende estreitar a amizade com dividendos para sua candidatura.
O ex-prefeito de Itapecuru, Júnior Marreca: relação de proximidade com Ribamar e formação de grupo
Há muito tempo  presente em bairros de Ribamar, Marreca vem conversando com lideranças locais e ganhando adesões importantes, segundo apurou a Coluna. A coordenação de campanha do ex-prefeito afirmou esta semana  a este colunista que a intenção de Júnior é formar em São José de Ribamar um grupo coeso, jovem e engajado às necessidades da cidade. 


Pereirinha não abre mão da cidade balneária, e quer apoio de Roseana no município  

O vereador licenciado Pereirinha é outro nome que vem estreitando as relações com São José de Ribamar desde o início de 2013. Pereirinha tem, inclusive, familiares na cidade, e conta com a apoio direto de Roseana e de  Fernando Sarney para chegar com força no balneário. 
Isaias Pereirinha: '' São José de Ribamar faz parte da minha vida''
Pré-candidato a Deputado Federal, o vereador, através de sua assessoria informou à Coluna que, independente das eleições, estará presente na vida da população de Ribamar em tempo real a partir de março. ''São José de Ribamar já faz parte da minha vida, tenho família na cidade e agora a partir de março pretendo está  sempre presente no município, é a minha vontade’’, confessa Pereirinha.  


Poucos pré-candidatos a Estadual em Ribamar; muitos nomes a Federal

Cresce o número de pretensos candidatos a Deputado Federal em território ribamarense. O fato se deve à concorrida eleição para o parlamento estadual, onde a maioria dos deputados deve tentar a reeleição. Como alternativa, os políticos emergentes de plantão tem optado por Brasília como último destino. Ou saída. Estima-se que São José de Ribamar terá no mínimo 20 nomes como oferta para o cargo de Deputado Federal. Uma proporção superior aos já anunciados ao plenário da Assembleia.


Imprensa do estado repercute denúncias contra Luís Fernando

Denúncias contra o ex-prefeito de São José de Ribamar, Luís Fernando Silva vieram à tona esta semana através da mídia impressa, televisiva e online. As denúncias constam no relatório da Controladoria Geral da União-CGU que acusa Luís Fernando de irregularidades no trato com a coisa pública. 

luis-fernando-silva-231110 copy
Luís Fernando Silva: constatações da CGU
Há também a constatação de que o atual secretário de Infraestrutura do Governo, quando exercia o segundo mandato na prefeitura de Ribamar,  teria  pago combustível para veículos fantasmas. A assessoria do ex-prefeito nega as constatações.

Gil Cutrim deixa em aberto nome para Federal e lideranças seguem independentes


O prefeito Gil Cutrim não mostra empenho em relação à pré-candidatura do primo Fredson Froz para Deputado Federal. Cutrim, tem articulado em prol do irmão Glauber, e deixado em aberto a candidatura para Federal, onde as lideranças procuradas pelo prefeito são orientadas a decidir por si mesmas em torno dos demais candidatos, conforme informou uma fonte ligada aquele grupo político.
Gil Cutrim: mais interessado na eleição para Deputado Estadual
A decisão do prefeito é consequência do apoio concedido pelas lideranças locais a outros nomes que já figuram como seus preferenciais. A causa do distanciamento estaria ligada também a  um possível receio do gestor em não ver a candidatura do primo emplacar, e desta forma, a palidez da candidatura de Fredson poderia desgastar a candidatura de Glauber. Para evitar o revés, o gestor tem evitado falar do assunto quando perguntado sobre quem indicaria à Câmara de Deputados.

Numa ou noutra explicação, o que está claro é que o prefeito deixa em aberto a escolha para o nome a ser escolhido para Deputado Federal e a grande maioria das lideranças ribamarenses seguem, de fato,  livres do compromisso e com total arbítrio para optar. 

Manoel Roberto espera decisão de Julinho 

Um dos importantes líderes da oposição ribamarense, o ex-vereador Manoel Roberto ainda não definiu quem irá apoiar para os cargos de deputado Estadual e Federal, respectivamente. Manoel, declarou, na tarde de hoje(25) à Coluna que espera a decisão do ex-prefeito Júlio Matos, o Dr. Julinho, ser anunciada. ‘’Estou aguardando a decisão do comandante Julinho, onde ele disser para irmos, iremos’’, avisa Manoel.
O ex-vereador e líder da oposição, Manoel Roberto: esperando por Julinho
Manoel Roberto ainda esclareceu à Coluna o fato da oposição ribamarense ter sido chamada de omissa, ultimamente, por setores sociais da cidade. ‘’ Acredito que para este pleito de 2014 teremos uma maior participação nas eleições, teremos governador e deputados apoiados por nosso grupo, não vejo que estamos omissos’’, afirmou.




13° Comando de Polícia Militar anuncia ações para Ribamar durante período carnavalesco

Major Araújo, oficial responsável pelo destacamento, falou na tarde de hoje à equipe da Agência Baluarte

Por Fernando Atallaia

Direto da Redação


O 13° Comando de Polícia Militar com sede em São José de Ribamar, e responsável pela segurança e policiamento do município, anunciou na tarde de hoje (25) as ações que serão implementadas visando a prevenção e o enfrentamento da violência durante o período momesco deste ano. 


Por telefone, o comandante do destacamento, major Araújo explicou à nossa reportagem que será montada uma ampla estratégia constituída de medidas que envolverão cerca de 540 policiais em efetivo concentrado durante toda a festividade. 

180graus
Major Araújo, comandante do 13° Batalhão de Polícia Militar de São José de Ribamar: guarnições da PM estarão presentes em todo município
''Estaremos presentes na Sede e nas Vilas com um contingente concentrado e com guarnições espalhadas por todo município, visando assim, levar tranquilidade e segurança ao folião da cidade'', afirmou o major.

O comandante do batalhão aproveitou também a oportunidade para fazer um rápido diagnóstico das condições da Segurança Pública em Ribamar, especialmente do índice acentuado da criminalidade. 


''Estamos conseguindo grandes avanços, e com a ajuda da sociedade ribamarense temos destrinchado crimes e desbaratado quadrilhas que estavam atuando no município, a participação dos ribamarenses é de grande importância ao Comando'', destacou. 


O 13° Batalhão de Polícia Militar disponibiliza dois contatos telefônicos para ligação direta dos ribamarenses com a corporação. Através dos números (98) 9112- 5584 e  8840-7066, denúncias podem ser feitas, assim bem, como reclamações e sugestões, expressadas.








POESIA SEMPRE


Leia na íntegra o poema ‘’Betty, amo-te’’ da obra inédita Ode Triste para Amores Inacabados de autoria do poeta e escritor maranhense Fernando Atallaia

Betty, amo-te 

 Para Betty Faria e Cherry Jul




Amo Betty. A lânguida Betty das tietas atrevidas

Amo Betty por estas e outras vidas

Pelas complacências/essências de Beauvoir  à cena do dia

Opaco.

Salto cavernas na luz apagada. Tato e devoção.


Amo Betty e tudo e mais instantes 

Eu o sou

Eu faria...
Betty Faria (Foto: Andre Freitas / AgNews)
O tempo não conseguirá roubar a imagética da musa atallaiana

Betty ao mar a balançar sua memória de ancas

A tua e a minha nostalgia

Eu dormia sempre, Cherry, com ela agarrado aos lençóis até os nós de minhas mãos se livrarem de mim por mais uma noite insaciável

Personagem Glória na minissérie Anos Dourados
Betty inspira poemas e canções do poeta maranhense há décadas
Betty, meu amor, me viciaste em sugar vestidos pequeninos

Logo eu um menino aflorando na imagem de tuas púbis  castigais

A atriz Cherry Jul emprestou-se às lamentações poéticas atallaianas sem pestanejar


Juro Jul, por mim e por esta boca que ainda resta, Betty me fez este Homem

Fez-me ainda um exímio caçador das belas pervertidas de inocência

As velas que por um pânico momento vejo incendiar


Faria  eu despencar o mundo...

Mas Betty o que eu
Teu poente e filho
O que mesmo eu, Betty, 
Faria?

Bloco da Lagosta' invade Secretaria de Cultura do Estado para exigir transparência nas contas do carnaval. ANB Online foi a primeira a registrar a triste realidade 


Do Jornal Vias de Fato

A ocupação da sede da Secretaria de Estado da Culta feita ontem à tarde pelo Bloco da Lagosta teve como objetivo exigir transparências nas contas públicas, do carnaval promovido pelo governo de Roseana Sarney Murad. “Houve licitação para a contratação do Marafolia? Por que não teve edital para o carnaval? Qual o critério para a contratação das atrações? Por que o cachê dos artistas locais foi reduzido? Qual o cachê de artistas como Diogo Nogueira, Daniela Mercury e Moraes Moreira? Por que o governo não divulga os seus gastos com a festa? O Marafolia foi contratado porque é de Fernando Sarney? Cadê a transparência com o dinheiro público?” Estas foram algumas perguntas feitas pelos integrantes do bloco, que chegaram num grupo com cerca de 20 pessoas.
Artistas nas dependências da SECMA em busca de legítimos esclarecimentos

A secretaria Olga Simão estava na secretaria, mas se recusou a conversar e responder estas perguntas. A opção principal do governo foi acionar a Policia Militar que chegou com cinco viaturas e algumas motos, cercando o prédio da secretaria, na tentativa de intimidar os manifestantes, que faziam barulho utilizando-se de apitos e cantando musica de carnaval. Quando o clima de repressão aumentou, os manifestantes aumentaram o barulho, cantaram Oração Latina, de Cesar Teixeira e Carcará, de João do Vale. Na repressão, a proporção foi de mais de um militar para cada manifestante. Um absurdo! 
Técnicos da Secretaria tentam conter os ânimos, mas os fatos falam por si mesmos
A polícia foi chamada a mando da Secretária, que permaneceu escondida, até o final da manifestação
Dezenas de militares tentam intimidar os artistas, enquanto Olga Simão se prepara para fugir das explicações, em surdina
 O bloco ficou por cerca de três horas na secretaria. Houve uma proposta do governo de receber uma comissão com três pessoas. A proposta foi imediatamente rechaçada por todo grupo. “Ou fala com todo mundo ou não fala com ninguém! A coisa tem que ser transparente! A população quer saber dos gastos com o carnaval? Quais os critérios? O dinheiro é nosso!”, disseram todos. Na verdade, este assunto envolvendo Roseana, Fernando Sarney e o Marafolia é tema de muita sensibilidade neste governo. É um escândalo que fica sem fiscalização! Cadê a Assembléia Legislativa? 
As perguntas que não querem calar...
 Por volta de 19h, a Polícia recebeu ordens para evacuar o prédio. Um major que estava no comando da operação, pediu “por favor” para que o Bloco não ficasse acampado durante a noite. Após mais uma hora de protestos, com a Polícia bem próxima, o Bloco da Lagosta fez uma roda, onde todos falaram e decidiu sair e seguir com a mobilização, exigindo transparência nas contas do carnaval. O grupo ainda ficou na porta da secretaria. Olga saiu escondida. O Vias de Fato se integrou ao bloco, participando de todo o protesto e fazendo estas imagens. As fotos são de Altemar Moraes.


BOX DA NOTÍCIA

Leia na íntegra a matéria de ANB Online que originou a manifestação dos artistas contra o descaso e a péssima gestão de Olga Simão  à frente da SECMA, em http://agenciadenoticiasbaluarte.blogspot.com.br/2014/02/humilhacao-tem-limite-programacao-do.html

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB