quinta-feira, 10 de abril de 2014
Festa de despedida de José Inácio do Incra torna-se grande ato político

José Inácio Rodrigues reuniu, no sábado (5), servidores do Incra/MA e amigos para uma confraternização de despedida da direção da Autarquia. O evento aconteceu, durante toda tarde, no Strutura Buffet, na Rua do Aririzal, no bairro do Turu.
Foi um momento de alegria e descontração que contou com a presença  de servidores do Incra e mais de 300 lideranças políticas e sindicais, entre elas: prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, representantes de movimentos sociais, entidades sindicais e presidentes de associações de trabalhadores rurais de mais de 60 municípios de todas as Regiões do Estado. O presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), Raimundo Monteiro, também compareceu ao evento.
Zé Inácio Rodrigues.
Zé Inácio do Incra: sua confraternização de despedida reuniu lideranças políticas e comunitárias em torno da pré-candidatura a Deputado Estadual
A confraternização teve início com falas de algumas autoridades presentes. Entre os prefeitos, usaram a palavra: Amaury Almeida (de Mirinzal), Dr. Lobato (Santa Helena), Domingos Araken  (de Alcântara), José Baldoíno Nery (de Bacuri), Arlindo Barbosa Filho (de Fortuna), João Piquiá (de Sítio Novo) e Vete Botelho (de Itinga). Todos eles parabenizaram José Inácio pela sua gestão frente ao Incra-MA e ofereceram apoio político para sua próxima caminhada, juntamente com Cabão (prefeito de Cantanhede), Belezinha (prefeita de Chapadinha) e Zé Augusto (ex-prefeito de Bela Vista do Maranhão).


Quem também se pronunciou foi o presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais no Maranhão (Fetaema), Chico Miguel, reconhecendo que, apesar das dificuldades estruturais do Incra-MA, José Inácio fez o que foi possível na sua gestão frente à Autarquia, em prol dos trabalhadores e trabalhadoras rurais do Estado.


Durante o evento houve ainda exibição de um Vídeo sobre a história de José Inácio. Por meio de imagens, relatos e depoimentos, alguns momentos de sua vida foram apresentados com destaques como: sua carreira profissional como advogado,  militância no PT e sua atuação como gestor na Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (DFDA) e no Incra/MA. No final da exibição, José Inácio agradece a todas as pessoas que, direta ou indiretamente, contribuíram para o êxito de sua vida profissional e política.

Presidente do PTN luminense e pré-candidato a Deputado Estadual prega renovação em visitas

Por Fernando Atallaia

Editor de ANB Online




O presidente do Partido Trabalhista Nacional-PTN de Paço do Lumiar e pré-candidato a Deputado Estadual, Sobrinho não para. Nos últimos dois meses visitou cerca de 14 municípios maranhenses no intuito de fortalecer a sigla que preside e os ideias de mudança e renovação para um Legislativo maranhense forte e atuante. 


‘’ Estive em Zé Doca, Imperatriz, Icatu, Axixá e mais uma dezena de municípios do estado levando a mensagem de sempre que diz que precisamos de um Legislativo realmente comprometido com o povo do Maranhão’’, assinalou o trabalhista. 
O pré-candidato a Deputado Estadual, Sobrinho: 14 municípios visitados e mensagem de renovação para o Legislativo maranhense
 Sobrinho que também é empresário e administrador público com passagens por vários órgãos maranhenses é um defensor ferrenho da representatividade popular na AL. ‘’ Mais de 1/3 do mandato dos deputados eles doam a discussões inúteis, perdem tempo com discussões partidárias que envolvem a condição do sujeito ser de esquerda, direita, situação ou oposição, a Assembleia precisa de renovação e de atuações voltadas para a população e não para discussões até certo ponto bobas, infrutíferas’’, repreende Sobrinho.


Em Paço do Lumiar onde Sobrinho tem grande representatividade, o pré-candidato faz questão de ressaltar a forma com a qual a política de seu partido vem sendo praticada na cidade. ‘’ O PTN de Paço tem centenas de filiados e um grande trabalho realizado aqui(Paço do Lumiar) junto à população em todas as áreas, eu como pré-candidato do partido vejo que poderá ser a primeira vez na história da cidade que teremos um deputado eleito por Paço do Lumiar’’, finalizou o empresário.




‘’Um fim melancólico’’, diz prefeito Ribamar Alves sobre a derrocada do grupo Sarney no estado.
Por Fernando Atallaia
Direto da Redação

Um dos grandes quadros da oposição maranhense, o prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves(PSB) classificou na noite de hoje(10) em entrevista à Agência Baluarte, como fim melancólico a derrocada do grupo Sarney no estado a partir dos últimos acontecimentos políticos. ‘’ A era Sarney acabou e um fim melancólico é o que vemos’’, disse Alves. 

Ribamar Alves acusa esposa de Geraldo Castro de inventado história e ameaça conta a verdade. Foto: Reprodução
Ribamar Alves: '' Era Sarney acabou com um fim melancólico''
Ribamar Alves explicou também uma das razões do fenômeno. ‘’ Houve muita subestimação por parte do Grupo (Sarney)em relação à opinião pública, o que ocorre hoje em Brasília com Dilma sendo devassada e devastada pelos muitos desgastes; essa subestimação saiu caro ao grupo Sarney e dinheiro nunca comprou consciência e inteligência, o maranhense acordou, o brasileiro também’’, vaticinou o prefeito.


Música de Naldo fica fora do CD da Copa
A Fifa vetou uma música que o cantor Naldo compôs para o CD oficial da Copa. A canção que falava de futebol não entrou na seleção de 14 músicas do álbum a ser lançado em 12 de maio.

Funkeiro Naldo Benny revela que compõe músicas gospel e diz que tem “muita vontade de ser pastor”
O funkeiro Naldo: fora do CD da Copa para a felicidade de milhões de ouvidos
O CD terá várias atrações nacionais e internacionais: Pitbull, Jennifer López, Claudia Leitte, Alexandre Pires e até o Psirico, sensação do carnaval com a grudenta Lepo Lepo.
 


Por Lauro Jardim
“A primeira coisa que farei se obtiver a vitória nas urnas será implodir Pedrinhas”, diz Edinho Lobão

A primeira prioridade do pré-candidato Edinho Lobão, caso seja eleito governador do Maranhão, será implodir Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís-MA.
Edinho pretende demolir todos os presídios dentro do Complexo de Pedrinhas e transferir os presos para unidades agrícolas, afastadas dos centros urbanos.

Senador Edson Lobão Filho
Edinho Lobão: para implodir Pedrinhas, ele terá  primeiramente que implodir a própria corrupção
“A primeira coisa que farei se obtiver a vitória nas urnas será implodir Pedrinhas. Vou derrubar tudo e transferir os presos para unidades agrícolas afastadas dos centros urbanos, onde os detentos terão de trabalhar, se ocupar para pagar sua estadia na prisão. A cadeia não pode continuar sendo um depósito de seres humanos, como é no Maranhão e em vários estados brasileiros”, disse Edinho Lobão em entrevista ao Jornal Pequeno ontem (9).

No início deste ano, quando os senadores que integram a Comissão de Direitos Humanos do Senado vieram visitar o Complexo de Pedrinhas, Lobão Filho criticou a atuação da comissão e disse que “a prioridade deveria ser a preocupação com os direitos humanos das vítimas – como a menina Ana Clara, que morreu após incêndio de um ônibus na capital maranhense, e em seguida com os policiais – que são agredidos durante as ações criminosas dentro e fora do presídio, e só por último dos presos”.
Para Edinho Lobão, “é um equívoco priorizar direitos humanos de preso”. A bem da verdade, a história política de Edinho tem sido também um grande equívoco. Senador sem voto, o filho do ministro Edson Lobão já protagonizou vários escândalos envolvendo corrupção ativa e passiva ao longo de sua vida. Agora quer implodir Pedrinhas. É mole?
Empresa de ex-ministro pagou R$ 4,3 milhões a Youssef

Investminas, de Pedro Paulo Leoni Ramos – secretário durante o governo de Fernando Collor –, pagou para consultoria que seria do doleiro preso pela PF

De Veja

 Documentos apreendidos pela Polícia Federal na Operação Lava-Jato mostram que a empresa Investminas, controlada por Pedro Paulo Leoni Ramos, secretário de Assuntos Estratégicos durante o governo de Fernando Collor (1990-1992), fez um pagamento no valor de 4,3 milhões de reais para a consultoria MO, que seria uma espécie de central de distribuição de valores usada pelo doleiro Alberto Youssef para pagar políticos e aliados. 

O relatório da PF reúne indícios de que Youssef operava uma engrenagem em que, de um lado, eram coletados recursos de fornecedores da Petrobrás e, de outro, o dinheiro era transferido pelo doleiro a políticos e a partidos. Os valores entrariam, entre outras formas, como contratações de consultorias da MO.

DEMO-03-IE.jpg
O doleiro Alberto Youssef: antes de cair em cana, a corrupção para ele nunca havia sido um mau negócio
A Investminas é controlada da GPI Participações e Investimentos S.A., presidida por Leoni Ramos, conforme mostra balanço da empresa publicado no ano passado. A empresa arrematou, com Furnas, a concessão da hidrelétrica de Três Irmãos – cujo contrato teve a assinatura suspensa por determinação do Tribunal de Contas da União. A PF suspeita de uma sociedade, no âmbito da empresa de medicamentos Labogen, entre a GPI, o doleiro e a Linear Participações e Incorporações Ltda. O laboratório teria como foco o fornecimento de produtos químicos para a Petrobrás e medicamentos para o Ministério da Saúde.
Questionada, a GPI, controladora da Investminas, informou que "a MO Consultoria realizou um serviço mediante um contrato cujo objeto foi cumprido." Segundo a empresa, trata-se de um contrato legal.

A GPI informou que, de fato, recebeu uma proposta de negócio em março de 2013. Diz que na época se interessou pelo negócio e "assinou um contrato de promessa de compra e venda". Pelo acordo, a GPI ficaria encarregada de duas ações. A primeira, a implantação física da Labogen, um investimento que custou até 1,96 milhão de reais que foi realizado e que ela espera ter de volta. A outra, comprar parte da Labogen, o que não ocorreu. A nota não explica por que o diretor da GPI João Mauro Boschiero aparece, numa troca de e-mails interceptada pela PF, pedindo a dois executivos da Labogen que deletem mensagens, acrescentando que "as citações que foram feitas derrubam nosso projeto".





(Com Estadão Conteúdo)

Prefeita de Bom Jardim pode ter desviado mais de R$ 1 milhão de recursos da merenda escolar

Atual 7  

A prefeita do município maranhense de Bom Jardim, Lidiane Leite da Silva, a Lidiane Rocha (PRB), pode ter desviado mais de R$ 1 milhão dos recursos federais que servem para aquisição de merenda escolar. Ela é esposa do ficha-suja Beto Rocha, que não concorreu às eleições de 2012 por força da Lei da Ficha Limpa, mas é o prefeito de fato no município.

Prefeita lidiane
Lidiane Rocha é conhecida no Maranhão por ''meter o bicho'' no funcionalismo público de Bom Jardim

De acordo com denúncias recebidas pelo Conselho Tutelar de Bom Jardim, várias creches e escolas do município estariam sem merenda escolar há meses, o que ocasionou a diminuição da diária na carga horária dos estudantes, que passaram a ser liberados das aulas mais cedo.

Apesar da irregularidade, o município comandado por Lidiane recebeu os repasses dos recursos corretamente. A constatação está no Portal da Transparência do Governo Federal, conforme dados levantados pelo blog Atual 7.

A prefeita de Bom Jardim, Lidiane Rocha, sempre acompanhada em seu gabinete pelo esposo, que participa de tudo no município. Foto: Reprodução
A prefeita de Bom Jardim, Lidiane Rocha, sempre acompanhada em seu gabinete pelo esposo, que é quem, de fato, manda no município
Somente em recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar, que são destinados exclusivamente para esse fim, a Prefeitura de Bom Jardim recebeu R$ 148.336,00 no período de 14 de março a 2 de abril. Durante o ano de 2013, primeiro ano de mandato de Lidiane, foram repassados R$ 953.756,80 ao município. Ao todo, R$ 1.102.092,80 passaram pela mãos da prefeita – e de seu esposo.

A suspeita do desvio dos recursos levou o Ministério Público do Maranhão (MP/MA) a ingressar com uma Ação Civil Pública, com pedido de Liminar, na última terça-feira (8), na qual cobra a regularização do fornecimento de merenda escolar a todas as creches e escolas municipais de Bom Jardim, no prazo máximo de cinco dias.
Além do pagamento de multa diária de R$ 20 mil, na Ação, o MP/MA requer a expedição de mandado de prisão em flagrante contra Lidiane Rocha, em caso de descumprimento da decisão judicial.
Detran-MA realiza mutirão de exames práticos e teóricos para atender demanda de usuários que buscam a habilitação

Diante do alto índice de reprovação e de candidatos novos que buscam a primeira habilitação, especialmente, na categoria “B”, o Detran-MA iniciou no último sábado (5/04) um mutirão de turmas extras aos sábados (5, 12 e 26 de abril) para realizar os exames teóricos e práticos de direção veicular.

Com essa medida, proposta, também, pelos Centros de Formação de Condutores (CFC) da capital, foram abertas 300 vagas para exame teórico, sendo 100 vagas por sábado, e 285 novas vagas categoria “B” para exames práticos, sendo 95 para cada dia do mutirão.

Os exames serão realizados exclusivamente no pátio do Detran-MA, na Vila Palmeira, em São Luís. Vale ressaltar que as vagas estão disponibilizadas, sendo de competência dos CFC’s a marcação dos exames.

Detran-MA: mutirão para atender demanda de usuários

A demanda para realização dos exames, teóricos e práticos para a categoria “B”, tem sido maior por conta da grande quantidade de processos que foram abertos em dezembro de 2013.

“Muitos candidatos abriram processo para tirar a primeira habilitação, adição da categoria B e reinício de processo antes de janeiro de 2014, que era o prazo para que os CFC’s cumprissem a determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), do uso dos simuladores de direção durante o curso teórico, o que aumentou a demanda”, justificou a coordenadora de Habilitação do Detran-MA, Nazaré Nunes, já que o prazo para a implantação das aulas com os simuladores foi adiada para 30 de junho de 2014, de acordo com a resolução 473 do Contran.

“Fizemos todo um trabalho de remanejamento para atender essa demanda de candidatos no intuito de garantir os exames no período de tempo satisfatório”, destacou o diretor geral do Detran-MA, André Campos.

Recorde de CNH

Vale ressaltar que o Detran bateu recorde no mês de janeiro de 2014 na quantidade de Carteiras Nacional de Habilitação (CNH) emitidas no Maranhão. De acordo com levantamento feito pela Coordenação de Habilitação do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), só no mês de janeiro foram emitidas 21.996 CNH, o que representa um recorde em relação aos anos anteriores, pois em janeiro de 2012 foram 16.188 emissões e, em janeiro de 2013 foram 18.390.

De janeiro a março de 2014 foram emitidas 54.256 CNHs, um aumento de mais de quatro mil em relação ao mesmo período do ano passado.
Vigilante é executado com cinco tiros na cabeça, na Vila J.Lima
Um homem, identificado como Marcelo José Teles, de 27 anos, foi executado com cinco tiros na cabeça. O crime aconteceu na Vila J.Lima, em São José de Ribamar, por volta das 21h, desta terça-feira (8).

Do Jornal Pequeno 
  
De acordo informações do relatório policial, divulgado no site da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA), Marcelo era vigilante da empresa Ostensiva e trabalhava na agência da Caixa Econômica, localizada no Centro.

9cc108fd5f8513df18fc8f42f7effdeb_XL
Corpo do vigilante é removido por técnicos do Icrim em mais um dos inúmeros homicídios ocorridos no município
A ação teria acontecido no momento em que a vítima estava na rua quando dois homens chegaram em um VW Gol, de cor preta, e placas não identificadas. Um deles desceu do carro, sacou uma pistola e disparou várias vezes contra Marcelo, que morreu no local, Todos os tiros atingiram a parte de trás da cabeça do jovem. Marcelo morava na Avenida Paraíso, no Jardim Tropical, em São José de Ribamar.

Ainda de acordo com o relatório, ele foi executado nas proximidades de uma boca de fumo de um traficante conhecido como “Sub-Zero”, que está preso no Complexo de Pedrinhas.
A Polícia Militar, que foi acionada imediatamente após o crime, encontrou quatro pedras de crack no bolso da vítima. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios, com apoio da Delegacia da Cidade Operária.

Com a morte de Marcelo, sobe para 24 o número de pessoas que perderam a vida violentamente na Região Metropolitana de São Luís, em apenas oito dias.
Governo municipal e diretoria dos Correios anunciaram projeto que caiu no esquecimento

Por Fernando Atallaia

Editor da Agência Baluarte


Uma contribuição inexorável à organização espacial da terceira maior cidade do Estado do Maranhão; logradouros devidamente ordenados por uma distribuição de correspondências uniforme e aparelhada, além da comodidade de um serviço essencial ao fortalecimento da cidadania dos munícipes.  Estas e outras conquistas são somente algumas das ausências que os ribamarenses vêm sentindo ao longo dos últimos dois anos quando ainda no inicio de 2013 foi anunciada a implantação de um centro de distribuição de correspondências em São José de Ribamar e, mais tarde, a construção da Agência dos Correios do município.

Passados quase dois anos da não efetivação do projeto, o autor da ideia, empresário Marco Aurélio Ferreira não esconde a decepção com as instituições envolvidas naquela que seria uma empreitada sui generis na cidade. ‘’A Prefeitura Municipal e a direção dos Correios depois de várias reuniões realizadas nunca puseram em prática o que foi acordado, enquanto isso a população ribamarense sofre as consequências’’, disse Marco que é também presidente do Partido Popular Socialista-PPS ribamarense. 

Marco Aurélio com José Lima(diretor dos Correios) e o então secretário de Administração da prefeitura de Ribamar  Rodrigo Valente(representante do Executivo municipal): apesar de todo esforço do empresário, Projeto nunca saiu do papel
 ANB Online registrou os muitos momentos onde as negociações entre o Executivo da cidade e os Correios pareciam se fortalecer rumo à concretização da implementação do Centro de Distribuição de Correspondências. Em contato esta semana com Marco Aurélio Ferreira obtivemos a informação de que até aqui nada  do que foi colocado em pauta  para a operacionalização do Centro foi realizado.
‘’ O que tenho a declarar é que os Correios e a Prefeitura de Ribamar estão fazendo é não fazer nada; pode até parecer uma redundância, mas nada foi feito e Ribamar continua sem um centro de distribuição de cartas e sem uma Agência dos Correios, São José de Ribamar que é a terceira cidade mais importante do Maranhão, é lamentável’’, esclareceu Marco Aurélio. 
O secretário de Governo da Prefeitura Municipal, Pedro Oscar: projetos importantes para a cidade, telefones fora de área ou desligados
 Na tarde de ontem (9) nossa equipe tentou por inúmeras vezes contatar o secretário de Governo da prefeitura Municipal, Pedro Oscar, para obter possíveis esclarecimentos sobre a questão, mas os telefones sinalizam fora de área ou desligados. Em seguida, tentamos contatar o prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim(PMDB), mas como é de praxe, nenhuma ligação feita por nossa reportagem foi atendida. Posteriormente, fomos informados por um de seus assessores que ele estaria viajando e só chegará à cidade nos dias que virão, Enquanto isso, o município continua a sofrer as agruras da falta de ordenação das cartas que mal chegam às residências. Em Ribamar, é assim.


Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB