sexta-feira, 20 de junho de 2014
Ex-prefeito de Ribamar apoiará o deputado J. Pinto à reeleição 


Por Fernando Atallaia
Direto da Redação 

O deputado J. Pinto (PR) ganhou um reforço de peso em São José de Ribamar. Contará com o apoio do ex-prefeito da cidade Júlio Matos, o Dr. Julinho, ao seu projeto de reeleição à Assembleia Legislativa. 

Dr.Julinho com Júlio Filho: apoio ao projeto de reeleição de J. Pinto na cidade
Detentor do segundo maior grupo político de Ribamar e da segunda maior capilaridade eleitoral do município, Dr. Julinho que vinha apoiando outros nomes à AL nos últimos 10 anos, decidiu-se por renovar a representatividade de seu Grupo na Assembleia. 

‘’Precisamos de um nome que tenha compromisso com o povo de Ribamar no Legislativo maranhense, J. Pinto se propôs a vestir a camisa de nossa população naquele Poder e é o nosso candidato’’, afirmou Júlio Matos em entrevista à Agência Baluarte.

O deputado estadual J. Pinto: projeto de reeleição apoiado pelo segundo maior grupo político de Ribamar
O parlamentar maranhense- que em 2010 obteve uma votação razoável em Ribamar-, com o apoio declarado de Dr. Julinho tende a ser um dos mais bem votados deputados que concorrem hoje à reeleição na região da Grande São Luis, com possibilidades concretas de bater, inclusive, o irmão do prefeito do município, Glauber Cutrim na corrida eleitoral à AL. A caminhada ocorrida na tarde da última  segunda feira (16) na Campina é a primeira atividade da pré-candidatura de J. Pinto ao lado do líder ribamarense em reconhecimento ao nome do republicano em São José de Ribamar.


CONVENÇÃO NACIONAL DO PARTIDO VERDE EM BRASÍLIA DEFINE RUMOS

O Partido Verde realizou sua Convenção Nacional em Brasília, dia 14, os convencionais decidiram pela candidatura própria para Presidente da República, aprovando por aclamação o nome de Eduardo Jorge (PV-SP), médico sanitarista, ex-deputado federal e ex-secretário de saúde e ambiente de São Paulo, tendo como vice Célia Sacramento (PV-BA), vice-prefeita de Salvador. 
O PV decidiu também por candidaturas aos governos em vários estados, como São Paulo, Pará, Paraná e Tocantins. No Maranhão, foi escolhida, também, por aclamação, a candidatura ao Senado do dirigente nacional Washington Rio Branco, que contou com o apoio do deputado federal Sarney Filho (PV-MA), líder do partido na Câmara Federal e do deputado federal Penna (PV-SP), presidente nacional do Partido Verde.
No Maranhão, o intelectual Washington Rio Branco é o candidato do PV ao Senado Federal
Sarney Filho, afirmou: “O candidato da legenda ao senado no Maranhão é Washington Rio Branco, fundador histórico e dirigente nacional da sigla, com relevantes serviços prestados em todo Brasil”. Disse, ainda,“Foi secretário de Meio Ambiente estadual e com muita responsabilidade dinamizou a economia do Maranhão, liberando na forma da lei, os grandes projetos industriais já instalados, a exemplo da Suzano, Refinaria Premium, Pier IV da VALE, Granel, Espigão e outros mais. Recuperou e aprovou judicialmente, com ajuda da sociedade civil, os conselhos de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, órgãos máximos para o desenvolvimento democrático da política ambiental no estado”.
Por sua vez, o deputado federal Penna (PV-SP) garantiu que a escolha de Washington Rio Branco é necessária para a atual conjuntura política do Maranhão. “Precisamos no Congresso Nacional de atores políticos capazes de enfrentar o novo momento político brasileiro. Ele é geógrafo, especialista em ciência política e administração pública, com doutorado em Geografia do desenvolvimento territorial e ambiental”. Além disso, “Quem ganha com a indicação é o povo maranhense, pois apostamos na sua capacidade de agregar votos para nossa campanha do Eduardo Jorge à presidência da República. Só não será candidato se houver impedimento de ordem da legislação eleitoral”, afirmou o presidente nacional da sigla.


Matéria enviada por Assessoria de Imprensa do Partido Verde-PV. 


Afirmação de um vereador de Santa Luzia reflete ausência do comunista na cidade

Por Fernando Atallaia
Direto da Redação

Dos 15 vereadores de Santa Luzia, cidade com cerca de 50 mil eleitores, somente dois devem apoiar Flávio Dino na corrida eleitoral ao Governo do Estado, segundo informou um vereador da oposição daquele município à nossa equipe na manhã dessa quarta-feira (18). 

Em contato telefônico com a Agência Baluarte, o parlamentar que preferiu manter o nome sob anonimato, fez uma breve radiografia das eleições na cidade e, segundo ele, Dino caminha para a derrota eleitoral em Santa Luzia, tendo acertadas e concretas possibilidades de ser batido por Lobão Filho nas urnas. 

Flavio-Dino-2
Flávio Dino: com o 'rei na barriga'?
‘’ Somos em número de 15(vereadores) e dos quatro vereadores da oposição somente dois estão apoiando Flávio Dino; ele(Dino) acha que já ganhou as eleições, nunca visitou Santa Luzia e anda com o rei na barriga, aqui em Santa Luzia será difícil para ele’’, decretou o vereador que também já declarou apoio a Lobão Filho em debandada ao comunista. 

Pesquisas inflaram o ego- Ainda de acordo com o parlamentar luziense, Flávio Dino já dá por certa a vitória em outubro, motivo pelo qual estaria desdenhando da população do município e do eleitorado daquela cidade.
‘’ As pesquisas cresceram o ego                               dele (Flávio Dino) e ele deve estar achando que os quase 50 mil votos de Santa Luzia não vão fazer a diferença, é uma pena, pois Edinho Lobão já ganhou esses votos’’, afirmou ele. 

O peemedebista Edinho Lobão: preferência em Santa Luzia
A ‘confortável’ situação eleitoral conferida a Flávio Dino pelas pesquisas realizadas ainda quando Luis Fernando Silva era o candidato do Governo ao Executivo estadual parecem continuar surtindo efeitos de soberba no imaginário do postulante. Reclamações sobre Dino povoam grandes colégios eleitorais maranhenses grotões afora e já se generalizam. Em Santa Luzia, essa constatação, como aponta o vereador, poderá ser ainda mais visível nas urnas de outubro. 

‘’ Política e eleição muda a todo o momento, enquanto ele (Flávio Dino) vai achando que já ganhou, o outro candidato (Lobão Filho) vai trabalhando sem parar e conquistando apoio, Flávio não tem voto em Santa Luzia, aqui ele já perdeu’’, sentenciou o vereador em breve análise do processo.
 

Não emplacaram 

Mesmo com toda obstinação de Gil Cutrim em querer ‘emplacar’ o irmão Glauber a Deputado Estadual e o primo Fredson a Federal, rejeição de ambos é gritante.

Por Fernando Atallaia
Editor da Agência Baluarte

Cabo eleitoral confesso do irmão, o prefeito de São José de Ribamar Gil Cutrim não vem se saindo muito bem na função. Segundo apurou ANB Online, tanto Glauber quanto Fredson (irmão e primo de Gil, respectivamente) definitivamente não caíram na graça da população ribamarense. 

Glauber Cutrim
Glauber: ainda tentando...
A articulação da família, retratada em primeira mão pelo Blog há algum tempo, indicava até certa simpatia de parte dos munícipes ainda afeitos à gestão do prefeito na cidade. Mas com o corrosivo e acentuado desgaste dos Cutrim em Ribamar o projeto político-eleitoral do prefeito escoou e caiu na vala comum. Hoje, os parentes de Gil enfrentam grande rejeição por bairros e comunidades locais, como bem comprovam as lideranças consultadas por nossa equipe de reportagem. 

ribamar
O prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim: como cabo eleitoral, ele seria um bom advogado
ANB Online esteve por toda semana que se passou apurando as causas da rejeição. Nossa reportagem conversou com dezenas de lideranças políticas e comunitárias de Ribamar. Segundo uma delas que preferiu não ser identificada por medo de represálias e perseguições, a falta de compromisso com os lideres seria a principal razão para o total afastamento dos mesmos da prole de Gil. 

 ‘’A gente é que tem o grupo na mão e eles não honram compromisso com as lideranças; vão enrolando até uma semana antes das eleições ou então chamam para apoiar agora e depois não recebem mais ninguém, é assim que age o grupo de Gil aqui em Ribamar’’, disse a liderança. 

http://www.saojosederibamar.ma.gov.br/_files/gallery/2355_media.jpg
Fredson Froz(ao microfone): retorno à Famem
 Ainda assim, tanto Glauber quanto Fredson insistem em suas candidaturas. Gil Cutrim, por sua vez, com o irmão a tiracolo segue nas apresentações. O prefeito o leva com frequência a eventos e inaugurações no município. Já Fredson, consciente da gritante rejeição em São José de Ribamar, retornou a Famem de onde tenta articular apoio à sua ‘empreitada’ junto aos prefeitos maranhenses. Uma possibilidade cada vez mais rara para um ambiente hostil ao seu nome.




Marco Aurélio falou sobre a ‘reta final’ das alianças para as eleições majoritárias de Outubro. 

Por Fernando Atallaia
Direto da Redação

Ciente de que São José de Ribamar por suas características e peculiaridades é uma das cidades maranhenses mais importantes para a conjuntura político-eleitoral deste ano, o presidente do diretório municipal do Partido Popular Socialista-PPS da cidade balneária, Marco Aurélio Ferreira, fez na tarde de ontem (19) em contato com a Agência Baluarte um paralelo entre as articulações da Executiva Estadual e os possíveis desdobramentos para Municipal, onde ainda aguarda por definições. ‘’ Temos até o dia 30 deste mês (Junho) para amarrar as alianças, muita coisa ainda pode acontecer’’, corroborou Marco.  
O presidente do PPS de São José de Ribamar, Marco Aurélio Ferreira (ao centro): ''Temos até o dia 30 deste mês para amarrar as alianças, muita coisa ainda pode acontecer''.
O PPS ribamarense que tem uma participação ativa e preponderante no Diretório Estadual, segundo Marco Aurélio, vem com frequência opinando sobre o cenário político que vem se construindo para as Majoritárias a partir de São José de Ribamar e, mantendo dessa forma, a isonomia necessária para a formação de uma conjuntura que lhe seja favorável. 

‘’ O PPS precisa se sentir motivado e valorizado em seu papel de partido de linha de frente e de um dos definidores desta eleição; a meu ver, precisamos nos sentir confortáveis e seguros quando tratarmos de Apoio voltado para o cargo de Governador; nós do diretório municipal de Ribamar buscamos essa confiabilidade, essa segurança recíproca, por esta razão estamos informando à (Executiva) Estadual de nossos anseios e contribuindo para a construção de uma unidade em torno do Partido, principalmente nesse sentido’’, frisou Marco. 

Quanto ao prazo que já se esvai no mês das convenções partidárias, Marco Aurélio Ferreira fez questão de ressaltar que o momento é de ampla discussão nas bases do PPS em todo estado e que a Municipal de Ribamar não se furtará dos últimos instantes que arrolarão as escolhas em torno dos candidatos já apresentados. 

‘’ Essas últimas duas semanas não serão somente decisórias, terão um valor maior,  incomensurável, pois nesses últimos dias e, especialmente durante as convenções,  estará sendo decidido o futuro do Maranhão e o nosso diretório( o Municipal de Ribamar)  não se furtará em nenhum momento desse processo, disso você pode ter certeza’’, finalizou Marco Aurélio.

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB