quarta-feira, 9 de julho de 2014

Julho: uma morte a cada 8h na grande Ilha

Do JP 

A violência na Região Metropolitana de São Luís cresce a cada dia, chegando a números alarmantes, e coloca a capital entre uma das mais violentas do país.
No mês de junho, houve uma redução na criminalidade em 18%, mas tudo indica que julho vai ter um aumento nesta estatística. Somente nos primeiro oito dias de julho, 25 pessoas perderam a vida de forma brutal, uma média de 3,12 ao dia, sendo uma morte a cada oito horas.
O Mapa da Violência, divulgado neste mês, mostra que entre os estados do Nordeste, os assassinatos triplicaram no Maranhão, sendo que isso é um reflexo da criminalidade da capital.
O delegado Marcos Afonso, titular da Secretaria de Segurança do Governo do Estado: 
uma morte a cada 8h na grande Ilha e a SSP, assim como no filme de Stanley Kubrick, de olhos bem fechados  
Na última segunda-feira (7), cinco pessoas foram assassinas. Na terça-feira (8), mais duas pessoas perderam a vida de forma brutal na capital maranhense, chegando a sete em menos de 48h. As vítimas da terça foram identificadas como Carlos Rogério Lima da Silva, de 34 anos, e Félix Thales Sousa Fonseca, de 17.
De acordo com o relatório da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA), o primeiro a morrer foi Carlos Rogério. O crime aconteceu nas primeiras horas da manhã de terça. Carlos foi alvejado por vários tiros quando passava por uma rua. A vítima ainda foi socorrida e levada para um hospital da cidade, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. O suspeito do assassinato ainda não foi identificado.
O segundo homicídio foi registrado no fim da noite de terça, por volta das 23h50. O adolescente Félix Thales foi executado em frente a casa onde morava, no bairro Codozinho. Ele também foi socorrido, mas faleceu ao dar entrada na casa de saúde.
Crimes e números:
- Crimes Violentos Letais Intencionais (Homicídios) – 19 vítimas
- Lesão corporal seguida de morte – 1 vítima
- Pessoas mortas em delegacias, núcleos de custódiada polícia civil e estabelecimentos prisionais – 3 vítimas
- Homicídio decorrente de intervenção policial – 2 vítimas
UMA VOZ PARA SAÚDE
Vereadora do PRP, Sílvia Inácio vem pensando uma série de iniciativas na área da Saúde em Paço do Lumiar. Construção dos prédios dos CRAS e CREAS na cidade são algumas das  indicações da parlamentar que mostram compromisso com o Setor.

Por Fernando Atallaia
Editor de ANB Online
Direto da Redação

A construção da Unidade Básica de Saúde do bairro Tambaú e das sedes (anteriormente alugadas) do CRAS e do CREAS de Paço do Lumiar são somente algumas das indicações da vereadora do Partido Republicano Progressista-PRP Sílvia Inácio que visam o fortalecimento, a autonomia e a descentralização da área da Saúde no município para os muitos bairros da cidade.

De acordo com a própria vereadora, as acertadas iniciativas na área da Saúde objetivam alcançar um maior número de lumineses usuários dos serviços do Setor e que necessitam de uma maior acessibilidade às suas demandas em regiões afastadas dos bairros considerados urbanos de Paço do Lumiar. Uma forma de aproximar população e prestadores em condições reais de diálogo.

‘’Precisamos acessibilizar para os demais bairros de Paço os serviços de saúde e aproximar os prestadores destes serviços às comunidades como um todo; hoje a Unidade Básica de Saúde situada no Tambaú, que é uma indicação do meu Gabinete, presta um grande serviço a bairros como Jaguarema, Paranã, Vila Nazaré e ao próprio Maiobão, aonde sempre vimos o atendimento ao povo luminense, centralizado; nossa iniciativa é no sentido de oferecer, agora, com a construção dos prédios do CRAS e do CREAS a amplitude de ações na Área, beneficiando assim a todos os lumineses, sem exceção, dentro do que eu chamo de relação dialógica confortável’’, disse a vereadora.

A vereadora Sílvia Inácio: conceito diferenciado para Saúde de Paço do Lumiar 
Os prédios do CRAS e CREAS, que não gozavam de estrutura física própria até bem pouco tempo, serão já nos próximos meses construídos através de uma parceria entre a Secretaria de Assistência Social do Governo do Estado e a Prefeitura municipal (que doou o terreno para as implantações) naquele que foi um esforço de obstinação inquestionável por parte da vereadora de Paço do Lumiar. ‘’ Levamos esse pleito até o Governo do Estado diante da triste realidade de não termos prédios  próprios para o funcionamento adequado de nosso CRAS e CREAS e, felizmente, deu muito certo, pois fomos ouvidos e atendidos pela Secretaria de Assistência do Governo na pessoa do Sr. secretário Expedito Morais e, em breve, a obra já será uma realidade, uma vez que o processo licitatório já foi realizado com sucesso. Em suma, mais uma vitória do povo de Paço a partir de uma solicitação nossa’’, frisou Sílvia Inácio.

Complexo de Saúde como conceito- A vereadora, em contato com a Agência Baluarte, fez questão de ressaltar que o conjunto das ações concebidas por seu Gabinete no decorrer de sua atuação obedecem a um conceito voltado para deflagração de um Complexo de Saúde onde Paço do Lumiar poderá em muito pouco tempo transformar-se em referência na Área para as demais cidades da Grande São Luis com o devido reconhecimento de seus projetos e implementações no Setor.

‘’Se observarmos com exatidão, a construção e o funcionamento da Unidade de Saúde do Tambaú e ali sendo construídos proximamente os prédios do CRAS e dos CREAS, já temos o início de nosso conceito para Saúde de Paço, que é o de formar um complexo de iniciativas com ferramentas concretas de atuação naquela região, um beneficiamento que totalizará atenção em tempo hábil à nossa população, tanto da área urbana do município quanto da zona rural; dessa maneira, penso eu, poderemos mostrar através desse empenho como gerimos a Saúde e servir de exemplo na agregação de esforços para o Setor, sendo, inclusive, referência para as demais cidades da Grande São Luís’’, destacou Sílvia Inácio.  



CORAGEM A TODA PROVA
Ex-presidente da Câmara de Vereadores de Ribamar declarou rompimento definitivo com Gil Cutrim em relação política que já vinha desgastada desde as últimas eleições.

Por Fernando Atallaia
Editor-Chefe da Agência Baluarte

O ex-presidente da Câmara de Vereadores de São José de Ribamar J. Malheiros informou na tarde dessa segunda-feira (07) ao blog oficial da Agência Baluarte- ANB Online o seu rompimento definitivo com o grupo do atual prefeito do município Gil Cutrim (PMDB) na cidade.

 ‘’Durante muito tempo permaneci no grupo dele (referindo-se a Gil Cutrim), mas diante da péssima administração que está sendo feita por ele e sua equipe de secretários não tenho mais como permanecer, sendo que o meu rompimento é no campo político e não pessoal; não tenho nada contra o Gil, mas agora estamos politicamente de lados opostos, portanto em respeito à população de Ribamar torno agora público o meu rompimento com o grupo arcaico’’, disse Malheiros.
O ex-presidente da Câmara de Vereadores de São José de Ribamar, J. Malheiros: rompimento definitivo com Gil Cutrim e unificação dos grupos de oposição do município 
O ex-vereador, que vinha ao longo da última década tecendo duras e severas críticas aos membros do grupo ao qual pertencia, classificou sua saída das hostes governistas como um ato irremediável. ‘’ Não nasci para seguir cartilha de ninguém e obedecer a comandos alheios à minha vontade; sou livre e independente, tenho minha própria opinião, não sou forasteiro, sou de São José de Ribamar e o modelo do prefeito Gil não me cabe bem e nunca coube, de forma que quando lancei meu nome para avaliação do Grupo como vice-prefeito, quis imprimir um estilo ribamarense àquela Chapa à época, mas eles acenaram com um escandaloso Não, dessa forma não posso ficar em um grupo onde não se tem voz, vez, onde não se tem nada, minha saída do grupo Cutrim foi inevitável, é um ato irremediável e definitivo’’, afirmou o ex-vereador remontando-se às eleições de 2012 e ao momento político  atual.

Malheiros declarou também à nossa Reportagem está à frente da unificação das forças oposicionistas que hoje integram o tecido social da terceira maior cidade do Maranhão. ‘’Já tá tudo definido com Colaço, o grupo Câmara na pessoa do Júnior Câmara já está conosco e ainda esta semana trago o Roberto( Câmara) para somar à nossa empreitada; com o ex-prefeito Júlio Matos a conversa já está mais que adiantada no sentido de unificar as oposições de Ribamar para as eleições de 2016, faltava alguém que capitaneasse esse projeto e eu me coloquei como o nome a articular e unir essa frente, o que foi aceito de bom grado por todos’’, frisou Malheiros.

O prefeito peemedebista Gil Cutrim: mais uma baixa importante no Grupo 
Eleições 2014 e perseguições à vista- Quando perguntado sobre o fato de possivelmente vir a sofrer perseguições políticas e pessoais por parte do grupo de Gil Cutrim na cidade, o ex-presidente da Câmara de Ribamar afirmou não temer os costumeiros ataques e retaliações. ‘’ Bem, se eles tentarem me perseguir, me atacar ou me achincalhar de alguma forma isso só mostra e, deixa claro à opinião pública, que são um grupo político truculento, violento e que não aceitam a decisão e a opinião das pessoas e dos líderes políticos; se agirem assim estará mais que provado que esse grupo não merece o respeito do povo de Ribamar e a adesão dos ribamarenses e, eu particularmente, não tenho nada a temer, pois tenho a consciência tranquila de que fui um bom correligionário e amigo de grupo de todos eles, mas como recompensa só recebi  desdém e humilhações; queriam me fazer de capacho, de babão e de lambe ovo de prefeito, mas eu não me presto a um papel humilhante desses, tenho amor próprio e não tenho vocação pra ser lambe ovo de ninguém’’, esclareceu  Malheiros.

Malheiros sobre Eudes(foto): ''Eudes nessa gestão é um vice-prefeito desanimado, apagado, sem voz e sem nenhuma motivação, é uma pena’’. 
J. Malheiros, que pelos posicionamentos atípicos e sui generis que tem, goza de profunda admiração por parte do ex-prefeito de São José de Ribamar Luis Fernando Silva e da deferência irrestrita do vice-prefeito Eudes Sampaio, também ressaltou a necessidade de um trabalho eleitoral homogêneo e uniforme já para as eleições desse pleito como forma de mostrar a força e a capilaridade eleitoral do grupo que uniu nos últimos seis meses na cidade.


‘’Eu falei a ele (Luis Fernando Silva) que se ele apoiar Max Barros, novamente, a ‘taca’ vai ser feia, pois nós vamos dá de goleada mais uma vez com nosso candidato (referindo-se ao deputado estadual J. Pinto que vai à reeleição com apoio de Júlio Matos e do próprio Malheiros) e não vamos deixar brecha para blefes, vai ser uma eleição boa de disputar e vamos ver o que acontece, até porque ainda que estejamos hoje em campos políticos distintos não deixarei de alimentar o respeito e a  admiração que tenho por Luis Fernando que considero meu amigo; quanto ao Eudes (Sampaio) em encontro, recente, disse a ele que o seu desânimo com essa administração( Gil Cutrim) é só a prova da enrascada em que ele se meteu, Eudes nessa gestão é um vice-prefeito desanimado, apagado, sem voz e sem nenhuma motivação, é uma pena’’, finalizou Malheiros.  

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB