terça-feira, 15 de julho de 2014


Uma das principais vias de acesso de Ribamar, a estrada emblemática dá lugar, atualmente, ao abandono, às crateras e aos muitos escombros de sempre. 

Por Fernando Atallaia
Editor-Chefe da Agência Baluarte

Nem mesmo todo o esforço, o clamor e o desespero dos moradores das vilas Sarney I, II, J. Lima, São Luís e dos bairros Mata, Matinha, Rio de São João, Ubatuba, Quinta, Santana, Cidade Alta, Paranã, Tijupá Queimado e demais localidades circunvizinhas foram suficientes para fazerem levantar da cadeira do embrutecimento e da insensibilidade o prefeito de Ribamar Gil Cutrim(PMDB) chamando a  atenção dele  para a lastimável situação da avenida Mascarenhas de Morais, a histórica Estrada da Mata. Uma das mais importantes vias de acesso do município. 

Utilizada como único meio de passagem por milhares de ribamarenses que necessitam da Avenida, cotidianamente, e que por lá trafegam no costumeiro roteiro que liga a cidade a MA 201 e, por conseguinte, ao município vizinho de Paço do Lumiar e à capital São Luis, a Estrada da Mata caiu em total e inquestionável abandono. As enormes crateras e os muitos buracos que povoam a Avenida do inicio ao fim vem ocasionando, além de acidentes e danos materiais incomensuráveis aos ribamarenses, a impossibilidade de alcançar o destino desejado no trajeto escabroso que a Estrada oferece aos munícipes. E mais que isso: o caos implantado se faz ouvir com tão extremada veemência a ponto de ferir o direito de ir e vir assegurado pela Constituição em Lei. 

Um dos trechos da Estrada da Mata em São José de Ribamar: paisagem que se espalha por todo perímetro
Pensar em fazer o trajeto pela Mascarenhas de Morais tem se tornado um dilema sério ao imaginário da população da cidade e visitantes. Nos últimos meses, dezenas de acidentes, transtornos no trânsito, dentre outros graves problemas foram registrados no perímetro. O esquecimento da Estrada pelo chefe do Executivo de Ribamar denunciado pelos moradores daquela região a Agência Baluarte já foi manchete de dezenas de matérias e reportagens publicadas por nossa equipe nos muitos momentos onde a insatisfação com a triste realidade da Avenida perpassou todos os limites de desespero dos transeuntes. 

Desesperança, desespero e danos morais- Tendo que conviver com zombarias, as chamadas piadinhas e os mais diferentes bullings, os ribamarenses residentes nos bairros transversos à Estrada da Mata desabafam nas redes sociais a baixa autoestima que os vem afetando por conta do estado deplorável da Estrada. Comum nas redes, as fotografias feitas pelos moradores da Mascarenhas seguem carregadas de comentários e criticas à gestão de Gil Cutrim em Ribamar. O prefeito vem sendo responsabilizado pelos maus tratos à dignidade dos moradores.  
Veículos são danificados com frequência ao longo do trajeto. Prefeito municipal não levanta da cadeira
Nas ruas, o assunto recorrente é a possibilidade da Estrada da Mata tornar-se uma avenida inviabilizada em definitivo, haja vista toda sua estrutura apresentar concentrado esfacelamento. 

Comprometida em sua existência, a histórica Avenida, como já bem retratou ANB Online, é fundamental ao comércio de São José de Ribamar, mas ainda assim, a Gestão municipal continua a fechar os olhos para os percalços que já a levam a quase extinção. Os conglomerados de buracos instalados por toda Estrada são um obstáculo presente e visível aos olhos de quem por lá passa. Mas não menos ululantes que a inércia, a cegueira e a falta de compromisso do Prefeito com aquela que é uma das vias ligadas diretamente a subsistência de toda uma população que dela  necessita, e diariamente.  A esperança caiu no buraco.

Zé Inácio reúne mais de 100 lideranças em sua terra natal

O candidato a Deputado Estadual Zé Inácio pelo Partido dos Trabalhadores reuniu no município de Bequimão, sua cidade natal cerca de 170 lideranças políticas. No ato, essas lideranças firmaram apoio político ao futuro Deputado Estadual.

Além da Sede estiveram presentes lideranças devários povoados e de municípios vizinhos como; Areal, Alcântara, Águas Belas, Ariquipá, Buritirana, Buritizeira, Boa Vista, Buenos Aires, Balandro, Buritirana, Calhau, Cidade Nova, Chapada, Centrinho, Coelho, Codozinho, Conceição, Centrinho, Estiva, Geniparana, Itamatatiua, Japeú, Juraraitá, Jacioca, Monte Alegre, Mojó, Matinha, Macajubal, Marinho, Marajá,Monte Alegre, Peri Mirim, Pericumã, Paricatiua, Ponta do Soares, Ramal do Quindiua, Rio Baiano, Raimundo Sú, Rio Grande, São João, São Bento, Vila do Meio e vários bairros da Sede.

Zé Inácio (PT) agradece o apoio das lideranças de sua cidade natal
Zé Inácio (PT) agradece o apoio das lideranças de sua cidade natal
Enquanto gestor público, o candidato a deputado estadual Zé Inácio (PT), sempre realizou ações em prol da melhoria e qualidade de vida da sua cidade Natal e da Baixada Maranhense. Por meio de inclusão de políticas públicas como: programa Luz para Todos para comunidades rurais (Floresta, Boa Vista e Chapada); Moradia para mais de 320 famílias por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida; Construção da Casa Familiar Rural na comunidade Centrinho(para atender Bequimão, Alcântara e Peri Mirim); Inclusão da Baixada Maranhense no Programa Territórios da Cidadania, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário com máquinas do PAC II (Patrol, retroescavadeira, caçamba); 100 casas para comunidades quilombolas pelo programa Minha Casa, Minha Vida Rural.

Para o candidato a deputado estadual Zé Inácio (PT), o apoio político dessas lideranças a sua candidatura é devido à sua trajetória política, por meio de ações que melhoraram a vida de dos seus conterrâneos. “Enquanto filho de Bequimão, durante a minha trajetória política, pude realizar ações que melhorara a qualidade a vida de milhares não só em Bequimão, mas também por toda a Baixada. E como deputado estadual quero continuar nessa luta por todo o Maranhão”, declara Zé Inácio.

Cerca de 170 lideranças de Bequimão firmam apoio a Zé Inácio (PT)
Cerca de 170 lideranças de Bequimão firmam apoio a Zé Inácio (PT)
A quilombola Elza Rodrigues, do quilombo Rio Grande, fala da importância da presença de Zé Inácio (PT) na Assembléia Legislativa. “Zé Inácio é a representação maior que nós quilombolas, agricultores rurais, assentados temos hoje, porque ele sempre lutou por nós e com nós e agora queremos um representante nosso como Deputado”, desabafa dona Elza.
O candidato a deputado estadual, Zé Inácio (PT), ainda firmou compromisso de luta pela construção da ponte sobre o Rio Pericumã ligando Bequimão à Mirinzal, que irá levar desenvolvimento à vários municípios da baixada; como Central do Maranhão, Cururupu, Bacuri, Apicum Açu, Guimarães e Cedral.



Matéria enviada por Assessoria de Imprensa da Campanha. 


ELE ACHA QUE É O DONO DO MUNDO
Como se não bastassem as milhares de reclamações sobre a péssima gestão que vem fazendo em São José de Ribamar, Gil Cutrim vem a cada dia afastando grandes lideranças de seu grupo em gestos de petulância e prepotência que denunciam a mentalidade arcaica, centralizadora e oligárquica do prefeito.  

Por Fernando Atallaia
Direto da Redação 

Mal aconselhado? Mal assessorado? Mal intencionado? As perguntas referem-se ao posicionamento, ou melhor, ao comportamento do prefeito Gil Cutrim em São José de Ribamar. Postura que vem refletindo negativamente entre as principais lideranças políticas do município. 

Mostrando desdém e desprezo acentuados por importantes líderes políticos da cidade como Cícero da Matinha, Filho da Maiobinha e ainda por vereadores de sua própria base aliada, Cutrim revelou definitivamente a face nazista de sua gestão a começar pela forma truculenta com a qual trata os aliados e as lideranças que aderiram ao seu grupo. 

O prefeito de Ribamar, Gil Cutrim: tratamento ´´diferenciado´´ aos integrantes e aliados de grupo
Voz corrente por toda São José de Ribamar, o descontentamento e a insatisfação que vem pontuando a administração do prefeito é gritante. Somente nos últimos seis dias nomes históricos de apoio ao seu Governo, a exemplo de J. Malheiros (esposo da vereadora Elisabeth Malheiros) e Teté( vereador, ex- líder do Governo municipal na Câmara)  anunciaram publicamente rompimento definitivo com Gil Cutrim e guerra ao seu mandonismo. 

O prefeito, que já goza da revolta generalizada da população ribamarense, por conta das muitas promessas de campanha não cumpridas até aqui e pelo estado de abandono pelo qual passa a cidade nos diais atuais, vem gradativamente perdendo a credibilidade entre seus correligionários e políticos alinhados ao seu grupo em Ribamar. Realidade incontestável que mostra a maneira arcaica, centralizadora e oligárquica de lidar com os membros de sua, digamos, ‘equipe de trabalho’.  
Malheiros: o primeiro a dá o fora
Outro nome que não esconde a ninguém a relação estremecida com Gil Cutrim, Negão (vereador do mesmo partido do prefeito, o PMDB) desde o primeiro mandato alfineta na Câmara o Chefe. Agora com Malheiros, Teté, Cicero e Filho no time, outras vozes tendem a se insurgir. Da mesma forma que já se insurgiu o autoritarismo de Gil Cutrim pelos quatro cantos de Ribamar e por boa parte do estado.



Presidente da Legenda e um dos coordenadores de campanha de Flávio Dino em Ribamar, Malheirinhos falou à Agência Baluarte na manhã do último sábado.


Por Fernando Atallaia

Direto da Redação


‘’A campanha de Flávio Dino em Ribamar está a todo vapor e seguindo o descontentamento da população ribamarense que enxerga nele (Flávio) um candidato comprometido com o desenvolvimento e o futuro de nossa cidade’’. A declaração do presidente do PC do B ribamarense Malheirinhos a Agência Baluarte na manhã do último sábado (12) retrata o conceito com o qual a coordenação do comunista vem trabalhando as possibilidades de unir o eleitorado em torno do nome de Dino em São José de Ribamar. 


O grupo da situação, por sua vez, enfrenta grande rejeição por parte dos munícipes, e não reage às ações da coordenação de Flávio Dino - como bem lembra Malheirinhos em avaliação das eleições no município-, mantendo-se inerte devido a sua grande  impopularidade. 
 
José Malheiros Malheiros

Malheirinhos, presidente do PC do B municipal e um dos coordenadores de Flávio Dino em Ribamar: ‘’A rejeição de Gil Cutrim e de seu grupo vara toda compreensão e se arrasta de casa em casa por toda São José de Ribamar; como apresentar Edinho Lobão ao eleitor da cidade? Para passar vergonha? Fica a indagação’’.
‘’ É muito difícil para eles (Gil Cutrim e aliados) apresentarem o nosso adversário aos eleitores de Ribamar que hoje, como apontam as pesquisas, tem uma das piores gestões que o município já teve nos últimos 10 anos; a rejeição de Gil Cutrim e de seu grupo vara toda compreensão e se arrasta de casa em casa por toda São José de Ribamar; como apresentar Edinho Lobão ao eleitor da cidade? Para passar vergonha? Fica a indagação’’, apontou Malheirinhos.  



Com a ausência do ex-prefeito Luis Fernando Silva do projeto político de Edinho em Ribamar, como explica o presidente do PC do B ribamarense, a decisão do eleitorado governista em obedecer ao comando de Cutrim é cada vez mais rara. Uma constatação, que somada ao desgaste acentuado da gestão do atual prefeito, afasta a cada dia Fernando Silva de uma outra rara possibilidade de aproximação com Gil Cutrim na seara eleitoral dessas eleições.

O ex-prefeito de Ribamar Luis Fernando Silva: ele pediu voto para Gil Cutrim e hoje é culpado pela decepção que é a gestão do prefeito. Pedirá agora para Edinho Lobão, seu outro algoz?
‘’ O povo de Ribamar culpa Luis Fernando por ter apresentado Gil Cutrim como o seu sucessor; quem votou no Cutrim votou porque Luis Fernando pediu e hoje se arrepende profundamente; Luis Fernando pensará duas, três, sete vezes antes de pedir voto ao lado de Gil Cutrim  para Edinho Lobão, até porque será mais uma empreitada catastrófica como foi a primeira; Luis Fernando entrou em sinuca de bico e certamente não quer mergulhar por mais uma vez de cabeça em mais esse equívoco’’, completou Malherinhos. 





O ex-presidente da Câmara de Ribamar agora tem a seu lado Julinho e Teté como novos integrantes da coordenação do deputado no município. 

Por Fernando Atallaia

Direto da Redação


A campanha de J. Pinto (PR) em São José de Ribamar tende a ser a única a fazer frente aos altos investimentos da campanha de Glauber Cutrim(irmão do prefeito Gil Cutrim) na cidade balneária. 

Malheiros: ele conseguiu unir as partes da ´´laranja´´em prol de J. Pinto
Com características de forte formação de grupo e sob a coordenação geral do ex-presidente da Câmara de Vereadores do município Malheiros, dois nomes exponenciais da política local aderiram ao projeto de reeleição do deputado, segundo informou o próprio Malheiros a Agência Baluarte na tarde desse domingo (13). 

O vereador dissidente Teté: endossando o caldo ao lado de Malheiros
‘’ Julinho (ex-prefeito de Ribamar) assume a co-coordenação a meu lado e Teté(vereador dissidente do grupo Cutrim)  já participa das reuniões em declarado apoio a J. Pinto, são dois nomes de peso que já estão conosco’’, afirmou o coordenador. 

O deputado J. Pinto: Malheiros, Julinho e Teté na linha de frente 
Responsável pelo trabalho exitoso que rendeu a Pinto o mandato de Deputado Estadual, Malheiros vem imprimindo à campanha do republicano uma dinâmica nunca antes vista na grande Ilha, com direito aos holofotes de campanha já vitoriosa ao Legislativo estadual. ‘’ Determinação; organização; dinamismo e resultados. Trabalhamos assim e assim chegaremos à vitória como o foi da primeira vez’’, exultou Malheiros.












IDEOLOGIA NÃO DÁ VOTO?  

Deputado oposicionista não consegue convencer aos próprios correligionários de campanha por ´´voto consciente´´
Por Fernando Atallaia

Editor de ANB Online




Fora da pragmática das ações que podem levar a uma eleição vitoriosa, o deputado Bira do Pindaré(PSB) coordenado em São José de Ribamar pelo ex-candidato a Prefeito Arnaldo Colaço parece não ter caído ainda na realidade na terceira maior cidade do Maranhão.

Arnaldo Colaço

O coordenador de Bira, Arnaldo Colaço: seus ex-candidatos estão em ‘outra’
Segundo apurou ANB Online, o nome do agora socialista não vem convencendo os ex-candidatos que apoiaram Arnaldo no município em 2012. Nem tampouco aos demais perfis de eleitores da cidade. Eles reclamam da postura de Bira que prevê uma eleição sem gastos e no ‘gogó’. 


O candidato, que faz uso do batido discurso anti- oligárquico e anti-Sarney para tentar eleger-se com uma votação expressiva no município, vem encontrando resistência ao seu nome no seio do grupo de Colaço e cidade afora. 


Bira do Pindaré: falácias ideológicas e perfil do candidato não agradam aos ribamarenses
A constatação é óbvia: grande parte dos nomes que apoiaram Colaço já declarou apoio a outros candidatos na cidade. A debandada é sintomática e mostra a falta de unidade do grupo oposicionista em torno de Bira. Até então apresentado como a única alternativa do Grupo.


A rejeição ao nome de Bira do Pindaré se deve, entre outros fatores, ao fato de o candidato sustentar a ilusão de que somente à base da ideologia será bem votado em São José de Ribamar. Uma cidade que cada vez mais desacredita justamente das muitas falas vazias, capciosas e dos discursos já falaciosos e inoperantes que a ideologia trás no bojo afetado. Os chamados discursos de sempre que tentam esconder a Estrutura de Campanha que deve ser dada às lideranças. Na prática, essa estrutura que é substituída por frases como ‘’Fora Sarney’’, ‘’É hora da Mudança’’ ou ‘’Reage Ribamar’’ não causam efeito no eleitor ribamarense. 


A tática de Bira, portanto, não cola. E agora?


Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB