Do JP
Esta foi a estatística da semana que passou, somando os quatro dias, de segunda (21) a quinta-feira (24), 11 vidas foram ceifadas violentamente.
Os números foram apresentados pelo relatório do site da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA), onde estão contidos as mortes que acontecem na região metropolitana, composta por quatro municípios: São Luís, Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar.
Destas 11 mortes, uma foi através de intervenção policial, quando Nicolas Dalier Pereira, de 21 anos, confrontou uma guarnição da Polícia Militar no bairro Santa Efigênia. Um crime a esclarecer também foi registrado nesta semana. A vítima foi Claudegilson Batista, de 35 anos, encontrada morta a tiros. De acordo com o relatório da SSP-MA, o local e a cidade ainda estão indefinidos.
Marcos Afonso, secretário de Segurança Pública do Governo do Estado: de mãos atadas? 
A segunda-feira foi o dia mais violento da semana contabilizando seis mortes, cinco homicídios e a intervenção policial citada acima. Este dia teve mais da metade dos crimes da semana, pois na terça e quinta, apenas uma pessoa perdeu a vida violentamente. Na quarta-feira (23), duas foram mortas a tiros.
Entre os crimes da quarta, o que mais chamou a atenção foi o assassinato de José Armando Pinto Silva, de 53 anos, na Vila Maranhão, região Itaqui-Bacanga. De acordo com o delegado Walter Wanderley, titular do 5° Distrito Policial, localizado no Anjo da Guarda, e que faz circunscrição na área, a vítima era bastante conhecida como “Zé do Galo”, pois seria autor de vários furtos de galinhas.
Em uma destas empreitadas criminosas, ele foi alvejado com cinco tiros no rosto por um proprietário de aves, que já estava cansado de ser roubado. O homem está foragido. NO local onde o corpo de José Armando foi encontrado, a polícia achou um saco com uma galinha morta dentro.
Lista de mortos:
Segunda (21)
- Antônio Carlos Couto Rosa, 32 anos – Paranã I – Paço do Lumiar
- Bruno Alves Pinto, 17 anos – São José dos Índios – São José de Ribamar
- Herbert Sousa Lopes, 49 anos – Redenção – São Luís
- Telmo de Sousa Santos, 37 anos – Vila kiola – São José de Ribamar
- Valdenilson Silva dos Santos, 17 anos – Aurora – São Luís
INTERVENÇÃO POLICIAL
Nicolas Dalier Pereira, de 21 anos – Santa Efigênia – São Luís
Terça (22)
- Joanderson da Silva Barbosa, 24 anos – Ivar Saldanha – São Luís
Quarta (23)
- José Armando Pinto Silva, 53 anos – Vila Maranhão – São Luís
- Larisse Karen Freitas, 20 anos – Barreto – São Luís
MORTES A ESCLARECER
- Claudegilson Batista, de 35 anos
Quinta (24)
- Nilson de Jesus França Fonseca, 28 anos – Vila Riod – São Luís