quarta-feira, 30 de julho de 2014

Mais de 142,8 milhões poderão votar nas eleições, diz TSE
Do Terra
O número de brasileiros habilitados para votar nas eleições gerais de 5 de outubro subiu 5,17% nos últimos quatro anos, passando de 135,8 milhões em 2010 para 142,8 milhões neste ano, informou nesta terça-feira o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Dos total dos eleitores, 52,13% (74,5 milhões) é do sexo feminino e 47,79% (68,3 milhões) do masculino.

A porcentagem de eleitoras subiu em relação ao 51,82% de 2010 e o de eleitores caiu frente ao 48,07% de quatro anos atrás, segundo o censo eleitoral do TSE. Do total, apenas 480.044, que correspondem a 0,34%, têm menos de 18 anos. Isso representa queda de cerca de 420 mil eleitores, na comparação com 2010, quando 900.807 menores de idade estavam habilitados a votar.

Presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, apresenta o censo eleitoral de 2014
Já os eleitores com 60 anos ou mais, para quem o voto deixa de ser obrigatório, representam neste ano 17,01% do eleitorado (24,3 milhões), contra 15,29% (20,8 milhões) em 2010.

O presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, atribuiu a redução do número de eleitores jovens e o aumento dos mais velhos ao próprio envelhecimento da população. Ele acrescentou que apenas os especialistas podem dizer se os adolescentes perderam interesse no processo eleitoral este ano.

São Paulo se confirmou como o maior colégio eleitoral do País, com 8,8 milhões de eleitores, enquanto Araguainha, um pequeno município no estado do Mato Grosso, ficou em último lugar, com 898 eleitores.

O número de eleitores inscritos em 118 países subiu 76,75% nos últimos quatro anos. Neste ano, 354.184 estão aptos a votar. Dias Toffoli atribuiu ao aumento na divulgação dos consulados sobre o processo de inscrição. "A possibilidade de votar no exterior foi melhor divulgada e também houve um aumento grande do número de consulados nos países com os quais Brasil tem relações diplomáticas", afirmou.
Vigilante de condomínio rouba casa de músico morto em São Luís
Do JP
O vigilante Wilson Nunes da Silva, de 27 anos, que trabalhava no condomínio onde morava o músico André Lobo, 32, morto a tiros em maio deste ano, em São Luís, aproveitou que não tem ninguém morando na casa para roubar pertences da vítima, segundo informações da polícia.

img_4135
Vigilante suspeito de roubar casa de músico morto. (Foto: Divulgação)
O roubo foi registrado no dia 11 de julho. A análise das imagens de segurança ajudaram a polícia a identificar o vigilante, que teria arrombado a casa do músico falecido e roubado dois televisores de 22 e 42 polegadas. Os objetos foram apreendidos na residência dele, no bairro Santa Clara.


“Fomos atrás do circuito interno de TV e flagramos ele saindo com as duas televisões, que estavam na casa dele. Ele teve ajuda de uma adolescente, que mora em frente ao condomínio. Ela já confessou para os policiais que sabia que era roubado, e tem imagem dela saindo da casa do músico com um dos aparelhos”, afirmou o síndico do prédio, Emanuel Ferro, em entrevista à rádio Mirante AM.


O suspeito foi preso e encaminhado para a Delegacia do Bequimão, na capital maranhense.

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB