terça-feira, 5 de agosto de 2014
TRE deixa deputado Raimundo Louro inelegível para concorrer à reeleição
O deputado estadual Raimundo Louro (PR) não poderá concorrer à reeleição nestas eleições. O Tribunal Regional Eleitoral indeferiu a candidatura do parlamentar.
Por unanimidade, a Corte Eleitoral decidiu pelo indeferimento, acompanhando o relator do processo, Daniel Blume.

O deputado Raimundo Louro: fora do páreo por corrupção
A defesa do deputado argumentou que havia encaminhado uma reclamação para o Tribunal de Contas da União, informando que o nome de Raimundo Louro não poderia constar na lista dos ‘fichas sujas’ do TCU.

O relator Daniel Blume rebateu a defesa, dizendo que a reclamação feita ao TCU não inocentava o parlamentar de ter cometido corrupção, quando foi prefeito de Pedreiras.

Priscila Louro(foto) deverá servir como tampão emergencial à saída de Raimundo: plano B
Com a decisão do TRE, Raimundo Louro deverá colocar em prática o seu plano B: a sua filha Priscila Louro, como candidato a deputado estadual.

CARTA ABERTA AO POVO DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR 
Luis Antonio Pedrosa


Luis Antônio Pedrosa 


São José de Ribamar é um município de grande potencial para o Estado. Seu crescimento populacional corresponde à rápida expansão urbana da região metropolitana de São Luís com inúmeras implicações sociais e econômicas, que exigem muito mais dos gestores. 


São José de Ribamar é detentora de peculiar beleza cênica, posição estratégica no mapa do Maranhão para o abastecimento das cidades vizinhas com pescado e agricultura familiar, a partir dos seus povoados tradicionais, herança da cultura africana e indígena. Turismo e ecoturismo poderiam fortalecer uma experiência inovadora de sustentabilidade, preservando recursos hídricos, praias e equipamentos públicos e religiosos notáveis. 


Todo esse potencial é jogado fora quando a gestão pública é frágil, incapaz de induzir o crescimento, traduzido em índices positivos de desenvolvimento humano, por intermédio de políticas públicas eficientes. Não é possível que o oitavo PIB municipal não se traduza em bem estar para a população. Hoje, uma inexplicável crise atirou o município na pior gestão da história. Setores como educação, saúde e infraestrutura dos bairros se deterioraram rapidamente, fazendo emergir greves e protestos. Não há mais criatividade para nada e até o estado de emergência foi adotado para justificar a incompetência administrativa. Gil Cutrim é irmão siamês de Edvaldo Holanda, fruto do mesmo marketing político e da mesma cultura política que infelicita o povo do Maranhão. Hoje presenciamos uma crise, sem solução. O sobrenome do prefeito une as duas pontas da política no Estado - grupo Sarney e oposição conservadora: um paradigma que precisa ser superado rapidamente.


Convidamos a população de São José de Ribamar a dar troco nestas eleições! Nosso partido - o Psol - vibrará com a implosão das correntes que infelicitam esta bela cidade há tantos anos. Um novo paradigma de desenvolvimento exige que a população tenha espaço para se organizar e fazer o controle social das políticas públicas, inclusive do orçamento. A nova política exige mais poder para o povo e menos poder para os políticos. São José de Ribamar e o Maranhão precisam de uma nova classe política, sem dependência dos esquemas oligárquicos e do atual modelo de improbidade inaugurado pela oposição conservadora. 


Com participação social, conforme propõe o nosso partido, reorganizaremos a agricultura familiar no município ribamarense, preservaremos a identidade cultural e os nossos ecossistemas, fortalecendo o desenvolvimento por intermédio do turismo e da indústria pesqueira, do incentivo ao crédito ao pequeno empreendedorismo e faremos a sintonia das políticas públicas, especialmente da saúde, da educação e da segurança, com a real necessidade da população, que será consultada e poderá opinar em grandes assembleias populares regionalizadas. Esse é o sonho de quem ama São José de Ribamar e quer varrer esse modelo de política do nosso Estado.



Luis Antonio Pedrosa, candidato a Governador pelo Partido Socialismo e Liberdade- Psol.

DEIXA ISSO PRA LÁ, O QUE QUE TEM! EU NÃO TÔ FAZENDO NADA, VOCÊ TAMBÉM!
Ex-prefeito de Itapecuru é amigo de Gil Cutrim que agora terá que aceitar parceria de Júnior com Júlio Matos, seu maior concorrente na cidade. 


Por Fernando Atallaia

Editor da Agência Baluarte



Que o ex-prefeito de Itapecuru-Mirim e atual candidato a deputado federal Júnior Marreca é amigo pessoal do prefeito de Ribamar Gil Cutrim, isso ninguém ignora. Mas que Marreca ganharia o apoio do maior adversário político do prefeito, o médico Júlio Matos, Dr. Julinho, em São José de Ribamar, isso ninguém esperava. Pelo menos, o grupo governista capitaneado pelos Cutrins(Edmar e Gil) na cidade. 

Gil Cutrim: apoiando Hildo Rocha em detrimento do 'amigo' Marreca
No melhor estilo ‘’amizade, amizade, negócios à parte’’, tanto Gil Cutrim quanto Júnior Marreca buscam atualmente alcançar êxito em seus projetos políticos no estado. O primeiro, tenta a todo custo e com todas as forças garantir a vaga do irmão caçula Glauber Cutrim na AL. Já Marreca, visiona um assento na Câmara Federal em 2015. A amizade de ambos vem de longa data, mas diante dos objetivos expostos, esbarrou numa situação controversa: Marreca segue apoiado em Ribamar por Júlio Matos, enquanto Gil Cutrim apresenta Hildo Rocha como opção à Câmara Federal em detrimento do amigo. 

O ex-prefeito de Itapecuru Júnior Marreca: simpatia dos ribamarenses e apoio de Dr. Julinho na cidade
Nesse ínterim, Júnior Marreca, que já algum tempo incursiona por São José de Ribamar de forma solitária e independente, em suas idas e vindas ao balneário fez novos amigos e conheceu dezenas de lideranças locais numa clara demonstração de interesse pela cidade. Dispensando as apresentações oficiais, Júnior que é também amigo de Júlio Matos, acabou por ser abraçado pelo grupo político do médico no município. Faz dobradinha com o deputado J. Pinto (que concorre à reeleição) e já cumpre agenda cheia em Ribamar. 


O médico Júlio Matos com o seu primogênito Júlio Filho: apoio a Júnior Marreca para deputado federal 
O apoio de Dr. Julinho, detentor da segunda maior capilaridade eleitoral da cidade, jogou um balde de água fria nos planos de Gil Cutrim que esperava conceder uma votação expressiva ao seu candidato. Em 2010, J. Pinto (também concorrente de Cutrim) já havia, de certa forma, repartido os planos ou os votos do ex-prefeito Luís Fernando Silva que naquela ocasião apoiara Max Barros a Estadual. O deputado do PEN obteve a segunda maior votação na cidade alcançando a incrível marca de quase 3  mil votos computados em solo ribamarense. A história parece, agora, se repetir com Júnior Marreca que pode com facilidade bater o candidato de Gil Cutrim no município sob as bênçãos de Júlio Matos. Se depender das circunstâncias e do esforço do ex-prefeito de Itapecuru a disputa será acirrada, até porque o momento não é nada favorável aos candidatos do Governo municipal, haja vista a grande impopularidade e rejeição que a gestão Cutrim vem enfrentando na cidade balneária nos últimos três anos. 

Resta  agora aguardar os desdobramentos.




TE FAZ DE DOIDO QUE PAU TE ACHA: Jovem é baleado após tentar assaltar ônibus na Estiva

Blog do Neto Cruz 

Um jovem foi baleado após tentativa frustrada de assalto a um ônibus. O acusado não identificado deu voz de assalto em um veículo da empresa Cisne Branco, que viajava com destino ao município de Tuntum, no maranhão.

Sem título
O assaltante dentro do ônibus à espera de socorro: tiro saiu pela culatra
Ao anunciar o assalto um passageiro do ônibus que seria um policial reagiu baleando o acusado, que estava acompanhado de uma adolescente.


O tiro agiu a cabeça do assaltante que foi levado para Socorrão II em estado grave. Nas imagens registradas por um celular é possível ver o acusado ainda no interior do coletivo, aguardando socorro.  Já a adolescente que estava com ele foi conduzida para delegacia

TOMA LÁ. DÁ CÁ COM NATHAN CARVALHO
Nathan Carvalho, estudante de Direito e Engenharia Ambiental, nasceu em São Luís, tem 29 anos e se considera ‘ribamarense de coração’. Um dos fervorosos críticos da gestão Gil Cutrim em Ribamar, Nathan declarou, recentemente, apoio à administração do prefeito num ato que foi duramente criticado pelos oposicionistas da cidade e amigos seus de longa data. 


Nas ruas do município e nas redes sociais a repentina adesão do jovem estudante  ao projeto politico de Gil Cutrim repercutiu, segundo alguns, negativamente à biografia do líder. Achincalhado por aqueles que mantém o discurso oposicionista em voga em Ribamar, Nathan Carvalho tentou fazer frente às criticas em comentários postados numa rede social, o que não causou o efeito necessário ao enfrentamento das centenas de opiniões que lhe foram desfavoráveis. A Agência Baluarte resolveu entrevistá-lo:


Por Fernando Atallaia

Editor da Agência Baluarte



Agência Baluarte- Você pertencia a um outro grupo político? Qual grupo e em quais circunstâncias se deu esse rompimento?


Nathan Carvalho- Nunca pertenci a outro grupo político. Desde 2012 sou filiado ao Partido Progressista, partido da base do governo.


Agência Baluarte- Mas você estava fazendo oposição ao governo, não era isso?


Nathan Carvalho- As pessoas tendem a pensar que o fato de criticarmos nos torna oposicionistas. Eu nunca fui oposicionista, eu sempre teci críticas à Administração Municipal como cidadão ribamarense, e o  mais importante, nunca critiquei por criticar, sempre foram críticas construtivas e com sugestões de melhorias.


Agência Baluarte- Como você recebeu as críticas à sua ida para o governo Cutrim e de quem partiu o convite para integrar a Administração Municipal?

Nathan Carvalho com o prefeito de Ribamar Gil Cutrim: sua ida para Administração Municipal gerou críticas
Nathan Carvalho- As recebi com complacência e cabeça erguida. Afinal, a grande maioria dos que me criticaram são meus amigos e, assim como eu, buscam melhorias pra nossa cidade. O prefeito estava a procura de jovens ribamarenses com perfil e potencial político para colocar em prática um movimento que desperte a integração dos jovens na política. Fui indicado a ele por amigo em comum, ele marcou uma reunião, conversamos e chegamos a um acordo.



Agência Baluarte- Você está ocupando algum cargo na Prefeitura?


Nathan Carvalho- Ainda não. Mas, ocuparei. 


Agência Baluarte- E hoje, como você vê a política praticada em Ribamar e quais projetos seriam importantes implementar para melhorar o município em todos os aspectos?


Nathan Carvalho- Fernando, hoje vejo a política em Ribamar sendo praticada com uma ausência enorme da massa jovem. Ideias novas, jovens visionários são essenciais na prática de políticas públicas. A grande maioria das pessoas está bastante desacreditada com relação a política, principalmente os jovens, não tendo estes a noção de que são a principal fonte de mudança da estrutura pública no Brasil. Precisamos renovar e aplicar novos conceitos à administração pública. Quanto aos projetos, precisamos melhorar principalmente nas áreas de mobilidade urbana, aonde é necessária uma integração com outros municípios, pois esse não é um problema isolado, maior fiscalização do transporte alternativo e melhorias na frota de ônibus. E nas áreas de lazer, esporte e juventude, pois ainda vejo como saída para os caminhos tortuosos, a ocupação sadia. É necessário gerar entretenimento, criar mais espaços públicos com segurança, lugares à ermo tendem a ser um perigo em potencial. É necessário o incentivo à prática de esportes, criação de oficinas de dança, artesanato, etc. É extremamente necessário fomentar o município com ações de saneamento básico. Precisamos de uma maior participação dos municípios vizinhos no rateio com os recursos de utilização dos nossos serviços de saúde, já que Ribamar se tornou um grande atendente de municípios vizinhos. Enfim, temos problemas sim, mas o que é mais importante, temos conhecimento de causa e força de vontade para resolvê-los. Eu particularmente penso na qualidade de vida da população ribamarense e tomei a decisão de sair da zona de crítica e entrar na zona da prática. Estou disposto a trabalhar e ajudar a todos, independente de qualquer situação política. Quem quer trabalhar e mostrar serviço não escolhe lado, partido ou situação governamental, arregaça as mangas com personalidade, dignidade e caráter e vai à luta por dias melhores.

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB