quinta-feira, 11 de setembro de 2014
ENTREVISTA RODRIGO VALENTE-SECRETÁRIO DE PROGRAMAS ESPECIAIS DO GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO. 
O secretário de Programas Especiais do Governo do Estado do Maranhão, Rodrigo Valente, concedeu esta semana uma entrevista a Agência de Notícias Baluarte naquela que foi uma iniciativa de nossa editoria de Cidades que visa esclarecer à opinião pública o que ocorre nos bastidores dos governos a partir de seus organogramas de trabalho e secretarias. 

Valente, que é economista e administrador, fez um balanço das ações implementadas por sua gestão à frente da Pasta e ainda teceu explicações sobre a funcionalidade do trabalho que vem sendo desenvolvimento na sua gestão. Atualmente, ele é  também o titular da Secretaria de Estado de Articulação Política do governo. Acarretando funções no Executivo estadual e sob a cobrança do controverso momento politicoeleitoral pelo qual passa o estado, o secretário falou a ANB Online com a disposição de quem está propenso a dirimir dúvidas e estabelecer dialógos. Vamos à entrevista: 

Por Fernando Atallaia
Editor de ANB Online
atallaia.baluarte@hotmail.com 

Agência de Notícias Baluarte- A Secretaria de Estado Extraórdinária de Assuntos Especiais, além de gerenciar os programas especiais do Governo, tem também legitimidade para sugerir, propor ou deliberar ações às demais áreas da administração pública? Fale-nos um pouco sobre o organograma de atuação da Pasta como um todo.

Rodrigo Valente-  A Secretaria de Programas Especiais trabalha em parceria com as demais Secretarias de Estado gerindo algumas ações institucionais próprias e inerentes da pasta, assim como outras dos demais órgãos governamentais. Atualmente, por exemplo, estamos coordenando, seguindo determinação da governadora Roseana Sarney, um trabalho importante que visa interiorizar, de forma mais eficiente, as ações das Secretarias de Estado. Todas as Secretarias já estão executando um cronograma próprio com o objetivo de fazer com que as ações governamentais estejam mais presentes nas cidades do interior, o que só tem beneficiado os maranhenses das mais diversas regiões.
Também estamos dando todo suporte necessário as ações da governadora Roseana nos municípios do interior, o que podemos classificar como metas do programa Governo Itinerante. Semanalmente, a governadora tem visitado municípios, das mais variadas regiões, inaugurando obras nos mais diversos setores, como saúde e infraestrutura, e autorizando novas.

Paralelo ao Programas Especiais, continuo desenvolvendo as ações pertinentes à Secretaria de Estado da Articulação Política, pasta também comandada por mim. Este é um trabalho ligado diretamente à classe política de nosso Estado. Diariamente, recebo e converso com os mais diversos agentes da política, absolvo suas demandas e as encaminho ao Governo para que sejam avaliadas e transformadas em ações concretas.
Nas duas Secretarias o trabalho é bastante árduo, mas muito gratificante, principalmente porque estamos conseguindo obter resultados positivos. 

Agência de Notícias Baluarte- Nesse quase um semestre de atuação como titular da Secretaria, qual balanço você faz das ações implementadas por sua Gestão?

Rodrigo Valente- O balanço é positivo. Apesar do pouco tempo, estamos empenhados e o resultado, conforme disse anteriormente, tem sido muito satisfatório. Estamos percorrendo todo o Maranhão acompanhando as ações do Governo e confirmando que as mesmas estão sendo executadas e estão melhorando a vida dos maranhenses.

O secretário de Programas Especiais e Articulação Política do Governo do Estado, Rodrigo Valente: entrevista à Agência de Notícias Baluarte e breve balanço das ações implementadas
Agência de Notícias Baluarte- Se fala muito nos dias atuais em fortalecimento do Municipalismo. Há alguma relaçao do trabalho realizado pela Secretaria da qual você é titular com a agenda social que permeia essa questão? 

Rodrigo Valente- Toda a relação. O Governo Itinerante, assim como o trabalho de interiorização das ações governamentais, visam, principalmente, deixar os municípios mais fortes através de um trabalho eficiente que vem sendo desenvolvido pela administração da governadora Roseana. Em todas as regiões do Estado a gestão da governadora Roseana tem investido, seja através de obras executadas com recursos próprios, seja com parcerias com as prefeituras. O Governo do Estado entende que para o Maranhão estar fortalecido, é necessário que os municípios também estejam. Esta também é minha avaliação não apenas como secretário estadual, mas principalmente como gestor público que sou. Portanto, o fortalecimento do municipalismo é um marca importante implementada pela administração Roseana Sarney.

Agência de Notícias Baluarte- Você é também subsecretário da pasta de Assuntos Políticos do Governo. Em face das acirradas eleições deste ano, essa Secretaria vem imprimindo um ritmo dinâmico às articulações do Palácio dos Leões por diversos municípios maranhenses. Já é possível diagnosticar quais rumos serão tomados objetivando fortalecer o grupo e a base aliada que integram hoje o Governo do Estado para as eleições de 2014? 

Rodrigo Valente – Na verdade, respondo como titular das duas pastas [Programas Especiais e Assuntos Políticos]. Na pasta de Assuntos Políticos, como disse em outro questionamento, o trabalho é direcionado a todos os agentes da classe política maranhense. Recebo as demandas e trabalho, junto as demais Secretarias, para que as mesmas sejam transformadas em ações concretas. E isso é feito de maneira institucional.
As eleições estão acontecendo em outro campo, que não é o institucional.   

Agência de Notícias Baluarte- Atualmente, quais programas ou projetos em andamento da Secretaria de Projetos você destacaria como de alta relevância ao desenvolvimento de nosso Estado? 

Rodrigo Valente- O Governo Itinerante é um grande projeto que vem surtindo efeitos muito positivos e levando melhor qualidade de vida a todos os maranhenses. Em outras áreas, o Governo vem investindo massivamente, como são os casos da construção de novos Hospitais Regionais e pavimentação de estradas ligando os municípios.  

Agência de Notícias Baluarte- Quando se fala em Projetos Especiais nos remetemos à iniciativas que visem de forma estratégica combater as desigualdades e os índices lamentáveis do subdesenvolvimento. O Maranhão vem avançando nesse contexto?  

Rodrigo Valente-  O Maranhão avançou muito nos últimos anos. Somos um dos Estados que mais gerou emprego nos últimos dois anos. A saúde, através da implantação dos novos Hospitais Regionais, melhorou significativamente em diversas cidades. A maioria dos municípios já está interligada pelas estradas construídas pelo Governo. Hoje, somos o 16º PIB brasileiro e a renda per capita aumentou significativamente. O Maranhão, de 2012 até o momento, subiu três posições no ranking do Enem, fruto da política pública eficiente desenvolvida pelo Governo na área educacional. O Maranhão é um Estado forte, com um povo ordeiro e trabalhador e que muito vem contribuindo para que se avance cada vez mais. Lógico que em um Estado do tamanho do nosso ainda é necessário fazer muito. E o atual Governo está fazendo justamente visando alcançar o objetivo de fazer com que o Estado e seu povo continuem neste caminho certo do desenvolvimento.

Terceira maior cidade do Maranhão vivencia maus tempos em Gestão que caiu no descrédito. 


Por Fernando Atallaia

Editor-Chefe da Agência Baluarte



A manifestação ocorrida na manhã dessa terça-feira no Turiúba em São José de Ribamar já é uma, entre tantas, que vem pontuando com frequência a cidade balneária ao longo dos últimos quatro anos. 
Imagens da queima de pneus no Turiúba: população ribamarense foi às ruas denunciar o descaso da administração municipal
Denúncias contra servidores públicos, o clima de violência, insegurança e o acentuado descontentamento popular dos mais de 180 mil munícipes que habitam Ribamar também fazem coro à triste realidade da cidade. 


Pelas ruas dos bairros e localidades ribamarenses, o sentimento de desesperança segue generalizado. Essa ambiência desfavorável aos moradores locais vem irrompendo em grande desânimo e insatisfação, diariamente. 

Manifestantes cobram, dentre outros direitos, iluminação pública, calçamento das vias e presença de políticas públicas
A Agência de Notícias Baluarte apurou que em face das eleições deste ano, os interesses públicos que, em tese, devem ser a máxima das administrações, em São José de Ribamar cairam em último plano.
Os secretários do governo Gil Cutrim André Franklin e Pedro Oscar(camisas listradas) entre os ribamarenses desassistidos: gestão que caiu no descrédito

O governo do prefeito Gil Cutrim(PMDB), conforme denunciam os munícipes, não vem dando a devida atenção às demandas sociais do município ribamarense. Falta vontade política e, segundo os mais otimistas, amor pela cidade. 


Esta última manifestação desvela fatores. De um lado a Prefeitura vivencia o revés do que prega nos slogans e banners oficiais. Terminologias como Compromisso e Futuro não tem consistência e assistem ao inverso do que conceituam. 


Já a gestão segue às cegas construindo uma cidade que lhe faz frente à inoperância e às muitas promessas não cumpridas. São José de Ribamar, pelo visto, não será jamais a mesma após a atual administração municipal. O governo perdeu o chão.

Após recontagem, governo confirma 36 fugitivos em Pedrinhas

Do JP 

Trinta e seis presos fugiram do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, na noite dessa quarta-feira (10), de acordo com nota emitida pela Secretaria de Comunicação do Estado. A Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) havia divulgado inicialmente que apenas seis detentos tinham conseguido fugir. Outros quatro ficaram feridos na tentativa de fuga e um foi recapturado.

De acordo com a nota, os seis presos identificados inicialmente na quarta (10) estavam no Bloco Beta, e os 30 apontados na recontagem estavam no Bloco Alfa.
Os presos fugiram após um caminhão tipo caçamba ter derrubado parte do muro do Centro de Detenção Provisória (CDP). O veículo foi roubado no bairro Cidade Operária, onde quatro homens armados abordaram o motorista e o obrigaram a atingir e abrir um buraco no muro do CDP de Pedrinhas, segundo a Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária do Maranhão (Sejap).
1Muro do CDP e derrubado_foto Gferreira (42)
Após a fuga, homens do Geop reforçam a segurança em Pedrinhas nesta quinta-feira (11)
Na madrugada desta quinta-feira (11), o rapaz identificado como Danley Rego da Conceição, de 19 anos, foi preso em uma estrada em São José de Ribamar, na Região Metropolitana de São Luís. Segundo informações da Polícia Militar, ele é um dos quatro suspeitos de roubar o caminhão usado para atingir o muro do Centro de Detenção.
De acordo com informações da PM, após a fuga, uma equipe policial que fazia ronda pelas proximidades da Estrada de Santana encontrou o grupo, que seguia em um veículo pela via. Na ação, somente um dos suspeitos foi capturado. Os outros três conseguiram fugir e continuam foragidos até o momento. Foram apreendidos o carro, um revólver calibre 38, munição e um colete da Polícia Civil.

Medo da comunidade

Abaixo, confira a íntegra da nota da Secretaria de Comunicação sobre a recontagem de presos:

De acordo com informações consolidadas das Secretarias de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), de Segurança Pública (SSP) e Força Nacional, 36 presos fugiram do Centro de  Detenção Provisória (CDP), na noite desta quarta-feira (10). Os seis presos identificados na quarta (10) estavam no Bloco Beta e os 30 apontados na recontagem estavam no Bloco Alfa.

Todos os fugitivos já estão identificados. A polícia está realizando incursões para recapturar os foragidos.

Danley Rego da Conceição, de 19 anos, foi preso suspeito de envolvimento na ação criminosa desta quarta-feira (10), quando um caminhão caçamba derrubou parte do muro dos fundos do Centro de Detenção Provisória (CDP).
CITAÇÕES DO DIA: FERNANDO PESSOA 

"Uma família não é um grupo de parentes; é mais do que a afinidade do sangue, deve ser também uma afinidade de temperamento. Um homem de génio muitas vezes não tem família. Tem parentes."

"Muitos não sabem propriamente distinguir a originalidade da excentricidade: uma caracteriza o génio, outra manifesta o louco."
"O característico principal do homem que nasceu para mandar é que sabe mandar em si mesmo."

"A maioria pensa com a sensibilidade, eu sinto com o pensamento. Para o homem vulgar, sentir é viver e pensar é saber viver. Para mim, pensar é viver e sentir não é mais que o alimento de pensar."

"A vida é para nós o que concebemos dela. Para o rústico cujo campo lhe é tudo, esse campo é um império. Para o César cujo império lhe ainda é pouco, esse império é um campo. O pobre possui um império; o grande possui um campo. Na verdade, não possuímos mais que as nossas próprias sensações; nelas, pois, que não no que elas vêem, temos que fundamentar a realidade da nossa vida."

"Quanto mais diferente de mim alguém é, mais real me parece, porque menos depende da minha subjectividade."  
   
"Nunca amamos ninguém. Amamos, tão-somente, a ideia que fazemos de alguém. É a um conceito nosso - em suma, é a nós mesmos - que amamos. Isso é verdade em toda a escala do amor. No amor sexual buscamos um prazer nosso dado por intermédio de um corpo estranho. No amor diferente do sexual, buscamos um prazer nosso dado por intermédio de uma ideia nossa." 


Fernando Pessoa 

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB