sexta-feira, 12 de setembro de 2014
MP exige regularização do transporte escolar em Coroatá

O Ministério Público do Maranhão emitiu Recomendação, no dia 10 (quarta-feira), para o Município de Coroatá deixar de contratar ou utilizar veículos de carga na prestação do serviço de transporte escolar.

O documento prevê que somente seja liberada a circulação de veículos que tenham essa finalidade, após serem adequados ao Código de Trânsito Brasileiro e submetidos à inspeção e autorização do Detran.

aaa
Tratamento dispensado às crianças e adolescentes de Coroatá é digno dos maiores acintes: Ministério Público entrou com exigência 
A Prefeitura de Coroatá deverá exigir que todos os veículos de transporte escolar sejam vistoriados pelo Detran, sendo concedido prazo de 60 dias para que sejam juntados ao processo os laudos de vistoria.

Segundo o promotor de justiça Luís Samarone Batalha, autor da Recomendação, em Coroatá ainda é muito comum o uso de paus de arara, caminhonetes e caminhões adaptados para transportar alunos na carroceria.

O carro de transporte: serviria também para transportar qualquer carga, carga qualquer 
A Promotoria de Justiça de Coroatá recebeu cópias de processos licitatórios para contratação de transporte escolar no Município em que é permitida a realização do serviço em caminhões e caminhonetes. De acordo com o promotor, a autorização contraria dispositivos legais, como resolução do Conselho Nacional do Trânsito (Contran) e o próprio Estatuto da Criança e do Adolescente.

ANULAÇÃO DE CONTRATOS

A Recomendação do Ministério Público também indica que a Prefeitura de Coroatá anule os contratos firmados com os prestadores que não apresentem autorização emitida pelo Detran, após o prazo de 60 dias; e que, em até 120 dias, inicie e finalize licitação para contratar novos prestadores do serviço de transporte escolar.
Alunos de Pedro do Rosário frequentam escolas de barro e palha

 Blog do Minard
escolas em Pedro do Rosário de barro
Escolas em Pedro do Rosário de barro
O município de Pedro do Rosário, cidade administrada por Irlan Serra (PTC), continua vivendo no atraso. Distante há 305 quilômetros da capital, a situação do município é de calamidade. O descaso na educação é predominante. Escolas da rede pública municipal ainda é há moda antiga de barro, palha, sem saneamento básico. Dezenas de crianças estão tendo que abandonar as salas de aulas, devido a precariedade. A falta de infraestrutura, é a principal reclamação da população. Pais revoltados, estão insatisfeitos com a situação de ver os filhos sem poder ter um ensino de qualidade.

Descaso na educação em Pedro do Rosário
Descaso na educação em Pedro do Rosário
Prefeito de Alcântara é afastado do cargo

A Câmara de Vereadores do Município de Alcântara afastou nesta quinta-feira (11), após sessão especial, o prefeito Domingos Araken.

O gestor vem sendo acusado de descaso em sua administração. Araken é alvo de diversas denúncias de irregularidades, uma delas a contratação de empresas que terceirizam serviços a preços superfaturados e nada é feito em prol da cidade.
Prefeito de Alcântara é afastado do cargo
Prefeito de Alcântara foi afastado do cargo
Mesmo recebendo os recursos do Governo Federal, o município de Alcântara vem passando por sérios problemas. Nas escolas públicas mantidas pela prefeitura falta merenda escolar e transporte para os alunos. Nas unidades de saúde a situação também é precária. Até a coleta de lixo na cidade está comprometida com a falta de combustível nos veículos. E isso não se deve a arredação do município e sim à má gestão do recurso administrado pelo prefeito.

A vereadora Marlene conversou com o Blog e nos informou que a denúncia contra Domingos Araken foi acatada por oito dos onze vereadores. Na sessão de hoje foi designada a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar todas as irregularidades. Agora o pedido será analisado pelo Ministério Público Estadual.

Enquanto isso, o prefeito segue afastado do cargo e na próxima segunda-feira (15) assume a prefeitura o vice Pastor Pedro Gonçalves de Moraes. [Blog do Luís Cardoso]
Registro de candidatura de Hemetário Weba é indeferido pelo TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acolheu recurso do Ministério Público Eleitoral (MPE) e reformou decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, indeferindo o registro de candidatura de Hemetério Weba Filho ao cargo de deputado estadual nas Eleições de 2014.

O MPE, por meio do procurador regional eleitoral Régis Richael Primo da Silva, apresentou ação de impugnação de registro de candidatura de Hemetério Weba pelo fato de quando prefeito de Nova Olinda e na qualidade de ordenador de despesas teve suas contas de 2006 rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA), principalmente por não haver realizado procedimento licitatório.
Hemetério Weba está impedido de concorrer às eleições
Contudo, o Tribunal Regional Eleitoral no Maranhão (TRE-MA) não acolheu o pedido do MPE, com o fundamento de que a decisão do TCE apenas prevaleceria após posterior ratificação da Câmara de Vereadores, o que ainda não teria ocorrido. Discordando da decisão do TRE-MA, o MPE recorreu ao TSE que indeferiu o registro de candidatura de Hemetério Weba com base da alteração advinda da Lei da Ficha Limpa.

Para o procurador eleitoral auxiliar Juraci Guimaraes Júnior, “no Brasil a pessoa comum que atrasa no pagamento de suas contas e tem seu nome inscrito em algum cadastro fica impossibilitado de abrir uma conta e contrair nova dívida, mas curiosamente, o prefeito que cometeu todas as irregularidades na gestão dos recursos públicos e teve suas contas rejeitadas pelo órgão competente (tribunal de contas) podia ser novamente candidato. Felizmente a Lei da Ficha Limpa, fruto da vontade popular, corrigiu essa distorção.”

Ainda segundo Juraci Guimarães, o Tribunal Regional Eletoral do Maranhão não acompanhou essa evolução do sentimento da sociedade brasileira exposto na Lei da Ficha Limpa e deferiu o registro de ex-prefeitos fichas sujas, que tiveram suas contas rejeitadas pelo TCE-MA. “Em boa hora o TSE reformou essa decisão e indeferiu o registro da candidatura de Hemetário Weba, com certeza outros casos de indeferimentos de candidaturas ocorrerão ainda para essas eleições, pois foram vários os recursos interpostos pelo MPE ao TSE, que modificarão a disputa dessas eleições com prestígio à moralidade que deverá nortear a disputa eleitoral,” finalizou.

Homens armados ocupam comunidade no Maranhão e atemorizam as famílias 

Segundo a CPT, os pistoleiros retiraram o gado que pertencia às famílias e, embora notificados por moradores, as autoridades policiais ainda não tomaram providências


Do Brasil de Fato 

Desde ontem (11), pistoleiros fortemente armados sitiam a comunidade Forquilha, às margens do rio Parnaíba, no município de Benedito Leite, fronteira entre o Maranhão e o Piaui. A denúncia é da Coordenação Executiva Nacional da Comissão Pastoral da Terra. (CPT).

Segundo a Comissão, os pistoleiros retiraram o gado que pertencia às famílias e, embora notificados por moradores, as autoridades policiais ainda não tomaram providências.
O conflito se deve a que  o Sr. Renato Miranda Carvalho, suposto proprietário da Fazenda Campo Belo, teria arrematado em leilão judicial  a área  onde se localiza a comunidade tradicional de Forquilha, com a intenção de plantar  eucalipto.

O latifundiário ingressou com ação de reintegração de posse contra as famílias que produzem e vivem no lugar há mais de 40 anos. Ao mesmo tempo tem pressionado de todas as formas para que os moradores abandonem a área. Casas foram derrubadas, ameaças de expulsão foram feitas e uma das lideranças foi ameaçado de morte.

“Diante disto a Coordenação Executiva da CPT, exige que os pistoleiros que se encontram na área sejam desarmados e afastados definitivamente da região, e que sejam tomadas as providências devidas para que  as famílias possam viver e trabalhar em tranqüilidade. Ou as  autoridades esperam que aconteça o pior  para depois tomarem alguma providência ?”, exige a entidade em carta divulgada.

Candidato a reeleição, Edilásio visitou o centro da cidade em caminhada com grupo político do líder Roberto Câmara

Por Fernando Atallaia

Direto da Redação

O deputado candidato a reeleição Edilásio Júnior visitou esta semana o centro de São José de Ribamar ao lado do líder político Roberto Câmara, coordenador da campanha do parlamentar à AL no município. 
O líder político Roberto Câmara com Edilásio e eleitor ribamarense: caminhada em São José de Ribamar
Arrastando uma multidão de entusiastas ao seu projeto eleitoral, o candidato foi recebido pelos correligionários e ribamarenses da região da Sede de forma calorosa e retribuiu o carinho dos presentes à altura. ‘’ Muito feliz de estar hoje aqui no centro de Ribamar, na Sede ao lado do companheiro Roberto Câmara e de nosso grupo político na cidade’’, disse Edilásio. 

O candidato visitou o tradicional bairro J. Câmara no centro de Ribamar e firmou compromisso com os municípes
A caminhada, um dos primeiros atos de campanha de Edilásio Júnior na cidade balneária, segundo os participantes, foi um sucesso e contagiou a todos com a certeza de que o grupo capitaneado por Câmara deverá dá uma votação expressiva ao candidato na terceira maior cidade do Maranhão. ‘’ Foi muita boa a caminhada e um sucesso total’’, afirmou o líder Pinduca, morador da Sede. 
Ribamarenses da Sede receberam Edilásio Júnior com entusiasmo
Na tarde dessa sexta-feira (12) em contato telefônico com a equipe da Agência de Notícias Baluarte, Roberto Câmara fez um balanço conciso da atividade de campanha em Ribamar. ‘’Muito proveitosa a caminhada; superou todas as expectativas e já nos próximos dias deveremos intensificar ainda mais as atividades por todo município, Edilásio Júnior está bem representado em São José de Ribamar, não resta dúvidas’’, afirmou o coordenador.
Zé Inácio realiza grande caminhada no município de Zé Doca

Na manhã desta terça – feira (09),  foi a vez do município de Zé Doca, receber com grande entusiasmo a caminhada da campanha de Zé Inácio (PT) a deputado estadual.
O candidato percorreu as ruas do centro comercial da região, acompanhado de correligionários e lideranças políticas, entre elas, a Presidente do Diretório do PT em Zé Doca, Cecilia Costa.
FOTO 1 caminhada
Zé Inácio foi recebido em Zé Doca com grande alegria
O presidente do Sintraf do município de Bom Jardim, Bernardo Simpatia, também acompanhou a caminhada do petista que em pouco tempo, juntou vários eleitores que cumprimentaram e manifestaram apoio a Zé Inácio (PT).

O comerciante Joaquim Costa, que trabalha na área central da cidade há quase 15 anos, disse que já conhecia o trabalho de Zé Inácio (PT), especialmente em relação aos assentamentos promovidos durante sua gestão na Superintendência do INCRA, e reforçou sua escolha pelo petista: “Vou votar nele por que sei que trabalha! E o povo tem que procurar quem já mostrou serviço e tem nome limpo”, afirmou enquanto recebia os cumprimentos do candidato.

FOTO 2 caminhada
O candidato com membros do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores: caminhada exitosa
Também muito receptiva com a caminhada de Zé Inácio (PT), a feirante Maria da Conceição Lopes, deixou clara sua satisfação em reencontrar o candidato petista no município; “Esse aqui eu conheço! Já fez muito por nós!”

Zé Inácio (PT) agradeceu a receptividade do povo de Zé Doca em relação a sua candidatura e destacou que pretende lutar por mais oportunidades para os agricultores deste município, visando sempre propostas de incentivo à produção e garantindo dignidade as comunidades da localidade.


Da Assessoria de Imprensa da Campanha do Candidato.
ELE PODERÁ SER O DEPUTADO FEDERAL DA GRANDE SÃO LUÍS
Diap apresenta lista de candidatos mais competitivos e com reais condições de se elegerem. Ex-prefeito de Paço do Lumiar Raimundo Filho é um dos indicados.

Por Fernando Atallaia
Direto da Redação 

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) – conhecido por eleger os cem cabeças do Congresso Nacional – apresentou nesta semana a lista das candidaturas mais competitivas para as 18 vagas de deputado federal no Maranhão.
 
No prognóstico, o ex-prefeito de Paço do Lumiar e candidato a deputado federal Raimundo Filho aparece como um dos mais competitivos na corrida eleitoral à Câmara de Deputados. Com, inclusive, chances concretas de eleger-se. 

O ex-prefeito de Paço do Lumiar e candidato a deputado federal Raimundo Filho: com a proposta de representar os interesses das cidades da Grande São Luís, Diap aponta que ele é um dos nomes mais competitivos à Câmara de Deputados
Raimundo, que ao longo da campanha vem propagando o interesse de lutar pelas reivindicações, causas e demandas dos municípios da Grande São Luís, foi o único candidato a por o nome à disposição do eleitorado da região metropolitana com o intuito de defender os interesses da região. 


Na tarde de hoje(12) ANB Online conversou com o candidato sobre o levantamento feito pelo Diap onde consta seu nome. ‘’ Fiquei alegre com a presença do meu nome no levantamento de um instituto sério e de reconhecida competência na avaliação das eleições, estamos caminhando rumo à vitória se Deus quiser'', exultou Raimundo Filho.  






Com informações do Marrapá.

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB