terça-feira, 28 de outubro de 2014
UM POETA SECO E REAL
Por Bioque Mesito
 A melhor qualidade que um poeta possa possuir é a sua verdade. Mesmo que, às vezes, seja nua e crua. A máxima pessoana é, na maioria das vezes, deglutida da pior forma. O fingimento poético não é nada mais nada menos que o curinga do baralho, e o poeta não é um ser hipócrita, dissimulado, louco, irresponsável, perdedor, que só vive de cabeça baixa como pensa um monte de gente.
Talvez, por atitudes de alguns poetas (inclusive, em São Luís do Maranhão, há poetas que encaminham toda a sua trajetória como um pária, vivendo no lodo da existência; outros reclamando de barriga cheia, achando que para ser poeta de verdade é preciso vender mais de dez mil cópias em uma edição de livro) menos desavisados, isso aconteça.
No mundo da poesia, tem poeta que escreve sobre a sua cidade natal, sobre o rio que passa por sua cidade, sobre a namorada, sobre a profissão que exerce, e tem até os que nem mostram para ninguém os seus versos. Há todo tipo de poeta, mas observamos logo de cara para o que veio um poeta ao mundo: para ter um estilo próprio ou para ver a carruagem passar.
Fernando Atallaia escolheu o primeiro caminho, ou melhor, escolheu o estilo seco, verdadeiro e com o discurso agudo e forte, o que não fazem muitos escritores que preferem pontuar suas criações em conjecturas sociais. Em seu  Ode Triste para Amores Inacabados (seu livro de estreia) atesta isso, quando nos fala no poema Dependências:

Toda poesia tem seu silêncio
Aposta na febre da palavra ainda morta
e vicia pelos tragos de agonia
Não há poesia que caiba em um só banheiro
Muitas quedas de alegria já romperam seus remédios

Toda poesia tem suas dependências
Porta de mundo para muitos universos
Entradas de setas para o inesperado.

Ou ainda, no equilibrado e tácito A Casa:

A casa sobre o chão me desperta asas para um voo tênue
A fragilidade do concreto sob a casa
 nada tem de frágil
O que escorrega entre os telhados se esvai em quartos para fora
E o que sustenta
 a flora não projeta muros para dentro
Tenho de pedra
 
as mãos e a fala presa às paredes
A casa é fortaleza para pele
E eu, de rudimentar, tenho os ossos na poeira

Ode Triste para Amores Inacabados até parece, no primeiro momento, um livro romântico, mas não se enganem, o romantismo atallaiano é pura cáustica, alarido de muitas possibilidades de se amar. Muitos poemas deste livro se interligam nesse sentido, mesmo que essa não seja uma proposta proposital do poeta, como são os casos de Amores à parte:

Amei com a tempestade à garganta
Com o grito preso aos lençóis
Amei com todos os nós

Entre mim e as tuas mãos a toda solidão da minha vida  
Os palácios as feridas de ontem do hoje e sempre

Dores à parte eu também amei
Com os grilhões de sua fútil arte, a arte fútil de aprisionar donzelas
Em quadros ríspidos de paredes
Sereias mal amadas sem nenhum mar.


Ou em Cafajeste em quatro tempos:

1.  Antes de perder o chão pretendo voltar.

2. Posso não ser o mesmo, mas pretendo.

3. Acredito no amor que serei perdoado.

4. Minha alma disposta ainda pula muros.


Ou ainda em Verso Antigo:

Saqueei a vida da mulher que me apareceu vindo do interior 

Do interior de suas faltas de seus olhos de seus ossos

Com uma mala desbotada de fotografias

A mulher é nova e tem dois filhos

 

O primeiro chora o outro morre

 

Todo dia é a mesma coisa

Tento  amenidades                    

 

 (...)

 

A mulher que a vida verteu em seus longos e

Pontiagudos saques de amor e medo

 

A mulher que estava ali bem ali nos cabarés de suas saias apontando seus lamentos para um bolso imundo.

 

 O aparecimento de Atallaia para a poesia não é de hoje ou de agora. Caminhante com um bando de poetas, desde a década de noventa do século passado, como são os casos de Dyl Pires, Hagamenon de Jesus, Antônio Aílton, Bioque Mesito, Ricardo Leão, Rosemary Rêgo, Paulo Melo Souza, e tantos outros, Atallaia divide-se entre a música e a musa, entre o violão e a pena de escritor. Virtudes essas que não lhe atrapalham, mas colidem-se para um grande feito: a poesia.
O livro Ode Triste para Amores Inacabados é uma importante contribuição para a poesia ludovicense. Seja por instalar um romantismo rouco e louco ou por se tratar de uma entrega autoral de quem aprendeu a desmascarar a hipocrisia artística das últimas décadas.
Para dar ponto final aos comentários, um poema que eu gostaria de ter feito e não o fiz, talvez por falta de coragem e desprendimento, o intrigante e belo Casa-te comigo e me calo. Um poema que, a meu ver, reflete todo o clímax erótico do livro sem ser carregado de expressões corriqueiras ao tema; um poema dedicado a Mônica Mattos, uma famosa e linda atriz pornô brasileira:

Mônica Mattos não merece este poema. 
É em pouco e quase nada sem a inspiração desejada e à revelia da beleza que ele agora fala- canta-goza sem a pura verdade (pré)sentida.
Mônica Mattos de fato não merece este poema que engasga em sua torpe necessidade vulcânica de falar às águas cáusticas-frias maçantes de uma verborragia infame entre/mentes.
Mônica e suas reentrâncias satânicas de um céu abaixo da semântica que não espanta que não santa e porque não nas tenras carnes das damas de 22 anos? Ainda assim este pobre e laico e polifônico poema é uma desonra ao silêncio de suas ancas.

Mônica Mattos não amaria este poeta por este ridículo poema que ousa falar-lhe às sombras de sua lascívia aos assombros de suas vaginas- aos horizontes de suas volúpias e na pequenez dessa sintaxe como um ácido ruim à boca fria ela jamais mereceria este biltre e raso poema.

Perdoe-me Mônica. Foi por instinto assim como sinto que quero cantar-te os lindos olhos famintos dos sofás solitários que apontados à imaginação caem como pães às imagens do meu falo. 
Perdoe-me querida. Casa-te comigo e me calo.





Bioque Mesito é um dos mais representativos poetas maranhenses da década de 90. Premiado em concursos literários nacionais, tem dois livros publicados e três inéditos. Integrou o Grupo Curare de Poesia.   

5 fatos estranhos sobre o namoro


Veja fatos revelados pela ciência que vão fazer você repensar a vida a dois


Por Danilo Barba

Hoje em dia não faltam clichês sobre o amor e relacionamentos por aí, principalmente nas redes sociais.  Esse papo de que “o amor é cego” e “a beleza está nos olhos de quem vê” rende uma bela letra de música, poesia, ou estampa de tapete pra limpar os pés antes de entrar em casa. Mas aqui no Portal AreaH a gente está tão interessado em banalidades quanto em ciências complexas: o que nos interessa é o que funciona e o que NÃO funciona. E a ciência revelou novos fatos que podem te fazer repensar a vida a dois. Coisas como...

A beleza está nos olhos de quem vê...

Contraceptivo altera o que as mulheres buscam no homem

Se uma mulher toma pílulas pra evitar a gravidez os hormônios presentes no tratamento também mudam suas preferências quanto aos homens. Um estudo publicado no jornal Proceedings of the Royal Society B atribui o fenômeno não cheiro. Mulheres que tomam pílulas foram capazes de sentir o cheiro de homens com genes similares de uma maneira que participantes que não tomam não conseguiram. Os genes em questão tornam elas mais sexualmente satisfeitas e mais propensas a trair, embora os efeitos diminuam quando a mulher volta a tomar pílula. Mas se ela parar, no entanto, o estranhamento pode se intensificar.

Os genes em questão tornam elas mais sexualmente satisfeitas e mais propensas a trair

As mulheres evoluíram para achar homens engraçados atraentes 

Você deve ter ouvido falar que as mulheres gostam de caras que as façam dar risada. E se você é engraçado, obviamente, já descobriu que isso é verdade. O que você não sabia, entretanto, é que isto é resultado de dezenas de milhares de anos de evolução. Pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Stanford escanearam os cérebros de crianças entre os 6 e 13 anos de idade. Elas foram convidadas a assistir vídeos engraçados de pessoas levando tombos ou animais fazendo truques. O estudo descobriu que o humor tem um impacto bem maior no mesencéfalo e na amígdala cerebral das meninas do que dos meninos. Anos mais tarde, este aumento na atividade cerebral é o sinal verde para caras engraçados conquistarem as garotas. 

Este aumento na atividade cerebral é o sinal verde para caras engraçados conquistarem as garotas. 
Homens preferem mulheres de vermelho 

Gene Wilder estava certo quando dirigiu A Mulher de Vermelho (1984), porque os homens realmente se sentem mais atraídos quando elas usam a cor. vermelha. Uma pesquisa publicada no Journal of Social Psychology separou 120 jovens universitários em quatro grupos. Cada um observou as mesmas fotos das mesmas mulheres: a única diferença era a cor do top que as modelos usavam. A partir dos resultados, os cientistas concluíram que os homens acham mulheres de vermelho mais atraentes porque assumem que elas estejam mais inclinadas a transar no primeiro encontro. 

Mais inclinadas a transar no primeiro encontro. 

Pessoas usam sites de namoro pra encontrar almas gêmeas 

Apesar da reputação de mercado de carne, essas ferramentas são bem o oposto disso. De acordo com uma análise de metadados de 400 outros estudos sobre relacionamento amoroso publicado pelo Psychological Science, muita gente procura o serviço em busca de uma alma gêmea -- e não apenas gratificação de curto prazo. Isto significa que as pessoas estão tendo expectativas muito grandes sobre quem estão procurando. Portanto, não se sinta ofendido se aquela bela loira que você conheceu não te responder instantaneamente.  

Portanto, não se sinta ofendido se aquela bela loira que você conheceu não te responder instantaneamente.
 

As mulheres realmente adoram caras que tocam guitarra 

Caras que tocam guitarra e têm banda atraem mulheres e ponto final. Isso não é mera percepção — é um fato científico. Uma pesquisa publicada na Psychology of Music usou um ator atraente para se aproximar, sorrir, cumprimentar e pedir o telefone. Um dia ele carregou uma mala de academia, no outro um case de guitarra e finalmente no terceiro dia apareceu de mãos vazias. O curioso é que carregar a mala de academia foi pior do que não carregar nada. Além disso, um estudo adicional descobriu que as mulheres estavam mais interessadas em homens que exibiam guitarras em suas fotos de perfil do Facebook. E por quê? Pesquisadores especulam que o instrumento confira um ar não apenas mais criativo, como também mais inteligente e divertido à seriedade masculina. É hora de aprender, pelo menos, a arranhar um violão galera!

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB