domingo, 23 de novembro de 2014
ENQUANTO EM SÃO JOSÉ DE RIBAMAR AS OBRAS SÃO ABANDONADAS, PREFEITO GIL CUTRIM E SECRETÁRIO DE OBRAS, ANDRÉ FRANKLIN CURTEM A VIDA NO RIO DE JANEIRO 

Gil Cutrim e André Franklin: gozando a vida adoidado 

Colaço esteve em encontro recente com o presidente do PPS ribamarense para ouvir argumentos acerca do novo movimento politico da cidade balneária.  

Por Fernando Atallaia

Direto da Redação

O advogado e ex-candidato a Prefeito da cidade balneária, Arnaldo Colaço(PSB) em encontro recente com o presidente do PPS local, Marco Aurélio Ferreira, discutiu a realidade social do município e ouviu argumentos acerca do movimento político Frente de Libertação de São José de Ribamar.

''Estamos abertos ao debate sobre os movimentos políticos de nossa cidade e é sempre bom e recompensador ouvir de nossos companheiros, ideias e projetos para Ribamar'', disse Arnaldo Colaço.

Baixe 20141122_160103.jpg (749,9 KB)

O presidente do PPS ribamarense e comandante da Frente de Libertação de São José de Ribamar, Marco Aurélio com o socialista Arnaldo Colaço em encontro recente: discussão da realidade política e social do município

O advogado em entrevista à Agência de Notícias Baluarte minutos depois da reunião afirmou que a Frente de Libertação de São José de Ribamar concebida pelo PPS é uma iniciativa positiva e relevante. 

 '' O PSB, partido do qual sou filiado, tem um grupo forte formado por vários partidos, trabalhamos aqui em Ribamar em várias frentes sociais e somos afeitos ao diálogo com as demais legendas existentes na cidade; por esta razão compareci ao encontro com o companheiro Marco Aurélio'', ressaltou ele.

Marco Aurélio, por sua vez, informou a ANB Online que dezenas de lideranças ribamarenses vêm contatando a direção do PPS com o objetivo de integrar a Frente. O presidente da legenda ainda destacou a importância de Colaço para o movimento.

''Temos recebido dezenas de ligações de lideranças comunitárias e políticas de Ribamar; hoje com o companheiro Colaço, que é um grande nome na luta por tempos melhores na nossa querida e sofrida cidade, apresentamos o projeto social de nosso partido, fiz o convite ao amigo Arnaldo  para que participe da Frente, caso ele aceite, certamente será muito bem-vindo'', finalizou o comandante da Frente de Libertação de São José de Ribamar. 
Dezessete afogamentos em 2014
Número impressiona e faz Corpo de Bombeiros da capital montar estratégias especiais para o período das férias escolares
Aumento expressivo no número de casos de afogamentos no Maranhão preocupa população e Corpo de Bombeiros. De acordo com dados divulgados pelo Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), foram notificados 17 afogamentos em 2014 até o mês de setembro. No ano passado o número foi bem menor, sendo de 7 casos.

O Tenente Renier, do grupo GBMar, conta que o corpo de bombeiros está preocupado com a situação, principalmente com o momento de férias que está chegando. Ele informa que, para isso, novas estratégias estão sendo postas em ação nas praias de São Marcos, Calhau, Araçagy e Praia do Meio.

“Estamos trabalhando de forma diferenciada. Temos tendas mais próximas das praias, com jet-skis e quadricículos. Em dias normais – segunda a sexta – cada praia conta com dois bombeiros. Já nos feriados e finais de semana são três bombeiros em patrulha. Este número é suficiente já que com os quadricículos o patrulhamento pela orla da praia se torna mais rápido e eficiente”, diz.
Dezessete afogamentos só em 2014
Além disso, o GBMar firmou parceria com os bares das praias. Os bombeiros irão colocar banners e distribuir panfletos para os banhistas. “A ideia é colocar banners com dicas de segurança em todos os bares, fazer panfletagens nas praias, colocar as dicas dentro dos cardápios, instruir garçons a dar informações de segurança aos clientes, temos agora uma ambulância só nossa para casos de afogamentos, e ainda iremos contar com uma abordagem diferenciada dos bombeiros que irão até o banhista aconselhá-lo”, diz o Tenente.

Socorro Andrade, de 54 anos, dona de um bar na praia há 27 anos, conta que o GBMar convocou todos os proprietários de bares de praia para uma reunião no dia 18 deste mês. “Com essa nova abordagem o cliente vai se sentir mais seguro e a gente também”, diz Socorro.

O Presidente do Sindocato dos Bares, Walternor Silva, diz “Nos comprometemos em ajudar os bombeiros. Onde tem a presença de guarda-vidas o cliente se sente mais atraído por conta da segurança e isso faz uma grande diferença”, conta.

Na praia, as banhistas Ivonete Lopes e Christiane Moraes contam que a pouco haviam visto dois bombeiros passando na areia da praia em um quadriciclo. “Não sei nadar e tenho medo da onda. Tomo banho de mar, mas nunca vou sozinha. Acho que falta um programa de conscientização. Eu, por exemplo, não sei o que fazer caso eu seja queimada por caravela ou veja alguém se afogando. Nessa situação eu iria direto procurar o posto”, conta Christiane.

O que acontece no corpo durante um afogamento?

1- No início do afogamento, a pessoa se debate, tentando se manter na superfície. Ela prende a respiração o quanto pode e aspira, sem querer, pequenas quantidades de água, o que provoca o fechamento da laringe, órgão situado entre a traqueia e a base da língua. Esse é um mecanismo de defesa do nosso corpo para que a água não inunde os pulmões.

2- Depois de alguns minutos, a laringe relaxa e a pessoa involuntariamente respira debaixo d'água, aspirando e engolindo grande quantidade de água. Parte do líquido vai para o estômago e o restante segue o mesmo caminho do ar: percorre a traqueia e chega aos pulmões, passando por brônquios, bronquíolos e alvéolos.
3- Com o pulmão encharcado, a troca gasosa (entrada de oxigênio e saída de gás carbônico) não funciona mais. A redução da taxa de oxigênio causa danos em todos os tecidos, principalmente nos que precisam de mais ar, como as células nervosas. O cérebro é gravemente lesionado e a pessoa fica inconsciente.

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB